No Quinta de série de hoje apresento a série Sob Pressão. Uma produção da Ancine, Conspiração Filmes e Globo, Sob Pressão já se encontra na segunda temporada, totalizando 15 episódios. O roteiro é de Jorge Furtado e a direção artística de Andrucha Waddington. A série na TV é fruto do filme homônimo. O elenco conta com Júlio Andrade, Marjorie Estiano e Stepan Nercessian.
A produção conta, sem máscaras e filtros, o dia-a-dia de médicos em um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro. No Hospital conhecido como "Macedão", Dr. Evandro lidera a ala vermelha, juntamente com a dra. Carolina, tendo que enfrentar situações-limites dos mais diferentes tipos, em um ambiente extremamente cheio de pressão e caótico.
Dr. Evandro e dra. Carolina tem pontos em comum e diferenças. O ponto comum é o de salvar vidas à qualquer custo. Dr. Evandro chega até mesmo pronunciar a frase "Ninguém morre no meu plantão". Dra. Carolina também tem essa visão de doação, apesar de diferenciar do dr. Evandro. Enquanto este é cético, aquela é cheia de fé e esperança.
Dr. Evandro e dra. Carolina também tem problemas pessoais. Dr. Evandro recém saiu de um casamento por conta da morte de sua esposa, enquanto ele estava na mesa de cirurgia para tentar salvá-la, e a partir desse momento começa a usar remédios compulsivamente. Dra. Carolina enfrenta fantasmas do passado e o abuso do pai, se cortando com lâminas na lateral da sua barriga por acreditar que a dor mascararia sua dor real.
A série até tenta focar nos conflitos dos outros médicos, mas o foco maior é no casal de protagonistas.
Sob pressão tem episódios eletrizantes, com boas cargas de drama e boas histórias. Acredito que a série é uma mistura de Grey's Anatomy, The Resident e 9-1-1.
Personagens
Dr. Evandro: coprotagonista da série, viciado em remédios e com trauma por conta da sua esposa que morreu na sala de cirurgia. É colega de trabalho da dra. Carolina e logo se apaixona por ela.
Dr. Carolina: acredita na fé e em Deus, também é uma das coprotagonistas da série. É colega de trabalho do dr. Evandro e se apaixona por ele.
Dr. Décio: um médico responsável e atencioso que guarda um importante segredo que só foi revelado no quarto episódio da segunda temporada.
Dr. Samuel: é o diretor do hospital e responsável pela ala vermelha. Possui diabetes e passou por momentos difíceis.
Dr. Rafael: médico auxiliar do hospital que tinha um caso com a ex mulher do dr. Evandro.
Dr. Amir Salgado: médico auxiliar, extremamente mulherengo e que possui duas namoradas.
Dr. Henrique: recém contratado do hospital, é especialista em ortopedista. É bastante orgulhoso e pedante.
Dra. Renata: administradora do hospital que faz de tudo para melhorá-lo, até as coisas mais absurdas.
Filme
O filme foi lançado em 2017 e contém personagens que não aparecem na série. Ele aborda três cirurgias complicadas: um traficante, um policial militar e uma criança, feridos em um mesmo tiroteio em uma favela próxima ao hospital. Qual deve ser salvo primeiro? A equipe do dr. Evandro, formada pelos doutores Paulo e Carolina tem um grande dilema pela frente. O filme é cheio de momentos dramáticos e de ação.
No filme descobrimos como a dra. Carolina foi trabalhar no "Macedão" e até é citado o caso da ex mulher do dr. Evandro, mas trabalhado mesmo só foi na série.
Abertura
A abertura traz um lindo fundo musical e vários aparelhos médicos são apresentados em slow motion. A cor predominante é o cinza, azul escuro e o preto. Confira:
No limite
À todo momento os médicos vivenciam situações-limites, em um ambiente sem máquinas e acessórios de qualidade. O interessante são as gambiarras que eles fazem para não deixar os pacientes morrerem, como usar um celular, uma camisinha e um pedaço de mangueira de jardim.
A série é bem real por mostrar que nos hospitais brasileiros não tem aparelhos, materiais, remédios e acessórios.
Mensagens nos finais dos episódios
Em todos os episódios, ao final, há uma mensagem que tem a ver com aquele capítulo específico e um número verídico para as pessoas ligarem caso estejam passando pelo mesmo problema. Confira algumas mensagens:
Prêmios
Em 2017 a série ganhou vários prêmios, como Melhor Série, Melhor Ator e Melhor Atriz pelo Trófeu APCA e Prêmio da Folha de São Paulo. Em 2018 ganhou prêmios de Melhor Série, Melhor Roteiro e Série de TV - Ficção e Drama pelo Festival Internacional de Programas Audiovisuais da França, Prêmio Extra de Televisão e Prêmio ABRA de Roteiro.
Crítica
A série foi criticada pelo Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) por retratar apenas a vida e o atendimento dos médicos, uma vez que o paciente chega no hospital e há, primeiro, um trabalho de enfermagem que irá classificar os níveis e prioridades de atendimento.
Contudo, Sob Pressão apresenta um drama médico muito conciso e interessante. Os episódios prendem a atenção do início ao fim, há bons plots e cenas tensas e de ação. Acredito que os roteiristas de SP aprenderam muito com os de Grey's Anatomy, porque é cada situação conflituoso que só vi na última série mencionada.
As atuações estão impecáveis, principalmente dos protagonistas. Carolina é a nova Meredity Grey! Quem for assistir entenderá o que quis dizer.
SP tem uma boa direção de filmagem, fotografia e roteiro.
Segunda temporada
A segunda temporada está muito coesa e mais fechadinha. Novos personagens foram adicionados à trama e conflitos da primeira também foram retomados. O quinto episódio da temporada foi um dos melhores de toda série, ao trazer o caso de um acidente de ônibus.
Agora é aguardar para ver se a série manterá o bom foco de sempre. J-J
Por: Emerson Garcia
Emerson
ResponderExcluirParece muito interessante e os atores , vamos, alguns muito bons!
Saudades de vir aqui!!
Beijokas,
♥DMulheres♥Instagram♥Fanpage
Interessantíssimo!
ExcluirSeja sempre bem vinda.
Oi Emerson! Tudo bem?
ResponderExcluirSó ouço elogios dessa série mas nunca assisti!
Obrigada por comentar lá no blog.
Volte sempre!
~ miiistoquente
Vale a pena. Recomendo e muito.
ExcluirEssa série é simplesmente incrível. Eu acrescentaria nas inspirações a série Dr. House também. Muito orgulho ver que o Brasil está produzindo conteúdos de excelência.
ResponderExcluirBlog Hey, Missmoon | por Neila Bahia
Moda, Livros e Espiritualidade
www.heymissmoon.com
Verdade, Neila. Ótimo você ter acrescentado essa série procedural.
Excluir