quinta-feira, 15 de julho de 2021

Quinta de série #serieteners2 #4: Coronavirus: explained

Pode conter spoilers!





A série dessa semana do #serieteners2 - coronavírus em pauta chama-se Coronavirus: explained (Explicando o coronavírus). Diria que é uma série documental da Netflix e da companhia de produção da Vox media de três episódios. A minissérie documental tem direção de Claire Gordon; roteiro de Claire Gordon, Chad Mumm e Mark W. Olsen; produção executiva de Claire Gordon, Joe Posner, Ezra Klein, Chad Mumm e Mark W. Olsen; produção de Sara Massetti, Sam Ellis, Maris Cascione e Grace Wan; e cinematografia de Cory Popp. A série foi exibida entre 26 de abril e 16 de junho de 2020.

LEIA TAMBÉM 

Derivada da série Explicando (Explained) com o intuito de explicar com linguagem fácil, inovadora e dinâmica sobre os mais diversos assuntos, essa minissérie aborda diversos tópicos sobre o assunto da pandemia COVID-19 na qual vivemos. Com uma veia ao mesmo tempo de informação e de investigação, a série foi à fundo no tema apesar de sua pouca duração. 

A produção é bem construída, contando com entrevistas, gráficos e ilustrações explicativos. Sumidades na área da ciência e saúde foram entrevistadas com o intuito de educar a população, dando dicas de como se pode encerrar a pandemia. Celebridades e pessoas importantes como Bill Gates também foram entrevistadas. Há imagens e depoimentos importantes do ex presidente dos EUA Donald Trump e do atual presidente do Brasil Jair Bolsonaro.

Ela foi adiantada e seus episódios encomendados antes do tempo, devido o avanço da pandemia de COVID-19. Bill Gates havia sido entrevistado para um episódio de Explained intitulado de The next pandemic antes da pandemia que vivemos ter iniciado. Então, a Vox Media utilizou parte desse material para o primeiro episódio de Coronavirus: explained

Vale lembrar que em janeiro de 2020 a Netflix lançava a série Pandemia (que também será uma das séries do #serieteners). Essa produção foi focada no combate ao vírus da gripe, sendo que os episódios fizeram sucesso semanas depois da estreia, quando começávamos a entrentar o avanço da COVID-19. 


A ideia de Coronavirus: explained é a de colocar por terra alguns mitos, e fornecer todos os fatos e informações necessários, não apenas para explicar os efeitos de uma pandemia, mas, sobretudo, porque o novo coronavírus é considerado uma. 


Episódios



Coronavirus: explained abordou os esforços para combater a doença e seus impactos na saúde mental por meio de três episódios e temas, são eles: a atual pandemia, corrida por uma vacina e como encarar

A atual pandemia é um episódio introdutório que mostra como o coronavírus se tornou uma pandemia global. A partir de especialistas e dados apresentou-se um panorama da doença.

Corrida por uma vacina mostra o processo para a criação de vacinas eficazes. O episódio apresenta testes e prazos, a busca por uma vacina e sobre o caminho que se tem pela frente. Como o episódio foi lançado em 2020, ainda não se havia descoberto muitas coisas, sobretudo uma vacina eficaz. 

Como encarar é um episódio dedicado a abordar as doenças emocionais e psíquicas, como medo, ansiedade, insônia e depressão. Elas cresceram muito nos últimos tempos com a proliferação da COVID-19. 


Estrutura



A minissérie documental tem episódios dinâmicos, criativos, visualmente interessantes e com forte apelo informativo e didático por meio de depoimentos firmes e uma construção narrativa com intuito claro de propagar a esperança por dias melhores. 

Coronavirus: explained dispõe de infográficos fascinantes, desenvolvidos pelo setor de efeitos visuais da narrativa. Além disso, ganha scores por conta de sua boa direção de fotogragria, condução musical e edição - a partir da união de arquivos antigos com atuais.



Os episódios são narrados com maestria por Idris Elba, Laura Linney e J.K. Simmons. Eles narram fatos importantes como a cautela da China; a arrogância dos EUA; a presidência vergonhosa no Brasil; e o desprezo da Itália. 


