quinta-feira, 14 de julho de 2022

Quinta de série #serieteners3 #5: American Lockdown and Debunking Borat's

Pode conter spoilers!





Hoje falo da produção O confinamento americano e desbancando Borat (Em inglês American Lockdown and Debunking Borat's). A série foi disponibilizada pela Prime Video, da Amazon Studios. Borat's American Lockdown é do gênero de comédia, talk show e variedades, reality TV e documentário e conta com Sacha Baron Cohen e Maria Bakalova no elenco. Cada episódio tem a duração média de 7 minutos, contando com 7 episódios e totalizando cerca de 50 minutos de vídeo. 

Você acompanha o drama da vida real de Sacha Baron Conhen, como Borat Sagdivev, nos cinco dias que ele fica confinado com dois teorizadores da conspiração, em plena alta da pandemia da COVID-19. As teorias destes dois conspiradores são descontruídas pelos maiores especialistas mundiais na área. 



Borat, o jornalista cômico, agora desvenda algumas das principais fake news sobre a COVID-19 por meio desse especial. Borat's American Lockdown é uma continuação do longa Fita de cinema seguinte, quando Borat ficou confinado no início da pandemia da COVID-19 na casa de dois americanos. Novas cenas sobre esse período no estilo de reality show foram disponibilizadas nesse especial. A produção teve o intuito de ser engraçada e informativa e foi dividida em duas partes. A primeira, sobre o confinamento; e o restante sobre o desbancamento de fake news, retratadas no primeiro episódio. 


O desafio foi tratar de um tema sério, mas de forma delicada, bem humorada e cômica. A produção, em todo momento, alfineta o ex presidente dos EUA, Donald Trump, e algumas teorias conspiratórias defendidas por ele, como: a que o coronavírus teria sido criado de fato em um laboratório chinês; que as eleições norte-americanas foram fraldadas com o uso de voto por correio; e também de que Hillary Clinton bebia sangue de crianças. 

Com a eclosão da pandemia do coronavírus, muitas teorias conspiratórias surgiram. Pessoas que passavam muito tempo na internet começaram a afirmar que havia um plano elaborado com o intuito de silenciar as vozes dos habitantes de Wuhan, China. Depois, quando o vírus espalhou-se para outros países, os teóricos conspiratórios diziam que ele não existia. 

O mesmo espírito conspiratório se manifestou com a criação das vacinas e imunizantes contra a doença. Ainda há quem diga que o intuito é controlar as mentes por meio de um "chip implantado" no braço. 

Essas teorias parecem ser fantasiosas, mas se disseminaram muito por aí. E o pior é quando as pessoas são influenciadas por essas fakes news e, ainda, as espalham em seus círculos sociais e até mesmo na internet. 


O interessante da produção é que os teóricos conspiratórios, Jim e Jerry, podem emitir sua opinião e pontos de vistas sobre o coronavírus, mas eles não são tidos como especialistas no assunto e nem suas opiniões são de fato absolutas e incontestáveis. O legal é que Jim e Jerry são confrontados e colocados de frente com especialistas, que tem a tarefa de desmascarar as conspirações em que acreditam, além de explicar as maneiras pelas quais eles foram enganados e desinformados. A cara de surpresa deles ao perceberem que não estão certos é bem interessante de assistir. Uma das pessoas que eles ficam de frente é com ninguém menos que a própria Hillary Clinton. 


Episódios

O primeiro episódio é focado no confinamento e os outros seis se concentram, cada um, em uma ideia diferente compartilhada entre Jim, Jerry e Borat. Entre as conspirações que são tematizadas estão: se a vacina inclui um microchip, se as cédulas por correio para as eleições foram uma farsa, se o coronavírus foi fabricado na China e o que está acontecendo com Bill Gates, George Soros e os Clintons. Falo de cada capítulo agora.

Em O bloqueio americano de Borat Borat Sagdivev passa uma semana no auge da pandemia de COVID-19 com dois homens americanos. 


Em Desconstruindo Borat: microchip de vacina algumas teorias da conspiração são desmascaradas pelos principais especialistas do mundo.


