quinta-feira, 22 de julho de 2021

Entre frames #48 #especialDuaLipa #5: Phisycal






No #especialDuaLipa de hoje falo do clipe Physical. Lançado no dia 31 de janeiro de 2020, o clipe já conta com 310.985.513 visualizações, 2,8 milhões de curtidas e 73 mil descurtidas. Ele foi dirigido por Lope Serrano.



Em Physical Dua passeia por um enorme hangar com diversos sets de vídeo e dançarinos com roupas multicoloridas. É um clipe dançante e nostálgico que prende a atenção do telespectador por conta de seu visual e suas sacadas de câmera e edição. No clipe, todas as cores do arco-íris são exploradas, além de Dua vestir diferentes cores de roupas. Por fim, Physical mistura imagens reais com animações. Assista à esse desbunde:



Vamos às minhas considerações agora?


Estética

O clipe tem uma estética diferenciada por utilizar as sete cores do arco-íris. À cada cena ou frame a paleta de cores é modificada, um filtro de cores diferente utilizado. As cores vermelho, azul, anil, amarelo, rosa, lilás, laranja e verde foram muito bem empregadas no vídeo.

Esse post será dividido pelas cores utilizadas no clipe.


Vermelho


O clipe inicia com essa paleta de cores. Nos segundos iniciais, vemos os créditos e um pouco de cena com o filtro vermelho. O instrumental da música é tocado (0:00 - 0:08). Essa cor casou bem com o clima inicial do vídeo. Entre 0:09 e 0:12 Dua dança sensualmente com um rapaz sob um fundo vermelho. Por ser uma cor quente e sensual ornou com o momento. 


Nesse clima quente, Dua tira uma pena das entranhas do rapaz (0:13 - 0:19) e a joga fora por entre os dedos, olhando para o rapaz (0:19 - 0:23). A cantora, então, segura o rapaz e eles se transformam em ilustração. Dua enfia a mão na barriga dele e retira uma joia de coração (0:24 - 0:31). A letra fala sobre o amor como algo forte e físico e essas cenas demonstram isso.


Essa joia de coração representa um relacionamento amoroso, uma paixão. Dua o pega e o joga longe, enquanto canta no ouvido do rapaz "Common love isn't for us We created something phenomenal" (O amor comum não é pra gente Nós criamos algo fenomenal) (0:31 - 0:40). Dua começa a dançar, enquanto surgem dançarinos fazendo o mesmo. A câmera se movimenta, girando no ambiente, até que filma da parte superior para baixo (0:41 - 0:45). A simetria e harmonia do frame é algo incrível!


Em seguida, a cantora segura o coração de diamante na mão, o lançando pelos ares (0:45 - 0:46). Ele se transforma em pássaros que se aproximam de um diamante rosa pink, no mesmo instante em que Dua canta "You got me feeling diamond rich Nothing on this planet compares to it  Don't you agree? Don't you agree?" (Você me fez sentir rica em diamantes Nada neste planeta se compara a isso Você não concorda? Você não concorda?) (0:47 - 0:49).


A transição de cores (Vermelho para rosa pink) não é por acaso e tem um sentido.


Rosa pink


O ambiente, que outrora era vermelho, se transforma em rosa pink. Há um ambiente com um diamante rosa pink e dançarinos (0:50 - 0:51). No frame seguinte, há uma ilustração da cantora segurando um diamante (0:51). 

No frame seguinte há um contraste de rosa pink, com a próxima cor que será empregada - o azul. O jogo de sombra e luz é interessante (0:52 - 0:53). 


Entre 0:53 e 0:54 Dua e o rapaz ficam centralizados na tela. 



E no segundo seguinte, há uma ilustração da cantora segurando o coração, que se torna em poeira, fazendo um barulho sonoro (0:54 - 0:55). 


Em 0:57 há uma ilustração de pássaros que comem pozinho da mão de Dua. 


Arco-íris!


O clipe, que trabalhou as cores vermelho e rosa pink, agora apresenta outras, dos nichos do hangar. Em 0:58 há um centralismo, com sombras e jogos de luzes. O enorme diamante rosa pink no centro, contrasta com o azul da iluminação e o branco da fumaça. Entre 0:58 e 1:00 a câmera passa de um cenário para o outro e vemos diversos outros ambientes coloridos, com dançarinos em vários planos (1:00). 

Em 1:00 Dua passa os dedos na língua, em uma pose sensual. 


Azul


Há mais frames de pessoas nas pistas de dança, assim como frames diversos (1:01), até o momento que Dua surge em cima de um carro (1:02 - 1:04). Parece que a cantora gosta disso, não é mesmo?! Já vimos isso em Break my heart!

