quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Entre frames #36 #TrilogiaThisIsGospel #3: Emperor’s new clothes - Panic! at the disco




Finalizo hoje a Trilogia Infernal ou Trilogia this is gospel aqui no JOVEM JORNALISTA. Nessas semanas analisei o clipe Say amen e This is gospel. Hoje analiso o último clipe dessa trilogia: Emperor's new clothes.

O clipe foi lançado no dia 22 de outubro de 2015, conta com 266.756.791 visualizações, 2,5 milhões de curtidas e 115 mil descurtidas. Ele também foi dirigido por Daniel Cloud Campos.

LEIA TAMBÉM 

Entre frames #34 #TrilogiaThisIsGospel: Say amen - Panic! at the disco

Entre frames #35 #TrilogiaThisIsGospel: This is gospel - Panic! at the disco


Emperor's new clothes é a conclusão da estória tecida desde Say Amen. Após ter uma vida infernal, lutar pela vida terrena e espiritual, agora Brendon tem a recompensa pelos seus atos, caindo no inferno, assumindo uma identidade demoníaca e reconquistando o que era seu por direito: o inferno. 

O clipe é cheio de metáforas, como ao limbo, paraíso e inferno. Em um primeiro momento Brendon parece que foi para o céu, mas é jogado para o submundo. Então acontece sua transformação até que ele entra no inferno propriamente dito. 

Emperor's nem clothes é o clipe mais forte dos três e ele conclui toda a estória, dando margem para um outro clipe (Falarei em detalhes ainda nessa análise). Ele possui cores como azul escuro e marinho e amarelo queimado e dourado que deixam sua atmosfera mais pesada. A transformação de Brendon como rei do inferno é chocante. Assista ao clipe:



Agora vamos à minha análise.


A estória do clipe

Como falado na introdução desse texto, Emperor's new clothes é a conclusão, ou melhor, a revelação de toda a estória. Nela entendemos o que era a Chave do Diabo, por que ela dava poderes ao seu detentor e por que ela era procurada por todos. Também compreendemos as consequências das ações de Brendon em vida e em que elas o transformaram.

No clipe Brendon tenta ir para o Paraíso, mas não consegue, sendo lançado ao submundo. Lá ele se transforma física e mentalmente e assume o trono de Imperador do Inferno. Esse posto já estava predestinado à ele desde o início, mesmo ele tendo perdido a posse da Chave do Diabo no primeiro clipe. Ele, portanto, apenas reivindica o que é seu por direito, reassumindo o trono e pegando a coroa do inferno de volta. Brendon então vai se deixando tomar pela corrupção e escuridão, até tornar-se um demônio de fato. 

Mas o que seria a Chave do Diabo? Acredito que ela seja um objeto amaldiçoado que corrompe as pessoas detentoras. Essa corrupção faz com que as pessoas se tornem obcecadas pelo poder que a chave concede. Sabemos, contudo, que a Chave não está mais sob o domínio de Brendon desde o final do último clipe, mas que mesmo assim ele ainda se tornou rei do inferno. 

A transformação do Brendon em demônio é incrível e fecha muito bem o arco montado desde o primeiro vídeo. A gente se vê envolvido na transformação de Brendon, já que a qualidade gráfica é interessante (Nada de efeitos toscos). 

Conhecemos o inferno (Ou submundo) e todo seu teor sombrio e apavorante, à medida que caveiras e esqueletos cantantes e dançantes nos divertem. Brendon consegue o que tanto almejava e seu poder toma proporções cada vez maiores. Mas a pergunta que fica é a seguinte: será que ele se vingará da sua namorada, Miss Jackson, e voltará para a terra? Somente uma nova continuação para responder.

Mais para o final do clipe o portal do inferno se abre e Brendon fica surpreso com o que vê. Ouvimos passos, barulhos e a sombra de alguém alto. Seria outro rei do inferno? Fica a pergunta no ar. 


Estética


Posso dizer aque a estética do clipe se divide em dois momentos demarcados pelo tempo. Em um primeiro momento há cores sombrias e escuras como azul, azul marinho e preto. A pele demoníaca do cantor é em tons de azul marinho, enquanto o submundo possui cores em tons de preto e cinza, como as caveiras e os esqueletos. 


Em um segundo momento o clipe ganha uma nova paleta de cores, quando o protagonista surge com uma nova aparência demoníaca e com asas angelicais. As cores predominantes são a dourado, amarelo, preto e amarelo queimado. 

É interessante o uso dessas cores pois elas dizem muito sobre a atmosfera do clipe. Em um primeiro momento são utilizadas cores frias - por conta do clima carregado; em um segundo cores quentes - que remetem ao reinado infernal e até mesmo há um império.


