quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Primavera televisiva: um ensaio sobre a guerra de audiência entre Globo, RecordTV e SBT

Globo, SBT e RecordTV: As três maiores redes de TV do Brasil. | montagem: LAYON YONALLER


O ano de 2020 fez as emissoras de televisão brasileiras (e do mundo todo) a repensar seus planos por conta da COVID-19. O jornalismo e o ao vivo deram lugar a vários programas pré-gravados e novelas de poucos anos atrás voltaram ao ar para suprir as inéditas – gravações suspensas pelo motivo citado.

Os traços da guerra de audiência entre as três grandes redes do Brasil se desenham a partir do momento em que a Rede Globo decide abrir mão das transmissões de competições esportivas (a Copa Libertadores e a Fórmula 1) [1] [2] e a pressão dos clubes de futebol para que a Medida Provisória 984/2020 (que dá ao mandante de campo a decisão de vender a exibição da partida a uma empresa de comunicação) torne-se lei. [3]


Como resultado da MP, veio o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) interessado em comprar a partida da final do Campeonato Carioca de Futebol de 2020 e ver seus índices de audiência subirem em São Paulo – principal mercado de mídia do país – e ganhar a liderança no Rio de Janeiro – quintal da concorrente Globo e local de nascimento do dono do SBT, Silvio Santos. [4]


A Fazenda que reina...

 Estreia d'A Fazenda 12 chama atenção nas redes sociais e da concorrência. | RecordTV


Na RecordTV, a 12ª edição do reality show de confinamento A Fazenda chama atenção do público, da mídia especializada e das redes sociais. Sua estreia foi esperada e calibrada pelo anúncio dos participantes (o contrário do que fazia: só se sabia quem estava no programa no dia de sua estreia) e gerou muito assunto e torcidas. [5]

A audiência do primeiro dia foi a maior das temporadas: 13,6 (14 arredondados) pontos na Grande São Paulo. [6] No dia seguinte, a da “prova do fazendeiro” – sobre quem liderará a fazenda por uma semana – a RecordTV roubou a audiência do SBT e passou a liderar após a partida de futebol exibida pela Globo. [7] Antes disso, a expectativa turbinou os índices da reprise da novela Jesus. A promessa é de sucesso de audiência e faturamento para a RecordTV.



...Até a chegada dos Libertadores da América


SBT detém exclusividade da Libertadores até 2022. | SBT


Mas o que pode dar um nó e fazer a audiência ser mais disputada, principalmente nas quartas-feiras é a notícia de que o SBT adquiriu os direitos exclusivos na TV aberta em transmitir a Copa Libertadores da América até o ano de 2022. [8] A emissora de Osasco está contratando profissionais e buscando patrocinadores para incrementar sua cobertura no evento.

Por enquanto o SBT vai exibir os jogos no mesmo horário da Globo (antiga detentora dos direitos), mas depois da próxima fase da competição terá o direito de decisão sobre os horários dos jogos de times brasileiros.






Reação da Globo ante seus concorrentes

Se pensar que a Globo vai assistir suas concorrentes ganhar terreno impunemente é melhor ver o que ela preparou para conter, diminuir ou derrotar as investidas da RecordTV e SBT: o Corinthians e a sua consolidadíssima grade de programação. [9]

Sobre a sua grade: a emissora dos irmãos Marinho vai esticar o tempo de exibição do seu principal noticiário, o Jornal Nacional (que começa pontualmente às 20h30 – exceto quarta-feira às 20h – até por volta das 21h15) terminará lá pelo quase das 22h; seguida da Novela III (a novela das nove); e por último sua linha de shows que serão remanejados para os limites da meia-noite.

Sobre o Corinthians: a emissora que possui os direitos do Campeonato Brasileiro de Futebol e da Copa do Brasil vai usar seu poder de remanejar os jogos do clube Corinthians preferencialmente às quartas-feiras porque o time de futebol é de São Paulo (se lembra do que disse: São Paulo é o principal mercado de mídia do país) e chama muita audiência do público da localidade. A Globo vai diminuir e muito a sua cobertura jornalística dos eventos perdidos gerando aos telespectadores da emissora carioca uma sensação de que a Libertadores sequer exista.



Teremos uma guerra ou uma “guerrilha” de audiência?

Aos entusiastas que não gostam da Rede Globo surgem frases comoÉ o fim da Globo”; “A Globo vai falir e perder audiência” entre outras. Acredita-se que vai surgir uma nova alvorada na qual a Globo estará derrotada e onde a RecordTV ou o SBT vão liderar os índices em todo o território nacional.