Desconstruindo Borat: golpe de cédulas por correio a fake news que as eleições postais é posta à prova.


O quarto episódio, Descontruindo Borat: soros, é focado nas fake news relacionadas à vacinas. 



Já em Desconstruindo Borat: vírus da China o foco é no surgimento e origem desse vírus letal.


Desconstruindo Borat: tijolos de Gates tem um foco mais político e nas conspirações governamentais.


Por fim, em Desconstruindo Borat: Hillary Clinton e a difamação de sangue explana-se as fake news relacionadas à esta pessoa política. 


Crítica


American Lockdown and Debunking Borat's não tem nada de ficcional ou ao menos não transparece. A produção funciona como um documentário, mas também como um reality show da vida real. É certo que o humor ácido e as piadas estão presentes, mas o fundo é realístico. 

O ator que interpreta Borat, Baron Cohen, disse por diversas vezes que conheceu Jim e Jerry nos cinco dias em que permaneceu quarentenado com eles. Baron ressaltou que embora sejam pessoas amigáveis, ele observou que Jim e Jerry foram levados para a "toca do coelho" das teorias conspiratórias sobre o coronavírus, muitas delas espalhadas pelas redes sociais. 

A produção realmente merece ganhar a atenção do telespectador, por trazer muitos ensinamentos e quebra de teorias conspiratórias. Ao mesmo tempo em que se provoca assombro, provoca hilariedade. Palmas para a Amazon pela ideia de despertar a consciência dos ignorantes por meio desse conteúdo!

A série ainda oferece momentos incômodos de Borat, que tiram muitas risasdas dos telespectadores. 

Talvez uma crítica mais forte é que a produção transforma os episódios que desmentem as fake news em capítulos de oito minutos, quando seria mais interessante mostrar o dia a dia de confinamento de Borat em outros episódios e revelar as fake news no final de cada um. 

Contudo, foi louvável a ideia desse especial para dar continuidade à história do longa e o transformando em uma produção que ultrapassa as mídias. 

Confira algumas críticas de especialistas em entretenimento e indústria cultural:

Caillou Petis, de Caillout Pettis Movie Reviews:

...para aqueles que são grandes fãs de Borat como eu, este é um especial maravilhoso que não é apenas engraçado, mas também revelador.


Shikhar Agrawal, de Digital Mafia Talkies:

Desmascarar Borat é afiado, direto e divertido. Testemunhar a rigidez dos teóricos da conspiração nos faz duvidar de nossas próprias intenções e nos torna mais conscientes do que escrevemos nas plataformas digitais.


Nick Harley, de Den of Geek:

...Cohen e Amazon devem ser elogiados por se esforçarem para conscientizar alguns ignorantes através de seu conteúdo.


Mark Beaumont, de NME:

... provoca tanto espanto quanto hilaridade; mesmo quando deixado sozinho, Baron Cohen não perde tempo dormindo embaixo da cama ou tentando seduzir a Alexa da cabana.


Fica aí a dica dessa produção que foge da caixinha. Um documentário bem irreverente! J-J




Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Parece legal, ainda não conhecia a série.
    Gostei da dica ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não vi, mas agora fiquei curiosa! :) Continuação de uma boa semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia essa série, mas achei bem interessante. Gostei porque é curta e dá pra maratonar.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito boa. Quem gosta de assistir é minha filha!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Emerson.
    A série parece ser interessante, mas não é de um gênero que gosto de assistir. E também esse tema é um que eu já estou saturada hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Não consigo gostar desse ator, eu o acho extremamente chato. Esse documentário, eu passo.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Parece interessante. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    eu já li comentários e muitas pessoas falarem dessa série, mas eu não me interesso.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Emerson. Confesso que não gosto muito do trabalho dele. Mas toda dica é boa. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a série e ela parece boa.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  11. Oi Emerson,
    Não sou uma das maiores fãs de comédia, então não conferi essa série ainda.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. thank you for writing and publishing this article. this article is very interesting to read for me and very easy to understand and of course very useful

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design