quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Quinta de série: Sob pressão

Pode conter spoilers!








No Quinta de série de hoje apresento a série Sob Pressão. Uma produção da Ancine, Conspiração Filmes e Globo, Sob Pressão já se encontra na segunda temporada, totalizando 15 episódios. O roteiro é de Jorge Furtado e a direção artística de Andrucha Waddington. A série na TV é fruto do filme homônimo. O elenco conta com Júlio Andrade, Marjorie Estiano e Stepan Nercessian. 

A produção conta, sem máscaras e filtros, o dia-a-dia de médicos em um hospital público no subúrbio do Rio de Janeiro. No Hospital conhecido como "Macedão", Dr. Evandro lidera a ala vermelha, juntamente com a dra. Carolina, tendo que enfrentar situações-limites dos mais diferentes tipos, em um ambiente extremamente cheio de pressão e caótico.

Dr. Evandro e dra. Carolina tem pontos em comum e diferenças. O ponto comum é o de salvar vidas à qualquer custo. Dr. Evandro chega até mesmo pronunciar a frase "Ninguém morre no meu plantão". Dra. Carolina também tem essa visão de doação, apesar de diferenciar do dr. Evandro. Enquanto este é cético, aquela é cheia de fé e esperança. 

Dr. Evandro e dra. Carolina também tem problemas pessoais. Dr. Evandro recém saiu de um casamento por conta da morte de sua esposa, enquanto ele estava na mesa de cirurgia para tentar salvá-la, e a partir desse momento começa a usar remédios compulsivamente. Dra. Carolina enfrenta fantasmas do passado e o abuso do pai, se cortando com lâminas na lateral da sua barriga por acreditar que a dor mascararia sua dor real. 




A série até tenta focar nos conflitos dos outros médicos, mas o foco maior é no casal de protagonistas.

Sob pressão tem episódios eletrizantes, com boas cargas de drama e boas histórias. Acredito que a série é uma mistura de Grey's Anatomy, The Resident e 9-1-1.



Personagens



Dr. Evandro: coprotagonista da série, viciado em remédios e com trauma por conta da sua esposa que morreu na sala de cirurgia. É colega de trabalho da dra. Carolina e logo se apaixona por ela. 




Dr. Carolina: acredita na fé e em Deus, também é uma das coprotagonistas da série. É colega de trabalho do dr. Evandro e se apaixona por ele.




Dr. Décio: um médico responsável e atencioso que guarda um importante segredo que só foi revelado no quarto episódio da segunda temporada.




Dr. Samuel: é o diretor do hospital e responsável pela ala vermelha. Possui diabetes e passou por momentos difíceis. 





Dr. Rafael: médico auxiliar do hospital que tinha um caso com a ex mulher do dr. Evandro. 





Dr. Amir Salgado: médico auxiliar, extremamente mulherengo e que possui duas namoradas.




Dr. Henrique: recém contratado do hospital, é especialista em ortopedista. É bastante orgulhoso e pedante. 




Dra. Renata: administradora do hospital que faz de tudo para melhorá-lo, até as coisas mais absurdas. 



Filme




O filme foi lançado em 2017 e contém personagens que não aparecem na série. Ele aborda três cirurgias complicadas: um traficante, um policial militar e uma criança, feridos em um mesmo tiroteio em uma favela próxima ao hospital. Qual deve ser salvo primeiro? A equipe do dr. Evandro, formada pelos doutores Paulo e Carolina tem um grande dilema pela frente. O filme é cheio de momentos dramáticos e de ação.

No filme descobrimos como a dra. Carolina foi trabalhar no "Macedão" e até é citado o caso da ex mulher do dr. Evandro, mas trabalhado mesmo só foi na série. 



Abertura


A abertura traz um lindo fundo musical e vários aparelhos médicos são apresentados em slow motion. A cor predominante é o cinza, azul escuro e o preto. Confira:





No limite



À todo momento os médicos vivenciam situações-limites, em um ambiente sem máquinas e acessórios de qualidade. O interessante são as gambiarras que eles fazem para não deixar os pacientes morrerem, como usar um celular, uma camisinha e um pedaço de mangueira de jardim.

A série é bem real por mostrar que nos hospitais brasileiros não tem aparelhos, materiais, remédios e acessórios. 




Mensagens nos finais dos episódios


Em todos os episódios, ao final, há uma mensagem que tem a ver com aquele capítulo específico e um número verídico para as pessoas ligarem caso estejam passando pelo mesmo problema. Confira algumas mensagens:














Prêmios


Em 2017 a série ganhou vários prêmios, como Melhor Série, Melhor Ator e Melhor Atriz pelo Trófeu APCA e Prêmio da Folha de São Paulo. Em 2018 ganhou prêmios de Melhor Série, Melhor Roteiro e Série de TV - Ficção e Drama pelo Festival Internacional de Programas Audiovisuais da FrançaPrêmio Extra de TelevisãoPrêmio ABRA de Roteiro.



Crítica


A série foi criticada pelo Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo) por retratar apenas a vida e o atendimento dos médicos, uma vez que o paciente chega no hospital e há, primeiro, um trabalho de enfermagem que irá classificar os níveis e prioridades de atendimento. 

Contudo, Sob Pressão apresenta um drama médico muito conciso e interessante. Os episódios prendem a atenção do início ao fim, há bons plots e cenas tensas e de ação. Acredito que os roteiristas de SP aprenderam muito com os de Grey's Anatomy, porque é cada situação conflituoso que só vi na última série mencionada. 

As atuações estão impecáveis, principalmente dos protagonistas. Carolina é a nova Meredity Grey! Quem for assistir entenderá o que quis dizer.

SP tem uma boa direção de filmagem, fotografia e roteiro. 




Segunda temporada


A segunda temporada está muito coesa e mais fechadinha. Novos personagens foram adicionados à trama e conflitos da primeira também foram retomados. O quinto episódio da temporada foi um dos melhores de toda série, ao trazer o caso de um acidente de ônibus.

Agora é aguardar para ver se a série manterá o bom foco de sempre. J-J













Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Emerson
    Parece muito interessante e os atores , vamos, alguns muito bons!
    Saudades de vir aqui!!
    Beijokas,
    DMulheresInstagramFanpage

    ResponderExcluir
  2. Oi Emerson! Tudo bem?
    Só ouço elogios dessa série mas nunca assisti!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  3. Essa série é simplesmente incrível. Eu acrescentaria nas inspirações a série Dr. House também. Muito orgulho ver que o Brasil está produzindo conteúdos de excelência.

    Blog Hey, Missmoon | por Neila Bahia
    Moda, Livros e Espiritualidade
    www.heymissmoon.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Neila. Ótimo você ter acrescentado essa série procedural.

      Excluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design