quarta-feira, 13 de julho de 2022

Por que novelas curtas?


Como telespectadora tenho percebido que as novelas longas se perdem no enredo, com muitos personagens de última hora sem sentido e acabam se tornando cansativas, perdendo a essência da história inicial. Vi isto na novela Cuidado com o anjo, exibida entre 9 de junho de 2008 a 6 de março de 2009.

A história inicial era de uma menina órfã, que foi deixada pela mãe, que estava muito doente, achando que morreria e não queria que a filha sofresse. O padre ficou com a criança e logo depois ela foi levada para o orfanato, de onde fugira. Mais tarde foi encontrada por uma senhora que acabou de criá-la.

A jovem, sem saber, foi parar na casa de seus pais verdadeiros, e por causa de uma impostora, foi muito maltratada e expulsa da residência, sem direito de defesa.

Há muitas falhas nessa novela. Como um juiz aceita uma filha sem fazer exame de DNA? Deixou se envolver por uma amiga da esposa, que não provou com exames que a filha era do casal. Outra coisa: a idade da órfã não condizia com a da impostora , que era muito adulta para a idade da órfã, que era 22 anos. Como um juiz pôde cair numa cilada dessa?!

A Cecília, mãe da órfã, sentia um amor inexplicável pela menina. Ela não poderia ter feito um exame de DNA com as duas jovens para saber se eram ou não suas filhas?

Quando surgiu a verdade sobre a impostora, mesmo contra o marido, a Cecília devia expulsar a falsa filha. Se o marido não queria a filha verdadeira, não deveria ficar com a falsa, ocupando o seu lugar.

Tinha muita coisa para se explorar nessa novela, sem ter que mudar o enredo principal, que gira em torno da órfã.

Ela se casa com o grande amor dela e se separa, no dia seguinte, grávida, sem saber. A antiga esposa, que estava morta, retorna, e o João Miguel, como psicanalista, não desconfia da mesma. Foi enganado por ela... Ele podia continuar casado com a Malu e divorciado da primeira esposa, mas por sentimento de culpa, por ela fingir doente, ele a recebe de volta e despreza a Malu.

Malu foge para uma fazenda, onde conhece Leopardo, que se apaixona por ela, mesmo sabendo que ela amava outro.

Até aí, tudo bem. Depois ela volta para a cidade, a fim de apoiar seu grande amor. Enquanto isto, há a impostora, no caminho dela aprontando todas para tirá-la do caminho. João Miguel fica viúvo e poderia voltar para a Malu e criar seu filho com ela. Aí surge a Ana Júlia com muita inveja, querendo tomar o grande amor da Malu e vai até o final da novela aprontando, sem quase ninguém perceber, nem mesmo o João Miguel, psicanalista. Aparecem mais dois personagens apaixonados por Malu. Situações foram criadas, atrapalhando o casal. Somente no último capítulo que a mesma conhece a verdadeira felicidade, unindo-se ao seu grande amor. Duas falhas grandes na novela do juiz e do psicanalista.

Vicente também se torna um marginal, participando de um sequestro. Foi necessário matar o personagem para que a Rosa voltasse a ser feliz.


A história poderia girar em torno dos primeiros personagens. No fim aparecem tantos personagens, que quase a história principal se perde. Tinha como explorar tudo, sem estender a história por outros caminhos. A cura da cegueira da Malu demorou demais. Ela sofreu muito mais nas mãos da Ana Júlia do que nas da Estefânia e da tia. As maldades da Ana Júlia duraram muito tempo e poucas pessoas perceberam, enquanto o João Miguel, um psicanalista, caiu nas armadilhas dela, sem pestanejar. Um homem tão inteligente, que não conhecia muito bem o comportamento humano. Estava cego e nem sequer percebeu a dupla personalidade da Ivete e da orientadora. Muitas falhas nesse psicanalista. 

Tudo isto poderia ter sido explorado sem alongar a novela, colocando mais personagens, sem pé e nem cabeça como ocorrera. O bom de tudo foi que conseguiram fechar e amarrar a história. Porém, o casal Branca e Leopardo saem de cena, a fazenda que eles viviam também sai de cena, sem mais nem menos. Por isto que não se deve alongar uma novela porque personagens e histórias ficam perdidos, como também a tia da Estefânia...

Poderia ir resolvendo situações para não ficarem perdidas e dar continuidade, dentro da história, como o caso do Leopardo e da Branca. A história deles podia continuar, sendo eles pais, visitarem sempre João Miguel e a Malu. O médico apaixonado pela Malu se perde na história. Aparece e desaparece, sem participar do final.

Uma novela pode ser curta e bem explorada, resolvida, de repente até ter uma segunda temporada, como muitas possuem. 

Gostei muito da Ursupadora, que assisti mais de 3 vezes. Vale a pena ver de novo! Uma novela com começo, meio e fim com tudo resolvido e amarrado. J-J


Por: Marilza Luciano, colaboradora especial do JOVEM JORNALISTA

11 comentários :

  1. eu amo essa novela haha sou a maior fã da Maite e me obrigo a assistir tudo que ela faz
    mas concordo que as novelas se perdem demais, to tentando acompanhar a nova versão de café com aroma e tá difícil

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Não passa em Portugal. Pelo menos que eu saiba.
    .
    Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa novela estou acompanhando, também notei isso que você mencionou, como que um juiz não faz um teste de DNA numa mulher que de repente aparece dizendo que é a filha, se fosse comigo a primeira coisa que eu iria fazer era o teste, também adoro a Ursupadora, bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  4. Me recuerda a las novelas de Rosamunde Pilcher 😀.

    Un beso.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Emerson. A Usurpadora foi única. Acompanho A Desalmada e por enquanto parece ser um bom enredo.

    ResponderExcluir
  6. Adoro novelas curtas, tanto que sou viciada em doramas, acho mais fácil de acompanhar e não se perdem tanto

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Novelas curtas são ótimas mas ás vezes há histórias que deixam aquele gostinho de.. QUERO MAIS sabe rs

    https://itslizzie.space/

    ResponderExcluir
  8. Há muito que não vejo novelas, mas lembro-me de quando via e realmente elas duravam imenso. Continuação de um bom dia. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marilza.
    Como fã de novelas desde que em entendo por gente, eu prefiro elas longas mesmo. Gosto de sofrer meses com o personagem e só na ultima semana se resolver tudo hehe. Essa citada eu não conhecia ainda.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Oi Marilza,
    Concordo com você! Talvez se fizessem uma série ao invés de uma novela as ideias poderiam ser melhor exploradas. Cada temporada, por exemplo, poderia abordar um conflito específico com os personagens da novela. Faz tempo que eu não assisto novela, tenho preferido mais filmes e series.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    Mente Hipercriativa (Livros, filmes e séries)
    Universo Invisível (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  11. thank you for writing and publishing this article. this article is very interesting to read for me and very easy to understand and of course very useful

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design