O clipe é literalmente uma continuação do anterior

O clipe é todo montadinho e amarradinho desde os segundos iniciais. Emperor's new clothes inicia onde acaba This is gospel. Entre 0:00 e 0:14 podemos ver cenas do clipe anterior - com Brendon gritando e sendo preso por uma corda. Há até mesmo fragmentos da música This is gospel ao fundo. Foi como se fosse um previosly para aqueles que não assistiram ao segundo clipe e foram direto para esse. 


Um vislumbre do céu


Após o previosly, vemos Brendon chegando aos portões do céu e sendo acolhido por luzes e fumaças brancas (0:14). Parece que ele estava prestes à entrar no paraíso. Brendon surge entre as névoas desnorteado (0:15 - 0:20). O início do clipe descreve bem o ambiente. Ouvimos o barulho de um portal, de ventos e o movimento de nuvens (0:20 - 0:27), até que Brendon é puxado para baixo, um alçapão se abre e ele vai para a escuridão (0:28). O protagonista, por tudo que viveu em sua vida terrena, não merecia estar ali. O recurso visual utilizado é o zoom out - reduz o zoom. Na cena em questão, Brendon cai na escuridão a partir de uma perda de controle ocasionada pelo zoom out


Alguns acreditam que no momento que parece que ele está no céu, na verdade é como se fosse uma sala pela qual ele passa e vê o que perdeu. 


O breu e o submundo


Quando Brendon cai no breu há um grito demoníaco (0:28), o que leva a crer que ele realmente estava indo para o submundo/inferno. Ele vai caindo no breu cada vez mais fundo, até o momento em que a música é iniciada (0:31 - 0:36). Brendon, então, chega no que parece ser a "sala de espera" do inferno. Há muitos esqueletos e ossos (0:37). A câmera passa rapidamente pelo ambente, por uso de travellings (câmeras que "viajam" pelo ambiente) em planos detalhes e médios, mostrando detalhes daquele lugar que tinha pedras, galhos e esqueletos (0:37 - 0:45). Assim, o ambiente é sombrio, não só pela estética (Assunto já falado em tópico anterior), como por conta dos elementos visuais. Ao mostrar o ambiente, há um spoiler de como Brendon ficaria ainda em segundos depois: ele aparece como um demônio das trevas! (0:41


Brendon Urie cai desmaiado (0:47). Ao despertar percebe a estranheza do local e que transformações estão prestes a acontecer no seu organismo. A câmera passeia pelos seus membros em plano detalhe, até que ele se levanta com ímpeto. 


Uma transformação dos infernos


O protagonista percebe que algo não está certo com ele. Ele parece sentir "dores espirituais" enquanto começa a cantar a música com jeito e feições zumbi (0:47 - 0:57). Ele se transforma em agum tipo de demônio. A câmera percorre todos seus membros em plano detalhe conforme as mudançãs ocorrem (0:57 - 1:12). A transformação do cantor fica mais forte, junto com uma parte da música incisiva (1:12 - 1:14). Ele ganha uma nova pele e chifres, mudando muito sua aparência (1:14 - 1:34). 

É claro que a transformação demoníaca do protagonista foi editada por diversos frames para que a maquiagem fosse feita (Incrível por sinal), até que a transformação se desse por completa. A continuidade dos cortes e movimentos de câmera foram feitos de tal modo que essas transições não fossem percebidas pelo telespectador. 


A transformação do protagonista (A primeira, por sinal) é finalizada entre 1:35 e 1:40. Durante a metarmofose, e até depois dela, o cantor faz várias caras e bocas (1:45 - 1:52). Em vários frames, portanto, a câmera focaliza seu rosto, dramatizando a cena e mostrando sentimentos e sensações diferentes. Desse modo, sentimos a transformação de Brendon à flor da pele: ele gesticula, move os olhos e mostra seus dentes afiados.


Um demônio que amedronta


Chifres, olhos verdes, pele asquerosa, garras e dentes pontudos. Quem (eu) teve medo desse demônio? As caras e bocas de Brendon tem o intuito de amedrontar os telespectadores, principalmente quando ele surge com troncos pelo corpo (2:01 - 2:18). Realmente ele é digno de ser o rei do inferno. 


Caveiras e esqueletos


Não só Brendon marca presença no clipe, mas as caveiras e esqueletos do submundo também. Cabeças de esqueletos surgem cantando a música (1:58 - 2:00; 2:23 - 2:24). Animadas, aparecem três cabeças de esqueletos dançantes e cantantes (2:30 - 2:32), o que torna o clipe amigável e alegre, nem que seja por um momento. 

