Quando fiz o post do símbolo do São Paulo Futebol Clube (aliás os textos dos símbolos dos times tem se tornado bastante comuns no JOVEM JORNALISTA), o leitor Ricardo do blog Pensamentos e Devaneios poéticos fez o seguinte comentário:
"O mais bonito símbolo em todo o mundo? Não pode ser. Desculpe mas não pode mesmo ser. Esqueceram-se - o que é lamentável -. do símbolo do Sport Lisboa e Benfica, clube mítico de Portugal, Europa, mundo. Esse sim, o símbolo mais bonito do mundo, lol"
O Benfica é a junção do Sport Lisboa e Benfica. Essa fusão ocorreu em setembro de 1908, durante a presidência de João José Pires. No post de hoje falarei do símbolo e cores desse time, bem como evolução do emblema e o mascote.
SAIBA O SIGNIFICADO DE OUTROS TIMES
Símbolo e cores
Quando o time foi inaugurado ficou definido que seus símbolos fundamentais seriam as cores vermelho e branco, a águia e que adotaria a divisa "E Pluribus Unum" (em latim, de muitos um), que significa a união entre todos os associados.
O emblema - elaborado entre 13 de dezembro de 1903 e 28 de fevereiro de 1904 - conta com uma águia, que simboliza independência, autoridade e nobreza, um escudo com as cores do clube (vermelho e branco) e a sigla SLB de "Sport Lisboa e Benfica" sob uma bola de futebol, sobreposto sobre uma roda de bicicleta, que representa o ciclismo como uma das modalidades do clube. O lema do clube, "E Pluribus Unum" também está presente. Eis aí o símbolo que tem produzido marca em Portugal e no mundo.
Antes de cada partida em Casa, e aqui vai uma curiosidade, uma águia-de-cabeça-branca, chamada Vitória, voa em torno do Estádio da Luz diversas vezes, aterrando em cima do escudo benfiquista, completando o emblema e criando uma versão real do emblema do time.
Evolução do emblema
O emblema teve ao menos 7 modificações desde sua origem, em 1904. No futebol, o clube tem adotado emblemas comemorativos das conquistas "encarnadas", com a inclusão de estrelas no topo do emblema atual. Confira, agora, essa evolução:
1904 - 1908
O primeiro logotipo era um brasão nas cores branco e vermelho, uma fita com uma inscrição e uma águia de asas abertas. A faixa na diagonal tinha as iniciais do clube S. L. - de Sport Lisboa. Havia uma bola redonda no centro e uma fita que continha o lema latino "E Pluribus Unum".
1906 - 1908
Esse foi o emblema do Grupo Sport Lisboa criado em 26 de julho de 1906. Esse grupo se dedicou especificamente ao ciclismo. O logotipo conta com raios de bicicleta, um escudo figurado, com uma bola oval e fita com as letras "G.S.B.".
1908 - 1930
O símbolo reúne o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica, com o logotipo e o emblema anteriores, sobrepostos. As letras na faixa central foram alteradas porque as iniciais foram alteradas para a recriação da marca.
1930 - 1961
O logotipo ganhou novas cores, ficando mais chamativo. As cores de Portugal - verde e vermelho - foram acrescentadas, além do vermelho e dourado do restante do desenho. O escudo triangular ampliou de tamanho, assim como o anel cinza com os aros de bicicleta. A forma da fita foi alterada, ficando pendurada nas bordas e o desenho da águia está mais imponente, com ela olhando para cima.
Ao longo do tempo, o emblema sofreu algumas alterações de reajustamento de estilo e, a partir de 1930, ganhou praticamente a estética final que conhecemos hoje em dia.
1961 - 1973
A bola ficou vermelha quanto a metade esquerda da tabela. O contorno do resto dos elementos, o pássaro e todas as inscrições são amarelos, com a adição da cor preta. Há uma faixa escrito S.L.B. que significa S. Libra e a águia foi retratada de forma mais simplória.
1973 - 1999
Mais experimentos de paletas de cores. Dessa vez, os designers fizeram a bola amarela, a faixa diagonal pintada de azul e a roda na cor branca. As proporções dos elementos foram modificadas ligeiramente e a águia se parece com a do emblema de 1930-1961, diferenciando do esquema de cores.
1999 - presente
No final do século XX, o clube adotou uma versão moderna do logotipo, com uma águia repaginada e ainda mais imponente. Conheça os símbolos do emblema mais a fundo:
Escudo bipartido em duas cores: significam alegria, colorido, vivacidade e entusiasmo;
Bola de futebol: principal razão de ser da nova agremiação desportiva;
Águia de asas abertas: animal heráldico que significa autoridade, força, vitória e orgulho. Símbolo de elevação de propósitos e de espírito de iniciativa;
Faixa escrito E Pluribus Unum: significa apologia da união e do espírito de família.
O nome abreviado e o lema em latim Benfica são escritos em Sans-serif simples. As cores trazem uma simbologia: branco representa a paz, o vermelho (# ED1C24) a nobreza; e o azul francês (# 0072BC), o Cyber Yellow (# FFD400) e o verde filipino (# 008047) se referem à bandeira de Portugal. Foram adicionadas o preto e prata filipino (# B1B3B6).
Mascote
A Águia Vitória é uma águia-de-cabeça-branca treinada por André Rodrigues, treinador da empresa Voltataria desde abril de 2011. A original, cujo treinador era Juan Bernabé, voou na inauguração do Estádio da Luz em 25 de outubro de 2004. Foi apreendida dias depois e libertada em maio de 2006. Entretanto, foi substituída por uma águia semelhante de mesmo nome.
Está aí um pouco a história do símbolo do Benfica, que também tem os apelidos de Águias, Encarnados e Glorioso. É, ou não, o símbolo de time mais bonito do mundo?
Que símbolo de time você gostaria que escrevesse? Diga nos comentários que faço um post sobre. J-J
obrigado
ResponderExcluirhttps://sintrabloguecintia.blogspot.com/
Muito legal esse quadro que você faz sobre a história dos símbolos (escudos) dos times. Acho o símbolo do Benfica muito bonito, no entanto eu não acho o mais bonito. Sou flamengo, mas o símbolo mais bonito que eu acho é do Criciúma. Gostaria que você falasse da história do escudo deste clube catarinense. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/