quarta-feira, 25 de novembro de 2020

'Movember': o que é; como surgiu; histórico; 'Fundação Movember'; como participar; ações publicitárias; e referências em games, cultura pop e outros








Estamos no mês que é conhecido com Novembro Azul, um mês de conscientização sobre o câncer de próstata. Durante novembro também ocorre o movimento Movember. Você sabe o que significa a expressão? O Movember é a união de duas palavras Mustache e November (Bigode e novembro, em português). Assim, a campanha do Novembro Azul acontece simultaneamente à do Movember - assunto principal desse post.

O movimento Movember tem o mesmo nome da fundação australiana criada em 2003, que surgiu como forma de conscientizar sobre alguns problemas de saúde dos homens, como câncer de próstata, câncer testicular e doenças psicossomáticas. De 30 homens participantes no início, a fundação conta atualmente com mais de 4 milhões de membros, fazendo parte de mais de 20 países.

LEIA TAMBÉM

Novembro azul: informações e ações publicitárias 

Novembro Azul: qual é o tom ideal a ser trata nas campanhas?

Como a campanha do 'Novembro Azul' vai para o caminho errado

8 campanhas publicitárias e informativas sobre 'Novembro Azul'


Durante o mês de novembro os homens são desafiados a deixeram seus bigodes crescerem, como forma de conscientização (Veremos em detalhes mais a frente). O evento é realizado pela Movember Foundation oficialmente em 21 países, são eles: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hong Kong, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Holanda, Reino Unido, República Tcheca, Cingapura, África do Sul, Suécia e Suíça. A fundação ficou no ranking das 100 ONG's mais notáveis do Global Journal em 2011 e 2012.

Como o objetivo de "mudar a aparência da saúde do homem", a campanha tem várias roupagens no mundo inteiro. No Brasil ela é conhecida como Novembro Azul, um mês em que prédios e monumentos importantes ganha iluminação azul se referindo ao propósito. Aqui no Brasil já aderimos de forma maciça ao Movember, com intervenções, mudanças de aparência e propagandas. O Movember já tem enorme aplitude, como veremos.

O post de hoje tem o intuito de explorar os seguintes tópicos: como surgiu o Movember?; Histórico do Movember; Fundação Movember; Como participar da campanha?; Ações publicitárias do Movember; Referências em games, cultura pop e outros


Como surgiu o Movember?

O Movember surgiu em Melbourne na Austrália em 2003 quando dois amigos, Travis Garone e Luke Slattery, estavam reunidos em um pub e ficaram curiosos para saber se ficariam bem de bigodes, que não estava na moda na época.

Inspirados pela campanha do câncer de mama, quando mulheres ficam carecas para se solidarizarem com as outras, os amigos queriam relacionar o bigode com o câncer de próstata e a saúde masculina.

O mês de novembro foi escolhido para deixar o bigode crescer. Os homens que fazem isso são conhecidos como Mo Bros. Mas não é somente os homens que podem participar. As mulheres também são incentivadas e são conhecidas como Mo Sistas.

No primeiro momento, o bigode foi aderido por cerca de 30 homens. O visual deles, na época, causou curiosidade das pessoas. Eles então notaram a força e o impacto dessa atitude, passando a tornar a campanha mais visível. Além do requesito de deixar os fios crescerem, os adeptos dessa campanha deveriam arrecadar doações dos curiosos que perguntarem sobre o visual. O uso do bigode, portanto, gera um impacto e é capaz de incentivar o diálogo e a divulgação sobre a saúde masculina em todo o mundo.

Com isso, aos poucos o movimento se popularizou e serviu de inspiração para a campanha Novembro Azul no Brasil. 


Histórico do Movember


O Movember possui 17 anos e um histórico já consolidado. Ele se iniciou em 2003, até ser consolidado no ano seguinte, quando passou-se a arrecadar fundos com o intuito de usarem para o combate do câncer de próstata na Austrália.

Em 2005, quase 500 pessoas arrecadaram mais de 40 mil dólares para a Fundação do Câncer de Próstata da Austrália. Na época foi a maior doação já recebida. Mais tarde esse grupo se chamaria Movember Foundation.

Em 2007 o eventou teve proporções maiores, ocorrendo no Canadá, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. Naquele ano foram arrecadados 21,5 milhões de dólares.

No ano de 2009, a Movember obteve o status de instituição de caridade oficial nos Estados Unidos.

Em 2010, foram reunidos mais de 447 mil homens e arrecadados mais de 72 milões de dólares.

No ano de 2013, o número de países participantes aumentou para 21, o número de inscritos foi de 969.188 e a arrecadação de 136,6 milhões de dólares.

