quinta-feira, 28 de maio de 2020

Entre Frames #27 #universoFelipeSassi: LOKO! - Wanessa Camargo






Dou continuidade ao #universoFelipeSassi com o quinto clipe dessa franquia, LOKO! de Wanessa Camargo. Esse novo filme é uma continuação direta de Bumbum no ar e Coisa Boa. Lançado em 9 de novembro de 2018 no Youtube, possui quase 2 milhões e 340 mil visualizações, 91 mil curtidas e 7 mil descurtidas. Dirigido e roteirizado por Felipe Sassi, o clipe ainda conta com o figurino da Cabideiro Produções; coreografia de Fernanda Fiuzza; com um animal de cena da  Pet Arte Animais Atores; edição de Felipe Sassi; e fotografia de Rodolfo Magalhães, Hyan Pereira e Alexandre Pio. 

Por que eu disse que o clipe é uma continuação direta de Bumbum no ar e Coisa Boa? Porque em LOKO! vemos a execução de um plano de Wanessa ainda em Bumbum no ar. Depois de arquitetar um plano contra um homofóbico e ser presa em Bumbum no ar e de mostrar Wanessa na prisão dos excluídos, essa estória continua nesse clipe. Durante seu tempo na prisão Wanessa escreve nas paredes palavras como frigorífico, show e cobra, todos os elementos de LOKO! (falarei com detalhes mais à frente).




LEIA TAMBÉM 


Em LOKO! vemos a face mais sombria de Wanessa. Ela está mais vingativa e poderosa que nunca, ao performar com uma cobra amarela de 30 kilos e hipnotizar os homens com sua dança e sensualidade em um bar. Wanessa até mesmo vira uma vampira sangrenta (Não vou contar mais detalhes). Assista ao clipe:





Como já é de praxe, vamos à minha análise!


Paleta de cores



Felipe Sassi e a equipe de fotografia foram simplesmente incríveis nesse clipe. O vídeo é dividido em três - ou quatro - paletas de cores: a primeira com cores escuras (vermelho, vinho, preto e amarelo queimado - 0:00 - 2:29), a segunda em tom mais azulado (2:29 - 3:19) e a terceira em tons esverdeados (3:19 - 3:32). A escolha dessas paletas tem um motivo. 

Por se passar em um bar, Felipe quis dar a sensação como se fosse uma filmagem de velho oeste em um primeiro momento. O vermelho, por ser uma cor sensual e marcante, foi utilizado na primeira paleta de cores. O tom é capaz de "hipnotizar e deixar as pessoas loucas", como diz a letra da canção. 

No segundo momento Felipe quis dar um contraste. Há uma passagem de cores escuras e intensas para um azul esfumaçado. O diretor quis justamente que fosse retratado uma câmara frigorífica. É interessante perceber também como Felipe Sassi brinca com as duas paletas de cores, alternando-as e dando um efeito interessante ao clipe. 

A última paleta de cores é em tom de verde musgo e retrata uma cena na cozinha no bar. A escolha dessa cor deixou o o clipe mais sombrio e de certa forma "podre" (Falarei disso mais à frente).


Assédio no bar




O clipe já inicia com uma cena fortíssima, que denuncia o machismo e o assédio moral e sexual que mulheres passam. Uma bargirl leva uma bebida, quando um homem bate em sua bunda (0:11). O homem sem mais sem menos bate em sua bunda e invade sua privacidade. A moça faz cara de revoltada e de vingança, mas não fala nada pra ele (0:16). É retratado, assim, a passividade das mulheres frente ao abuso. Mas o pior estava por vir, o homem olha para ela com malícia como se estivesse a desejando (0:17 - 0:19). A garçonete do balcão observa toda a cena enquanto limpa a mesa (0:21). 

LOKO! mostra com certa verdade e veracidade o que as mulheres tem passado e sofrido. Não há motivo para o assédio moral e sexual, eles simplesmente acontecem. E a passividade delas, de não dizer nada e não denunciar, também é recorrente na vida real. Por isso, mulheres, não aceitem qualquer tipo de assédio moral e sexual e denunciem qualquer canalha que vier com gracinha para o lado de vocês.

É claro que o clipe não acaba por aqui. "A que se faz a que se paga", no bom estilo Quentin Tarantino de dizer e fazer (Mais detalhes à frente). Wanessa, então, lidera um grupo de mulheres para vingar aquela que foi assediada pelo homem.  


Cobra, frigorífico, show e dentes de vampiro!



