O post de hoje é dedicado à arte ambiental. E o que vem a ser esta? É quando a arte e o meio ambiente tem a natureza como inspiração ou matéria-prima para transmitir beleza e incentivar a preservação.
A arte ambiental ajuda na reflexão sobre as consequências dos atos humanos para o planeta. É interessante porque a ecoarte utiliza o mundo natural como fonte de inspiração ou matéria-prima, como papel, terra, folhas, ramos, bambu, pedra e madeira. A ideia é a de transmitir mensagens de consciência e sustentabilidade para as pessoas.
Ela tem o objetivo de converter o meio ambiente na própria obra, inspirada na natureza, gerando conscientização sobre danos que podemos causar ao planeta e alertando para a ação. A arte ambiental tem a capacidade de denunciar através da fotografia, pintura, teatro, dança ou até mesmo escultura.
No post de hoje apresento 14 artistas que trazem mensagens sustentáveis em suas obras. Vem comigo!
1- Chris Jordan
Ele compõe incríveis fotografias ao reorganizar objetos comuns, como tampas de garrafas, lâmpadas e latas de alumínio.
A obra Plastic Cups (Copos de plástico) é composta por 1 milhão de copos de plástico, número usado em vôos de companhias aéreas americanas a cada seis horas.
2- Henrique Oliveira
Esse artista brasileiro reutilizou tapumes de um portão em deterioração para criar sua primeira instalação em busca de novas texturas para sua arte. A madeira de sucata utilizada lembra traços de pincel, e tem se tornado a marca registrada do artista.
3- Nele Azevedo
Tem o projeto Melting Men, que é o seu mais famoso onde expõe centenas de bonequinhos de gelo, a fim de abordar o assunto dos efeitos das mudanças climáticas.
Em 2009 o artista se uniu ao World Wildlife Fund e colocou 1000 figuras de gelo na Praça Gendarmenmarkt, em Berlim. A instalação foi programada para corresponder com o lançamento do relatório do WWF sobre o aquecimento do Ártico.
4- Agnes Denes
Ela é pioneira na arte ambiental e conceitual. A artista plantou um campo de trigo de dois hectares em Manhattan, a apenas dois quarteirões de Wall Street. Após o plantio, mais de 1000 quilos de trigo foram colhidos e distribuídos para 28 cidades ao redor do globo.
O nome da obra foi Wheatfield - A confrontation (Campo de Trigo - uma confrontação) e o projeto foi concebido em 1982.
5- Bernard Pras
O francês reaproveita centenas de objetos encontrados em aterros, transformando lixo em arte, literalmente. Sua arte tem de tudo: desde papel higiênico e latas de refrigerante, até penas de aves.
6- John Fekner
É um artista de rua que traz mensagens e símbolos que destacam questões sociais ou ambientais, promovendo a ação de cidadãos e autoridades de New York. Wheels sobre Indian Trails foi pintada em 1979.
7- Andy Goldsworthy
É um artista conhecido por criar esculturas ao ar livre, a partir de materiais naturais, como pétalas, folhas, neve, gelo, pedras e galhos.
A obra River Stone é uma escultura em forma de serpente, construída com 128 toneladas de arenito dos escombros de edifícios de São Francisco, derrubados por terremotos em 1906 e 1989. Essa obra pode ser vista na Universidade de Stanford.
O artista cria obras efêmeras em bosques e leitos de rios, prescindindo de qualquer objeto que não seja suas próprias mãos.
8- Roderick Romero
Suas casas nas árvores e esculturas inspiradas na natureza a partir de sucatas ou materiais reciclados estonteia qualquer olhar atento.
A obra Lantern House foi construída com madeira recuperada e está situada entre três árvores de eucalipto em Santa Monica, na Califórnia.
9- Sandhi Schimmel Gold
Transforma lixo eletrônico e resíduos de papel em obra de arte. Gold utiliza tintas não tóxicas, a base de água, para compor lindos mosaicos.
10- Savaka Ganz
Ela se inspirou em crenças xintoístas japonesas que falam que todos os objetos possuem espíritos e aqueles que são jogados fora "choram à noite dentro da lata de lixo". Com essa ideia na mente, ela passou a coletar materiais descartados, como utensílios de cozinha, óculos de sol, eletrodomésticos, brinquedos, etc - incluindo-os em suas obras de arte.
Ela divide os objetos por cores, construindo uma armação de arame e, após, atribui cada objeto para o quadro, criando novas formas que normalmente viram animais. Veja o que ela disse em entrevista:
“Meu objetivo é que cada objeto deve transcender suas origens. Este processo de recuperação e regeneração é libertador para mim como artista”.
11- Nils-Udo
A partir da década de 1960 o pintor introduziu materiais naturais, como folhas, frutos, plantas e galhos, em sua arte.
12- Felicity Nove
Ela utiliza apenas tinta derramada em suas obras. Suas pinturas fluidas transbordam e chocam e servem para questionar se podemos viver de forma sustentável dentro de um ambiente.
Sutentáveis, as obras de Nove advém de seu interesse pelo meio ambiente, desde a criação e exemplo de seu pai, que projeta sistemas de energia sustentável.
13- Herman de Vries
Escultor holandês e um dos precursores da arte ambiental contemporânea. Ele utiliza, em suas obras, elementos naturais de todo o universo para exaltar a biodiversidade.
14- Robert Smithson
Artista norte-americano que criou obras gigantescas e efêmeras, como a Spiral Jetty no Grande Lago Salgado de Utah.
Esses foram os 14 artistas que apresentam mensagens sustentáveis em suas obras! Até o próximo post! J-J
Por: Emerson Garcia
Parabéns para esses artistas, é muito importante quando trazem obras como essas abraços Emerson.
ResponderExcluirToda a ARTE merece o meu aplauso e elogio
ResponderExcluir.
Saudações poéticas e amigas.
.
Poema: “ Apenas Amor “
.
Muito interessante, porque falam todas de um problema que é sério e precisa de atenção... o lixo no meio ambiente, poluição, etc.
ResponderExcluirBoa semana
Uau, todos obras muito potentes.
ResponderExcluirQue legal. Acho tão importante esse tema, e acredito que as pessoas deveriam olhar com mais atenção para isso. A natureza pede.
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Boa noite. Obrigado pela visita e comentário Emerson. Precisamos de mais artistas assim.
ResponderExcluirBom dia, Emerson
ResponderExcluirPostagem muito interessante, esses artistas estão fazendo a diferença no nosso planeta, incentivando a preservação do meio ambiente, um forte abraço.
Essas artes realmente nos fazem refletir sobre a importância de preservar nosso meio ambiente.
ResponderExcluirHospedaria de Palavras