Em outros frames a câmera foi inventiva ao filmar esqueletos cantores que estavam em vários níveis, sempre filmando de baixo para cima (2:25 - 2:29). 


A câmera, nas partes dos esqueletos, foi experimental deixando os elementos centralizados e harmônicos, assim como na parte esquerda ou direita da tela. Um dos frames mais estéticos é quando uma cabeça de esqueleto fica alinhada à direita e quando uma fileira de cabeças de esqueletos ficam alinhadas de forma transversal. Veja: 


O que tem lá em cima?


Entre 2:18 e 2:20 o protagonista, agora como demônio, parece vislumbrar algo que está acima do submundo. O que seria? O paraíso? A vida terrena? Algo chamou a atenção dele e só teríamos essas perguntas respondidas em um novo vídeo. 


Roteirizado e coreografado


O videoclipe é roteirizado e coreografado, isso porque as cenas falam por si só, de modo que o que está sendo cantado encaixa perfeitamente ao que é encenado (Veremos mais no tópico "Letra"). Um bom exemplo disso é quando a câmera foca nos olhos do protagonista no mesmo instante em que a palavra "eyes" é pronunciada (1:45). Outro momento que merece ser mencionado é quando o cantor faz um gesto de negação com a mão no mesmo instante que "never die" (Nunca morra) é cantado (1:55). 


Câmera torta


Como falado em tópicos anteriores, o clipe ousa muito nos aspectos técnicos, como movimentos de câmera e enquadramento. Um frame que vale a pena ser mencionado também é quando a câmera se distancia do cantor e filma de forma torta e irregular (2:20 - 2:22). 


Uma nova fase


Aos 2:33 a tela fica toda preta (fade out), que indica que o clipe entraria em uma nova fase tanto nos aspectos visuais como na estória (2:33). O protagonista surge com asas angelicais, indicando uma nova transformação física. O cantor, agora, parece estar mais poderoso do que antes e com mais autoridade. Ele grita, movimenta suas asas e braços como se impusesse sua autoridade (2:34 - 2:39). Detalhes como esses foram observados por mim: em 2:52 cai uma espécie de poeira do céu; e em 2:58 ele abre suas asas angelicais no mesmo momento em que se ouve um som de trovão. 


Entre 3:15 e 3:39 é aberto um portal, enquanto o protagonista fica de frente com ele. Há um barulho de portal abrindo, enquanto ele olha surpreso para o ambiente. Há barulhos de almas, luzes vermelhas, fumaça e gritos. Observamos a sombra de alguém e seus passos e o clipe termina, levando a crer que haverá uma continuação. O clipe termina em uma cena oposta a inicial, com Brendon chegando na porta do inferno, transformado em demônio completamente. 



Um desbunde de clipe

Apesar de não acontecer muita coisa no clipe (Apenas a transformação de Urie), o clipe é um desbunde. A direção apresenta certo dinamismo e a gravação em velocidade alterada deixou a narrrativa mais interessante. O destaque vai para as caveiras amigáveis que apresentam certo bom humor, apesar da densidade do clipe. 

O projeto usa e abusa de várias técnicas conhecidas como zoons, travellings, panorâmicas, cortes e planos. Tudo bem arquitetato para compor um projeto visual harmonioso e agradável esteticamente. 


Letra

A letra começa falando que o lado vencedor ainda zomba do perdedor (Finders keepers, losers weepers). No momento em que ele cai no inferno seu lado puro ainda existente e que tinha esperança de ir para o céu no começo do vídeo, percebe que o "fim do mundo" se aproxima. O "gelo" seria o que impedia o inferno de ser livre, o tempo que ele tinha e acabou. Ele vê a existência da pureza, portanto, desaparecendo.

"O fim das eras" chegou. Brendon "cumpriu seu tempo e sua sentença" e há uma "dinastia decapitada". Tudo leva a crer que o apocalipse chegou. A dinastia decapitada diz respeito ao controle que o outro lado tinha e como ele perdeu. Tudo o que ele vê são fantasmas, suas lembranças do passado. 