Desde então, a fundação tem arrecadado fundos, tornando-se popular em todo o mundo.

 

Fundação Movember


A Fundação Movember tem como objetivo e foco a saúde do homem. Ela tem o intuito de impactar a saúde dos homens em todo o mundo e reduzir a diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. Ela atua basicamente em quatro áreas, são elas: câncer de próstata, câncer testicular, saúde mental e inatividade física.

Cada uma dessas áreas tem programas marcantes. O câncer de próstata, por exemplo, tem os programas TrueNTH 33 e IRONMAN 34; enquanto o câncer testicular o TrueNTH Testicular Cancer 35. Na área de saúde mental tem o programa Making Conections. Já a área de inatividade física tem o Move e o Ahead of the game 36.

A fundação já obteve vários prêmios e reconhecimentos. Entre eles estão o de melhor ONG em várias premiações.

Desde sua origem a fundação já angariou mais de 580 milhões de dólares para financiar cerca de 770 projetos para a saúde masculina.


Como participar da campanha?


Para participar bastar registrar uma fotografia no dia 1º de novembro no site Movember bem barbeado e durante o mês promover a sensibilização dos homens a fazerem o exame de próstata. Os homens são apoiados pelas mulheres para que a campanha atinja um número maior de pessoas. No final do mês, os homens devem registrar seus rostos bigodudos novamente no site.

E que tipo de bigode utilizar? Bem, o que mais lhe agradar. A criatividade vai de cada um! É preciso deixar o bigode, porém, com uma aparência agradável e limpa para que chame a atenção das outras pessoas. Utilize balm para hidratar e estilizar seus fios, deixando-os mais macios. Uma dica é deixar as laterais do rosto, queixo e pescoço raspados, deixando somente a região acima dos lábios com pelos. A cada semana, apare o bigode para que os fios não cubram os lábios. Se optar por ousar aposte no uso de ceras para fixação no formato desejado. 

A utilização do bigode durante o mês de novembro deve servir para a conscientização da saúide masculina. Por isso é importante que você sempre inclua nas suas conversas esse assunto. Não é apenas utilizar o bigode, não! 


Ações publicitárias do Movember


Assim como o Novembro Azul tem suas intervenções com a iluminação de prédios e monumentos importantes na cor azul, o Movember também. Um hospital público brasileiro incorporou um enorme bigode azul na sua fachada. Já na Austrália os membros da seleção de rugby Union usaram bigodes na inauguração do boeing 737 que também foi decorado com um enorme bigode preto. 


O canal do Youtube Movember  possui vários vídeos publicitários sobre a campanha, como um que fala mais da campanha e em que países ela está presente. Assista:


Já a Skol lançou uma propaganda que embora não seja ligada diretamente ao Movember e o uso de mustaches (bigodes) a achei muito interessante e criativa. Ela fez parte da peça publicitária Skol Summer House. Veja:


Existem muitas outras propagandas e ações publicitárias, mas não coloquei pois o post ficaria imenso. Contudo, tem mais coisas interessantes no próximo tópico. 


Referências em games, cultura pop e outros


O Movember invadiu o mundo dos games quando os jogadores do Football Manager 2015 deixaram seus bigodes crescerem durante o mês de novembro.

O movimento também esteve presente no FIFA 14 Ultimate Team e a Copa Movember e quando a Sony criou um adesivo de bigode que foi colocado no controlador Dual Shock 4 em apoio ao Movember.



Em 2012 o Google Chrome criou quatro jogos temáticos Movember para gerar conscientização e reflexão.

Em 2015, a Warframe, por sua vez, lançou um especial Movember com novos bigodes que eram trocados semanalmente para os jogadores equiparem em suas armações. 



O Google Chrome, ainda, fez uma parceria incrível com a Movember criando um vídeo que apresentava participantes reais e como eles utilizam a internet e o site do Movember para aumentar a conscientização e fundos da causa. Ele apresentava a canção Repatriated, do Handsome Furs. O vídeo obteve mais de 1,1 milhão de visualizações. 



Além das referências em games, internet e redes sociais, o Movember atingiu a cultura pop, quando vários famosos aderiram ao bigode, como Kevin Love, Jackie Lee e Freddie Mercury.



Isso é um pouco do Movember. Você já conhecia o movimento? O que acha dele? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Que bacana, eu não sabia que o desafio era deixar o bigode crescer hahahahaha
    É importante a conscientização.
    gostei muito desse post informativo.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a história mais achei bem bacana o post informativo.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Boa noite meu querido amigo. Obrigado por nos trazer história e informações. Um tema que muitos homens não gostam ou tem como tabu.

    ResponderExcluir
  4. Que interessante este desafio! Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Resultado do Amazonas da Sorte

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design