sábado, 19 de dezembro de 2020

12 Propagandas de natal 2020




2020 foi um ano que ficará marcado na história. Foram muitos desafios, mudanças e perdas. Tivemos que nos reinventar em diversos sentidos. As empresas, por sua vez, tiveram que agir de forma criativa e sensível para ao mesmo tempo captar a realidade que todo o mundo vive, como para impactar seus públicos. 

Durante 2020 pude mostrar como as empresas se reinventaram para a Páscoa e Dia das mães, Dia dos namorados e Dia dos pais. Agora é a vez de mostrar como elas ofereceram seus votos de fim de ano para os clientes, por meio de mensagens de esperança, fé, amor e alegria para todos mesmo em tempos tão difíceis. 

A seguir, separei uma lista com 12 propagandas de campanhas de natal desse ano. Prepare os lencinhos, pois tem muita emoção nos vídeos. Então, vamos lá! 


1- #Volteabrilhar - Bradesco 2020

Com a peça publicitária #Volteabrilhar a campanha do Bradesco de natal esse ano é inspiradora, porque mostra a resiliência diante de momentos inesperados e que sempre podemos tirar forças de dentro de nós. Os dias sombrios descritos na animação como fumaças pretas irão passar, e a luz da esperança voltará a brilhar. Assista:


 


A trilha sonora do vídeo é uma versão internacional da conhecida música A paz. Com o vídeo, a rede de bancos acredita em dias de força e coragem para gerar transformação e luz. A mensagem final diz o seguinte: "Em 2021, volte a brilhar". O clipe já tem quase 65 milhões de visualizações, 18 mil curtidas e 465 descurtidas

Vale lembrar que desde 2018, as mensagens do Bradesco de fim de ano são transmitidas a partir de curtas de animações que contam histórias de desafios e superações. Assista ao clipe do ano passado:


   



2- Mercado Livre I Natal 2020 - Neste natal o presente é cuidar de todos 


Com quase 4 milhões de visualizações, 49 curtidas e 8 descurtidas, a propaganda do Mercado Livre apresenta uma menina que escreve uma carta diferente para o Papai Noel, o ajudando a encontrar os presentes sem sair de casa e sem colocar sua saúde em perigo, já que ele faz parte do grupo de risco - embora a OMS (Organização Mundial de Saúde) diga que os papais noeis podem entregar presentes normalmente. Veja:


   


O clipe é finalizado com a seguinte frase de efeito: "Neste natal, o presente é cuidar de todos"


3- Natal 2020 - O Boticário

Na propaganda desse ano da rede de perfumes e cométicos a equidade racial ganhou destaque. A propaganda apresenta a indagação de uma criança que queria saber por que com tantos papais noéis no mundo nenhum era igual a ele, até que seu desejo foi realizado. Acompanhe:

   


Simples e tocante, não é mesmo?! Que possamos refletir sobre essa ideia do vídeo. A propaganda é finalizada com a seguinte frase: "Que você seja tudo o que desejar". O vídeo já conta com 76.804 visualizações, 1,6 mil curtidas e 422 descurtidas


4- Christmas 2020 Ad I Give a little love I Waitrose & John Lewis

Apresento a seguir a propaganda mais fofa e amável até o momento. O clipe apresenta como pano de fundo a gentileza em vários âmbitos, utilizando tecnologias como animação, CGI e live-action. O vídeo tem quase 2 milhões de visualizações, 2 mil curtidas e 1,2 mil curtidas (Como assim esse tanto de gente não gostou?). Aprecie:

   

Na descrição do vídeo as marcas dizem o seguinte:

"Acreditamos que o mundo seria um lugar melhor se todos demos um pouco mais de amor. Portanto, este ano estamos celebrando a bondade, seja ela grande ou pequena, mostrando como cada ato de amor tem um impacto positivo no mundo ao nosso redor, à medida que os transmitimos a outras pessoas."


