Hoje é dia de TOGETHER aqui no Entre Frames #EspecialFK&C. O clipe conta com 20.805.810 visualizações e 244 mil curtidas, tendo estreado no dia 4 de maio de 2020, em pleno auge da pandemia de COVID-19 de 2020. O clipe, portanto, foi filmado na quarentena nas casas dos participantes. A música e o clipe contam com a participação de Kirk Franklin e Tori Kelly, além de um coral gospel. O clipe, por sua vez, conta com a participação de pessoas comuns, que participam ativamente do vídeo.
O tema principal é a esperança e união em tempos difíceis. Quando os irmãos Smallbone, Joel e Luke, cataram a música ao vivo, sentiram que a música tinha algo diferente, que dava para ser cantada "juntos", como a letra fala. Assim, ela começou a ganhar novo significado em meio à pandemia, e a ideia do clipe surgiu. Em comunicado à imprensa, Joel e Luke disseram o seguinte:
"Em uma época em que esse vírus não está isolado a um grupo de pessoas, país ou classe social - tornou-se o grande equalizador. Está nos ajudando a reconsiderar esse belo conceito de que todos sangramos o mesmo sangue. E se formos capazes de nos unir e apoiar - ser o próximo de alguém, servir alguém, estender a mão para alguém - como esses atos de bondade podem mudar o escopo de nossos futuros, juntos?"
Cada artista, no clipe, se apresentou em frente a um pano de fundo preto. Eles vestiram camisetas brancas e performaram a música. Fãs e pessoas comuns também participaram, levantando mensagens sobre a pandemia, sejam de luta, perseverança e otimismo, força, dramas, resiliência e humor.
Mais de 2.000 fãs enviaram notas com as mensagens escritas capturadas durante o auto-isolamento. Joel, Luke, Kelly e Franklin também se juntaram e escreveram mensagens pessoais sobre o auto-isolamento e quarentena nesses cartazes. O clipe apresenta vários recursos técnicos, que deixaram-no mais interessante. Assista-o agora:
Vamos aos meus apontamentos.
Estética
O clipe possui uma estética simples, mas bem bacana. O fundo é preto, devido aos lençóis que os artistas colocaram em suas casas. Eles utilizam camiseta branca para contrastar com o fundo. Os fãs, por sua vez, surgem em preto e branco, segurando cartazes com mensagens sobre a pandemia do COVID-19.
Além disso, os cantores surgem na metade da tela e ainda há o recurso de juntá-los em uma mesma tela, mesmo distante um dos outros. Há o recurso de aparecer e esmaecer, quando as pessoas seguram as mensagens e também o o recurso de filmagem em close e busto.
Destaco também o recurso técnico de reunião de vozes e coral numa mesma tela. Mesmo distantes, foi possível reunir todo mundo junto, cantando - um recurso do KineMaster que já utilizei quando gravamos um vídeo natalino e reuni vozes e imagens numa mesma tela. Ainda há o recurso de montagem e sopreposição de vídeos e imagens durante todo o clipe.
Créditos iniciais
O clipe começa logo com uma apresentação dos cantores em tela. Eles surgem do busto para cima e com seus nomes do lado (0:00 - 0:09). No frame seguinte, Luke começa a cantar a música, em um fundo preto contrastante com a sua camiseta branca (0:10 - 0:15).
A seguir, são exibidas mensagens das pessoas em preto e branco, utilizando o recurso técnico de aparecer/esmaecer (0:16 - 0:20; 0:25 - 0:26). Entre as mensagens, estão as seguintes: "Reuni-me com minha família que me ama", "Deus é bom", "Meu pai morreu de COVID-19" e “Não pudemos nos casar devido ao bloqueio, mas teremos uma grande celebração quando passarmos por isso”. Entre 0:27 e 0:29, é a vez de Luke mostrar sua mensagem no cartaz.
Simultaneidade e montagem
Entre 0:33 e 0:35 Joel surge na tela. A câmera dá close e foco em seu rosto. Simultaneamente, Kirk aparece na tela, dançando e se expressando (0:36 - 0:37). A seguir (0:44 - 0:51), os irmãos aparecem com as faces divididas na tela, cantando. Joel, por sua vez, mostra sua mensagem para tela (0:52 - 0:54). Durante o refrão da música, há uma montagem dos irmãos e de Kirk, simultânea e alternadamente (0:55 - 1:04).
A seguir, Tori Kelly surge no vídeo, cantando uma parte da música (1:04 - 1:07). A câmera, nesse momento, se aproxima da cantora de fora para dentro. Entre 1:08 e 1:12 são exibidas mais mensagens sobre o COVID-19 e uma moça vira o cartaz, mostrando outra mensagem no verso. Já entre 1:16 e 1:20 a tela é dividida com Tori e Joel, enquanto entre 1:23 e 1:26, Tori e Kirk mostram suas mensagens, como se estivessem no mesmo ambiente.
Esse recurso técnico também é utilizado entre 1:27 e 1:30, quando os cantores surgem numa mesma tela, parecendo que estavam literalmente juntos. Já entre 1:38 e 1:58, o clipe alterna os cantores na tela durante o refrão. A seguir, há a ponte da música que mostra mais mensagens sobre o COVID-19 (1:59 - 2:09).
