quarta-feira, 6 de julho de 2022

5Q: Turma da Mônica - Lições

Pode conter spoilers!




Moral

"A gente pode crescer sem deixar de ser criança" é a principal lição/moral do longa. As crianças crescem e são apresentadas à inúmeros desafios, que envolvem perdas e dores. Mas amadurecer não significa deixar de aproveitar as coisas boas da vida. Além de lidar com o crescimento e a maturidade, as crianças lidam com as consequências de um erro e com a descoberta do verdadeiro significado da palavra amizade. 

Cena boa

A cena de apresentação de Romeu e Julieta no final do longa ganhou o meu coração por toda carga dramática, lições e emoção que ela possui. É uma cena que emociona, mas que faz você soltar algumas risadas também. Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão tem seu ápice de superação nessa cena. Não só eles aprendem mas também suas famílias. Essa cena é embalada pela música alegre e dançante Que som é esse? interpretada por Duda Beat e Flor Gil. As outras boas cenas é a do refeitório, quando Magali busca sua comida e o merendeiro é nada mais nada menos que Mauricio de Sousa (O Stan Lee brasileiro que aparece em suas produções!). É uma cena muito engraçada, em que Mauricio faz até uma piada. Vale ressaltar a ponta de cena que a Mônica da vida real faz na biblioteca da escola. Um amor! Não posso deixar de mencionar também a cena pós crédito que te deixa muito emocionado e de boca aberta!

Cena ruim

As cenas em que a personagem Marina, inspirada em um dos filhos do Mauricio de Sousa, aparece. Ela é uma das minhas personagens preferidas da Turma e acho que os produtores poderiam aproveitar mais dela no longa. 

Perfil

Mônica é transferida para outra escola, o que acaba a separando de seus amigos Cebolinha, Magali e Cascão. Essa decisão foi tomada pelos pais dos quatro amigos, que acham que eles estão passando tempo demais juntos e que isso pode prejudicá-los em ser responsáveis. Isso faz com que a Turma seja forçada a encontrar novos amigos (Há a inserção de novos personagens conhecidos dos gibis, como Marina, Milena, Humberto, Franjinha, Do Contra, Nimbus, Tina, Rolo, Pipa e Zecão) e enfrentar seus próprios medos e inseguranças. Mesmo fazendo novos amigos, eles sentem saudades um dos outros e fazem de tudo (Tudo mesmo) para se reunirem de volta, mostrando o real sentido da amizade e, também, que você não precisa se desfazer dos velhos amigos para fazer novos.  



Opinião

Muito melhor que o primeiro filme, em minha opinião! O enredo, a estória, os diálogos e construção do personagem é mais afinadinho e interessante que o primeiro filme. É uma sequência que supera seu produto anterior. A escolha dos novos personagens também é certeira, assim como a escolha dos personagens principais. Você olha para o personagem e já tem sua memória afetiva dos quadrinhos ativada. Sejam gestos, aspectos, feições ou trejeitos. Tá tudo ali muito bem apresentado. A cena em que o Rolo segura um violão reciclado, por exemplo, é bem icônica dos quadrinhos. Isso sem falar dos Easter Eggers como o chaveiro do Bugu da Tina; o aplique da Estrelinha Mágica na roupa da Mônica; a edição do livro Arvorada na biblioteca - uma light-novel da MSP Produções; a light-novel Lições no revisteiro do consultório de fonoaudiologia e das HQ's de Loucos e Turma da Mata: Muralha; a culinarista Tia Nena, das estórias de Magali; Cebolinha veste as camisetas de Horácio e Astronauta; cena pós créditos com personagem icônico; e créditos com homenagens à outros personagens, como Tarugo, da Turma do Piteco, e Ogro de O ogro da floresta. Dirigido por Daniel Rezende o longa ainda faz jus, magistralmente, a todo universo criado por Mauricio de Sousa. Mais do que recomendar o longa para as crianças, recomendo para os adultos, afinal, é um filme para a família com muitos ensinamentos. O grande sucesso de 'Lições' é porque ele consegue ir além das páginas dos gibis, brincando muito mais com o universo, imaginação e atrevimento do que 'Laços'. O quarteto principal continua brilhando junto, mas também de forma separada. Cada um deles tem seus conflitos e desafios com o amadurecimento: a ansiedade alimentar de Magali, o medo de água de Cascão, a oralidade com dificuldade de Cebolinha e o conflito de perder os amigos de Mônica, são alguns deles. E o grande trunfo é tratar desses assuntos com certa coerência, delicadeza e seriedade tanto para adultos como para crianças. 'Lições' traz novos personagens produzindo ainda mais nostalgia, aumentando o universo de Mauricio e também mostrando a diversidade. O filme reflete que crescer faz parte da vida, mas você não precisa ser ranzinza e sério demais. A magia de viver está justamente em não deixar sua criança interior morrer. Recomendo (E muito) esse filme! J-J







Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Ainda não assisti mas depois do seu post fiquei curiosa pelo filme abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom a turma da Mônica, o filme deve ser ótimo!

    Tenha uma linda tarde.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi
    eu gostei de assistir o filme, como não amar turma da mônica, eu quero comprar o hq dessa história.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Emerson
    Obrigada pela dica, vou assistir, gosto muito da turma da Mônica, bjs querido.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei a postagem! Assisti esse filme a um tempo atrás e também gostei muito mais que o primeiro. Achei que foi de uma sensibilidade gigante esse roteiro e adorei. Achei meio triste, mas muito bonito.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Desejo uma excelente quinta-feira com muita paz e saúde. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Que demais! Deve estar muito bom.

    www.deivy.com.br

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design