sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Há 13 anos o 'JOVEM JORNALISTA' é fonte de comunicação, indústria cultural e jornalismo em um só lugar!


"Comunicação, indústria cultural e jornalismo em um só lugar", com esse slogan o blog JOVEM JORNALISTA realiza 13 anos hoje (26). Lançado no dia 26 de novembro de 2008 às 18 horas e 35 minutos, o JJ tinha o intuito de funcionar como um espelho da faculdade de jornalismo à qual fazia na época. Com o decorrer dos tempos, esse objetivo foi ampliado: não apenas traria posts relacionados à faculdade, como também assuntos relevantes de comunicação, indústria cultural e jornalismo. 

Em 13 anos, é claro que devo mencionar alguns números expressivos do JJ, são eles: recentemente, o blog atingiu 2000 postagens, na verdade 2014 no total; são quase 20.200 comentários críticos, incentivadores e até mesmo polêmicos; e 817.603 visualizações de leitores de diversos lugares e países, como Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Portugal, Coréia do Sul, Canadá, França, Rússia e Países Baixos. Os posts de maiores visualizações ainda continuam sendo os seguintes: Entendendo a bagunça 4 - " 'A' Reinaldo Azevedo está louca!" (13,8 mil), As letras e versões de 'Deu onda' (9,54 mil), As cores e significados dos ipês no inverno em Brasília (9,26 mil), Homens que pintam as unhas. O que você acha? (5,58 mil) e Jesus Culture! (5,27 mil). 


E assim o blog chega aos seus 13 anos com muitas conquistas, pontos altos, feitos curiosos, colaboradores, números expressivos, comentários, novidades, parcerias, quadros, entre outros.


Conquistas, pontos altos e feitos curiosos

Que tal começar essa reportagem comemorativa (Quem sugeriu foi o parceiro e colaborador Arthur Claro) com positividade? Talvez o fato que tenha sido um verdadeiro divisor de águas para o JJ foi quando ele foi notado pela marca de sorvetes Kibon em 2017 após uma crônica que o colaborador Layon Yonaller me sugeriu fazer. Essa crônica rendeu muito sorvete, repercussão e até mesmo entrevistas para a TV Justiça (Rendeu uma reportagem) e para o portal Bizmeet

Mas o divisor, e talvez muitos não saibam, foi quando fui homenageado no Dia do Blogueiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) em 2016 e quando participei da Exposição Aventura Modernista junto com outros blogueiros em um evento do Governo do Distrito Federal também no mesmo ano

Foi em 2016 (5 anos atrás) que o JJ deu uma guinada e não parou de crescer. A partir daí foi (mais) reconhecido, alçou voos , entre outras coisas. Óbvio que existe um caminho que foi percorrido desde 2008 e que o sucesso do blog se deve, na maior parte, aos leitores que acompanharam esse espaço desde os primórdios e também aos colaboradores e parceiros. Não sei o que seria da minha vida sem algum deles!


Polêmicas e pontos críticos

É claro que esse espaço também passou por momentos espinhosos e não poderia, jamais, esquecer deles. O primeiro foi quando escrevi um post em 2009 e fui corrigido pelo próprio site que falei, mas foi ótimo porque foi uma crítica positiva e me deu força para seguir adiante.

O segundo foi em 2013 quando escrevi sobre o cantor Psy e fui achincalado nos comentários por ter demonstrado meu ponto de vista. Esses comentários não me barraram, mas me deram mais força para emitir minhas opiniões, por mais fortes e cítricas que sejam.

E o terceiro foi em 2019 quando trouxe a discussão polêmica de homens pintarem as unhas, tendo como pano de fundo o diretor de arte da Mauricio de Sousa, Mauro Sousa. Pense em um post que ainda tem dado pano para manga até nos dias de hoje? São mais de 60 comentários, com elogios, críticas e bastante fogo no parquinho! 

Sem contar ainda quando esse blog quase iria terminar de vez em julho de 2011 por conta de uma depressão que tive. Aliás, tudo em minha vida acabaria: meus sonhos, projetos, entre outros. Mas Deus foi bom porque me tirou da depressão e desse momento crítico. 

O que seria de um blog se não fossem as polêmicas e pontos críticos! Mas cada um deles (Tiveram outros, mas não mencionei para o post não ficar gigante!) serviram para fazer esse blog mais forte, intenso e relevante.

