quinta-feira, 28 de julho de 2022

Entre Frames #63 #EspecialFK&C #3 - Relate





Você não verá mais um elevador da mesma forma ao assistir o clipe Relate de For King & Country! Lançado no dia 07 de agosto de 2021, já conta com 6.101.283 visualizações e 73 mil curtidas. O vídeo foi dirigido por Ben Smallbone, irmão de Joel e Luke Smallbone, os vocalistas da banda For King and Country

Relate foi gravado no coração de Los Angeles (Califórnia) em Skid Row. Os assuntos principais do vídeo são a empatia e a identidade. Atualmente, é difícil nos relacionarmos com os outros indivíduos, pois eles possuem crenças, identidades e pensamentos distintos. Mas o relacionamento com os outros é fundamental se você se diz cristão, afinal, um dos atributos que Jesus demonstrou em seu ministério foi a compaixão, o ser empático. Os irmãos cantores trabalham com essa ideia no clipe de forma muito profícua e importante.


Eis algumas características do clipe: ele foi quase todo gravado em plano sequência, com poucas edições e cortes; os filtros são azulados; um frame praticamente continua no próximo; e foram utilizadas cabines iluminadas que lembram elevadores. O clipe tem como pano de fundo um horizonte sombrio de Los Angeles, de um dia nublado, ao anoitecer. Ele explora o significado de viajar pelas histórias da vida de outras pessoas em busca de comunidade, união e unidade. Assista-o!



Vamos desenvolver os detalhes dessa produção?!


A mensagem

Joel e Luke viajam por elevadores em uma busca insaciável e contínua por compaixão, identificação e empatia, mesmo tendo como obstáculos as diferenças e os vidros das cabines. É possível se identificar nos dias de hoje?! Para Joel e Luke, sim, pois eles encontraram conexão através de uma linguagem universal que todos tem acesso - a música! O clipe mostra essa reunião, independente de origens, diferenças ou de onde somos. Ele apresenta pessoas muito distintas umas das outras, com etinias, culturas e histórias bem pessoais. Os produtores do vídeo fizeram questão de colocar pessoas de várias localidades do mundo. E a identidade é isso: é você se identificar, apesar das diferenças. É você se identificar com o outro pelo simples fato dele ser humano, ter dores, passar por lutas e obstáculos, assim como você!


Sons, cidade, elevadores e câmera



O clipe inicia com sons urbanos e naturais da cidade de Los Angeles (0:00 - 0:03). Perceba que é um clipe bem urbano, com prédios, plataformas e com bastante exploração da luz do sol num fim de tarde. Logo no início (0:04), vemos que a câmera se movimenta da esquerda para a direita, até que ela desce sutilmente para mostrar Joel, numa plataforma (0:04 - 0:07). 

A música, então, se inicia (0:07 - 0:10) e a câmera exibe Joel centralizado à direita do vídeo, de modo que ela vai se aproximando dele (0:10 - 0:13). O cantor desce da plataforma, se depara com uma cabine luminosa, se direcionando até ela (0:18 - 0:22). O clima parece ser de fim de tarde e o sol parece já se pôr. 

Joel chega na cabine e adentra ela. A imagem fica centralizada na tela (0:23 - 0:25). A cabine se fecha, refletindo a cidade, até que ela faz um movimento e parece descender. Após, a câmera sobe repentinamente, mostrando Los Angeles (Skid Row) novamente (0:26 - 0:27). 



Entre 0:27 e 0:28 a câmera corta para Luke, que canta outra parte da música e anda pela cidade, centralizado à direita da tela. Ele também se direciona para outra cabine luminosa (0:29 - 0:37), chegando até ela, adentrando-a. Em seguida, as portas transparentes se fecham e o elevador descende (0:37 - 0:44). 



Elevadores descendem; situações empáticas


Entre 0:44 e 0:48 os elevadores descem e eles passam a ver várias cenas de pessoas anônimas, com vivências e modos de vidas diferentes deles. Em montagens bem feitas, em que a cena anterior complementa a próxima, as cabines se movimentam, assim como a câmera também, que grava tudo em plano-sequência, sem cortes (0:48 - 0:51). É interessante ressaltar que os irmãos são telespectadores das imagens que vêem, olhando-as com muita compaixão e empatia (0:51 - 0:55). 

Há mais cenas empáticas (0:55 - 1:01). É interessante que tanto os irmãos aparecem refletidos nas cenas, assim como as pessoas anônimas (1:01 - 1:04). A empatia e compaixão é você olhar para o outro como se estivesse olhando para si próprio, como num espelho. 


