terça-feira, 30 de abril de 2024

Disney 100 anos: um pouco da minha relação com a marca

No dia 16 de outubro de 2023, a Disney completou 100 anos de existência. A empresa preparou muitos conteúdos sob o selo Disney 100 para a comemoração desse primeiro século de existência. Desde criança, tive uma relação com a empresa, seja por meio de fitas VHS, brinquedos e/ou até mesmo roupas.

A Disney sempre teve esse lado mágico, o poder de transformar o imaginário em realidade, seja em animação, filmes e/ou produtos. Tenho a memória afetiva do meu aniversário, acho que de 6 anos, ser do Mickey e da Minnie. E estava tudo muito bem decorado, de acordo com o tema. Me lembro também que tinha muitas roupas e acessórios do Mickey e cia. Quando fiz 7, 8 anos, o meu bolo foi decorado com o desenho O Rei Leão, acho que com a imagem do Simba, e estava todo feliz e alegre com esse bolo. Isso, sem falar nas inúmeras vezes, que tirei foto com uma pessoa vestida de Mickey. 

Sou da época em que as fitas VHS da Disney estavam em alta. Isso era por volta dos anos 1990, lá por 1994, 1995... Não sei ao certo. Mas devia ter uns 7 ou 8 anos de idade. Meu primo tinha todas, se não quase todas as fitas de animação: Aladim, O Rei Leão, e por aí vai... Na minha memória afetiva guardo que cada uma dessas fitas tinha uma cor diferente (amarelo, verde, e por aí vai) e que por ser originais, ela tinha um selo cromado, brilhante.

E o que falar do passeio de escola para assistir à Tarzan nos cinemas?! Ver o desenho naquela telona, com as músicas tão emblemáticas, ficou guardado em minha memória. Na época, também tinha um Jogo da Memória da animação e ele era bem desenhado e feito num material durinho e resistente. Claro que com o decorrer do tempo, esse brinquedo se perdeu né?! Mas a memória jamais é apagada. 

Disney é sinônimo de magia, diversão, criatividade e brincadeiras. E pude sentir isso na pele, quando assisti à uma peça teatral de O Rei Leão, em que alguns parentes cariocas meus faziam parte e atuavam. Foi a minha primeira experiência live action que me lembro. De pessoas vestidas de Simba, Mufasa, entre outros. Lembro que tirei até mesmo uma foto, mas não sei aonde ela foi parar.

E as vezes em que assisti alguma animação em ambiente escolar? Relembro de algumas... Quando assisti Toy Story e, também, quando vi Vida de Inseto em espanhol quando fazia o curso da língua. O fato é que sempre gostei dos filmes da Disney/Pixar, desde a época que assistia em VHS na casa do meu primo.


Devem ser poucas as animações que não assisti. Quando a empresa passou a "dar vida" com atores de carne e osso, por meio de live actions, essa fissura ainda continuou. Já assisti boa parte dos filmes, mas falta assistir alguns, que já tenho até salvo no meu HD externo. E o serviço de streaming, o Disney Plus, facilitou muito isso e, que bom que minha prima e meu tio me permitiram eu ter acesso à plataforma né?!

O legal é que com a comemoração do Disney 100 anos pude reviver memórias afetivas, além de criar novas histórias com muita diversão e criatividade. Vou lá na minha tenra idade... na criança que eu era, até chegar na criança interior que amo e sou e imaginando como vai ser quando meus filhos estiverem nesse mundo... 

O que a Boticário fez, em parceria com a marca, de criar uma coleção de perfumes e materiais de higiene com imagens de personagens Disney nas embalagens, foi um trabalho incrível e único! De verdade, queria toda essa coleção, porque ela remete à minha infância, e só de pensar no cheirinho de cada produto... 




Cheiros, memórias, imagens e sons me vem na mente, quando falo da Disney. Que extraordinário comemorar essa marca e perceber que a empresa ainda busca excelência em seu trabalho. Que jamais falte talento, criatividade, espírito visionário, contação de estórias, imaginação... Pois tudo isso criam momentos, lugares e personagens mágicos que tornam a Disney ser o que ela é. 

E você, qual sua relação com a Disney?! J-J

         


Por: Emerson Garcia

4 comentários :

  1. Olá, Emerson. Adorei saber mais sobre a historia da Disney.
    Quando vai ter a minha entrevista musical no seu blog? Me avise por gentileza.
    Um abraço
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Engraçado recordar a Disney, que também fez parte da minha infância (uma velhota nascida em 60). Naquele tempo, eu e os meus irmãos líamos os livros que havia, faziamos colecção de cromos, víamos os filmes que passavam na televisão e (o que mais nos entusiasmava) coleccionávamos bonequinhos de plástico duro, com as personagens das histórias da Disney, que saiam nos gelados (que aí chamam picolés). Adorava ter, ainda, esses bonequinhos, que desapareceram no tempo.
    Bom eriado:))

    ResponderExcluir
  3. Saber sobre esse mundo de Disney é bom demais . Apesar de não ser mais criança :)

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design