Coral virtual
Entre 2:10 e 2:30 há o trecho do coral virtual, rap de Kirk Franklin e o arranjo vocal de Tori, deixando a música e o clipe mais bonitos. Já entre 2:31 e 2:42, os irmãos e cantores cantam junto com o coral virtual (um recurso que deixa os cantores lado a lado). Há mais mensagens sobre o COVID-19 (2:43 - 2:50).
Finalização
Já finalizando o clipe, os cantores aparecem juntos na mesma tela, a câmera se distancia e vai abrindo. Eles estão inseridos dentro de um mosaico em que se encontram o coral e as mais de 2000 pessoas que seguraram as mensagens (2:53 - 3:12). A câmera fecha bruscamente e foca (em close) no Joel, que canta os últimos versos (3:12 - 3:15) e Kirk Franklin finaliza fazendo gestos referentes às palavras cantadas (3:25).
No final mesmo, cada cantor tira o lençol preto, mostrando onde realmente o clipe foi gravado (dentro das casas) (3:25 - 3:34). São mostrados os créditos finais (3:34 - 3:40) e uma mensagem de agradecimento às 2000 pessoas que gravaram histórias e vozes para tornar o clipe possível (3:43 - 3:48).
Making off
Em um making off, a dupla revelou alguns dos bastidores do clipe, levantando a cortina sobre como o novo hino unificador viria a ser. O vídeo, de 7 minutos, leva os espectadores para dentro do estúdio e para os espaços de ensaio. Luke falou mais da concepção do projeto:
“Acho incrível que uma música que não conseguimos terminar naquela época esteja realmente lidando com os problemas centrais (em relação) com o que acho que muitas pessoas estão lutando agora. Eles se sentem isolados, sentem-se solitários.”
Joel falou um pouco mais da canção:
“Estávamos no Canadá no início de março, quando todos reconheceram que isso era uma pandemia. Quando estávamos no Canadá, tocamos a música ao vivo e me lembro da segunda noite, Luke saindo do palco e dizendo 'você sentiu isso? Há algo em cantar essa música juntos agora que foi realmente comovente.''”
Letra
Foi escrita por Joel e Luke Smallbone, Ran Jackson, Ricky Jackson e a ponte foi escrita por Kirk Franklyn, trazendo seu coral e banda. Separei alguns trechos da música agora:
"Sing it for the can't-go-back
Sing it for the broken past
Sing it for the just found out
Life is now upside down"
(Cante para o impossível
Cante para o passado quebrado
Cante para os que acabaram de descobrir
A vida está agora de cabeça para baixo)
A vida está agora de cabeça para baixo é uma frase que reflete os momentos adversos que todos nós vivemos com a pandemia do COVID-19. Foi uma época de incertezas, impossíveis e onde não era possível ver um futuro e um caminho livre da pandemia.
"If you're lookin' for hope tonight, raise your ha-and
If you feelin' alone and don't understa-and
If you're fightin' in the fight of your life, then sta-and
We're gonna make it through this hand-in-ha-and"
(Se você está procurando por esperança hoje à noite, levante a sua mão
Se você se sentir sozinho e não entender
Se você está lutando na luta da sua vida, então fique
Nós vamos fazer isso de mãos dadas)
Lutas só podem ser vencidas com esperança e união. No mundo podemos nos sentir sozinhos, mas você pode ter pessoas com quem contar e dar as suas mãos.
"And if we fall, we will fall together
Together (together, together)
Oh, and when we rise, we will rise together
Together, oh o-o-oh"
(E se cairmos, cairemos juntos
Juntos (juntos, juntos)
Ah, e quando erguemos, ergueremos juntos
Juntos, oh oo-oh)
O refrão é estrondoso e fala de companheirismo e união em todos os momentos e em todo instante.
"Together we are dangerous
Together with our differences
Together we are bolder, braver, stronger"
(Juntos somos perigosos
Juntamente com nossas diferenças
Juntos, somos mais ousados, mais corajosos, mais fortes)
A união faz a força e te deixa mais forte, capacitado, corajoso e ousado e isso é ótimo!
Música
A dupla queria um vocal feminino para a música, então procuraram Tori Kelly, que devolveu seus vocais. A faixa contém violinos, guitarras de aço e banjos. A música traz uma energia sonora e muitas performances vocais surpreendentes. Ela é composta na chave de C menor com um ritmo de 89 batidas por minuto.
TOGETHER alcançou o segundo lugar na parada de músicas cristãs quentes dos EUA. A música também alcançou a posição 23 na parada Bubbling Under Hot 100. Ela foi indicada no GMA Dove Award Song of the Year e Pop/Contemporary Recorded Song of the Year no GMA Dove Awards de 2021.
Esse foi o Entre frames de hoje! Até o próximo. J-J
Por: Emerson Garcia
Gostei de conhecer a música. Tem uma mensagem muito interessante e de positividade para aqueles tempos ruins da pandemia.
ResponderExcluirBjus!!!
galerafashion.com
Gostei de conhecer a banda.
ResponderExcluirAchei interessante.
Beijos.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Quando eu penso no que a gente passou na pandemia...Mas a música é bonita e positiva. Sua análise é perfeita! 😘
ResponderExcluirAnalise maravilhosa demais, eu adorei
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com