Cabines em alta/baixa velocidade

As cabines tem suas velocidades influenciadas também pela música e melodia. Por exemplo, entre 1:04 e 1:06 os elevadores ganham maiores velocidades e os cantores veêm as cenas das pessoas de forma mais rápida e dinâmica. É possível perceber que as cenas passam como um flash, mas em sequência e com pouquíssimas edições (1:06 - 1:07). Chega um momento em que Joel e Luke sentem a turbulência das cabines (1:07 - 1:10). 


Entre 1:12 e 1:17 as cabines diminuem a velocidade e passeiam por cenários, com pessoas e suas histórias particulares. Entre 1:22 e 1:46 essas pessoas continuam sendo mostradas. 


É interessante a continuidade nesse clipe, pois tudo se encaixa de forma perfeita. Como quando uma mulher fecha a porta, e no frame seguinte a tela fica preta, cortando para Joel no elevador (1:47 - 1:49). 


Entre 1:49 e 2:02, os elevadores continuam se movimentando e mostrando mais pessoas. Há cortes de frames rápidos e dinâmicos (2:05 - 2:07). 


OBSERVAÇÃO DE MILHÕES: Não sei se minha intuição está correta, mas acredito que o clipe tem um Easter Egg com referência à outro do FK&C - For God is with us, que fora analisado anteriormente. Várias das pessoas anônimas estão em ambos os clipes! Perceba uma montagem de For God is with us e tire suas próprias conclusões!







Cabines mais velozes, mais furiosas


Entre 2:07 e 2:10 corta para os irmãos nos elevadores, lado a lado. As cabines se movimentam velozmente, enquanto mais imagens de pessoas anônimas são mostradas (2:10 - 2:24). 

A música, então, fica ainda mais alta e corta para as cabines correndo velozmente (2:24 - 2:26). Entre 2:26 e 2:38 há mais imagens e entre 2:39 e 2:41 Joel e Luke querem ajudar as pessoas, mas não conseguem sair das cabines. Há um limite, algo que impede deles saírem, até que os irmãos tem uma brilhante ideia: eles tentam quebrar o vidro com as mãos!


Fora do que te limita

Joel e Luke conseguem quebrar o vidro (2:41 - 2:45). Ele era o impedimento e limitador para que os indivíduos vissem as situações, mas sem poderem fazer nada. Entre 2:46 e 2:48 os vidros de todas as cabines das pessoas anônimas são quebrados, até que as cabines ficam alinhadas. 

As cabines estarem alinhadas é um sinal de igualdade e equidade, que todos estão numa mesma posição e patamar. Nenhuma cabine está acima ou abaixo que a outra, todas estão num mesmo nível. Isso é empatia e compaixão! Em 2:54, um frame passa velozmente na tela. 


A cabine no meio de Los Angeles, Skid Row

Joel, portanto, fala a última frase do clipe, o concluindo e saindo de cena (2:55 - 2:58). No vídeo, ouve-se um barulho e vê-se um clarão, até que corta para a cabine na plataforma da cidade (2:59 - 3:00). A câmera se aproxima da cabine e o clipe é finalizado (3:01 - 3:08). Há um fade out e tela preta (3:08 - 3:16). 




Letra


Relate é o primeiro single da banda desde seu lançamento em 2020, Together. Joel e Luke Smallbone realizam um apelo apaixonado à unidade. Mesmo com as diferenças, todos compartilham as experiências humanas mais básicas. Se nos concentramos no que nos aproxima e não no que nos distancia, passamos a nos entender e nos relacionar de forma surpreendente. A letra foi escrita por Josh Kerr, Joel Smallbone, Luke Smallbone e Tayla Parx.

Separei alguns trechos da letra. Confira!

"Has life hit you so hard that you've been knocked down?
Have you gone too far to find the middle ground?
Did they raise you so high just to pull you back down?
Have you been so lost you could never be found?"
(A vida bateu em você com tanta força que você foi derrubado?
Você foi longe demais para encontrar o meio-termo?
Eles o levantaram tão alto apenas para puxá-lo de volta para baixo?
Você esteve tão perdido que nunca poderia ser encontrado?)

Esse trecho inicial fala da falibilidade humana e também das fraquezas. Ninguém é super herói e tem momentos que a vida nos bate, nos leva para baixo (como um elevador) e também para cima. 


