No dia 31 de outubro foi comemorado o Dia das Bruxas ou o Halloween. O Halloween é uma tradicional festa norte-americana originada nas Ilhas Britânicas e adaptada para diversos países. A festa acontece um dia antes do Dia de todos os santos (1º de novembro) e faz parte de uma vigília de três dias do Allhallotide, ou seja, o tempo do ano litúrgico para lembrar dos mortos, como santos (hallows), mártires e todos os fieis falecidos.
O Halloween é uma festa antiga. Estudos indicam que o termo foi registrado pela primeira vez em 1745. O termo é uma abreviatura para All Hallows' Eve (Dia de todos os santos). O Dia de todos os santos faz parte do calendário cristão.
Ao contrário do que se pensa, a festa não surgiu nos EUA, mas sim na Irlanda, e foi exportada para o país americano depois. A origem da festa data entre os anos 600 a.C. e 800 d.C. na Gália e nas ilhas da Grã-Bretanha. Uma teoria diz que a origem da festa foi durante o festival celta Samhain, celebrado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man entre 30 de outubro e 2 de novembro. O festival Samhain significa o "fim do verão".
No quadro abaixo, divulgado pelo Brasil Escola, é possível ver as diferenças entre o Samhain e o Halloween.
O Halloween em sua origem não tinha nada a ver com "doces ou travessuras", muito menos com bruxas e abóboras. Esse post terá o intuito de revelar a origem e história do Halloween, bem como suas variações, como o Dia do Saci.
Uma festa exportada
Durante a Grande Fome na Irlanda, 1 milhão de pessoas tiveram que emigrar para os EUA. Durante a emigração, essas pessoas levaram para o país americano suas tradições, incluindo o Samhain. Com isso, a festa tornou-se popular.
No início, a festa agrupava tradições do Reino Unido com rituais de colheita dos EUA. As abóboras são comuns nos meses de outubro e novembro nos EUA, e por isso foi o legume escolhido para a festa. Já no Reino Unido, utilizava-se o turnip, espécie de nabo, para fazer as esculturas.
Origem pagã X Origem católica
A origem pagã da festa tem a ver com a festa Samhain, já falada no tópico anterior. Para esses celebrantes, o lugar dos mortos seria um lugar feliz, sem fome e sem dor. As festas eram celebradas pelos sacerdotes druidas, que guiavam as pessoas e os seus antepassados. Acreditava-se, também, que os espíritos voltavam nessa data para visitar seus altigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
A origem católica da festa tem a ver com ela ser precedida do Dia de todos os santos e o Dia de finados. No ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os santos fosse celebrada em todo o mundo.
Por que a abóbora é o símbolo do Halloween?
Como falado no primeiro tópico desse texto, é comum utilizar abóboras e turnips para comemorar a data. Os adeptos da festa decoram e cortam os legumes, deixando-os com caras assustadoras e colocando lâmpadas e luzes dentro. Mas porque essa tradição é comum?
Tanto na festa irlandesa, como na americana, a ideia de fazer isso é para afastar maus espíritos, sobretudo o espírito de Jack. Diz a lenda que Jack o'lantern gostava de beber e sempre que cruzava com o diabo o enganava para não ser levado para o inferno. Até o dia em que de tanto beber faleceu e sua entrada foi negada no céu e no inferno, devido seu descaso com o diabo. Desde então, Jack passou a vagar com velas dentro de nabos para iluminar sua alma penada.
Doces ou travessuras
Nos EUA surgiu a tradição moderna dos doces ou travessuras? (Ou em inglês Trick or treat?). Segundo a tradição, crianças vão de casa em casa fantasiadas, pedindo doces, por meio da pergunta doces ou travessuras? Se as pessoas responderam doces, dão as guloseimas para elas; se disserem travessuras, as crianças fazem travessuras na casa da pessoa. Registros mostram que essa tradição vem desde 1920 ou 1950.
Acredita-se que a tradição britânica e irlandesa de pedir o bolo das almas (Soul cake), que gerou a tradição de doces ou travessuras nos EUA.
Halloween no Brasil
No Brasil é mais comum as festas em casas e na escola. O intuito não é abraseilar a festa, mas trazer elementos dela, como o uso de fantasias. A cada ano a festa ganha mais adeptos e marcas celebram o sucesso nas vendas de fantasias e doces.
Contudo, uma nova festa tem ganhado corpo em território brasileiro. Veja o próximo tópico.
Dia do Saci
A culturalização do Halloween no Brasil, abriu espaço para a criação da Lei 2.762 de 2003, que determina o dia 31 de outubro como o Dia do Saci, com o intuito de valorizar as lendas do folclore brasileiro. Com isso, as crianças se fantasiam com personagens do folclore brasileiro. Veja um vídeo do Porta dos fundos sobre a data:
Separei alguns twetts interessantes sobre o Dia do Saci:
Ces já sabe né
— Kala’an (@Bdalbosco) October 31, 2020
Feliz dia do Saci meu povo colonizado pic.twitter.com/JD4HWrmwjI
"Jerimule O'Lantern" para o desafio #DiaDasVisagens da @HETthePumpking#Halloween #DiaDoSaci pic.twitter.com/PWoRKpt7iJ
— Marvino Sousa (@MarvinoSousa) October 31, 2020
Esse foi o post de hoje. Já conhecia a origem do Halloween? E o Dia do Saci? Diga nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Existem mais bruxas que aquilo que imaginamos. Ui ui se existem...e bruxos, lol
ResponderExcluir.
Um dia feliz
Abraço.
É esse o meu lema, não acredito, mas que as há... 😁
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar no dia do Saci, possibilidade nalguma novela.
Abraço
Super interessante, não conhecia alguns detalhes desta manifestação cultural ...
ResponderExcluirBeijos
Desconhecia muita informação... 💩☠️💀👿👻😈👽
ResponderExcluirBoa noite meu querido amigo. Da festa só os doces. Saci lembro do Sítio do Pica-pau Amarelo. Tô ficando velho kkk.
ResponderExcluirJá conhecia a origem, gosto bastante ds data.
ResponderExcluirAdorei o post
Beijos,
Paloma Viricio
Excelente post. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Adorei ficar a saber um pouco mais sobre a tradição, deste dia... em que de uma forma bem humorada... exorcizamos alguns "terrores"...
ResponderExcluirExcelente trabalho de pesquisa, como sempre! Um grande abraço!
Ana