Temos acompanhado as notícias das enchentes no Rio Grande do Sul. Realmente, algo devastador. Em meio à tristeza, porém, temos visto a rede de solidariedade para com o estado. A ajuda tem acontecido, seja por meio de doações, palavras de carinho e um trabalho de corpo a corpo. Até mesmo o Cascão, da Turma da Mônica, deixou o medo de lado para ajudar.
Sabe-se que o personagem de Mauricio de Sousa morre de medo de água, mas ele enfrentou esse medo para ajudar a cidade inundada. Na imagem, ele entra com toda força e vigor dentro d'água, com uma trouxa de doações sob a cabeça, ajudando uma família naufragada. É interessante que não foi a primeira vez que o personagem infantil teve essa atitude. Aliás, ele teve a mesma ação em 1983, com o auxílio de desabrigados na mesma região que está ajudando atualmente.
A imagem de 1973 é em preto e branco, enquanto a atual é colorida. A ilustração é praticamente a mesma, com algumas alterações.
O que deve ser salientado aqui, é que gibis e a arte podem tratar e retratar aspectos sociais e é o que a Turma da Mônica faz há décadas. Uma internauta disse o seguinte sobre a ilustração:
“Sou gaúcha, me alfabetizei lendo Turma da Mônica, e vocês me fizeram chorar agora! Minha terra sofre! Obrigada, Maurício de Souza, por fazer tanto com os quadrinhos”.
Um quadrinho pode emocionar, refletir, polemizar, levantar questões e é exatamente isso que essa arte do Cascão propõe. O desenho provoca o seguinte: se até o Cascão pode ajudar com a enchente, enfrentando seu maior medo, a sociedade, de forma geral, também.
A enchente no Rio Grande do Sul foi devastadora e sem precedentes. O estado encontra-se em calamidade pública. Demorará anos para a cidade ser reconstruída. A tragédia mostra como a natureza e o meio ambiente podem reagir negativamente para com a sociedade humana. Você pode ajudar com doações para os irmãos gaúchos. J-J
Por: Emerson Garcia
Uma bela iniciativa dos estúdios do Maurício de Souza.
ResponderExcluirAté Cascão está ajudando.Precisamos ajudar os gaúchos, mas precisamos também cuidar do meio ambiente. 😘
ResponderExcluirEu também gostei muito do desenho. Estamos passando por uma triste fase de individualismo e divisões, de modo que é um alento deparar com ações que expressam solidariedade e empatia.
ResponderExcluirBeijão
Achei linda a iniciativa, e me emocionei quando eles mostraram que não era a primeira vez que compartilhavam a cena. Realmente um esforço e tanto do personagem que pode inspirar mais pessoas a ajudarem!
ResponderExcluirAté breve;
Helaina (Escritora || Blogueira)
https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
https://universo-invisivel.blogspot.com (Contos, crônicas e afins)
Iniciativa louvável e humana essa daí. Um abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Uma tristeza essa catástrofe!
ResponderExcluirBela iniciativa de sensibilização! "Mão posta, ajuda é".
Foi realmente muito especial essa ajuda ao RS!!
ResponderExcluirHospedaria de Palavras