quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Entre frames #54: Não temos tempo - Nossa toca


"Não temos tempo pra depois (uô) A vida passa e o que ficou não volta mais (uô) Tudo é de graça pra você se arrepender Do que ficou pra trás (uô, ô, ô, ô, uô, ô, ô, ô)". Hoje o Entre frames está solar, alegre e divertido com o clipe brasileiro Não temos tempo da banda Nossa Toca. Lançado no dia 10 de maio de 2016, o vídeo já conta com 9.938.747 visualizações, tendo mais de 19 mil visualizações apenas em sua estreia. De autoria de Leonardo Felippi e Rodrigo Schaefer, o clipe foi totalmente gravado em Santa Catarina em lugares especiais, como uma praia e um parque de diversão famoso, com o objetivo de fazer desses momentos eternos. O vídeo conta com diversos cantores e Suricatos da região, são eles: Vitor Kley, Victor Pradella, Hana Pickler, Pedro Schin e Leash. 

O clipe Não temos tempo já possui 5 anos, mas suas mensagens de alegria, positividade, descontração e autoestima ainda duram até os dias de hoje. A gravação ocorreu em paisagens e lugares lindos de Santa Catarina, como a Praia Brava em Floripa e o Beto Carrero World, com a exploração da natureza, luz do sol e outros ambientes. O clipe possui filtros e fotografias interessantíssimos e mostra situações cotidianas e alegres do dia a dia. Assista à esse verdadeiro desbunde visual:


Esse é um dos videoclipes mais lindos visualmente que já vi, sendo que não foi preciso de muita coisa para ele se tornar inesquecível. Conheça outros detalhes.


Filtro solar

O clipe possui cores e luzes naturais (solar) vibrantes e alegres. Os filtros não são artificiais, mas próprios da natureza. Tons foram compostos, criando paletas de cores visualmente incríveis. Filtros em tons amarelos foram usados de forma recorrente, aproveitando a luz e a sombra ocasionados pela luz solar.


Pôr do sol, silhuetas e cores


O clipe inicia com um incrível pôr do sol na Praia Brava em Floripa (0:00 - 0:17). A composição de cores, já nesse início, é uma coisa de louco. Os filtros parecem que foram criados digitalmente, mas na verdade tudo é natural. Amarelo, liás, roxo, azul e laranja compõem muito bem entre si. O uso de sombras e silhuetas também deixa o vídeo mais incrível. A câmera filma em slowmotion e o cantor de várias perspectivas - de costas, na lateral direita do vídeo e de frente para a praia. Não temos tempo já começa a nos ganhar por seu aspecto visual.

Outra composição é das cores azul, lilás, amarelo, laranja, rosa e lilás - cores que podem ser encontradas na natureza e não são, em nada, artificiais. Veja os frames que separei:


O recurso de silhuetas, sombras, luzes e filtros é utilizado em toda a extensão do vídeo, criando efeitos interessantes. Além disso, recursos de filmagem, como câmera subjetiva e slow motion também. 


Cantores solando em foco


Basicamente são três momentos em que cantores solam e ficam focados sozinhos. Entre 0:17 e 0:39 a parte cantada inicia com Victor Kley em foco. Ele aparece cantando e tocando violão, e a câmera o filma do pescoço para baixo na sombra, de frente para a praia na lateral esquerda do vídeo, entre outras perspectivas. Explora-se os raios solares, bem como os filtros dourados e luminosos. Victor toca violão e aprecia a natureza ao seu redor. O filtro principal desses frames é na cor amarelo e dourado.

A partir de 0:42, o vídeo corta para outra tomada com Victor Pradella em um barquinho no mar. Perceba que o filtro de imagem modifica para a tonalidade verde, embora a inspiração de filtro da natureza permaneça. Ao cortar para esse frame, vemos o barquinho com o cantor de várias perspectivas, aparecendo assimétrico na lateral esquerda, com o Pradella de frente, centralizado na tela, etc (0:42 - 0:48). Entre 0:48 e 0:50 vemos o barquinho de forma completa, alinhado à esquerda na tela. O cantor desse trecho também aparece em silhueta e contraluz, como Victor (0:57 - 0:58). 


Explorando (ainda mais) a natureza

A grande protagonista de todo o clipe é a própria natureza. A partir de 1:14 vemos uma exploração maior dela, com Vitor Kley alegre correndo alegre na areia da praia. Perceba as tonalidades e combinações de azul na blusa de Vitor, no mar e no céu (1:14 - 1:15). 

Após essa belíssima cena, o clipe vai para outra tomada, com um efeito de câmera que mostra a cena de baixo para cima, corta para os amigos Vitor Kley e Victor Pradella reunidos em uma casa de praia e tocando (1:16 - 1:33). Perceba tonalidades de marrom da cena, ainda assim combinando cores da natureza. É mostrado o ambiente de várias perspectivas, sempre explorando a natureza e luz do sol (1:33 - 1:39). 

