segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Novembro Azul: qual é o tom ideal a ser tratado nas campanhas?




Qual é o tom ideal para as campanhas do Novembro Azul? O da chacota, brincadeira, ou o sério?! Uma palavra e um tom muda totalmente o contexto do que se quer dizer. Muitas vezes o homem não faz o exame de toque por conta de campanhas de mal gosto. E parece que esse ano elas ainda continuaram. Uma campanha do Governo do Brasil foi alvo de críticas por conta do tom e da forma como as coisas foram colocadas

Nas duas publicidades publicadas, colocou-se a 'hashtag' #coisademacho e um texto que, de certa forma, deprecia o órgão masculino e coloca os homens em uma posição inferior que a das mulheres. Ser homem e 'macho' parece ser um problema para as propagandas, quando na verdade, o exame não coloca em xeque a masculinidade. Entende? Veja as elas abaixo:









A ideia de prevenção está ok, mas a forma como foi colocado é que é inaceitável. O alerta é cheio de informações e prevenções, mas também de preconceitos e estereótipos, como nos textos abaixo:



"#PraCegoVer: Imagem em branco e preto do rosto de um homem. Sobre seus olhos e nariz, uma faixa cinza e outra azul. Texto: #coisa de macho é ter um tumor no pênis porque não lava com água e sabão. Cuide-se. Você ainda tem muito para viver. Novembro Azul."


"#PraCegoVer: Imagem em branco e preto do rosto de um homem. Sobre seus olhos e nariz, uma faixa cinza e outra azul. Texto: #coisa de macho é morrer mais cedo do que as mulheres. Cuide-se. Você ainda tem muito para viver. Novembro Azul."




Há um deboche e falta de consideração com os homens. Sobretudo, os textos acima tendem a diminuir a capacidade cognitiva dos leitores. Algo simples, para que precisava ser reexplicado? 

Percebe-se que a intenção era muito boa, mas os meios não. A pergunta que fica é a seguinte: qual é o tom ideal a ser tratado nas campanhas do Novembro Azul?


Tom ideal


Acredito que o tom deve ser informativo, suave e eficaz. O chefe do Departamento de Urologia da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Ribeiro, citou até uma peça publicitária da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2007 que trazia o ex-jogador Zico segurando um sabonete com a frase ao lado: "Câncer de pênis zero. Água e sabão é a melhor prevenção". Não foi preciso ferir as características masculinas nem utilizar o machismo contra os homens. 




Uma campanha simples, porém eficaz.


Outra que acertou em cheio foi a de uma barbearia que está oferecendo cortes de cabelo de graça aos clientes que levarem o exame de toque até o local. Sem clichês, a campanha fala do exame em tom direto e simples, embora com as brincadeiras "Um toque, um corte" e a frase dita ao final "Então, sem mimimi". Além disso, o vídeo foi totalmente colorizado em tom de azul. Assista:






Achei interessante o vídeo por trazer informações e dados sobre a doença, além da promoção. Fiquei até interessado em visitar essa barbearia.

Por sua vez, a Igreja Batista Filadélfia em Taguatinga (Distrito Federal) foi direta e simples no recado, falando porque é importante o exame e que ele previne muitas coisas. Veja:




Acredito que as campanhas de prevenção devem ser sérias, informativas e mostrar a força e capacidade do homem, como falado nesse texto de Pedro Blanche e nesse meu


Campanhas do Novembro Azul são importantes. Se você é homem, leitor desse blog, e está na fase do exame recomendo que o faça. J-J






Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Uma campanha mais que válida é em tons de azul que durante muito tempo era associado ao sexo masculino!!! Bj

    ResponderExcluir
  2. É uma campanha importante, que deve ser levada com seriedade e clareza sem dúvida! Um abraço Emerson!

    ResponderExcluir
  3. Uma campanha que deve ser levada MUITO a serio.
    Beijinhos. ❤️
    https://lewestinblog.blogspot.com
    www.instagram.com/lewestn

    ResponderExcluir
  4. Concordo, a campanha precisa passar a mensagem com seriedade, principalmente quando o assunto é saúde.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  5. Post super interessante, concordo :D

    http://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  6. Lamento muito. Tenho dois homens da família que sofreram ablação da próstata.
    O hábito de fazer no início da primavera um hemograma é muito saudável. Acaba por fazer parte da rotina e por ele detetam-se níveis anormais de testerona e do PSA. É o exame mais seguro para profilaxia.
    Haveria muito para dizer...

    Agradeço as palavras incentivadoras que deixou no Refúgio dos Poetas.
    Tenho outro blogue...
    Busque no Google... a vivenciar a vida blogspot majo dutra.

    Saudações cordiais.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exames como esses devem ser rotina na vida de muitos homens por volta dos seus 45 anos de idade.

      Excluir
  7. Gostei bastante dos pontos abordados, realmente essa campanha do governo foi muito infeliz, grosseira. Já da Barbearia foi sensacional! Bjs Mona www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design