Mais que pertinente a campanha desse ano né? Com certeza a gentileza, amor, gratidão e bondade transbordaram durante todos os dias de 2020. 


5- Coca-Cola I A carta 1


Claro que a Coca-Cola teria que estar presente nessa seleção, não é mesmo? Na propaganda de natal desse ano acompanhamos as aventuras de um pai para entregar a carta de sua filha para o Papai Noel. Até onde ele é capaz de ir para realizar o pedido da garotinha? Acompanhe:

   

A mensagem final diz: "Neste Natal, o melhor presente é estarmos juntos". A campanha foi criada pela Wieden + Kennedy London e adaptada para o Brasil pela DAVID SP

A diretora de marketing da Coca-Cola, Marina Rocha refletiu sobre o ano de 2020 ao dizer que ele tem sido um ano complicado, mas com um ar esperançoso, pois a Coca-Cola não poderia deixar de passar a data em branco. Leia:

"A Coca-Cola celebra o Natal como uma data especial de conexão com as pessoas, fazendo campanhas emocionantes e memoráveis desde 1920. Ao longo destes anos, inspiramos os nossos consumidores com mensagens de união, e que buscam dar valor ao que realmente importa. Agora não podia ser diferente: vamos reforçar que a verdadeira magia é estarmos juntos, do jeito que for.”


O vídeo possui até o momento 38.809.997 visualizações, 18 mil curtidas e 1,3 mil descurtidas.



6- From our family to yours I Disney Christmas Advert 2020 I Official Disney UK

A Disney também arrasou na sua campanha de natal. A animação foi muito bem feita e produzida, trazendo a reflexão das tradições natalinas e como elas são perdidas à medida que crescemos. Lola foi uma menina que amava o natal e fazer o Festival de Luzes com sua avó - ela até ganha um Mickey Mouse (Amei esse easter egg!) de natal. Contudo ela abandona o ritual por um bom tempo, mas a magia estava prestes a ressurgir. Assista:

   

Destaco a trilha sonora que é muito bonita. A música chama-se Love Is A Compass e foi cantada por Griff. O vídeo foi produzido pela Disney, em parceria com a instituição de caridade Make-A-Wish. Ele já possui 3.545.729 visualizações, 66 mil curtidas e 1,6 mil descurtidas.


7- Natal Natura I #CompartilheSeusSonhos #PorUmMundoMaisBonito

Esse ano a Natura apresentou uma propaganda com uma mensagem forte de gratidão a todas aqueles que estiveram juntos e ajudando mutuamente nesse período complicado. O vídeo apresenta pessoas reais e suas histórias de amor, convívio e superação. Veja:


   


A Natura finalizou com a seguinte frase: "Em cada presente nosso sonho de um mundo mais bonito". O desejo da empresa de comésticos é que as pessoas nunca parem de sonhar, pois os sonhos transformam o mundo dos indivíduos.

A peça publicitária foi vista 13.430.139 de vezes, curtida 20 mil vezes e descurtida 8,3 mil vezes. O número de descurtidas é alto, não é mesmo? Acredito que seja por conta da história LGBTQ+ que é contada. 



8- Nos Natal 2020 - A separação

A peça publicitária da empresa portuguesa mostra o que acontece quando vovôs e netinhos tem que se separar por conta do isolamento social. De forma criativa e com a ajuda da tecnologia, um avô e sua neta se reinventam e criam uma rotina juntos, mesmo que separados. Um ursinho de pelúcia abrilhanta o vídeo. Assista:


   


O vídeo é finalizado com a frase "Nesse natal, nada pode nos separar. Acredita". A produção tem pouco mais de 2 milhões de visualizações, 1,6 mil curtidas e 130 descurtidas. Ela ganhou o meu coração. 


