terça-feira, 14 de setembro de 2021

Saiba o significado do símbolo do Vasco

Parece que esse tipo de post tem feito sucesso aqui no JOVEM JORNALISTA, não é mesmo? Dessa vez atenderei o pedido da leitora Andréia, que me pediu gentilmente: "Emerson, faz do Vasco agora". É claro que sim, Andréia! Aqui está.

O Vasco é um time carioca bastante popular no Brasil e hoje é a vez de você conhecer os significados do símbolo desse time. O post terá muitas informações e curiosidades. Você sabia que o primeiro escudo do Vasco era redondo? Por que o primeiro emblema tinha o desenho de uma caravela? Qual é a cruz que representa o Vasco da Gama: a Cruz de Malta, a Cruz da Ordem de Cristo ou a Cruz Pátea? Aliás, o que significa a Cruz de Malta, a Cruz da Ordem de Cristo ou a Cruz Pátea? Todas essas perguntas serão respondidas no texto de hoje.

VEJA TAMBÉM 

Saiba o significado do símbolo do São Paulo 

Saiba o significado do símbolo do Flamengo 

Saiba o significado do símbolo do Botafogo


O clube, em sua origem, foi ligado à comunidade portuguesa no Rio de Janeiro. Assim como o Flamengo, o Vasco foi fundado como clube de esportes náuticos, em 1898. Anos mais tarde, o futebol foi adicionado como uma de suas atividades.

Depois dessa breve introdução, vamos ao post de hoje?


Escudos do Vasco

O Vasco possui cerca de cinco variações de escudos, sendo que o primeiro data de 1898, no ano de fundação do Vasco, quando ele ainda era um clube de regatas. O escudo era redondo, com uma imagem da nau lusitana dentro de um círculo com cruzes. Essa imagem durou até 1903. 


Em 1903, o escudo teve a primeira transfomação. O formato do símbolo foi mantido, mas foi acrescentado bordas pretas e a caravela ganhou um upgrade. Além disso, na borda foram acrescentadas as iniciais C.R. (Clube de Regatas). 


Em 1920, o Vasco mudou o formato do emblema para um que é usado até os dias atuais. O design é formado por um escudo em preto (Mais delgado que os emblemas seguintes), com as iniciais do clube nos dois lados da imagem e uma faixa branca atravessando-a. Essa imagem foi utilizada até 1980. 


Nos anos 1980, uma versão mais moderna, com as bordas arredondadas, foi lançada. A cruz de Pátea (Não seria Cruz de Malta?! Mais detalhes à frente!) ganhou a cor vermelha em seu interior, enquanto o navio ocupa um espaço maior dentro do símbolo. 


Por fim, em 2012, o escudo foi modificado para o que conhecemos até os dias de hoje. O casco da nau foi colorido, a cruz de Pátea foi reduzida e as letras foram ligeiramente modificadas. O símbolo atual do Vasco possui um fundo negro que se refere aos mares não descobertos no Oriente, cortado por uma faixa branca que indica o caminho encontrado para as Índias pelo navegador português Vasco da Gama. 


Perceba que o escudo do Vasco como o conhecemos hoje foi estabelecido ainda em 1922. Embora ele tenha passado por modificações na forma e design ao longo dos anos, os elementos se mantiveram os mesmos da década de 1920. 

As letras CR e VG que estão na lateral esquerda e na parte de baixo do símbolo dizem respeito ao nome do clube, Clube de Regatas Vasco da Gama, escolhido na época devido às celebrações dos 400 anos da descoberta do caminho para as Índias. JOVEM JORNALISTA também é cultura!


A Cruz de Malta, Cruz Pátea e a Cruz da Ordem de Cristo

Qual é a Cruz do escudo do Vasco da Gama? A de Malta, a Pátea ou da Ordem de Cristo?! Por um tempo acreditou-se que era a de Malta, inclusive tem um trecho do hino vascaíno que diz "A cruz de Malta é o meu pendão", mas a verdade é que trata-se da Cruz Pátea (É só observar na imagem acima que você consegue identificar). Perceba que a Cruz de Malta possui extremidades bifurcadas, que não lembram em nada a Cruz Pátea.

Na verdade, o Vasco da Gama deveria utilizar a Cruz da Ordem de Cristo, que foi utilizada nas velas dos barcos portugueses e que é um dos símbolos máximos de Portugal, na época dos descobrimentos. 


Para resolver essa polêmica, o Vasco nos dias atuais utiliza a Cruz Pátea com uma Cruz da Ordem de Cristo em seu interior. O apelido cruzmaltino ainda é mantido, unindo as três cruzes da história do clube!


Bandeira



A bandeira vascaína é preta, com uma faixa transdiagonal branca, com a Cruz Pátea em vermelho no centro e oito estrelas douradas, em duas filheiras horizontais de quatro estrelas cada, no canto superior direito. Elas representam as conquistas do Campeonato Invicto de Terra-e-Mar, Sul-Americano e Copa Mercosul. 


BÔNUS: Mascote


A mascote do Vasco é um garoto português de bigode e camisa vascaína, criado pelo cartunista Henfil, na década de 1960 para o Jornal dos Sports, chamado de Bacalhau, fazendo alusão ao Vasco e Portugal. Além dele, tem o Almirante, que passou por várias transformações ao longo do tempo (expressão mais infantil e até mesmo a pistola). 






O Vasco também teve como mascote o corvo, criado por Otelo Caçador, e foi associado à sorte, pois o animal era visto de bom agouro em Portugal. Otelo chegou até mesmo à desenhá-lo no mastro do barco vascaíno. O corvo, contudo, é associado à azar e acredita-se que a afirmação de Otelo foi uma espécie de piada, já que o cartunista era flamenguista e gostava de provocar os rivais do time flamenguista por meio de seus desenhos. Piada ou não, o animal popularizou-se no time.



Esse é o significado do símbolo do Vasco. Você já conhecia? Quer ver a história do seu time do coração aqui? Diga nos comentários que terei o prazer de escrever sobre. J-J


Por: Emerson Garcia

7 comentários :

  1. eu acho bacanas esses teus posts
    adorei conhecer mais, realmente não sabia a origem

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Que legal o post, adorei saber um pouco mais sobre a história do clube
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Meu marido é vascaíno e aprendi o significado do símbolo com ele, gostei de ver aqui também apesar de eu não torcer para time nenhum.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson, tudo bem?
    Já conhecia um pouco da história do Vasco (é meu time de coração) Mas alguns detalhes eu não sabia, como por exemplo a cruz. Achei bem interessante conhecer um pouco mais da história. Obrigada por compartilhar.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  5. É sempre muito interessante conhecer a história por detrás dos símbolos. Excelente post, estamos sempre a aprender.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Que interessante

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei de conhecer mais um pouco da história do meu querido Vasco.
    Amo!!! Vascaína desde que nasci⚽️!

    Parabéns pelos posts e pela matéria!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design