Uma notícia divulgada no último domingo (01) abalou o mundo da tv brasileira e das celebridades. O ator Tom Veiga faleceu aos 47 anos vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em casa. Tom ficou conhecido por interpretar o famoso papagaio Louro José durante mais de 23 anos. A notícia pegou a todos de surpresa.
Tom Veiga, ou melhor, Neilton Veiga Júnior nasceu no dia 6 de fevereiro de 1973 em São Paulo e faleceu no dia 1º de novembro de 2020. Veiga sagrou-se com o papagaio falante verde e amarelo. O boneco mistura tecnologia e manipulação, mas nem sempre foi assim. Na sua origem, lá em 1997 no programa Note e Anote da TV Record (Atual RecordTV) Louro era apenas manipulado manualmente, não possuindo tecnologia de controle remoto. Quando Louro José foi para a Globo ele teve tanto mudança de aparência, como passou a movimentar seus olhos, dando mais vigor ao personagem.
Louro José era um companheiro de Ana Maria Braga, e a vida de Louro José e Tom Veiga se misturavam. Criador e criatura conviveram por 25 anos. Louro José fazia toda a diferença nas manhãs da Globo. Ele era mais que um fantoche. Ele dava sua opinião, mostrava sua ironia e bom humor, além de competir com sua "mãe" em festivais de piadas ou na dublagem de músicas. Louro José era o alívio cômico em suas aparições.
As manhãs da Globo não serão mais as mesmas sem a criatura e seu criador. Com certeza, o Louro José foi uma das maiores criações da televisão brasileira. Esse post tem o intuito de apresentar um pouco da história do Louro José e seu legado para o meio comunicador.
Origem
Em março de 1997 Ana Maria Braga estava à procura de uma mascote para o seu programa, ainda quando estava na TV Record. Ela necessitava de um boneco para fazer uma passagem menos dolorosa, já que o programa vinha depois de um infantil. "Que tal usar um cachorro, já que é o melhor amigo do homem? Ou um gato?" Foram as perguntas que passaram por sua mente. "Mas cachorro e gato não falam...", pensou. "E se fosse um papagaio? Papagaio fala!" Foi mais ou menos assim que foi criado o Louro José, o animal de estimação de Ana Maria.
Foi então que várias formas do boneco foram testadas, até chegar em uma aceitável. Foi no dia 6 de março de 1997 que o papagaio estreou no programa Note e Anote. Tom Veiga, produtor do programa, na falta de quem o manejasse, foi quem deu vida ao animal. Por meio do improviso e bom senso de humor ele assumiu esse posto durante os primeiros meses, se dividindo entre a manipulação e a produção. O resultado foi tão positivo que Veiga foi efetivado como papagaio até o dia 30 de outubro de 2020.
Bia Abramo disse que o bicho era a alma do programa. Leia:
"Simplório, infantil, sua função é ajudar a reduzir as histórias reais das mulheres de classe média baixa a contos de fada de um sucesso aparentemente admirado, mas bem colocado na devida perspectiva: pequena e bem distante da fulgurância da apresentadora. A alma loura do programa."
O nascimento do papagaio marca um dos momentos mais icônicos da tv brasileira. Quem se lembra?
Nascimento do Louro José é um dos momentos mais marcantes da tv brasileira.
— paquita da xuxa 🏳️🌈⃤ (@JeffValencio) November 1, 2020
pic.twitter.com/ZtiZZL1kuQ
Que tristeza... Muita força pra família.
— Felipe Neto 🇧🇷🏴 (@felipeneto) November 1, 2020
O Louro José foi uma das maiores criações da história da TV brasileira.
Vá em paz, Tom Veiga 😔❤️ pic.twitter.com/1COYOb9Kj9
Emocionada com essa homenagem do #Fantástico pro Tom Veiga. 😢 pic.twitter.com/Xo6m0Z3OYx
— Globo em 🏠 (@RedeGlobo) November 2, 2020
Nossos sentimentos aos familiares e amigos do Tom Veiga. Louro José fez história. 😞 pic.twitter.com/xjPuWMxUEd
— Turma da Mônica (@TurmadaMonica) November 1, 2020
Tom Veiga e o Louro José irão fazer muita falta. Não tem ninguém capaz de interpretar o Louro José, senão o Tom. Infelizmente no mesmo momento que nos despedimos de Tom, nos despedimos do Louro José. As manhãs do Mais Você não serão mais as mesmas. A Ana Maria não será mais a mesma. Essa foi a minha homenagem ao Louro José e ao Tom Veiga. J-J
Por: Emerson Garcia
Olá, Emerson.
ResponderExcluirAcredito que era um dos poucos artistas que era unanimidade entre os brasileiros. E o engraçado é que todo mundo conhecia o Louro mas não a pessoa por trás que nunca fez questão de aparecer. Vai fazer muita falta.
Prefácio
Realmente a TV nunca mais será a mesma com essa perda. O Louro José era o companheiro fiel da Ana Maria na TV toda manhã, mas também era nosso companheiro. Era muito legal ver a interação dele, a amizade que se formou ao longo dos anos... e foram muitos. O céu ganhou mais uma estrelinha, que vai deixar bastante saudade aqui na Terra.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Boa tarde Emerson. SIMPLES E SIMPLESMENTE UM DOS MELHORES ARTISTAS QUE O BRASIL JÁ TEVE. Personagem impagável, importante e é inigualável. Obrigado pela singela homenagem.
ResponderExcluirEu fiquei triste com a notícia.
ResponderExcluirÉ uma perda em todos os âmbitos. É sempre triste quando um artista se vai.
Um beijo,
Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
Algumas Observações
Projeto Escrita Criativa
Que descanse em paz! O Céu ficará mais alegre com sua presença. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Uma grande perda.
ResponderExcluirBem emocionante as homenagens de vejo ao profissional e sua obra.
Que Deus conforte a família.
beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Nunca assisti programa da Ana Maria nem nos tempos da Gazeta, por tanto, pouco sei do personagem ... só mesmo de ouvir falar ... Todavia quase toda perda humana é lamentável ... eu disse "quase".
ResponderExcluirMuito querido realmente o Louro José e o ator. Estava até vendo o programa mais vezes, pois ainda estou trabalhando de casa e de vez em quando ligava pra ver. Até chorei com a despedida da Ana Maria, ela é um exemplo de força. Beijos :)
ResponderExcluirÉ impressionante o poder de certas figuras para cativar as pessoas, não é verdade? O lourinho de "brinquedo" fez uma legião de fãs, pelo Brasil. Foi uma pena o ator falecer tão cedo.
ResponderExcluirEu me lembro de ver o louro no programa da Ana Maria, e olha que vi só fazendo zapping!!
ResponderExcluirUma grande e precoce perda!!
xoxo
marisasclosetblog.com
Uma notícia que também me surpreendeu! Sempre acompanhámos com preocupação os percalços de saúde da Ana Maria... nada fáceis... e sempre superados... pelo que algo assim... seria totalmente impensável! Sempre associamos os AVC's a pessoas idosas... esquecendo, que esta doença, surge do nada... quando se pode estar a viver uma fase mais perturbante do ponto de vista emocional...
ResponderExcluirLamento profundamente tal perda! Um grande abraço!
Ana