"I don't know what it's like to be you
You don't know what it's like to be me
What if we're all the same in different kinds of ways
Can you, can you relate?"
(Eu não sei o que é ser você
Você não sabe o que é ser eu
E se formos todos iguais de maneiras diferentes
Você consegue, você consegue se identificar?)

Esse refrão é bem filosófico e com muitos ensinamentos! É possível sermos iguais, mas de formas diferentes! A cena das cabines alinhadas mostrou bastante isso! 


"We both know what it's like to be hurt
We both know what it's like to feel pain
But I think it's safe to say we're on to better days
Can you, can you relate?
Can you relate?
Have you ever been left when you shoulda been loved?
Has there ever been a time when you stayed, but you should've run?"
(Nós dois sabemos o que é sentir dor
Nós dois sabemos o que é ser ferido
Mas eu acho que é seguro dizer que estamos caminhando para dias melhores
Você consegue, você consegue se identificar?
Consegue se identificar?
Você já foi deixado quando deveria ser amado?
Já houve um tempo em que você ficou, mas deveria ter corrido?)

Um trecho que fala de identificação e empatia. 



Música

Ela é composta na tonalidade de Si Bemol Maior com um andamento de 70 batidas por minuto e um compasso musical 4.4


Desempenho comercial e performance



Relate foi apresentada em diversos programas e também lançou-se um remix. Jonathan Andre, do 365 Days of Inspiring Media, fez uma crítica positiva, ao dizer que os irmãos entregam uma canção sobre unidade e ver as coisas da perspectiva de outra pessoa. Ele ainda continuou dizendo que a canção é uma sequência de Bleed the Same de Mandisa.

A música alcançou o primeiro lugar na parada de músicas cristãs quentes dos EUA, chegando ao número 6 na parada Bubbling Under Hot 100. Relate, por exemplo, atingiu a primeira posição na parada Hot Christian Songs de 12 de fevereiro de 2022, após um aumento nos fluxos e downloads digitais, tornando-se o primeiro single número 1 da dupla. 

Em 18 de março de 2022, uma performance da música foi apresentada no deserto de Mojave, indo ao ar no The Kelly Clarkson Show


Esse foi o Entre Frames de hoje! Após assistir esse clipe, não entro mais num elevador da mesma forma. Toda vez que utilizo o elevador no meu trabalho, me imagino imerso em Relate! Demais! J-J


















Por: Emerson Garcia

20 comentários :

  1. confesso que não conhecia o clipe e nem a música, mas é uma ótima análise como sempre

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Uau, bela análise que vc fez!
    O clipe merece ser visto, com certeza!
    Beijos! :-*

    ResponderExcluir
  3. Pena ver que se vai ausentar tanto tempo
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu amo ver essas análises de clipes por aqui. Não conhecia, mas gostei :)

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Isto é que é falar de um Vídeo :)

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa banda ou dupla, fiquei curiosa pra ouvir e vou assistir o clipe sim. Achei bem interessante que foi gravado em plano sequência, isso é bem difícil!
    Adoro análises de clipes musicais :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Incrível o clipe, achei demais o efeito dos filtros azulados!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Emerson
    Lindo clipe, não conhecia, obrigada por compartilhar. Gostei disso: "Se nos concentramos no que nos aproxima e não no que nos distancia, passamos a nos entender e nos relacionar de forma surpreendente." Aproveite esses momentos de lazer, são especiais demais, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Oi
    não conhecia, mas curti a música, ela é bem gostosinha de se escutar.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Emerson, com certeza também vou encarar o elevador de outra forma. A intenção da música e do clipe é maravilhosa. Empatia e compaixão são tudo nessa vida. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  11. Uma análise bem minuciosa do clip. Legal demais. Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a banda, então valeu pela dica. Achei super completa a sua análise e acho que é a primeira vez que leio um conteúdo assim, então parabéns pela iniciativa!

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  13. Olá!!!
    Não conhecia ainda!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Bom dia e um sábado com muita paz e saúde. Boas férias meu querido amigo. Se você viajar vou encomendar uns chaveiros para minha coleção kkkk.

    ResponderExcluir
  15. JJ, você podia fazer palestras com essas análises de video que você faz!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  16. Ficou incrível esse post

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  17. Desconhecia esta dupla que ando descobrindo por aqui, em belíssimos temas!
    Mais um vídeo super bem analisado que gostei imenso de apreciar por aqui!
    Excelente trabalho como sempre, nesta rubrica!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design