No dia 28 de junho de 2020, durante a Semana do Orgulho LGBTQ+ 2020 (o período temático tinha outro nome na época), apresentei animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQ+. Três anos depois, trago a parte 2 desse projeto.
Essa é uma seara que tem crescido muito e é inesgotável. O intuito é o mesmo: apresentar conteúdos infanto-juvenis que tratem de temas como orientação sexual e identidade de gênero para facilitar o entendimento dos pequenos sobre o assunto. Mas na edição desse ano, vou um pouquinho mais além, pois tem produções direcionadas para o público mais "crescidinho", jovem e adulto (Mas vou deixar claro o público que o produto se destina).
Então, venha comigo com Animações, séries e livros infanto-juvenis LGBTQIAPN+ 2!
Ridley Jones: A guardiã do museu
A animação apresenta assuntos e personagens LGBTQIAPN+, além de promover a ideologia de gênero e a linguagem neutra. No desenho, Fred é um pequeno búfalo que revela ser não-binário para sua avó, que seus pronomes são "ile/dile" e que pronomes femininos e masculinos não dão um bom sentimento. O búfalo diz: “Isso não pode mais esperar. Se eu for liderar um rebanho, quero fazer isso sendo quem sou. Afinal, você sempre diz para liderar com o coração.”
A série ainda apresentou dois pais gays como os responsáveis por Ismat. uma pequena múmia. E, além disso, a protagonista Ridley vive apenas com sua mãe e sua avó, sem a presença de uma figura masculina em sua criação.
Pessoas tem criticado o desenho por ter essas pautas identitárias, já que é direcionado para crianças e adolescentes.
In a heartbeat
É uma animação LGTQIAPN+ em curta metragem que conquistou a internet. É uma estória com fofura da descoberta da homoafetividade de dois rapazinhos. O desenho foi o trabalho de conclusão de curso de Beth David e Esteban Bravo, estudantes da Ringling School of Art and Design na Flórida (EUA). O desenho pode ser conferido no Youtube.
Kipo e os animonstros
Animação baseada em um HQ com o mesmo título. A animação conta a estória de uma criatura adolescente que muda a sua forma. O cavaleiro Lord Ballister Blackheart decide pedir sua ajuda, a fim de provar sua inocência e expor as falcatruas que ameaçam o reino.
Por possuir cenas de conteúdo LGBTQIAPN+ - como um beijo entre duas personagens femininas - foi censurada várias vezes pela Disney. Mas a boa notícia é que ele estreará agora no próximo dia 30 de junho pela Netflix! O longa é uma produção da Fox e dos mesmos criadores da A era do gelo.
She-Ra as Princesas do Poder
A nova versão do desenho foi criada pela Netflix que remodelou os personagens e alterou as histórias para atrair o público contemporâneo. Ou seja, expandiu o universo e houve uma atenção à diversidade. Com cinco temporadas, o seriado trouxe assuntos mais sérios, mas sem perder a essência de desenho infantil.
Os personagens com corpos esculturais foram substituídos por crianças de verdade. O arqueiro deixou de ser um senhor bombado, para ser um garoto meigo, negro e criado por pais gays. A Cintilante, tornou-se uma garota com senso de justiça forte, carinhosa e com as características que uma heroína deve possuir. Ela tem um perfil mais plus size.
Felina e She-Ra, por sua vez, formam um casal lésbico futurista. Criadas juntas, foram tratadas de formas distintas. O sentimento de amizade sempre fala mais alto nos momentos tensos, criando uma linha sutil de romance entre elas. Será que a Netflix deixará tudo na friendzone ou proporcionará que os fãs se deliciem com o ship?
O Príncipe dragão
Criado por Aaron Ehasz, um dos roteiristas de Avatar: A Lenda de Aang, O Príncipe dragão tem o enredo de cada temporada representar um elemento dos livros de magia. O desenho possui representatividade LGBTQIAPN+ com Amaya, tia dos protagonistas; e rainha Aanya, de Duren.
Amaya é uma general do exército forte, independente e muda que conta com a companhia de seu fiel soldado, Gren, para fazer as traduções do que diz e expressa. Aanya, por sua vez, é uma menia órfã que possui muita maturidade apesar de sua idade. Ela é criada por mães, as rainhas, Annika e Neha, que viveram seu amor num mundo fictício.
The true colors of family
O autor infantil e psicoterapeuta Mark Loewen criou um livro de colorir que ensina os pequenos sobre famílias LGBTQIAPN+. Lançado em 2020, em Richmond, Virgínia (EUA) por uma editora universitária, o livro deu o que falar e gerou bastante polêmica, mas também elogios de pais LGBTQIAPN+.
Loewen trouxe sua própria experiência com o livro, já que é gay e casado e tinha acabado de adotar uma garota. Ele percebeu que havia certa dificuldade para encontrar livros infantis que refletissem sua família, quando decidiu criar seu próprio livro.
O intuito do autor é que haja educação das pessoas sobre essa temática, pois muitas vezes há dúvidas, desconhecimentos e preconceito. O livro possui dois objetivos principais: primeiro, que as famílias LGBTQIAPN+ possam se ver e enxergar nele; segundo, que famílias tradicionais que queiram que seus filhos sejam educados e conheçam outros tipos de configurações familiares, possam ter essa possibilidade.
Crianças ficaram maravilhadas em ver o livro de colorir e as configurações familiares. Uma mãe da mesma escola da filha do autor do livro, disse que sua filha achou o livro incrível e teceu o seguinte comentário: "Olha mamãe, há duas mães aqui. Existem dois pais”. Os pais devem conscientizar seus filhos desses tipos de famílias também.
Maya: Bebê Arco-Íris
OMG, reparei que a sigla LGBT tem mais duas letras PN meu Deus
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirdesses o único que li e assisti foram Heartstopper e First Kill.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Que máximo esta publicação! Gostei d+
ResponderExcluirMuito legal esse conteúdo para comunidade LGBTQIAPN+
ResponderExcluirDas séries, eu acompanhei as primeiras temporadas de Queer Eye e eram ótimas.
Um abraço!
www.luluonthesky.com
Eu ando por fora demais, gente! O Queer eye que eu vi era - na verdade - Queer eye for the straight guy, rsrs. O elenco tinha Thom Filicia, Ted Allen e outros dois. Eu tenho até um livro deles, cheio de dicas ótimas.
ResponderExcluirBeijo
Assisti agora In a heartbeat e achei a coisa mais fofa! Amei as indicações, ótimo post!
ResponderExcluirAbraços!
https://barbaradoblog.com/
Olá, bom dia:- Acredito que sejam livros muito interessantes de ver e ler
ResponderExcluirBela e trabalhosa publicação. O meu elogio
*
Terça feira com Saúde, Paz e Amor.
*/*
Ilusões e Poesia
*/*