Empresas, organizações e blogs modificaram suas logos em 2021 em apoio à campanha do Novembro Azul. Mudanças sutis, mas que fizeram toda a diferença. Não é comum vermos repaginação de logo em prol de uma causa, como do Setembro Amarelo, Outubro Rosa ou até mesmo Novembro Azul - o máximo são fitas temáticas agregadas à logo. Encontrar logos sobre o Novembro Azul e que fossem desse ano foi um verdadeiro desafio.
Mas não basta mudar o design e layout da logo ou decorar o local da empresa, marca ou organização com as cores de uma campanha. A ideia que tem que ser precípua é a da conscientização e informação. Além disso, devem haver políticas, estratégias e outras ações em apoio à causa.
Encontrei 5 organizações que modificaram sua aparência em prol da campanha contra o câncer de próstata e saúde masculina, sendo 4 logos e uma campanha publicitária. São elas: o portal SEI (Sistema Eletrônico de Informações); o blog Moda Para Homens; o GDF (Governo do Distrito Federal); a Prefeitura de Aracatu; e o laboratório Sabin.
Confira tudo isso logo abaixo!
SEI
Já é costumo esse portal do servidor público modificar sua logo em datas especiais e para o Novembro Azul não foi diferente. A aparência da logo não foi alterada, mas foi adicionada uma imagem de fundo com um laço em tonalidade azul e um terceiro fundo em azul bebê, mostrando que SEMPRE menos é mais.
Perceba abaixo como é a logo original do SEI. O minimalismo reina, juntamente com as cores azul e verde-limão.
INFORMAÇÃO BÔNUS: A mudança de logo do SEI lembra muito o que acontecia na logo anterior do JOVEM JORNALISTA. Dependendo da data temática, o fundo da imagem era modificado. Quantos se lembram disso?!
Moda Para Homens
Seguindo a ideia minimalista do SEI, o Moda Para Homens (o próprio nome já diz o assunto do blog) adicionou um bigodón em tonalidade azul à sua própria logo, o que foge um pouco do costume de apenas colocar um laço azul de muitas empresas (E está tudo certo). O ícone trouxe mais beleza à logo, além disso há certa harmonia.
O logo original não foge muito disso, sendo as letras iniciais do blog em branco sob fundo preto e o nome completo do espaço a seguir. Confira:
GDF
O GDF criou uma arte de campanha fofa, lúdica e que diz tudo. Ela apresenta uma lacinho rosa levando um lacinho azul até uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Destaque para o fundo azul marinho e a arte com "Novembro Azul - O cuidado com a saúde continua".
A Secretaria de Saúde do DF teve uma atitude louvável como sempre tem quando diz respeito à saúde da população distrital. Que governos e prefeituras continuem com essa visão!
Prefeitura de Aracatu
A Prefeitura de Aracatu (BA) resolveu repaginar a sua logomarca em prol do Novembro Azul. Se em outubro a logo foi inteiramente "banhada" na cor rosa, agora em novembro é a vez da azul. O azul piscina tomou conta do ícone, da palavra e do slogan.
Uma arte temática também fora criada nas cores da campanha e utilizando a logo azulada. Uma produção muito linda e minimalista, por sinal.
Já a arte seguinte também foi criada para o Novembro Azul, mas apresenta a logo da Prefeitura na tonalidade branca. A ideia é que a logo contrastasse com o fundo escuro. O legal é que o laço azul teve um efeito massa com o fundo preto e a logo branca. Incrível!
Abaixo você pode conferir a logo original da prefeitura em tom verde limão, branco e verde água.
Sabin
Finalizo essa lista criativa e estética com o laboratório de medicina diagnóstica
Sabin que modificou sua logo tradicional para a cor azul marinho. A organização criou
marketings, posts
no Instagram, além da repaginação da logo, com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre sua saúde.
Já acho a logo tradicional do Sabin bacana pra caramba, quando ela ganhou a cor azul marinho no aplicativo, Insta e site, me apaixonei mais. O azul marinho invadiu as frestas do tradicional tubo de ensaio da empresa, deixando a marca mais elegante e glamurosa. Confira:
Abaixo você vê a logo tradicional, que acredito que é bastante conhecida e popular.
Mesmo com a adesão à campanha Novembro Azul, o Sabin ainda mantêm seus layouts, cores e design originais em seu portal, Instagram e até mesmo em seu aplicativo. Há uma página específica destinada às ações do Novembro Azul da empresa, mas o seu site principal ainda possui a cor vermelha. O ícone do aplicativo é azul marinho, mas ao acessá-lo logo percebemos a cor e detalhes tradionais da marca de medicina diagnóstica. Acredito que isso NÃO SEJA uma falha ou um ruído na identidade visual da marca, pois o Novembro Azul - assim como diagnósticos e cuidados com a saúde masculina - é apenas um dos braços do Sabin, não o principal. E qual é o braço principal do Sabin? A medicina diagnóstica, exames de sangue e sorologia.
Essas foram as empresas que repaginaram suas logos e criaram campanhas publicitárias referentes à saúde masculina. Mas não basta modificar a cor ou fundo da logo ou criar um post maneiro nas redes sociais sobre o tema. É preciso algo que vá além, como a conscientização e compartilhamento de informações valorosas para os homens. Só assim se combate o câncer de próstata e pênis, além de elevar a saúde masculina.
Agora, vamos conversar! Qual é a sua logo preferida apresentada? Conhece outra desse ano que seja referente ao Novembro Azul?! J-J
Por: Emerson Garcia
Este ano achei a campanha novembro azul bem fraca. Em outros anos fizemos bem mais exames lá no laboratório do hospital.
ResponderExcluirO SEI eu conheço ou pelo menos estou tentando conhecer quando tenho tempo.
(✿◠‿◠)
Gostei de ver referencia a São José dos Campos, cidade onde eu tenho família
ResponderExcluir:-)
Campanha super importante.
ResponderExcluirIt's Lizzie
Muito bacana essas campanhas de conscientização
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Oi
ResponderExcluiressas campanhas são boas para a conscientização, meu pai mesmo o mês está acabando e meu pai não foi no postinho onde ocorre o atendimento especifico.
momentocrivelli.blogspot.com
Mais uma publicação que nos chama a atenção para tão importante camapanha!
ResponderExcluirFormidável postagem! Grande abraço!
Ana