 

Colaboradores e parcerias

Nesses 13 anos de existência passaram no JOVEM JORNALISTA diversos colaboradores e escritores, alguns que estão comigo até os dias de hoje. Merecem ser mencionados: os jornalistas Thalita Moreira e Allan Verissimo (Os primeiros colaboradores desse espaço); o amigo Thiago Nascimento (Que aceitou esse desafio muito louco em 2013 e está até hoje por aqui); a amiga e colaboradora Stephanie Ferreira (Que estreou no blog em 2017 com um texto polêmico sobre feminismo); e o jornalista polêmico e inteligente Pedro Blanche.

Também merecem o meu mais profundo agradecimento de gratidão: o jornalista expert em TV Layon Yonaller; o radialista, parceiro e amigo Arthur Claro (responsável pela Rádio Bagaralho); o jornalista político Régis Machado; a poetisa e colaboradora Marilza Luciano; o colaborador Arnaldo Woosters; e a mais nova colaboradora Rita Andrade. 

Muita gente já passou pelo JOVEM JORNALISTA, muitos não estão mais produzindo conteúdo para cá, alguns se aposentaram, uma porção alçaram outros voos, mas todos devem ser mencionados por que fizeram, fazem e farão a diferença por aqui! Só tenho a agradecer por cada uma dessas pessoas que Deus fez chegar até esse espaço. O interessante é que o recrutamento de cada um deles aconteceu de forma surpreendente e até mesmo com aceitação de convites feitos por mim com bom grado e disposição. O meu muito obrigado a todos que contribuíram, contribuem ou contribuirão com o JJ! 

Não posso deixar de mencionar as parcerias que o JJ conseguiu no decorrer dos anos, como a do Arthur Claro do Arthur Claro Igual porém diferente e Sem máscaras e com pouca roupa; e a do Bizmeet. Acredito que muitas outras estão sendo preparadas no futuro! 


Quadros

Um dos diferenciais do JJ são os seus quadros que me acompanham desde sua origem. Alguns mais recentes, vários extintos, outros mais antigos, mas todos fazem parte da história desse espaço. Já foram criados 17 quadros para o JOVEM JORNALISTA, que dizem muito sobre a identidade e o propósito do blog (Você pode conferir a lista com quase todos neste link - preciso atualizá-la com urgência!). 

Merecem destaque: Eu vi - o quadro mais analítico com foco em televisão; 5Q - 5 questões/pontos sobre um filme antigo ou recente; Quinta de série - o quadro preferido dos serimaníacos de plantão; Entre Frames - análise de clipes como você jamais viu; Rádio Bagaralho - uma rádio escrita e fictícia mas com um conteúdo bem diferenciado e divertido; Jornalista  - a tag xodozinha minha e do Arthur Claro; Registrado - fatos históricos e importantes da televisão; e o #QueHITéesse? - que meio que flopou mas como sou insistente trarei a tag novamente em breve. 

Alguns quadros foram meio que extintos, mas outros pretendo trazer com maior frequência em breve, como o Vibe humor - playlists baseadas no humor humano e com outros temas; Aquela cena - cenas selecionadas de novelas, filmes, séries, minisséries, animação, discorridas e com o por quê de serem "aquela cena"); Os 13 por quês de um blog - os motivos para se seguir um blog parceiro, enquanto este faz o mesmo; e Dom do olhar - quadro de fotografia/ilustrações do JJ. 

Perceba que todos os quadros tem o propósito de seguirem a linha do slogan do blog: "Comunicação, indústria cultural e jornalismo em um só lugar". Assim, tem quadros de músicas, filmes, fotografia, séries, programas de televisão e até mesmo de rádio! E tudo isso para que o slogan principal desse espaço seja preservado em sua integridade! 


Novidades

É claro que muitas novidades virão por aí, afinal, a cabeça de jornalistas (Eu e o Layon Yonaller somos formados na área!) e de seus colaboradores não pára sequer um instante. O que posso dizer é que já preparo novidades para 2022 e vou adiantar para dar aquele gostinho! 

