Com o isolamento social agências e anunciantes tem reinventado suas marcas, propagandas e vendas. Com shoppings e lojas fechadas muitos tem apostado em delivery, vendas onlines e propagandas. Como conquistar o público, reter clientes e chamar a atenção da clientela?
A propaganda é a alma do negócio, ainda nessa época. Os clientes, mais do que nunca, querem saber como suas marcas preferidas tem se reinventado. Há aqueles preocupados com a reputação das empresas, em como elas tem se preocupado com o ser humano e o meio ambiente.
Esse ano, mesmo com o isolamento social, as marcas procuraram outras formas de se aproximar e conquistar seus clientes. Em datas especiais, como o Dia das Mães no dia 10 ou a Páscoa no dia 12 de abril, isso foi latente. Não houve tantas vendas presenciais, com pais correndo em supermercados para comprar ovos de páscoa para seus filhos ou filhos correndo em shoppings para presentear suas mães, mas elas aconteceram. E de uma outra forma.
E que forma foi essa? As vendas online cresceram, assim como os serviços de delivery ou até mesmo os serviços oferecidos pelo Uber Eats. Digo, sem medo de errar, que o Dia das Mães e a Páscoa esse ano não passaram em branco.
Selecionei 10 propagandas - de Dia das Mães e Páscoa - de marcas que encontraram no isolamento social a forma para vender seus produtos. Vamos à elas?
Pare o mundo é melhor pra você - Nestlé
A Nestlé criou uma animação sobre esse tempo de isolamento e como é importante manter a conexão, mesmo distante um dos outros. A marca estimulou a quarentena com uma canção animada e contagiante. Um trecho diz: "Pare o mundo é melhor pra você A vida ainda tem muita coisa pra gente viver".
Acredito que a Nestlé conquistou, mais uma vez, seus clientes por ter um pensamento tão sensato. As vendas de chocolate da marca devem ter sido alavancadas. Na dúvida, #Fiqueemcasa.
Cada pedacinho aproxima (Páscoa) - Lacta
Com o mote "Cada pedacinho aproxima mesmo cada um estando na sua toca", a Lacta criou 4 propagandas que celebram o relacionamento entre familiares, mesmo em tempo de isolamento social.
Construídas em formato de cartas faladas, as propagandas são emocionantes, dramáticas, além de alertarem para a importância da saúde e a prevenção contra a Covid-19.
A Lacta incentivou seus clientes à comprarem chocolates e ovos de páscoa de forma online através do site Lacta em casa para alguém importante que está distante, seja um avó, irmão, médico, mãe ou pai.
O diretor de novos negócios da Mondelez Brasil, Leonardo Tonini, disse que a marca encontrou soluções para aliviar a tensão do dia-a-dia:
"Queremos que as pessoas tenham momentos mais leves, mesmo estando longe de quem se ama. Seja presenteando ou se deliciando com chocolate".
As ações digitais foram criadas pela agência Wieden+Kennedy.
Cada pedacinho aproxima (Dia das Mães) - Lacta
Com o mote "Cada pedacinho aproxima", a Lacta criou uma campanha delicada de Dia das Mães narrada por um garotinho.
O vídeo tem a imagem de uma mãe médica em que a câmera vai se aproximando aos poucos. É focado o olhar sem graça e a boca sem sorriso dela. É comovente como a marca se solidarizou com as notícias ruins que tem assolado nosso país.
A propaganda é concluída com "Para todas as mães, que se dividem em pedacinhos. Feliz dia", fazendo referência às mães multitarefas.
Campanha Dia das Mães - Malwee
A Malwee utilizou da sensibilidade para criar sua campanha de Dia das Mães. A propaganda dá destaque às experiências táteis de afeto e amor entre mães e filhos, ressignificando-as. Agora as relações são em forma de ligação, cartões ou vídeo. Mas o detalhe é que o amor continua sendo o mesmo.
As imagens foram captadas em novembro de 2019.
Dia das Mães - Renner
Com registros reais de famílias e suas melhores lembranças, rotinas e momentos, a Renner criou essa propaganda tocante, mostrando que mesmo com o isolamento é possível estar unido.
A frase que embala o vídeo é tocante: "Você esteve ao meu lado. Foi assim que eu aprendi que, perto ou longe, tem uma coisa que nos une sempre. O nosso amor. Te amo mãe."
A trilha da propaganda é uma música original produzida pela Mission Music, de São Paulo e São Francisco. O vídeo é da agência Paim, de Porto Alegre.
Dia das Mães - Carmen Steffens
A empresa criou uma propaganda tocante para o Dia das Mães, salientando a importância do isolamento social e que o amor - por meio de redes virtuais - pode encurtar qualquer distância.
Dia das Mães - O Boticário
A propaganda da marca reuniu vários vídeos caseiros de crianças homenageando suas mães. Elas contaram o que tem feito com suas progenitoras no tempo de quarentena.
O vídeo é encerrado com a frase "É fácil enxergar beleza onde tem amor".
Dia das Mães - Mr. Cat
A campanha salienta o conforto do colo de mãe e seu significado. Com vídeos pessoais, a empresa se aproxima dos seus clientes e mostra a importância das mães.
Campanha Dia das Mães - Constance
Com um vídeo em preto e branco, a Constance homenageou as mães por meio de depoimentos de filhos. A mãe de um deles também fala da sua experiência.
Dia das Mães - Tim
A Tim reuniu mães e filhos por videoconferências em um vídeo descontraído e emocionante.
Essas são algumas das inúmeras propagandas de Páscoa e Dia das Mães desse ano. Não foi por conta do isolamento social que essas datas passaram em branco.
E você, gostou das propagandas? Tem alguma que chamou sua atenção? Diga nos comentários! J-J
Por: Emerson Garcia
Muito bacana essa homenagem das empresas ao dia das mães. Gostei das propagandas. A do O Boticário foi minha preferida. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Inspiração e criatividade sempre elogiável.
ResponderExcluir.
Tenha um domingo de Paz e Bem
Cuide-se
Ficaram bem legais as campanhas.
ResponderExcluiraté mais,
Canto Cultzíneo
Que lindo lindo lindo o que essas empresas estão fazendo e como estão fazendo os comerciais de sua propria marca
ResponderExcluirConfesso que eu nao tinha visto a da nestlé e achei muito bonita
Tomara que isso tudo acabe logo, né?
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
A da Nestlé é um amorzinho. A música gruda na cabeça.
ExcluirTambém espero que isso passe logo.
Oi Emerson, tudo bem?
ResponderExcluirNão é pro Dia das Mães, mas a Tramontina fez uma campanha linda falando sobre a quarentena, valorizando a casa e tals.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Vou dar uma olhada nessa propaganda, Priih. Grato por sua colaboração.
ExcluirUy buena forma de vender, gracias por los videos.
ResponderExcluirHouve marcas que se adaptaram mesmo muito bem a esta crise! :) Boa semana.
ResponderExcluir--
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Oie Emerson! Eu adorei essa postagem. Estou curtindo muito a adaptação das pessoas ao momento que passamos.
ResponderExcluirAcho muito importante as marcas estarem se reinventando também.
Isso traz identificação com o público.
Bjus!❤😘
Falou tudo, Palomas. As marcas tiveram que se reinventar nesses tempos.
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