Netflix previu a pandemia da COVID-19



Em 7 de novembro de 2019, a Netflix falava desse assunto sobre pandemia, mas sem ter conhecimento que ela se tornaria realidade meses depois. O episódio em questão já foi mencionado e chama-se The nex pandemic. Esse vídeo previu que a próxima pandemia seria uma gripe viral e que viria, provavelmente, da Ásia. Essas duas previsões se tornaram realidade. 

Esse assunto tornou-se relevante e dicas foram disponibilizadas no Youtube. The next pandemic é concluído sem apresentar uma solução prática de controle do vírus, embora destacando a tecnologia como aliada. 

Vale a pena conferir esse episódio pois ele dá uma sensação de profecia. 


Crítica



De fato, esse é um dos melhores materiais sobre a introdução do coronavírus e outras questões relacionadas ao vírus. Os episódios são simples, curtos, apresentando uma visão geral e certeira da doença. Por meio de didática e um material visual de tirar o chapéu, Coronavirus: explained me ganhou. 

A série é de fácil entendimento, explicando por meio de ilustrações, animações e infográficos o que é o achatamento da cruva, como manter a imunidade e o comportamento do vírus, por exemplo. A produção também reúne falas de políticos diante das vacinas, dando um tom crítico à ela. Enfim, Coronavirus: explained é uma série mais que necessária. Fique com o trailer logo abaixo. J-J


P.S.: O Quinta de série e o especial #serieteners retornam agora só no início de setembro, se Deus quiser. É até bom essa pausa, já programada, pois estou enfrentando alguns problemas de ordem familiar. 




















Por: Emerson Garcia

17 comentários :

  1. Mais uma bela publicação que muito gostei de ler.
    .
    Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Oi
    uma boa indicação, mas confesso que fujo desse tipo de serie/documentário porque me deixa mais ansiosa ainda.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Super interessante que pretendo ver. Pela forma como fizeste a resenha motivou-me!

    Beijo terno!!

    ResponderExcluir
  4. A mim ninguém tira da cabeça que este virus saiu de um laboratório!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto sobre esse documentário, mas ainda não vi. Quero assistir, deve ser bem interessante

    Já faz um tempinho que esse livro está na minha lista de desejados, mas ainda não li. Adorei a resenha!

    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto sobre esse documentário, mas ainda não vi. Quero assistir, deve ser bem interessante

    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  7. Olá, Emerson.
    Espero que tudo se resolva na sua vida pessoal. E eu conheço um certo presidente que poderia assistir para ver se aprende alguma coisa.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Emerson. Confesso que não vi o documentário, tema atual e que não podemos esquecer ou deixar de falar. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  9. Oi Emerson,
    Creio que estou munida de informação até demais sobre esse assunto, tenho pesquisadora na minha família (minha irmã), então tenho acesso a muito mais informações que outras pessoas. Acho que por isso tô evitando ver jornal kkkkk
    Mas com certeza é uma ótima indicação.
    Abraço.
    Kelen Vasconcelos
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que interessante. Ainda não conhecia, mas fiquei curiosa.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  11. Óptima informação, nunca é demais estar informado sobre qualquer tema, gostei de ler.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  12. Interessante está série, e sempre tem alguém que gosta de assistir , ler.Eu escuto do rádio muita coisa.
    Obrigado, até mais.

    ResponderExcluir
  13. Nesses episódios até onde vai a informação, o que é ficção, e onde começa a manipulação?...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Bela dica! Tema atualíssimo!
    Vou dar uma olhada,informação nunca é demais!

    Bom fim de semana!
    :-D

    ResponderExcluir
  15. Olá Emerson, que bela dica de série essa. É bom que tenha algum conteúdo mesmo que ajude a desmistificar de forma fácil o que está acontecendo.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  16. Oi Emerson querido, boa tarde!
    Parabéns pelo belo post, aliás como todos que encontro por aqui.
    Que vcs tenham um lindo FDS é o que eu desejo!
    Bjssss amigo

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design