Os cantores andam pela natureza e floresta, explorando o lado natural do mundo (1:33 - 1:39). O vídeo, tendo como exemplo esse trecho, transmite paz, calmaria, tranquilidade e respiro. Há muito verde da natureza, luzes solares etc.  


Entre 1:39  e 1:43 surge o melhor amigo do homem com a língua para fora e centralizado na tela. O cachorro corre com uma pinha boca e, assim como ele, os cantores também correm pela natureza, livremente. Vemos imagens em slowmotion de Victor Pradella brincando com o cachorro (1:44 - 1:49). O clima é de alegria, descontração e despreocupação com a correria da vida e dia a dia. 


Entre 1:50 e 1:54 corta para um dos cantores com tatuagem no braço esquerdo (Que não consegui identificar quem é), dirigindo pela estrada. Tudo leva a crer que ele quer diversão e entretenimento por Floripa. 


Entre 1:55 e 1:58 o vídeo corta para um cachorro estilo labrador que tem pinta de famoso e tudo leva a crer que seja o Xamã, pois entrei no Insta do Nossa Toca e em uma das postagens esse cachorro estava marcado. Xamã é um cachorro fotogênico que foi um dos grandes atores do vídeo. Ele surge com um lenço azul no pescoço correndo pelo mar, alinhado à direita com o movimento de câmera em slowmotion. Perceba as tonalidades de azul na tela também. 


Seja grato

O vídeo nos ensina a sermos gratos. Você já viu que os integrantes foram gratos pela vida, por Deus, pela natureza, etc. E essa gratidão continua por todo o restante do clipe. Entre 1:58 e 2:06 surge a cantora Hana Pickler solando e encantando com sua voz, atuação e gratidão pela vida. Ela caminha pela praia e a câmera filma dos seus pés para cima. Ela está numa estrada em frente à praia e a câmera acompanha seus passos. Entre 2:11 e 2:14 ela surge ao lado de Pedro Schin, cantando com ele. 

Entre 2:15 e 2:18, enquanto o grupo Leash canta e aprecia a natureza (Incrível por sinal, com bastante azul e verde), pessoas andando de parapente surgem na cena. 

Um dos cantores da banda, na parte que canta "Hoje eu sou feliz por estar vivo", faz um sinal de agradecimento com as mãos (2:21 - 2:22). Isso me fez refletir que devemos ser gratos por tudo em nossas vidas! 


E isso por que? Porque a vida é breve e os momentos felizes são poucos e escassos. É por isso que o grupo Leash, na verdade um grupo de amigos, aproveita o tempo que estão juntos. Na parte em que é cantado "E juntos vamos seguir o mesmo caminho", eles se abraçam, se divertem, sorriem e fazem careta (2:24 - 2:32). A câmera se aproxima, dá close e há diversos enquadramentos interessantes. 


Entre 2:35  e 2:38 Hana Pickler aparece novamente com os braços abertos e gratíssima pela vida. Nessa cena ela está em contra luz e vemos sua silhueta. 


Na estrada, curtindo momentos prazerosos

Entre 2:38 e 3:12 vemos os amigos na van. Eles viajam pela estrada de Floripa em uma van coloridaça e se direcionam para um lugar onde se divertirão ainda mais. Dentro do carro eles cantam, tocam e se divertem em um clima de muita alegria e amizade. Perceba que a paleta de cores do interior do veículo é na cor amarelo, dourado e amarelo queimado. O enquadramento é variável: ao centro, à direita e à esquerda. No finalzinho desses segundos, Hana joga uma almofada na tela e corta para a próxima cena. Uma tomada em outro lugar...


Diversão no parque

Quando Hana joga a almofada, o próximo frame é dos amigos chegando no Beto Carrero World para um dia de diversão. Todos correm pela estrada e se direcionam para o hall de entrada do parque. Há slowmotion novamente e outros efeitos de câmera, alguns deles deixando até mesmo a câmera meio torta (3:12 - 3:30). Mais uma vez, exploram a natureza e a ambientação. 

Entre 3:29 e 3:46, os amigos se divertem nos brinquedos do parque, como na roda gigante e na Queda livre. Eles cantam e se divertem em cada um dos espaços. 




Em 3:46 surge um suricato, que é o símbolo do Nossa Toca. Esse animalzinho lembra o Timão do Timão e Pumba e posso dizer que é meio que um lêmure, mas a verdade é um suricatinho. Realmente existem suricatos no zoológico do Beto Carrero World!

Após as imagens fofíssimas dos suricatos, a diversão continua. Entre 3:55 e 3:57, Victor Pradella mostra uma foto que eles tiraram na Queda Livre. Esse é um serviço que realmente o parque de diversões oferece. 

Os amigos continuam a brincar nos brinquedos do parque, como um que gira velozmente e no tradicional bate bate (4:04). 