A primeira cena de Wanessa no clipe é ela entrando com uma cobra amarela (0:24 - 0:25) para a performance de um show no saloon do bar, que envolve mulheres com roupas pretas de couro e muita sensualidade. A plateia conta apenas com homens, que bebem cerveja e se divertem com a performance no palco. 




Em um determinado momento do número, os homens ficam hipnotizados e balançando a cabeça (0:39). Eles também ficam hipnotizados no trecho que Wanessa canta "Te deixo loko, loko, loko" (1:07 - 1:13), até ficarem piradões (1:18 - 1:20). Interpreto essas cenas da seguinte forma: os homens, que hora dominavam às mulheres e às assediavam, agora são dominados por elas, em um shade de feminismo e sororidade. 

Aos 1:27 Wanessa mostra seus dentes de vampiro. Muitos veem os dentes de vampiro como um sinal de sensualidade e dominação. Há até mesmo aqueles adeptos ao Vampirismo (Crê em Deus Pai). Quando Wanessa os mostra é como se ela estivesse atrás de poder e de sangue, MUITO SANGUE. Perceba que a cantora ao mostrá-los tem uma segunda intenção por trás, o que a leva sair do palco com cara de que vai colocar seu plano em ação (1:32 - 1:35) que será concretizado em um frigorífico.




Frigorífico



Aos 2:30 aparecem homens acorrentados de cuecas preta e Wanessa no meio. A cantora, que estava em um show performático, os levou para um frigorífico. Não tem a cena explícita, mas foi exatamente isso que ocorreu. 

No frigorífico Wanessa demonstra mais sua dominação sob os homens e até um ar sádico frente à eles. Ao estar acorrentados, Wanessa retira deles a chance de defesa e reação. É ela quem domina! 




As 2:53 os homens ficam hipnotizados novamente, quando Wanessa canta "Loko, loko, loko". Não sei ao certo qual é a razão do hipnotismo, mas posso dizer que se estivesse perto da sensual Wanessa, também ficaria assim (Ok, não é pra tanto KKKK). 

A música termina de tocar, mas o clipe continua. Não sabemos, explicitamente, o que ocorreu no frigorífico, mas podemos inferir.

























Hamburgueres de CARNE... de CARNE HUMANA!




O que aconteceu com Wanessa e os homens logo que a música termina com um fade out e a cantora fica meio virada para a câmera? (3:16) Bem, Wanessa devorou a cada um deles. Rolou tanto sangue e carnificina que as cenas foram deletadas (Ok, elas nunca foram gravadas). Depois dela fazer isso, juntou as carnes e levou para a cozinheira do bar.

O próximo frame foi gravado. Vemos hamburgueres de carne de homem fritando e a cozinheira e a garçonete rindo sarcasticamente (3:25). O clipe é finalizado com a cozinheira com cara de psicopata (3:28). 


Referências

De acordo com o Portal Popline, são várias referências de LOKO!, principalmente cinematográficas. Elas vão desde Stanley Kubrick, com o cara que vai ficando louco em O Iluminado; até Quentin Tarantino, não por conta do sangue e violência (Já que essas cenas nem foram gravadas), mas por conta do plano diabólico das garotas, quando elas viram monstros e os homens loucos, em clara referência ao longa Um drink no inferno. Há também inspiração à Robert Rodriguez e David McNally.

A narrativa de LOKO! tem início, meio e fim. Outros clipes de cantoras e girlbands do pop também serviram como referência. Uma marcante é a da Wanessa com a cobra amarela no pescoço, uma clara homenagem à Britney Spears e sua performance no Video Music Awards do MTV (VMA) com a música I'm a slave 4 u - a performance da loira virou até Funko







Simetria, alinhamento, assimetria e câmera torta




Outra coisa que gosto de analisar em um clipe são seus aspectos técnicos. Em LOKO! tem de tudo um pouco, o que deu um resultado bastante interessante. Há, por exemplo, alinhamento quando Wanessa faz seu show (0:24) e quando ela surge no meio de vários homens de cuecas pretas. É possível perceber que os elementos harmonizam entre si. Em outro momento, percebemos a simetria da Wanessa e das mulheres dançando. Enfim, o alinhamento reina com muita propriedade. 

A assimetria aparece em menor quantidade, mas é possível percebê-la. Em determinado momento do show não há harmonia entre os elementos da cena, ou seja, entre o palco e as mulheres performando (0:31). Em outro, as mulheres estão sentadas nas cadeiras e os homens de pé assimetricamente (2:02). 





Outro recurso utilizado foi o de câmera torta. Ela aparece em pelo menos dois momentos (1:15 e 2:21). É interessante esse estilo de Felipe de não deixar as coisas certinhas sempre. 





Profundidade!