Para quem não mora no Brasil ou não entende os 70 anos da televisão por aqui não se dá conta que a Globo é líder de audiência desde os anos 1970 e que depois da extinção da rival Rede Tupi de Televisão em 1980 nunca houve uma estação televisiva que ameaçasse sua hegemonia.

Ao contrário dos Estados Unidos, onde há uma audiência disputada de verdade com as grades redes concorrentes em igualdade, no Brasil a preferência do público é pela Globo – o que já escrevi por aqui em 2018. [10] 

SBT exibia “A pantera cor-de-rosa” enquanto a Globo não termina de exibir sua novela. | SBT


O que fazem as concorrentes da Globo? Em vez de consolidar suas grades e arrebanhar telespectadores fiéis elas buscam mexer em sua programação para que seus programas não concorram diretamente com os horários mais hegemônicos globais. O mestre em guerrilhas televisivas e que mais usa deste artifício foi e é o SBT. Por exemplo: enquanto a Novela III (novela das oito, atual das nove) não terminava a emissora de Silvio Santos colocava programas tapa-buraco e com constantes avisos de que tal programa nobre vai começar depois que a trama dramatúrgica da Globo terminar.






Quem der uma olhada nas grades de programação do prime-time das concorrentes da Globo verá que nenhum deles começa antes ou por volta das 22h30 ou 22h45 e/ou nenhum deles vai se atrever a entrar no ar depois das 20h30, onde está no ar o Jornal Nacional.



Agora vai ou será apenas mais um sucesso passageiro?

O reality A Fazenda (no ar desde 2009) começa todo o mês de setembro desde 2014 e levanta o  moral da RecordTV, mas no restante do ano a emissora do bairro da Barra Funda fica estagnada entre o segundo e o terceiro lugar nos índices do Ibope (o único medidor de audiência do Brasil). O SBT não tem muita tradição dos esportes, só algumas investidas nos anos 1990 e início dos anos 2000, pois sua vocação é ser uma emissora popular e de auditório.

Tanto uma como a outra fizeram projetos ousados para disputar pontos no Ibope contra a Globo, mas se torna padrão que no final das contas a Globo vence a disputa e tudo volta como era antes.

O dia de quarta-feira o controle remoto terá muito trabalho e Globo, RecordTV e SBT disputarão corações e mentes do povo brasileiro. Será que esta disputa se alargará para os outros dias da semana (exceto o domingo onde este é o dia mais disputado entre todas as grandes redes, entre as três citadas e as outras duas concorrentes: a Rede Bandeirantes – Band – e a RedeTV!) ou tudo ficará localizado em um único dia útil da semana?

Não seria este momento de a Record, o SBT e as demais concorrentes criar uma grade de programação competitiva e que tenha como consequência a livre escolha do telespectador, e o aquecimento do mercado de mídia? A história da televisão do Brasil diz que não, e que a Globo dará um jeito de recuperar os campos perdidos e tudo voltará como antes. Mas o futuro será diferente aos que quiserem ser não apenas uma alternativa, e sim, uma grande rede que dará muita dor de cabeça a emissora do Rio. J-J

















Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

8 comentários :

  1. É uma briga bem doida, né? Confesso, que atualmente não tenho assistido muito TV (só novela e jornal, quando estou almoçando ou jantando), sou mais Netflix, Amazon Prime e tal hahaha. E ainda bem que não gosto de futebol hahaha.

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  2. O reinado da rede Globo de televisão ao que parece está acabando. É muito bom ver que o telespectador tenha escolhas. Embora eu não assista tv com frequência, gosto de ter opções de qualidade na tv aberta. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu não assisto TV há muuuuuuuuuitos anos e futebol então, menos ainda. Mas essa briga dessas emissoras é eterna né?


    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  4. Confesso que não assisto canais abertos, então nem sei o que esses canais andam transmitindo.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante! Eu não acompanho muito TV aberta a anos, mas vejo que a luta pela audiência é grande.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Fiquei sabendo da transmissão do SBT parece que ficou em terceiro lugar no IBOPE ontem.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. A luta entre elas sempre vai existir, obrigando-as a uma renovação constante. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    a fazendo eu só vejo as noticias, e está causando, achei interessante o sbt agora exibir futebol.
    Hoje em dia entre esses canais, assisto mais a globo, assisto uma novela da record e uma do Sbt, acabo assistindo mais tv por assinatura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design