O refrão é iniciado e há diversas cenas (1:04 - 1:05). A câmera se aproxima (1:05 - 1:06) e os dançarinos fazem a coreografia, enquanto a câmera se movimenta (1:07 - 1:11). Dua, então, aparece em cima do carro e a câmera gira (1:11 - 1:13). 


A câmera sai da direita para a esquerda bruscamente, indo para outro ambiente (1:13 - 1:14). Uma nova paleta de cores é empregada.


Rosa, azul e vermelho!


As cores rosa, azul e vermelho, que já foram empregadas em paletas anteriores, agora se misturam. Vemos dançarinos iluminados nessas cores (1:14 - 1:15). A câmera, então, sai de dentro para fora, focando na Dua Lipa. Dua e os dançarinos remexem o corpo (1:18 - 1:25).


Há uma ilustração de coração, em que o vemos de todos os ângulos (1:26). Há mais dança (1:26 - 1:29) e a continuação de uma cena em outra, com uma cena real e a ilustração de Dua com os dedos levantados (1:29).

 

Dua em ilustração coloca o dedo em um coração (1:31). 


Mais azul


O clipe corta para uma plataforma circular com um poço no meio, com escada e trampolim (1:34 - 1:36). Nessa parte é cantado  "Adrenaline keeps on rushing in Love the simulation we're dreaming in" (A adrenalina continua correndo Eu amo essa simulação na qual estamos sonhando), mostrando que eles estão em uma situação de adrenalina. 

Entre 1:37 e 1:39 o rapaz segura Dua, que ameaça se jogar no poço. 

A câmera passa de um ambiente para o outro, a partir de uma inversão em 360º. O que está em cima vai para baixo, e vice-e-versa (1:44). Esses frames lembram o recurso utilizado no clipe que foi analisado anteriormente, New rules.  


Perceba que do lado do nicho azul, tem o verde, a próxima cor a ser empregada.


Verde


Agora, Dua e o rapaz estão com roupas verdes, em outro ambiente. Perceba que há diversas camadas e eles dançam e mexem seus corpos. A câmera utiliza o recurso de panorâmica superior mais uma vez (1:55).


O refrão é repetido novamente (1:59). Dua e os dançarinos usam roupa verde. A câmera se aproxima da cantora, enquanto ela caminha para trás (2:00 - 2:13). 


Várias plataformas vistas de cima são mostradas (2:13). Percebemos que são vários nichos em forma de círculos nas cores do arco-íris. 


A câmera passa em traveling por vários ambientes, de dentro para fora, mostrando Dua e os dançarinos (2:17 - 2:23). 


Dua canta "Let's get physical" (Vamos tornar isso físico) no instante em que sacode a cabeça e o cabelo (2:23 - 2:26). 


Amarelo


Dua surge com uma roupa amarela, girando e a câmera a acompanhando (2:26 - 2:27). A câmera foca na mão de Dua, que usa aneis coloridos - um prata de estrela, um vermelho e um amarelo (2:27). Dua continua girando em 360º (2:28 - 2:29). 

A câmera, então, filma várias plataformas coloridas. Há plataformas em diversos planos, sendo que a câmera as centraliza (2:30), filmando-as em outros ângulos. Percebemos que Dua parece segurar um coração de diamante na mão (2:32 - 2:33). 


Enquanto é cantado "Baby, keep on dancing Let's get physical" (Amor, continue dançando Vamos tornar isso físico), mostram vários casais de patins dançando nas plataformas (2:34 - 2:38).


Em 2:39 há uma ilustração das mãos de Dua e de um rapaz se aproximando. A junção das mãos provoca uma reação física, um raiozinho, até que elas se distanciam (2:40). Dua fica nas costas do rapaz, patinando na pista (2:41 - 2:48). 



Do olho da cantora saem várias estrelinhas (2:48). Estas ficam mais brilhantes, até que sai um desenho de uma pena, cortando para Dua no palco (2:50 - 2:52). 


Laranja


Dua aparece com o rapaz de roupa laranja em cima de um palco. Eles dançam (2:52 - 3:00). A câmera filma Dua e o rapaz no final da cena e se distancia (3:01). À medida que a câmera se distancia, vemos os outros nichos coloridos.



Todas as cores!



Agora, mais que nunca, todas as cores se misturam. Há dançarinos com roupas de diferentes cores correndo pelas plataformas (3:02 - 3:04). A câmera filma da parte superior para a inferior, enquanto os dançarinos se aproximam das plataformas coloridas (3:05). Dua surge com uma roupa preta brilhosa no centro de dançarinos com roupas de cada cor (3:06 - 3:08). 