9- Natal 2020 I Renner

Com a frase "Celebre o natal no seu estilo", a Renner apresentou uma propaganda reimaginando as festividades natalinas depois do isolamento social e da pandemia do coronavírus. O enredo mostra uma avó que encontrou uma forma de entregar presentes para os seus familiares, de modo que o amor e a união familiar aconteçam mesmo que à distância. Se emocione:


   

É, realmente mudaram as estações e o modo de viver, não é mesmo? A campanha possui 3.296.303 visualizações, 435 curtidas e 12 descurtidas.


10 - Lacta - Coelho de Natal 

E se os presentes de natal fossem distribuídos pelo coelhinho da páscoa, já que o bom velhinho é do grupo de risco? Essa é a ideia da campanha de natal que resolveu o problema com duas cajadadas (Ou seriam duas coelhadas?) só, ao trazer o coelho da páscoa para substituir o papai noel. O legal é que a distribuição dos presentes envolveu muito chocolate. Aprecie:

   

A Lacta continuou usando a frase do Dia das mães e da Páscoa desse ano, apenas a readaptando. Ela diz o seguinte: "Nesse natal, cada pedacinho aproxima.  #PapaiNoelFicaEmCasa"

O vídeo já contabiliza 1.964.086 visualizações, 384 curtidas e 36 descurtidas



11- Bauducco I Natal - Um sentimento chamado família I 2020


Com o mote Um sentimento chamado família, a Bauducco criou uma propaganda com o intuito de reunir memórias de natal que passam carinho, afeto, paz e felicidade. Veja:


   

O vídeo tem apenas 7.585 visualizações, 135 curtidas e 8 descurtidas


12- Sadia I Natal 2020 I Presentes

No último vídeo dessa seleção, uma menina dá de presente aos seus familiares momentos que ela vivenciou com eles durante 2020. Uma propaganda simples mas que diz muito. Observe:


 


É uma reflexão sobre tudo o que vivemos e temos vivido durante essa pandemia, isolamento social e confinamento. O vídeo já possui 20.131.818 visualizações, 194 curtidas e 18 descurtidas


Essas foram propagandas de natal desse ano que me fizeram refletir sobre várias coisas, sobretudo sobre a vida durante a pandemia. Qual chamou a sua atenção? Tem mais alguma que achou interessante e eu não coloquei na lista? Diga nos comentários! J-J



Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Elogio as suas maravilhosas sugestões de Natal. Videos encantadores que muito gostei de ver e ouvir.
    .
    Na próxima 2ª feira poetizo sobre a quadra natalícia
    Deixando uma

    ResponderExcluir
  2. Acho legal que eventos dolorosos (no caso, pandemia-perda-isolamento) acabem por promover ações positivas e criativas, como estes vídeos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Que ano difícil, né gente? Só mesmo com muitas mensagens de esperança pra gente seguir em frente... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Mensagens lindas que nos fazem acreditar na magia da época e enchem-nos de esperança de um ano melhor! Adorei os videos, só conhecia o da "Nos" que passa sempre nos canais portugueses. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde. Excelente lista meu querido amigo. Ficou muito bacana. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da 4 mas senti falta da polêmica campanha do governo do ceará que tentou conscientizar a população para evitar aglomerações nesse final de ano.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    https://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Gostei da lista. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. eu vi as três primeiras, e a da Natura
    e são todas muito bem elaboradas

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  9. No Natal sempre se capricha mais na publicidade!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  10. Acredita que não vi nenhum dessas propagandas ainda?
    Vou ver todas, adoro essa temática natalina hehe :)
    Ainda quero poder participar de uns projetos desses de propagandas de Natal hehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Como não se emocionar com essas propagandas? ♥ Amei a seleção e, sem dúvidas, todas trazem um pouco do que foi esse ano e do que pode vir a ser no próximo! E que tudo tem um jeito. A ideia do coelhinho de Natal foi maravilhosa e a do Bradesco foi a que mais me emocionou! :) Obrigada por compartilhar com a gente!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design