"(Double double double down, pushing it all in)

Finders keepers, losers weepers

(Double double double down, pushing it all in)

Welcome to the end of eras

Ice has melted back to life

Done my time and served my sentence

Dress me up and watch me die

If it feels good, tastes good

It must be mine

Dynasty decapitated

You just might see a ghost tonight"

((Caindo caindo caindo, empurrando tudo)

Quem acha guarda, quem perde chora

(Caindo caindo caindo, empurrando tudo)

Bem-vindo ao fim dos tempos

O gelo derreteu de volta à vida

Terminado meu tempo e servida minha sentença

Vista-me e me assista morrer

Se parece bom, tem gosto bom

Deve ser meu

Dinastia decapitada

Você pode ver um fantasma esta noite)


Em uma estrofe subsequente ele diz que está pegando sua coroa de volta, ou seja, está reassumindo seu cargo como rei do inferno. Isso pode indicar que ele já era rei do inferno antes de ir para a terra como humano. Agora é a hora que ele volta ao seu império e tudo está retornando, como suas memórias, sua nova roupagem e sua nova pele, ficando claro que sua aparência demoníaca não usa roupas e não precisa. Ele está tomando sua coroa de volta, mas falta a chave que foi roubada e ainda deve estar na terra. 

"I'm taking back the crown

I'm all dressed up and naked

I see what's mine and take it

(Finders keepers, losers weepers)

Oh yeah

The crown"

(Eu estou pegando a coroa de volta

Todo vestido e nu

Vejo o que é meu e tomo posse

(Quem acha guarda, quem perde chora)

Oh sim

A coroa

Tão perto que eu posso prová-la

Vejo o que é meu e tomo posse

(Quem acha guarda, quem perde chora)

Oh sim)


Quando Brendon se converte em demônio é que a frase "Heróis sempre são lembrados / Mas você sabe que lendas nunca morrem" mais faz sentido, pois estamos vendo uma lenda aparecer diante de nossos olhos, ao mesmo tempo que entendemos que ele não é um herói, por não ser bonzinho. Mesmo assim, por ser o imperador do inferno, ele não deixa de ser uma lenda. No decorrer da letra a sensação de que a coroa está predestinada a ele fica mais forte, principalmente quando é cantado "puxa-sacos em sofás de veludo" e que é "muito mais que a realeza". Ele mostra que está disposto a ressumir seu trono ao bradar "Bem-vindo ao meu mundo de diversão". Quando ele canta "Arrebente sua corrente e feche os olhos" é como se ele aceitasse sua sua sentença e simplesmente fosse embora. Ou seja, o humano seria o herói lembrado, enquanto o demônio a lenda que nunca morre. 

"Sycophants on velvet sofas

Lavish mansions, vintage wine

I am so much more than royal

Snatch your chain and mace your eyes

If it feels good, tastes good

It must be mine

Heroes always get remembered

But you know legends never die"

(Bajuladores em sofás de veludo

Mansões suntuosas, vinho vintage

Eu sou muito mais do que realeza

Arrebate sua corrente e feche seus olhos

Se parece bom, tem gosto bom

Deve ser meu

Heróis sempre são lembrados

Mas você sabe que lendas nunca morrem)


Depois do refrão os reis mortais citados são toso os poderosos da terra em seus castelos e mansões, que o imperador do inferno usará para sua diversão, punindo os mentirosos. O submundo, por fim, seria um lugar de "quem acha guarda, quem perde chora"

"Mortal kings are ruling castles

Welcome to my world of fun

Liars settle into sockets

Flip the switch and watch them run

Oh yeah! Oh!

(Finders keepers, losers weepers)"

(Reis mortais estão regendo castelos

Bem-vindo ao meu mundo de diversão

Mentirosos se acomodam em tomadas

Acione o interruptor e os assista correr

Oh sim, oh oh

(Quem acha guarda, quem perde chora))


Emperor's new clothes tem a tradução de "Novas roupas do Imperador", fazendo referência à nova roupagem do rei do inferno, que ao mesmo tempo que estava vestido estava nu. 


Música


A música é um pop rock com intensos rompantes e intensidade vocal do cantor. A música tem uma pegada bem rock e despojada.

Essa foi a #TrilogiaThisIsGospel. Espero que tenha acompanhado todas as análises e compreendido mais desse universo. Até o próximo Entre Frames! J-J













Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Boa tarde Emerson. Parabéns pela excelente matéria e explicações. Grande trabalho de pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma completa e bela postagem. Parabéns por sua dedicação!

    ResponderExcluir
  3. Incrível sua análise. Você disseca o clipe de forma magistral. Parabéns. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também não conhecia essa música/clipe, mas a análise está demais. Vou conferir o clipe na íntegra!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Essa música é muitoooo boa!
    E o clipe muito bem feito, já viu o making of?
    É bem legal todo o trabalho de maquiagem etc...
    Acho bem interessante suas análises, preciso ver todos os clipes em sequencia qualquer hora :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço, confesso!
    Mas você é um expert, grande análise!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design