terça-feira, 30 de novembro de 2021

Conheça (mais do) (o) 'Google Maps', uma bússola tecnológica em suas próprias mãos!

O Google Maps é o meu aplicativo quando não sei o percurso de algum lugar ou o que tenho que fazer para chegar até ele. É a minha bússola se estou de pé, de carro ou de ônibus. Nunca utilizei em avião porque seria o cúmulo do absurdo (Não que o aplicativo não permita isso, mas nunca experimentei para não abusar da boa vontade da ferramenta). 

Utilizar o Google Maps é como se tivesse uma bússola em suas mãos (No caso o celular mesmo). A ferramenta tem até a figura de uma agulha com a ilustração de um 'N' que lembra a ilustração de uma bússola. Mas é interessante que o usuário conheça os pontos cardeais para não se perder e sempre "recentralize" o mapa quando julgar necessário ou importante. Assim, o Google Maps também é sinônimo de orientação, localização, navegação GPS (Global Positioning System - Sistema de Posicionamento Global) e possui, até mesmo, funcionalidades e características do Waze (aplicativo que fornece informações de rotas, localizações e direções). 



É necessário você ter o mínimo de conhecimento de rotas, localizações e também de mapas (As aulas de Geografia servem para essa aplicação) ao utilizar o aplicativo de mapas do Google. Não basta baixar o aplicativo, acioná-lo e deixar que ele faça o resto. Se confiar na ferramenta de olhos fechados, acabará sendo enganado. Não tenha a falsa sensação que você não pode se perder com o aplicativo, porque isso pode acontecer! Às vezes ir para a esquerda, ao invés da direita; ir para o sul, ao invés do norte; ou então dobrar em uma rua antes ou depois da outra, pode ser fatal! 

Esse é um dos produtos mais interessantes do Google que tenho descoberto outras funções dele a cada dia. As funcionalidades são diversas, mas conheço um número pequeno delas. Contudo, procuro aproveitar o máximo delas, por mais simplórias que sejam. Nesse post quero compartilhar algumas das ferramentas que uso. Sei que existem outras mais, mas decidi falar das que utilizo no meu universo.


Orientações sonoras

O que seria de mim se a voz feminina do Google Maps não me guiasse em todo o trajeto? Tudo bem que tem hora que ela é chata demais (Existem upgrades com outras vozes), mas ela é uma verdadeira guia. 

A gatinha do Maps diz quantos quilômetros estamos do destino, pra onde virar (Se à esquerda, direita, se tem que fazer um retorno ou balão), se o local está aberto ou fechado e qual o tempo previsto de trajeto e chegada. Descobri que dá para utilizar o recurso sonoro somente ouvindo, sem precisar estar de olho no mapa, bastando ficar atento aos avisos sonoros. Há avisos sonoros específicos quando tem uma contenção ou pardal no trajeto, por exemplo.

Uma grande vantagem do aplicativo é sua democracia. Você pode desativar as orientações sonoras (Adeus gatinha do Maps), pode acionar somente alertas e/ou deixar sem som algum. Como gosto de ser guiado pela moiçola, deixo o aplicativo com som na hora que utilizo. 


Bússola

Já falei muito dela no início desse post, mas o que posso acrescentar é: utilize sempre, sem moderação! Esse é um dos melhores recursos do aplicativo que te ajuda em geolocalização e orientação no espaço e/ou tempo - por mais que você não seja um expert em geografia, trânsito ou um amante de mapas! 

Ao mexer na bússola, o mapa é modificado e você pode ver o caminho de diversas perspectivas. Além disso, ao se movimentar no trânsito ou estrada, a bússola responde e interage contigo! 


Setas e sinalizações

O aplicativo é camarada com você e te orienta por setas, como a de "siga em frente""vire à esquerda", "vire à direita", "balão" e "retorno". Garanto que não precisa ser nenhum especialista em trânsito para entender esses sinais visuais. O Maps também oferece a possibilidade de "recentralizar" o mapa sempre que você quiser, quando sentir-se perdido, num caminho embaraçoso ou quando o aplicativo buga por instantes. 

Além das setas, o aplicativo também sinaliza onde tem radar, obras na estrada, retenções, trânsito lento e acidentes. Uma mão na roda!


