Já levei na cara, tive que engolir seco, guardei mágoa, sofri por ficar calado... Era uma pessoa que levava desaforo para casa e remoía sentimentos. Mas fui mudando, afinal, viver dessa forma só me traria danos para a saúde. Resolvi reagir e agir e não guardar (mais) sentimentos, palavras e/ou emoções. Com essa nova maneira de ser, dou a pessoa a retribuição daquilo que recebo em palavras ou atitudes. Ou seja, nada além do que se merece.
Não exagero ou sou injusto se recebi uma palavra atravessada ou uma atitude desmedida de alguém. Ela recebe exatamente o que me ofereceu, nem mais nem menos. Procuro não humilhar, destratar, xingar a pessoa, por mais que esteja com raiva ou que a situação que ela me fez passar tenha me tirado do sério. Mas ela vai perceber a minha indignação no que tenho a dizer ou no que escrevi. Sou bem claro e digo exatamente o que quero falar, sem rodeios, filtros, mas com muito respeito.
Agora, sou reativo ao que recebo das pessoas e isso até que me tem feito bem. Não deixar sentimentos e emoções represados é libertador. Não fico mais refém de sentimentos e mantenho a minha cabeça leve e sem aquela punição de "deveria ter dito isso ou feito aquilo". Optar por ser reativo não significa que passei a ser violento, vingativo, nem nada disso. Afinal, não mudei minha essência de ser tranquilo, calmo e compreensivo. O que mudei é não levar mais "desaforo para casa", mas não dou nada além do que a pessoa merece, pois isso não faz parte da minha essência.
Outrora, as pessoas me faziam de gato ou sapato por não revidar, não dar o troco. Elas se sentiam poderosas sobre mim, me consideravam um idiota por não reagir, me maltratavam e se sentiam superiores à mim. Enquanto eu ficava cada vez mais reprimido, com sentimentos represados e com muita coisa entalada dentro da garganta. Hoje, dou à elas a falsa ilusão que não irei revidar, dando corda a todos os maltratos e desculpas que ela possa dar. Corda e empoderamento à elas é o que não faltam! Elas devem se sentir o máximo por eu não revidar, mas espero o momento certo para isso.
Mais cedo ou mais tarde, ela vai ter que ouvir o que tenho a dizer e receber a retribuição, mas com classe, respeito e justiça. Com a medida que me medem, eu meço também. Nada é desmedido, descalculado ou injusto. O meu prato da balança fica no mesmo nível do da outra pessoa. Aquilo que eu recebo, é o que eu dou, sejam coisas boas, sejam ruins. O peso não é descomunal, pois sei que se for injusto com as pessoas, também recebo a injustiça. As pessoas precisam saber que eu sou um ser humano e que aqui bate um coração. Não sou um robô, frio e sem sentimentos. Quando alguém me tira do sério, vai ter resposta e textão, sim! É só aguardar! J-J
Por: Emerson Garcia
A vida é bela de viver. Basta saber vivê-la.
ResponderExcluir*
Terça feira de Paz e Amor.
*/*
Excelente análise pessoal
ResponderExcluirExcelente ! Nao achei a medida certa para esta situação.Continuo recebendo e nao revidando .
ResponderExcluirFalar o que se sente é libertador. Não guardo nada e devolvo dá mesma maneira que recebi.
ResponderExcluirBjus!!!
Sim, ninguém deve simplesmente interiozar ofensas e tratamentos inadequados. Temos que nos defender e extravasar os nossos sentimentos. E é muito possível fazer isso de forma serena e educada.
ResponderExcluirBeijo
Infelizmente, muitas vezes, temos que nos moldar aos outros para não nos deixarmos ser pisados. Temos que nos tornar quase como eles, para "sobreviver" nesta selva.
ResponderExcluirFazes muito bem em te impôr e não permitires que te maltratem. Era só o que faltava.
Bom dia
Cláudia - eutambemtenhoumblog
Me gustó la publicación! Casi todos los días estoy aquí leyendo tus contenidos, ya he guardado este blog en los favoritos de mi navegador..
ResponderExcluirBoa tarde de quarta-feira. Obrigado pela visita e carinho.
ResponderExcluirAcho que preciso fazer o mesmo que você.
Luiz Gomes
Texto maravilhoso e gostoso de ler e refletir
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Adorei o texto! Realmente, não engolir desaforo e dar aos outros o que eles nos dão é a melhor coisa a se fazer e libertador.
ResponderExcluirEstante da Pipoca
Gostei muito deste seu texto, com o qual me identifico.
ResponderExcluirBom-fim-de-semana!