Entre 3:08 e 3:10 há cenas com várias filtros de cores - vermelho, verde, amarelo e azul. 



Entre 3:16 e 3:18 há vários frames de Dua com roupas de diversas cores



Entre 3:20 e 3:25 os dançarinos dançam juntos e a câmera filma da parte de cima e depois em vários outros enquadramentos. 



Entre 3:25 e 3:26 Dua segura um coração. 



O clipe já vai finalizando com Dua e os dançarinos, até que a música termina e tem um fade out (3:28 - 3:32). 


O clipe parte para os créditos finais, com os fundos nas cores do clipe (3:32 - 4:03). 


Letra

Fala sobre o relacionamento amoroso entre duas pessoas e como isso pode ser algo incrível, cheio de química. Separei alguns trechos.

"Common love isn't for us

We created something phenomenal

Don't you agree?

Don't you agree?

You got me feeling diamond rich

Nothing on this planet compares to it

Don't you agree?

Don't you agree?"

(O amor comum não é pra gente

Nós criamos algo fenomenal

Você não concorda?

Você não concorda?

Você me fez sentir rica em diamantes

Nada neste planeta se compara a isso

Você não concorda?

Você não concorda?)


"All night, I'll riot with you

I know you got my back and you know I got you

So come on (come on), come on (come on), come on (come on)

Let's get physical

Lights out, follow the noise

Baby, keep on dancing like you ain't got a choice

So come on (come on), come on (come on), come on

Let's get physical"

(A noite toda, eu vou agitar com você

Sei que você me dá cobertura e você sabe que eu estou do seu lado

Então vamos lá (vamos lá), vamos lá (vamos lá), vamos lá (vamos lá)

Vamos tornar isso físico

As luzes estão apagadas, siga o som

Amor, continue dançando como se não tivesse escolha

Então vamos lá (vamos lá), vamos lá (vamos lá), vamos lá

Vamos tornar isso físico)


"Adrenaline keeps on rushing in

Love the simulation we're dreaming in

Don't you agree?

Don't you agree?

I don't wanna live another life

'Cause this one's pretty nice

Living it up"

(A adrenalina continua correndo

Eu amo essa simulação na qual estamos sonhando

Você não concorda?

Você não concorda?

Eu não quero viver outra vida

Porque essa já é muito boa

Vivendo ao máximo)


Música

Faz parte do segundo álbum de estúdio da cantora, o Future nostalgia. É uma composição de Dua com Sarah Hudson, Jason Evigan e Clarence Coffee Jr., sendo produzida por Stephen Kozmeniuk e Evigan. 

Physical tem influências do synthwave, electropop e techno, inspirado em produções dos anos 1980.


Esse foi o #especialDuaLipa dessa semana! A surpresa é que na próxima tem mais uma análise! J-J













Por: Emerson Garcia

17 comentários :

  1. Nunca tinha visto este videoclip e aqui ficou bem explicadinho! :) Continuação de boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu gosto dessa música da Dua Lipa, na verdade o álbum todo está ótimo e esse MV dela é bem colorido.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esses posts de entre frames que você faz, super completos e bem analisados!!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Você é genial a fazer este tipo de posts JJ!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  5. ainda não consegui ver, mas adoro a cantora e vou conferir depois.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Já estou vendo tanto a cantora por aqui que estou quase indo ouvir as musicas dela hehe. Achei essa coisa das cores bem legal.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Emerson. Parabéns pelo seu trabalho de divulgação.

    ResponderExcluir
  8. Ótima análise. Ficou incrível. Bom fim de semana. Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Adoro essas análises da estética e fotografia dos clips, é muito interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Foi uma super análise, gostei da maneira que descreveu o clipe!
    Achei o clip bem envolvente!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Ótima análise! Gostei bastante da vibe desse clipe!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Eu amo a música Physical da Dua Lipa, mas escutei uma versão rock que amei demais. Sério o Cover ficou melhor ainda que o original (acho que sou suspeita para falar porque gosto muito de rock). Vou compartilhar para verem.

    https://www.youtube.com/watch?v=HDZIiV4SpSk

    Blog Karolini Barbara Instagram Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  13. Indo conhecer melhor o trabalho desta artista, rsrs.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro praticamente todas as músicas da Dua Lipa...Diva maravilhosa.

    Passa lá no blog. Tem postagem nova e gostaria de saber sua opinião.

    Beijos,
    Paloma Viricio💫💜

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design