segunda-feira, 16 de novembro de 2020

'Afroart': reimaginando as princesas da 'Disney' com mulheres negras




Na próxima sexta-feira (20) será comemorado o Dia da Consciência Negra, essa data de suma importância que reflete sobre os negros na sociedade e que busca equipará-los aos brancos. É uma data que enaltece a cor negra, mostrando sua beleza e importância e em que tantos brancos como negros podem refletir. Os brancos para que tratem os negros com respeito, e os negros para que percebam sua importância na sociedade.

Pensando em enaltecer a beleza negra e também com o objetivo de refletir sobre essa data, a Creative Soul Photo criou um ensaio com meninas negras vestidas como princesas da Disney. A parte fotográfica ficou na responsabilidade de Regis e Kahran e o figurino e cabelo foi da cabelereira LaChanda Gatson. 

Intitulado de AfroArt (saiba detalhes aqui), o ensaio tem como objetivo o recohecimento e celebração do cabelo e beleza negros, ilustrando a história do passado real e celebrando a glória do aqui e agora. No site oficial do Creative Soul Photography foi falado mais do ensaio:

"Com esta série, pretendemos capacitar crianças de cor a abraçar seus cachos naturais e a pele em que estão."


A série ganhou visibilidade mundial, sendo apresentada na BBC News, CNN, Teen Vogue e Glamour Brasil

Um ensaio como esse tem como intuito desmitificar a aparência das princesas da Disney, que são em sua maioria - com exceção da Tiana, Moana, Pocahontas e Elena de Avalon - brancas, de cabelo loiros e olhos azuis. Como seriam se Branca de Neve, Elsa ou a Rainha de Copas fossem negras? De fato, continuariam lindas e empoderadas, como veremos à frente.

As princesas não deixaram de ser bonitas, sendo redefinidas e reimaginadas com seu próprio estilo, cultura e ganhos. Os figurinos foram inspirados nas princesas, mas elas ganharam um estilo próprio que passou pela própria aparência e cabelos das meninas negras. A cabelereira LaChanda Gatson disse que a experiência de produzir as princesas foi positiva:

"Adorei assistir e ler contos de fadas e fantasia. Muitas vezes eu reinventava esses personagens mais relacionáveis ​​comigo e com minha cultura. Eu os reimaginei como realeza urbana negra. As princesas da série não incluem nenhuma donzela em perigo. Esses membros da realeza possuem os poderes curativos de sua linhagem ancestral."


É com esse intuito que a CreativeSoul trabalha, ou seja, dando oportunidade para que tantos brancos como negros sejam vistos de forma verdadeira, sem filtros, enaltecendo todos os tipos de beleza e criando histórias fotográficas que duram a vida inteira. 

A inspiração com as princesas da Disney não é declarada, mas não podemos negar a semelhança com elas. As fotografias fizeram sucesso nas redes sociais e tem viralizado principalemnte no Facebook. Por sua vez, pais de crianças negras relataram que suas filhas podem se ver nas personagens. Veja as imagens. Um verdadeiro deleite visual!


Jasmine




Tiana




Cinderela




Pocahontas




Nala




Elsa




Bela Adormecida




Moana




Branca de Neve




Shuri




Bela




Rainha de Copas 



 Ana




Rapunzel


Um capricho só esse ensaio, não é mesmo? A escolha do figurino, maquiagem e cabelo foi bem acertada. Ensaio com zero defeitos. 

Antes da princesa Tiana, a presença negra entre as princesas era quase nula (Antes dela só havia a Pocahontas, mas não consideramos como princesa). Esse cenário mudou quando houve uma maior representatividade negra com um filme estrelado por uma princesa africana e também com a escolha da protagonista da live-action de A pequena sereia, Halle Bailey que interpretará Ariel. 

Essa representatividade negra é importante por conta de inúmeros fatores. E você, gostou do ensaio Afroart? Como você vê a representatividade negra nas animações da Disney? Diga nos comentários. J-J


Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Oi, tudo bem?
    Achei o ensaio maravilhoso!!! Ficou incrível, e o que mais amei foram os elementos incorporados ao figurinos. Me corrija se estiver errada, mas a composição me lembrou muito as vestimentas das realizas africanas. Ficou magnifico.
    E sim, essa representatividade é essencial.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  2. Que ensaio mais incrível, Emerson. E com crianças! ♥ Sem dúvida, cada uma vai se sentir representada mesmo. E isso é tão fundamental, né? Parabéns a todos envolvidos e obrigada por compartilhar com a gente. Eu fiquei encantada com todas as princesas, mas as minhas preferidas: Jasmine, Cinderela e Nala. :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  3. Excelente iniciativa
    Adorei
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. que ensaio mais lindo
    e que princesas perfeitas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  5. Ensaio lindo! Muito atual e consciencializador! obrigada por partilhar. Abraço e boa semana.
    .

    ResponderExcluir
  6. Que trabalho lindo, como ficaram fabulosas essas princesas

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Emerson. SIMPLESMENTE TUDO EXCELENTE.

    ResponderExcluir
  8. Lindo as fotos. Parabéns! Abraço.


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Que incrível.
    Gostei bastante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa que lindas! 😍😍❤

    Fiz uma postagem nova lá no blog e gostaria muito de saber o que você achou.
    Beijos,
    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Que bacana, não sabia da série, vou querer assistir, e gostei muito da inspiração das princesas da Disney.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    as fotos ficaram muito lindas e bem caracterizadas, aos poucos vão mudando a percepção a respeito das princesas, tendo mais diversidade, gostei muito da escolha da atriz para a pequena sereia.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Que fotose produções incríveis, adorei este post!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  14. Mais um projecto fantástico... para ajudar a mudar mentalidades, e a desconstruir estereótipos...
    As imagens estão lindas! Excelente partilha, como sempre, Emerson!
    Abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design