sábado, 6 de maio de 2023

Saiba o significado do símbolo do América Mineiro

No dia 16 de outubro de 2021 o blogueiro e leitor do JOVEM JORNALISTA, Paulo Roberto Figueiredo Braccini do Bratz, fez um comentário num post pedindo para eu escrever sobre o símbolo do América Mineiro. O América Futebol Clube (AFC), conhecido como América, América Mineiro ou Coelho (por conta do seu símbolo), é um clube desportivo da cidade de Belo Horizonte (MG). 

Fundado em 30 de abril de 1912, o clube possui o mesmo nome e escudo desde sua origem. Suas cores são o verde, o branco (desde 1912) e o preto, incorporado em 1913. Essas três cores são as cores oficiais do time e fazem parte de suas variações. Mesmo assim, o time criou uniformes vermelhos em 1933 e 1942, em protesto à introdução do profissionalismo no futebol. 

VEJA TAMBÉM

Saiba o significado do símbolo do São Paulo 

Saiba o significado do símbolo do Flamengo 

Saiba o significado do símbolo do Botafogo 

Saiba o significado do símbolo do Vasco

Saiba o significado do símbolo do Gama


Escudo

É um clube tradicional que nunca trocou de escudo, nem mudou de nome. São duas versões oficiais que o time aceita: uma com letras verdes e fundo branco, e outra com fundo verde com letras brancas. 


Nas três versões de escudo, as iniciais AFC estão entreçaçadas. Na versão de 2020 duas estrelas amarelas, simbolizando os títulos da Série B de 1997 e da Série C de 2009; e uma estrela vermelha, simbolizando o título da Copa Sul-Minas, foram acrescidos. Também foi adicionada uma faixa em alusão ao deca-campeonato mineiro, entre 1916 e 1925. Em 2018, o símbolo foi modificado novamente, alterando as estrelas acima do escudo e seu significado, já que o clube entrava em outro patamar no futebol brasileiro, após a repetição de sua maior conquista. 

Para modificar o escudo, foi realizado um estudo de como recolocar a estrela, utilizando o formato adequado e retoques simples. O criador da nova identidade visual do time, Adriano Ávila Alamy, ressaltou três pontos, em uma metodologia própria de: tradição, torcida e troféus (os 3 Ts). Esses 3 Ts compreendem a gestão da marca de um clube de futebol através da sua identidade visual, sempre em parceria com o marketing dos clubes. A intenção foi a mudança, mas sem o rompimento com a tradição do clube. Valorizou-se o relacionamento dos torcedores com o clube e com suas principais conquistas, expressando isso por meio dos desenhos. 




A revitalização do símbolo foi em 2017 e 2018, quando o clube completou 105 anos de existência. De acordo com Adriano Ávila Alamy, designer gráfico e fundador do Futboz, o foco foi no resgate de toda a história e tradição do clube ao longo dos anos de glória e enriquecimento de sua marca, permitindo a penetração nos mercados esportivos, nacional e internacional. 

A nova logo é mais alongada, com as estrelas mais próximas do símbolo. A principal diferença é na faixa do decacampeonato mineiro, que mudou de "1916 Decacampeão 1925" para "1916 Deca 1925"


Bandeira



A bandeira oficial possui um fundo em três listras horizontais, nas cores branca e verde (originais) e preta (em referência ao uniforme verde e negro, marca do clube). O escudo do clube aparece centralizado em letras verdes e fundo branco. 


Uniformes


O time possui três uniformes: o primeiro listrado verde e preto, o segundo branco com detalhes verdes e o terceiro verde escuro. Nesse link você pode ver a evolução de todos os uniformes. 




Hinos

O hino oficial é do compositor Vicente Motta, nascido na cidade de Montes Claros (MG). Nos anos 1990, Fernando Brandt e Tavinho Moura compuseram um segundo hino (não oficial), mas que não teve aceitação dentre os torcedores. Também há o Hino da torcida (O meu América), criado pelo comediante Fernando Ângelo. 

 

Mascote


O primeiro mascote do América foi o Pato Donald (Nem eu sabia disso!). Contudo, desde 1944, o mascote passou a ser um coelho, criado pelo cartunista Fernando Pieruccetti, o Mangabeira, sob encomenda do jornal Folha de Minas, em 1943. 

Conhecido como o "grande pai dos mascotes mineiros", Mangabeira era mais um dos ilustres torcedores do América. A intenção inicial do jornal foi de associar os times mineiros à figuras humanas, entretando o cartunista sugeriu a "animalização" das equipes lociais, como foi feito com alguns times do futebol paulista e carioca. Depois de escolhas erradas e polêmicas, o artista tirou "um coelho da cartola", que fez enorme sucesso!

A ideia do coelho nasceu do sobrenome de muitos dirigentes do clube da época, mas a simbologia do mascote também pesou. Veja o que Mangabeira disse:

“O América era um clube aceso, sempre pronto para o que desse e viesse. Ao mesmo tempo, era um clube delicado, de torcida fina. Um coelho, não é?”.


O coelho e seu pé são sinônimos de sorte e trouxe exatamente isso para o América Mineiro, já que foi campeão apenas 3 anos após a criação do Coelho de Mangabeira. 

O designer e ilustrador Adriano Ávila Alamy fez um vídeo mostrando a concepção das marcas do América Mineiro e como as transformações foram criadas. É interessante, porque apresenta não só as mudanças do emblema, como outras novidades, como as marcas retrôs e do programa de sócio-torcedor e as aplicações do mascote coelho. Vale a pena assistir o vídeo para compreender mais a aplicação dos pontos, uma ótima aula para mergulhar nos conceitos de design aplicados no futebol. Assista:



Uma marca e tanto, não é mesmo?! Quer que eu fale mais sobre o significado do símbolo do time do seu coração?! É só dizer qual o time, que farei com muito prazer! J-J



Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Uma publicação informativa que me deliciou ler. Gosto de desporto em geral e em particular de futebol. Em Portugal sou ferrenha adepta do Benfica.
    *
    Beijo, Paz e Amor
    *
    Arder em Erótica Chama
    */*

    ResponderExcluir
  2. Excelente publicação .Nao curto futebol mas foi interessante ler. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Eu não torço pra nenhum time, acredita?
    Eu só torcia pra seleção brasileira nas copas e agora nem isso...
    Qual o seu time de coração?
    ♥ Beijos e boa semana! :)

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante. Os fãs do time ficarão especialmente agradecidos ao blog por esta postagem.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua postagem! Curti conhecer um pouco mais sobre o América das Minas Gerais. Seria legal você fazer.esse tipo de postagem com os 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro. É só uma sugestão meu amigo. Abraço,



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Emerson muito interessante a postagem os fãs do clube vão adorar saber, abraços.

    ResponderExcluir
  7. Não entendo nada de futebol hahahhaha, mas achei interessante!!!
    Adoro saber o significado das coisas :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não acompanho times de futebol, mas gostei do mascote.
    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  9. Interessante a leitura .Sempre é de utilidade para conhecimentos gerais . Abraço

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design