sábado, 7 de novembro de 2020

Louro José e Tom Veiga: quando o manipulado e o manipulador se confundem - uma homenagem


Uma notícia divulgada no último domingo (01) abalou o mundo da tv brasileira e das celebridades. O ator Tom Veiga faleceu aos 47 anos vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em casa. Tom ficou conhecido por interpretar o famoso papagaio Louro José durante mais de 23 anos. A notícia pegou a todos de surpresa. 

Tom Veiga, ou melhor, Neilton Veiga Júnior nasceu no dia 6 de fevereiro de 1973 em São Paulo e faleceu no dia 1º de novembro de 2020. Veiga sagrou-se com o papagaio falante verde e amarelo. O boneco mistura tecnologia e manipulação, mas nem sempre foi assim. Na sua origem, lá em 1997 no programa Note e Anote da TV Record (Atual RecordTV) Louro era apenas manipulado manualmente, não possuindo tecnologia de controle remoto. Quando Louro José foi para a Globo ele teve tanto mudança de aparência, como passou a movimentar seus olhos, dando mais vigor ao personagem. 

Louro José era um companheiro de Ana Maria Braga, e a vida de Louro José e Tom Veiga se misturavam. Criador e criatura conviveram por 25 anos. Louro José fazia toda a diferença nas manhãs da Globo. Ele era mais que um fantoche. Ele dava sua opinião, mostrava sua ironia e bom humor, além de competir com sua "mãe" em festivais de piadas ou na dublagem de músicas. Louro José era o alívio cômico em suas aparições. 

As manhãs da Globo não serão mais as mesmas sem a criatura e seu criador. Com certeza, o Louro José foi uma das maiores criações da televisão brasileira. Esse post tem o intuito de apresentar um pouco da história do Louro José e seu legado para o meio comunicador.


Origem


Em março de 1997 Ana Maria Braga estava à procura de uma mascote para o seu programa, ainda quando estava na TV Record. Ela necessitava de um boneco para fazer uma passagem menos dolorosa, já que o programa vinha depois de um infantil. "Que tal usar um cachorro, já que é o melhor amigo do homem? Ou um gato?" Foram as perguntas que passaram por sua mente. "Mas cachorro e gato não falam...", pensou. "E se fosse um papagaio? Papagaio fala!" Foi mais ou menos assim que foi criado o Louro José, o animal de estimação de Ana Maria. 

Foi então que várias formas do boneco foram testadas, até chegar em uma aceitável. Foi no dia 6 de março de 1997 que o papagaio estreou no programa Note e Anote. Tom Veiga, produtor do programa, na falta de quem o manejasse, foi quem deu vida ao animal. Por meio do improviso e bom senso de humor ele assumiu esse posto durante os primeiros meses, se dividindo entre a manipulação e a produção. O resultado foi tão positivo que Veiga foi efetivado como papagaio até o dia 30 de outubro de 2020. 

Bia Abramo disse que o bicho era a alma do programa. Leia:

"Simplório, infantil, sua função é ajudar a reduzir as histórias reais das mulheres de classe média baixa a contos de fada de um sucesso aparentemente admirado, mas bem colocado na devida perspectiva: pequena e bem distante da fulgurância da apresentadora. A alma loura do programa."


O nascimento do papagaio marca um dos momentos mais icônicos da tv brasileira. Quem se lembra?


O personagem foi inspirado em um papagaio de Ana Maria Braga e seu ex eposo, Carlos Madrulha. O nome é em homenagem ao pai de Ana. O papagaio mais famoso da tv passou por várias repaginações desde sua origem, tornando-se mais elegante e bonito. Ele já apareceu em uma proporção grande, com roupa de gala, pronto para a copa do mundo, homenageando o Michael Jackson e no clima de festa junina. 


Louro José e Ana Maria: uma relação de amor



No vídeo exibido acima é possível perceber a relação de afeto entre Ana Maria Braga e o Louro José. Ana era considerada uma mãe para Louro José e conhecia Tom Veiga há uma longa data, trabalhando com ele desde 1995. Nos programas, o louro protagonizava as situações mais engraçadas e divertidas ao lado da loura. Fiel companheiro de Ana Maria, nem sempre concordava com ela, o que gerava as situações mais desconfortantes e hilárias. A relação dos dois era tão próxima que Namaria dizia que o bicho era "seu filho de penas". 


Caso de justiça

Uma curiosidade que não sabia, é que a Ana Maria Braga teve que entrar na justiça para registrar o fantoche, isso porque a Disney não concordava ter um bicho que imitasse o Zé Carioca. Foi então que a loura entrou na justiça várias vezes para registrar o Louro José, mas com muita dificuldade.


Legado


O sucesso do Louro José foi tão grande que ele virou um garoto-propaganda lucrativo, com a venda de rações de aves, brinquedos e até mesmo a criação de um cd, o Pet Hits lançado em 2003. 

O papagaio participou de várias atrações globais, como Louco por Elas, A dona do pedaço e Sítio do Pica Pau amarelo.

Louro José fez seu legado, servindo de inspiração para que programas como do Ratinho Livre, Escolinha do Barulho, Domingo Legal e da Palmirinha Onofre tivessem suas próprias mascotes, que variavam de rato, macaco, alienígena, cachorro e menino. 


