segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Estrela de Belém: raro fenômeno ocorre durante a semana do natal

Três dias antes do Natal, exatamente hoje 21 de dezembro de 2020 os habitantes da Terra serão presenteados com um fenômeno astronômico que ocorre pela primeira vez durante a semana do Natal em 800 anos, é a Estrela de Belém - uma conjunção dos planetas Júpiter e Saturno que ficam alinhados por um curto espaço de tempo. Essa conjunção pode ser vista à olho nu entre os dias 16 e mais fortemente hoje, dia 21. 

Essa conjunção astronômica ocorre à cada 400 anos. Registros mostram que ela ocorreu pela última vez no século 17, em 1623, mas de acordo com dados e cálculos, não foi na época natalina. Em 2021, contudo, todos as pessoas poderam observar os planetas. 


O pesquisador do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, Felipe Navarete disse que a aproximação dos planetas é rara e demora muito tempo para acontecer. Ele recomenda que a observação do raro fenômeno seja realizado de um lugar alto e com vista para o pôr do sol limpo, já que os planetas estarão próximos da linha do horizonte. Ele explica mais sobre o evento:

"Ao longo dos dias a distância entre os pontos vai diminuir. No dia 21 será a distância mínima. A olho nu você consegue separar os planetas: Júpiter e Saturno. Júpiter será mais brilhante. A olho nu vai dar para ver, embora não dê para enxergar os detalhes. Com binóculo pequeno você já consegue começar a ver melhor os detalhes."


Na imagem abaixo é possível ver todo o processo de união entre os maiores planetas da Via Láctea. Perceba que hoje é quando Saturno e Júpiter estarão mais unidos.



Aqui onde moro, no Distrito Federal o fenômeno foi visto um pouco antes do pôr do sol e antes do dia anoitecer, por volta de 18h40. Os brasilienses sentiram dificuldade de ver o fenômeno porque chuveu muito e o dia ficou nublado.

Astrônomos, em entrevista ao Correio Braziliense, apresentaram um passo a passo para ver o fenômeno com nitidez e clareza. São eles:

- Olhar para o oeste, onde o Sol se põe, na direção contrária ao mar;

- Esticar o braço em direção ao horizonte e abrir bem a mão: Júpiter será o ponto mais brilhante que você vai ver na direção do seu dedo polegar;

- Júpiter será o mais brilhante e Saturno estará ao lado; e

- Antes do céu escurecer totalmente os dois planetas estarão visíveis, porém só até cerca de 20h. 


A conjunção planetária é rara por conta da diferença de rotação dos planetas ao redor do Sol. A Terra leva 1 ano, enquanto Júpiter e Saturno cerca de 12 a 30 anos, respectivamente. É preciso um olhar apurado e instrumentos adequados para ver o fenômeno. 

No gráfico a seguir, é possível ver a distância quase real dos planetas. Na verdade eles ficaram separados por milhões de quilômetros, mas "próximos" devido às diferenças de órbita. Os planetas devem estar baixos no céu ocidental, de forma a mostrar seu brilhantismo com facilidade. Acompanhe:


A Google ilustrou isso por meio de um doodle fofo, divulgado ainda no dia de hoje, com o seguinte título: Celebrando o verão 2020 e a Grande Conjunção! No doodle Saturno perpassa pelo céu estrelado e cumprimenta Júpiter, sendo alinhado com ele, enquanto o planeta Terra salta de alegria. Veja a imagem a seguir:


Mesmo com tom científico e técnico, a Estrela de Belém tem um fundo religioso e está relacionada historicamente com o natal e o nascimento de Jesus Cristo. Além disso, a Estrela de Belém (Ou Estrela de Natal) também é entendida a partir de várias interpretações de acordo com religiões e também está representada na arte e na cultura popular. Preparados para ir um pouco além no assunto? Vem, comigo!


Estrela de Belém 



A Estrela de Belém pode também ser chamada de Estrela de Natal ou Estrela-Guia. De acordo com a Bíblia Sagrada ela revelou o nascimento de Jesus Cristo aos Três Reis Magos, e os guiou até Belém, no lugar onde o menino estava. 

