Após os resultados das eleições, que deu à Jair Bolsonaro a faixa presidencial pelos próximos quatro anos, uma imagem tem circulado pelas redes sociais, com a frase "Ninguém solta a mão de ninguém".
A arte divulgada é de autoria da designer responsável pelo perfil no Instagram @zangadas_tatu e a frase é de uma lembrança de sua mãe que a recitava enquanto ela ainda era criança. Veja toda a concepção da arte e da frase (com grifos):
"resistência só começou. ninguém solta a mão de ninguém. // pra quem perguntou: a art é minha, mas quem me falou a frase foi a minha maravilhosa mãe, que desde pequenininha me ensinou de que lado da história a gente tá. // fico feliz demais de participar de alguma forma positiva desse momento // vou colocar um link pra img no perfil pra quem quiser baixar com boa resolução // tamo junto demais".
A imagem apresenta duas mãos unidas e uma rosa no meio, que perpassa por toda imagem. A frase "Ninguém solta a mão de ninguém" está disposta por toda a imagem.
Várias versões da frase e da imagem foram criadas (Até mesmo uma irônica e sarcástica - "Ninguém solta o Lula da prisão"). Cores adicionadas, mas sempre o design sendo o mesmo. No Instagram a imagem já recebeu 38,1 mil curtidas e quase 1.690 comentários. Divulgações e compartilhamentos de pessoas comuns e famosas foram realizados com a imagem que está sendo símbolo da resistência e do movimento contrário ao governo.
O símbolo da resistência
Essa imagem já tornou-se emblemática, assim como aquela imagem de uma criança correndo pelada na guerra da Coreia do Sul. Pessoas resistirão a tudo de ruim que possa vir com o novo governo e se manterão de mãos dadas, em sinal de união, comunhão e força. Acredito que essa imagem represente a esquerda e aqueles que não compactuam com as ideias de Jair Messias Bolsonaro.
Aqueles que serão resistência e que podem ter suas liberdades cerceadas e censuradas também tem compartilhado frases de filmes como Star Wars, X Men e Jogos Vorazes, como estas abaixo:
A união deveria ser de todos
Não acredito que um país dividido tem a capacidade de seguir em frente. A união e o "não soltar" as mãos deveria ser de todos para, juntos, fazer um Brasil melhor, mais justo e igualitário. Opor-se e resistir só viria a atrapalhar. É claro que devemos opor-se e resistir aquilo que não acreditamos e percebemos que está errado, mas não acho viável resistir ao que é certo e melhor para todos.
Mas estamos aí. Que possamos compreender quando uma resistência é sadia, quando não, respeitando os limites do outro. Além disso, que entendamos que se posicionar contra ideias, não é se posicionar contra os seres humanos. Vamos aguardar os próximos capítulos de nossa história política e torcer para um Brasil incrível. Eu ainda acredito. J-J
Por: Emerson Garcia
Espero que o país possa se unir a fim de um bem maior e não ficar com essa ideia de resistência apenas, seja 'resistência' mas lute pelo que as pessoas falam e também denuncie, quando necessário, né?
ResponderExcluirBeijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Exatamente isso. A união faz a força para o bem e para o mal.
ExcluirObrigado pelo comentário, Pâm!
Hey Emerson! Tudo bom?
ResponderExcluirUma questão que está dando muito pano pra manga.
Obrigada pelo comentário lá no blog.
Volte sempre!
~ miiistoquente
E coloca manga nisso. É apenas o começo.
ExcluirGreat post, thank you for sharing! :) I'm following you, hope you'll follow back. xoxo♥
ResponderExcluirBLOG
INSTAGRAM
Thanks!
ExcluirEu já tinha visto essa imagem pelas redes sociais, mas não sabia a "história" dela..
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Que bom que agora sabe.
Excluir