A banda Morada no ano passado (2023) criou o projeto Lembre-se 80's, 90's e 2000's com o objetivo de relembrar músicas gospel marcantes das respectivas décadas. Junto com elas, clipes audiovisuais foram lançados. É interessante como a banda conseguiu traduzir as décadas nesses vídeos. Plástica; estética; letras e letreiros; efeitos visuais e sonoros; ambientações; objetos; e vibes foram empregados, deixando os videoclipes com a cara da década.
No Lembre-se 80's a locação foi numa espécie de sala de jogos, com fliperamas, caça-niqueis, totós, caixas de sons e outros. Ou seja, tudo que relembrasse a década. Há quadros, letreiros e até mesmo menções à jogos da época como Pac-man. A iluminação é com luzes neons, multicoloridas e brilhantes, relembrando as famosas discotecas dessa época e, até mesmo, a produção Dancin Day's.
A paleta de cores relembra os anos 80 e os flyers com os títulos das músicas também, pois lembram aqueles gráficos de jogos e letreiros da década, com letras grandes e garrafais, com contornos em neons.
De forma geral, os videoclipes dos anos 1980 tinham roteiros, coreografias, cenas em plano sequência e a utilização de efeitos totalmente analógicos.
No Lembre-se 90's a Morada trouxe o conceito da TV de tubo, videogames, fitas VHS e cassete tanto nos pôsteres dos clipes, como nos próprios videoclipes. O clipe de Eu quero é Deus / Celebrai a Cristo / Aquele que está feliz é iniciado com uma imagem nostálgica e emblemática da década: uma TV de tubo, uma fita VHS, um tocador de fitas e uma fita k7. A fita VHS e K7 são injetadas e imagens e sons da banda surgem na TV de tubo e no tocador de fits.
O cenário traz um ambiente clean, um teto com figuras quadráticas, luzes coloridas e neons e a banda tocando e encenando nesse cenário. O que percebi nos clipes de Lembre-se 90 é que a câmera é mais inventiva, dinâmica, trazendo enquadramentos ousados e em vários ângulos, até mesmo tortos.
Os clipes dessa década da banda se passam no mesmo cenário, o que vai variar e diferenciar são os movimentos de câmera e as cores das luzes.
As letras e letreiros das músicas são quadráticas e lembram as fontes daqueles jogos de videogame.
Nos anos 2000 os clipes começaram a ficar coloridos, com muitos efeitos gráficos e figurinos estilizados e coloridos e é exatamente isso que podemos ver nos clipes Lembre-se 2000. Há uma maior liberdade no uso de câmeras e roteiros. Até mesmo os letreiros com os nomes das músicas são mais inventivos, criativos e transantes, com bastante neons e fôrmas e formas.
Olá, Emerson!
ResponderExcluirInteressantíssimo este projeto e muito bem conseguido. Não conhecia.
Bom fim de semana!
Abraço
Liliana
Ideias Recicladas e... não só!
Projeto interessante. Curti. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
A banda parece ter talento e a ideia de relançar obras dessas décadas é muito boa!
ResponderExcluirBeijão