Em 2022 terá a #Serieteners3 - especial do Quinta de série sobre o coronavírus; o #EspecialDuaLipa2, pois percebi que Dua Lipa fez um sucesso no Entre Frames, então ela volta e eu analisarei mais clipes da diva; a ressurreição do quadro #QueHITéesse? (será que dessa vez vai?! KKKK); o retorno do Vibe Humor plus análises de bandas, cantores e álbuns; e o #EspecialForKingandCountry - que é uma banda gospel em que você amará as análises de clipe que farei sobre! 

Enfim, será um ano de novidades (Talvez nem tantas, mas está valendo) e amarei que esteja presente em 2022 no JJ também! 


JJ faz 13!

É com muita gratitude que posso dizer: o JOVEM JORNALISTA realiza 13 anos de idade! UAU! Foram anos de muitas vitórias, conquistas, críticas, polêmicas e de, principalmente, insistência nesse sonho que jamais acreditei que daria certo e - aqui está - deu e deu bonito! 

Tive que enfrentar muitas críticas de pessoas que dizem que o que faço não é jornalismo, porque dou minha opinião e polemizo (Não vou entrar em detalhes, porque isso poderia ser assunto para outro post); que deveria focar em apenas em um tema, e não em três, pois blogs de sucesso e renomados seguem essa receita, mas pouco estou ligando para isso e, além do mais, são temas que fazem a liga e combinam entre si (Querendo ou não); e que era muita coragem insistir em blog, já que ele saiu de moda há muito tempo e que isso não dá dinheiro (Mas também pouco me importo com esse argumento).   

O fato é que ter um blog me fascina, me satisfaz e me alegra. É o meu cartão de visitas para o mundo, a fim de mostrar: "Estou aqui. Esse é o meu trabalho. Isso é o que faço!". É a forma que encontrei de estar sempre ativo na profissão que é tão criticada e, que às vezes, por diversas circunstâncias, estava longe dela e ela não fazia parte do meu dia a dia mesmo sendo formado. É a minha válvula de escape, em que interajo com meus leitores e troco figurinhas com ele. É onde posso expor a minha opinião, sem medo de críticas negativas ou dos temidos haters. 

Enfim, após 13 anos continuo vendo propósito nesse espaço e a meta agora é que o blog debute no alto dos seus 15 anos! HAHAHA! Mas, enquanto isso, posso dizer que há 13 anos o JOVEM JORNALISTA é fonte de comunicação, indústria cultural e jornalismo em um só lugar, e eu posso provar e testificar isso! Gratidão! J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Quanta história nesses 13 anos, hein?!
    Desejo todo o sucesso do mundo
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muitos parabéns. Que muitos outros 13 venham
    .
    Feliz fim-de-semana. Abraço e/ou beijinho.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson,cheguei na hora de festejar. O JJ é um desbunde (confesso que aprendi esse verbo aqui) de sensações. Desde que entrei aqui,né apaixonei pelo seu jeito de descrever,de contar,de informar.
    Tanto estilo e conhecimento forma bem descontraída.
    Que venham mais treze aninhos para que eu possa aprender novas palavras, conhecer artistas e aprender a gostar deles aqui,como foi o caso da Duda Beat.
    Xeru

    ResponderExcluir
  4. Os nossos blogs têm a mesma idade. Mas a produção de conteúdo de vocês é impressionante!
    Parabéns, e que os próximos 13 anos sejam ainda melhores!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por um projeto de blog novo, e bastante informativo e novo.
    Gostei

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, 13 anos é muito tempo para um blog! Belo trabalho!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo aniversário do blog. É realmente muito tempo e muito se passou na blogosfera, não só no seu blog mas no mundo digital em geral. Receio que muitas pessoas estejam a desistir do blog mas espero que vocês continuem.
    Abraço à equipa.
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  8. Olá, Emerson.
    Ótima postagem de comemoração, deu para conhecer mais sobre o blog. Parabéns por todos esses anos e que venham muitos pela frente.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Olá Emerson, tudo bem?
    Gostei de saber um pouquinho sobre a história do blog. Parabéns pelos 13 anos!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelos 13 anos de blog! Quem faz parte desse universo sabe bem os altos e baixos. Achei interessante conhecer mais sobre sua trajetória com blog.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Emerson!
    Desejo muito sucesso sempre!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Muitos parabéns, Emerson! Que muitos mais aniversários do blog sejam aqui assinalados e votos de muito e crescente sucesso para o mesmo, sempre com a mesma qualidade, e dedicação!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design