De mãos abertas no mar!

As cenas finais do clipe é com Vitor Kley de mãos abertas no mar, em mais um momento de gratitude (4:18 - 5:07). A câmera mostra ele de pertinho e vai se distanciando dele aos poucos. A câmera vai abrindo e vemos o mar e outros detalhes de forma mais ampla. Há segundos silenciosos, em que ouvimos apenas o barulho do mar por alguns momentos. A ideia é que apreciamos a natureza e o que ela tem para oferecer, sem nenhuma interferência. Após alguns segundos de silêncio, o toque da música instrumental reinicia em efeito fade in

Os frames entre 5:07 e 6:03 são destinados aos créditos do clipe, bem como filmagens do making off. Há vídeos que revelam como muitas cenas foram criadas, o que os artistas tiveram que fazer para dar tudo certo e até mesmo a filmagem de um protótipo de uma kombi.


Aprecie

O clipe não tem uma grande produção ou um enredo profundo, mas uma mensagem que impacta todos. Com imagens belíssimas, naturais e cotidianas, o clipe reverbera a mensagem sobre apreciar a vida e a natureza, pois a vida é breve. Aprecie os bons momentos, por mais simples que sejam. Assim, aprecie, as cores e colorido da vida e da natureza, pois isso traz enorme alegria e diversão. Essa é a ideia principal do superclipe!


Letra



A letra foi composta por Vitor Kley e Giba Moojen e fala justamente dessa valorização e gratidão pela vida, natureza, amigos e momentos simples. Ela fala sobre sermos grato simplesmente por estarmos vivos e nada mais. Fique agora com alguns trechos da música e os meus comentários:

"Quando o dia amanhecer
Abra um sorriso
Hoje o dia amanheceu assim tão lindo
Hoje sou feliz, por estar vivo (por estar vivo)"

Você agradece todos os dias por estar vivo, quando abre a janela do seu quarto e levanta da sua cama todos os dias? Você está respirando, o sol está lá fora e você está vivo! Quer mais motivos para agradecer que esses?


"Se o dia amanhecer sem nenhum sentido
Não vá se arrepender se sair ferido
Hoje sou feliz por estar vivo (por estar vivo)
E juntos vamos seguir o mesmo caminho
(É)"

Mas também pode ter aqueles dias nublados e chuvosos ao acordar. Aqueles dias chuvosos não só literalmente falando, mas figurativamente também. Talvez existam momentos em que acordamos tristes e depressivos e como se a vida não tivesse algum sentido. Mas, mesmo nesses momentos, devemos agradecer por estarmos vivos e respirando. Feridas todos possuem, mas não devemos fazer delas grandes demais, a ponto de não agradecermos pela vida!


"Não temos tempo pra depois (uô)
A vida passa e o que ficou não volta mais (uô)
Tudo é de graça pra você se arrepender
Do que ficou pra trás (uô, ô, ô, ô, uô, ô, ô, ô)"

O refrão fala que a vida é curta e breve e que devemos aproveitá-la da melhor forma, esquecendo do passado e seguindo em frente.


"E se o abraço ficou pra depois (uô)
Abra a janela e deixe
A luz do Sol te iluminar (uô)
Agora é hora de você correr atrás
Do que deixou passar (uô, ô, ô, ô, uô, ô, ô, ô))
Do que deixou passar"

A última estrofe da música fala que ainda há tempo - embora ele seja escasso - de viver bons momentos.


Música

Esta foi a primeira música autoral do grupo e é considerado o hino e a música principal da Nossa Toca. A música tem um ritmo contagiante e pra cima. 

Esse foi o Entre frames de hoje. Até o próximo! J-J










Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Curioso e muito jovem.
    Projetos de aplaudir.
    Gostei

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Emerson. Não conhecia esse maravilhoso trabalho. Parabéns pela divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Mais um excelente trabalho!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  4. Achei o projeto fotográfico, as cores dos frames, não sei se muito pensadas e planejadas, mas muito bonitas...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Emerson, por mais um excelente trabalho.
    Belíssimo!

    Tenha uma boa tarde.

    ResponderExcluir
  6. Oi
    apesar da música ser antiga, eu não conhecia ela, mas gostei, calma e gostosinha de se escutar.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a música, mas gostei muito dela.
    As cores escolhidas ficaram lindas. O clipe tem uma vibe muito boa.
    Bjus!

    www.galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. nao conhecia mas que post super bonito e a musica ela é linda obrigada pela partilha bjs feliz fim de semana saude

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a banda, nem a música, mas tem uma vibe tão boa. Com certeza ouvirei outras vezes
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não tinha visto ainda.
    Achei bacana, gostei da letra da música, ás vezes a gente não agradece nem por isso, por estar vivo. E como é bom ser grato.
    Abraços!
    www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Amei ver e conhecer a música e a explicação aqui.
    Abraços.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Excelente o post. Parabéns. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design