quinta-feira, 1 de junho de 2023

Quinta de série: Todas as flores #pratodosverem

Pode conter spoilers!

Hoje é dia de Quinta de série com Todas as flores #pratodosverem! Essa é uma série documental, apresentada concomitante a exibição da novela Todas as flores, da Globoplay.  À cada semana, um episódio de Todas as flores #pratodosverem era lançado no streaming da Globo, juntamente com a liberação de cinco episódios da produção de João Emanuel Carneiro. Possui direção de Noa Bressane, direção artística de Carlos Araújo e roteiro de Camilla Gismond. Possui a autoclassificação etária livre para todos os públicos. Cada episódio possuía cerca de 6 minutos, sendo considerado um curta documental. A série foi exibida entre 19 de outubro de 2022 e 10 de maio de 2023.

A série documental apresenta histórias reais de indivíduos com deficiência visual de inúmeros lugar do Brasil, focando em suas condições, desafios, trajetórias profissionais e pessoais. Essas histórias são exibidas de forma humana e sem preconceito. 



Conhecemos de perto a condição da cegueira e da baixa visão, assim como os preconceitos que os cegos passam todos os dias. Também, sobre a adaptação que possuem para viver, seus direitos, benefícios, ferramentas e funcionalidades, oferecidos para esses indivíduos. Descobrimos que são pessoas como qualquer outra e que também merecem sonhar, se divertir, trabalhar, namorar, viver, assumir suas identidades sexuais e de gênero. 

Nos é apresentado o mundo da acessibilidade e como as pessoas cegas e de baixa visão lutam para serem inseridas nele. Elas também passam por desafios para se adequar e adaptar à esse mundo, bem como por reivindicarem seus direitos. Há muitas ferramentas que são apresentadas no decorrer da série, como o sistema de audiodescrição, ferramentas de ensino para deficientes visuais, a leitura em braile, entre outros. 




O ponto alto é mostrar que pessoas cegas e de baixa visão podem ter uma vida comum, alegre e saudável, não importando suas condições. Por isso, o dia a dia dessas pessoas é ressaltado. Eles se divertem, trabalham, namoram, passeiam, viajam, vão ao cinema e teatro, leem, constituem família, pedalam de bicicleta, lecionam, ensinam, são influenciadoras digitais e gravam conteúdos na internet, cantam, tocam, fotografam e uma porção de outras atividades.

São histórias emocionantes, dramáticas, alegres, de superação. Aprendemos com cada experiência. São episódios curtos, mas com histórias riquíssimas e diversificadas. Nenhum capítulo é igual ao outro. Ao final, há um texto (frase) com uma reflexão sobre a cegueira e baixa visão narrado pela atriz Sophie Charlotte, protagonista de Todas as Flores



O episódio 16 é mais peculiar e especial que os outros por trazer a história de três funcionárias cegas e com baixa visão que trabalham nos bastidores da novela Todas as flores: a preparadora de elenco Moira Braga, a assistente de direção Nathalia Santos e a consultora Camila Alves. 


Em apenas 6 minutos, histórias riquíssimas são apresentadas. Não são episódios cansativos ou monótonos. São objetivos e diretos. A qualidade de som e imagem é de primeira. O enredo e o roteiro são organizados e bem construídos. A produção pode ser acompanhada na Globoplay, onde estão todos os capítulos disponíveis. J-J


Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Ótima indicação. Vou procurar para ver! abraços, chica

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia, mas parece boa, anotado aqui a indicação abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que seja uma série documental muito interessante de ver
    *
    Quinta feira de Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir
  4. Confesso gostar de documentários-
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos.
    .

    ResponderExcluir
  5. Nossa, adorei a iniciativa desses "extras". A emissora acertou em cheio nesse documentário.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Que interessante. Nunca tinha ouvido falar da história. Não tenho globoplay mas fiquei curiosa para assinar para assistir.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que bacana essa série Emerson, ainda não conhecia. Episódios curtinhos assim são bons também, acabam sendo dinâmicos e não cansam. Adorei.

    ResponderExcluir
  8. Imagino ser uma série muito interessante de ver
    *
    Sábado com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design