Modo noturno


Uma das grandes magias da ferramenta é o modo noturno, que altera as cores de seus mapas à noite, também sendo útil para ambientes de pouca luminosidade. O recurso é ideal para motoristas que dirigem com o smartphone fixo no painel do veículo, pois diminui as distrações, deixando a tela do aparelho menos visível. Essa função é ideal para quem deseja diminuir o desconforto dos olhos com a tela do celular e/ou deseja economizar a bateria do aparelho. O modo escuro de muitos aplicativos também possui essa mesma funcionalidade.

O legal é que o modo noturno pode tanto ser ativado automaticamente quando o dia escurece, como de forma manual. Tudo isso está à um clique nas configurações de navegação do aplicativo! 

A interface gráfica no modo noturno enche os olhos e o deixa mais bonito e atraente. Tons escuros, se misturam com cores mais fortes, apresentando certa beleza ao Maps. Aliás, o Google tem minha total admiração por conta do layout e design do Maps! É tudo muito limpo, clean, funcional e bonito. 


Localizar serviços



















Essa é uma das funções que descobri recentemente e adorei. Estava na rua e precisa de procurar um restaurante para almoçar e o aplicativo forneceu vários lugares para comer, de diferentes estilos, assim como a distância que estava deles. Além disso, ele também informa quantas estrelas possuem e suas descrições. 

E os serviços não se limitam a apenas restaurantes, mas também outros estabelecimentos como museus, bares, clubes, postos de gasolinas, hotéis, supermercados, compras, parques, academias e muito mais.  

O interessante é que a função permite filtrar resultados de busca, de acordo com a classificação que os usuários dão aos lugares e estabelecimentos. Agora ficou facil localizar apenas os lugares com as melhores avaliações! 


Um dos aplicativos mais utéis


Tenho descoberto várias funcionalidades do Google Maps e tenho adorado. Ele pode substituir uma bússola, mapa, GPS ou Waze tranquilamente. Ele é útil desde pelos seus recursos mais básicos - como encontrar endereços complicados, além de verificar trajetos e distâncias entre dois pontos; até pelos avançados - como a visão de satélite, informações sobre lotação de ônibus, trens e metrôs; informativos sobre horários de partida dos transportes públicos; sinalização de radares e limites de velocidade de vias; indicação do tempo de espera para estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes; verificação do horário de pico de cada serviço disponível; opiniões de consumidores sobre o atendimento; aplicativos de carona incorporados; alerta SOS para desastres naturais; integração com o Spotify; ingresso de cinemas; e a indicação de locais para estacionamento. Você pode ver prints de cada uma dessas funcionalidades logo abaixo:

Aplicativos de carona incorporados



Informativos sobre horários de partida dos transportes públicos



Pontos de ônibus




Aplicativos de carona incorporados 




Verificação do horário de pico de cada serviço disponível




Integração com o Spotify




Alerta SOS para desastres naturais



















Ingresso de cinemas


















Entre as funcionalidades que mais chamaram a minha atenção estão: aplicativos de caronas incorporados; Spotify incorporado ao Maps (Que legal caminhar por uma rota ouvindo música, não é mesmo?!); informativos sobre horários de partida dos transportes públicos; e verificação do horário de pico de cada serviço disponível. 

Esse é o Google Maps. Mais que um aplicativo de mobilidade urbana, na verdade ele chega a ser uma bússola tecnológica em suas próprias mãos! J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Confesso que uso muito a Google Maps. Muito mesmo. É uma ferramenta indispensável para que viaja.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos


    ResponderExcluir
  2. Google Maps é super útil hoje em dia né?
    Confesso que eu sou meio perdida mesmo usando ele, meu senso de localização é meio falho hahahahahhaha mas é um app muito bom! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uma explicação util a todos noa dias que correm
    Gostei muito

    ResponderExcluir
  4. gosto muito e uso quando preciso
    mas nunca havia explorado dessa forma como você explicou

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Eu uso demais mas, nunca vi dessa forma.
    Gostei muito.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uso muito o Google Maps também Emerson, mas não conhecia todas essas funcionalidades. Realmente genial!

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o google maps. É uma ferramenta bastante útil. Abraço!




    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Google maps é tudo de bom e eu sempre uso porque vivo perdida. kkkkk
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  9. Uma postagem super útil, Emerson! Parabéns pelo notável trabalho!
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design