Outra questão que tem muito no clipe é a profundidade. Felipe quis trazer isso, colocando elementos em vários planos. Acontece quando Wanessa está alinhada com homens de cuecas (2:30) e quando ela dança com mulheres (0:45). 


Câmera se aproxima e se distancia

A câmera se aproxima e se distancia por várias vezes nas cenas, dando close nas mulheres e nos homens. 


Sincronia




A coreografia do clipe é bem sincronizada, principalmente quando Wanessa e as meninas dançam em frente a bancada do bar (1:36 - 1:38). 


Look!




Wanessa usa apenas dois looks durante o clipe. Um, inspirado no sadomasoquismo, com muitas argolas, correntes e roupas de vinil; e outro vermelho. 


Letra

A letra se refere à cenas de sexo e prazer, ao contrário do que o clipe significa. Ela repete, incessantemente, a palavra "loko". Vou comentar alguns trechos a seguir:


"Hoje eu vou te dar canseira
Vem que vem fazer espuma dentro da banheira
Sabe que sou braba, não 'tô de bobeira
Toma mais uma, não tem saideira"

A "canseira" que a música se refere é ao sexo louco e selvagem. O trecho também faz apologia à bebida. Ao teor da bebida, as pessoas são capazes de tudo. Algumas até mesmo esquecem de suas atitudes. 


"Eu fico louca quando cê me beija
Eu fico louca com gelzinho de cereja
Eu fico louca, sei que me deseja
E continua mais um pouco
Porque sabe que já já te deixo
Loko, loko, loko, loko, loko, loko
Te deixo loko, loko, loko, loko, loko, loko
Te deixo loko, loko, loko, loko, loko, loko"

Um bom sexo é antecedido por excelentes preliminares. O beijo quente e o gelzinho de cereja "naquele lugar" apimentam o relacionamento. 


Música




Pouco radiofônica, embora tenha um refrão chiclete, LOKO! é diferente de tudo que a gente conhecia sobre a Wanessa. Com sons eletrônicos e "batidinhas", ela deu voz à inovação e liberdade, tanto vocal quanto corporal. Enfim, a linguagem e a sonoridade da música são diferentes, nada comerciais. 

Wanessa apostou LOKO! para as baladas, para a noite, assim como ela fez com os sucessos Amor, amor, Sticky Dough, Shine It On e Tum Tum. LOKO! é pra dançar e capta a loucura da noite. "Ela também funciona muito com imagem; por ter essas loucuras na sonoridade, ela nos dá imagens loucas!", disse Wanessa em entrevista ao Portal Popline


Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo, com o clipe que fecha essa saga das "Vingadoras do Pop", Terremoto. J-J















Por: Emerson Garcia

18 comentários :

  1. Gosto de ouvir Vanessa Camargo.
    .
    Saudações

    ResponderExcluir
  2. Interessante e muito rica em detalhes a análise do clipe.
    Saudades de passar por aqui e apreciar seu dom jornalistico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por seu comentário. Seja sempre bem vinda aqui.

      Excluir
  3. Aaa eu amei!!! Post super criativo e muito bem escrito. Já quero ver mais <3

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Esteja sempre antenada, pois de quinze em quinze dias às quintas tem um post desse quadro.

      Excluir
  4. Ótimo post. Ficou maravilhosamente bem explicado. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Um vídeo bem imaginado, e muito bem concretizado... com a terminação... em jeito de Thriller de Michael Jackson... mas com uma versão feminina da famosa gargalhada final...
    Não conhecia o vídeo, pelo que gostei de o descobrir por aqui, e de forma tão bem detalhada!...
    Um grande abraço! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha visto o clipe por essa ótica. Obrigado pelo seu comentário tão agregador.

      Excluir
  6. Esse video me veio na cabeça de cara... o filme
    Drink no inferno mas aquele bem antigo k, é igualzinho kkkk.
    Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  7. Muy interesante video, te mando un beso

    ResponderExcluir
  8. Excelente analise a Wanessa Camargo mudou muito ela ousou bastante nesse clip!
    Beijos
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  9. Esta ai uma artista que sempre se reinventa!
    https://escritosagiulietta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Bom dia meu nobre. Obrigado pelo seu comentário no meu blog. Gostaria de ter o privilégio de você ser um seguidor do meu blog. Um dia quero postar fotos do DF.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Emerson.
    Excelente análise. Acredito que o machismo é tão comum e ninguém faz nada que as mulheres nem reclamam mais porque do que adianta? Quantas tem medidas restritivas e tantas coisas e acabam mortas da mesma forma.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lei Maria da Penha, apesar de ser importante, possui muitas brechas ainda.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design