Diversos cristãos veem a Estrela de Belém como sinônimo para milagre. Há até mesmo a Profecia da Estrela, que é defendida por diversos teológos. Alguns pensam ainda que no dia do nascimento de Jesus um grande cometa iluminou o céu.

Há uma corrente que relaciona o fenômeno astronômico com o descrito na Bíblia, embora essa ideia não seja unânime, já que pode ser que os dois eventos não estejam ligados entre si. 

Durante a quadra natalícia, esse tema é um dos favoritos nos planetários. No Cristianismo ocidental, o evento é celebrado na Epifania (6 de janeiro). 


A Estrela de Belém nas religiões


Ícone russo do nascimento de Jesus. A Estrela de Belém é retratada no topo ao centro como um semicírculo escuro, com um único raio descendente I Wikipédia


Podemos ver várias interpretações para a Estrela de Belém, seja na Igreja Ortodoxa, Mormonismo, Testemunhas de Jeová e no Adventismo do Sétimo Dia. Descorro sobre cada uma das interpretações a seguir.

Igreja Ortodoxa 

Aqui a Estrela de Belém não tem viés astronômico e científico, mas sobrenatural. Os fieis acreditam que um anjo foi enviado para guiar os magos até Jesus. 

Na iconografia ortodoxa cristã, a Estrela de Belém é representada como um semicírculo acima do ícone, indicando a luz não-criada da graça divina, com um raio que aponta para o local onde estava Jesus. 


Mormonismo

Os mórmons acreditam que a Estrela de Belém foi um evento astronômico real e vísivel para todas as pessoas. No livro de Mórmon Samuel profetiza que uma nova estrela irá aparecer como sinal de Jesus teria nascido e Nephi escreve sobre a realização dessa profecia depois. 


Testemunhas de Jeová

Acreditam que a estrela é considerada um artifício satânico, em vez de um sinal de Deus, pois ela guiou os astrólogos para Jerusalém, onde descobriram o plano do rei Herodes para matar Jesus. 


Adventismo do Sétimo Dia

Eles acreditam que a Estrela do Natal é um grupo de anjos resplandecentes. 



Estrela de Belém nas artes

Afresco de Giotto



Tapeçaria de Edward Burne-Jones


Nas artes a Estrela de Belém sempre aparecem compondo a representação juntamente com os reis magos. No afresco de Giotto ela é representada como um cometa. Já na tapeçaria e aquarela de Edward Burne-Jones, a estrela é sustentada por um anjo.

O paról, uma lanterna colorida em forma de estrela, também é uma das representações da Estrela Guia e um símbolo reconhecido da quadra para os filipinos. O paról possui cinco pontos e duas "caudas" que evocam raios de luz apontando o caminho para o estábulo. 



Já na Basílica da Natividade em Belém, uma estrela prateada com 14 raios ondulantes marca a localização do nascimento. 



Estrela de Belém na cultura popular

Cena da série The Twilight Zone, episódio The Star


O elemento também é mencionado em músicas, episódios de séries e outras canções clássicas de natal. Posso mencionar a composição The Star of Bethehem, do irlandês Colm Ó Foghlú; o episódio The Star da série norte-americana The Twilight Zone; e a música Reis do Oriente, composta em 1857 por John Hopkins Jr. 


Infelizmente não consegui ver o fenômeno da Estrela de Belém aqui, mas vou pesquisar fotos depois. A Estrela de Belém pode ser um fenômeno astronômico ou religioso, depende da sua perspectiva e ponto de vista. 

Espero que esse post tenha despertado sua curiosidade sobre o tema. E você, conseguiu ver a Estrela de Belém? Será que ela aconteceu durante o nascimento de Jesus? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

5 comentários :

  1. Bem interessante o post.
    Gostei bastante de saber mais sobre a estrela de belém.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. QUE INTERESSANTE! Eu não fazia ideia de que a Estrela de Belém tinha realmente alguma ligação astronômica real. Adorei saber mais sobre. E é uma pena que só vi teu post agora, senão teria tentado ver o fenômeno, se bem que não sei se conseguiria aqui de onde moro.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi
    eu não conhecia esse fenômeno, só fiquei sabendo porque li noticiais a respeito.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Emerson. Eu soube que as imagens de Alagoas foram parar na NASA. Um Feliz Natal meu querido amigo.

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design