Tom Veiga

Apesar de interpretar um personagem carismático e alegre, Tom Veiga passou por momentos tristes em sua vida pessoal, como o divórcio e depressão. Ele também sofreu com boatos de que abandonaria o Mais Você.
 

Homenagens

Várias celebridades e famosos homenagearam Tom Veiga e o Louro José. Separei algumas das que mais me tocaram.

Inicio com a ilustração de Petit Abel. Agora, Louro José pode voar livremente. Veja: 
 



A próxima ilustração foi feita pelo site Só Notícia Boa e me tocou bastante.



É claro que a Ana Maria Braga não poderia deixar de aparecer nas homenagens. Bastante emocionada, ela dedicou um programa inteiro para o Louro José/Tom Veiga. Ela disse que a bancada em que ele permaneceu durante todos esses anos deveria estar no programa. Flores foram colocadas no exato lugar onde ele ficava. Assista ao trecho:


   


No Instagram Ana falou de sua relação com Tom. Veja:


 
Ver essa foto no Instagram

Meu namoradinho como amei receber seu carinho ...diz pra minha Aldinha que eu a amo.

Uma publicação compartilhada por Xuxa Meneghel (@xuxamenegheloficial) em




André Marques também esboçou seu carinho por Tom:

 
Ver essa foto no Instagram

É irmão .... tá bem difícil! Anos de amizade !! Últimos meses mais próximos ainda ! Quantas risadas e rangos maravilhosos! Hoje , indo pro aeroporto , recebo uma ligação de uma amiga nossa perguntando por você que não atendia o tel! Dei meia volta , fui até sua casa ! Fui o primeiro a chegar ! E você estava no Céu, voando já . Sei que seria o primeiro a chegar também se dessem falta de mim. Agora , me espera por aí , que quando eu te encontrar vamos fazer o que mais gostávamos .... risadas.. vinho .. muita comida e papo bom! Te amo ❤️ @tom_veiga . . . O cordão de presente que tirou do seu pescoço e me deu no ano novo, já era meu amuleto ,agora ainda mais forte ! ❤️ #rip #tomveiga #lorojose

Uma publicação compartilhada por Andre Marques (@euandremarques) em




O youtuber Felipe Netto enalteceu a importância de Louro José para a comunicação:



Até mesmo os Cavalinhos do Fantástico e seus intérpretes prestaram homenagem à Tom e ao fantoche no Twitter:



Turma da Mônica não ficou de fora também ao postar uma homenagem e uma foto - um verdadeiro crossover - da Turma da Mônica e do Louro José. Acompanhe:

 

Tom Veiga e o Louro José irão fazer muita falta. Não tem ninguém capaz de interpretar o Louro José, senão o Tom. Infelizmente no mesmo momento que nos despedimos de Tom, nos despedimos do Louro José. As manhãs do Mais Você não serão mais as mesmas. A Ana Maria não será mais a mesma. Essa foi a minha homenagem ao Louro José e ao Tom Veiga. J-J


Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Olá, Emerson.
    Acredito que era um dos poucos artistas que era unanimidade entre os brasileiros. E o engraçado é que todo mundo conhecia o Louro mas não a pessoa por trás que nunca fez questão de aparecer. Vai fazer muita falta.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Realmente a TV nunca mais será a mesma com essa perda. O Louro José era o companheiro fiel da Ana Maria na TV toda manhã, mas também era nosso companheiro. Era muito legal ver a interação dele, a amizade que se formou ao longo dos anos... e foram muitos. O céu ganhou mais uma estrelinha, que vai deixar bastante saudade aqui na Terra.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Emerson. SIMPLES E SIMPLESMENTE UM DOS MELHORES ARTISTAS QUE O BRASIL JÁ TEVE. Personagem impagável, importante e é inigualável. Obrigado pela singela homenagem.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei triste com a notícia.
    É uma perda em todos os âmbitos. É sempre triste quando um artista se vai.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  5. Que descanse em paz! O Céu ficará mais alegre com sua presença. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Uma grande perda.
    Bem emocionante as homenagens de vejo ao profissional e sua obra.
    Que Deus conforte a família.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nunca assisti programa da Ana Maria nem nos tempos da Gazeta, por tanto, pouco sei do personagem ... só mesmo de ouvir falar ... Todavia quase toda perda humana é lamentável ... eu disse "quase".

    ResponderExcluir
  8. Muito querido realmente o Louro José e o ator. Estava até vendo o programa mais vezes, pois ainda estou trabalhando de casa e de vez em quando ligava pra ver. Até chorei com a despedida da Ana Maria, ela é um exemplo de força. Beijos :)

    ResponderExcluir
  9. É impressionante o poder de certas figuras para cativar as pessoas, não é verdade? O lourinho de "brinquedo" fez uma legião de fãs, pelo Brasil. Foi uma pena o ator falecer tão cedo.

    ResponderExcluir
  10. Eu me lembro de ver o louro no programa da Ana Maria, e olha que vi só fazendo zapping!!
    Uma grande e precoce perda!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  11. Uma notícia que também me surpreendeu! Sempre acompanhámos com preocupação os percalços de saúde da Ana Maria... nada fáceis... e sempre superados... pelo que algo assim... seria totalmente impensável! Sempre associamos os AVC's a pessoas idosas... esquecendo, que esta doença, surge do nada... quando se pode estar a viver uma fase mais perturbante do ponto de vista emocional...
    Lamento profundamente tal perda! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design