sábado, 7 de maio de 2022

Thaiz Leão e suas ilustrações bem humoradas sobre maternidade (@A_maesolo)


E se você ilustrasse suas aventuras e experiências como mãe? A ilustradora e designer Thaiz Leão tem conquistado as redes sociais, como Facebook e Instagram, com ilustrações bem humoradas sobre maternidade, principalmente de mãe solo. 

Thaiz foi mãe solo aos 24 anos de idade, quando teve seu filhinho Vicente. Ela ficava em casa para oferecer os primeiros cuidados ao pequeno. Ela se sentia sozinha, meio perdida com a nova condição e sem o auxílio do pai da criança. Foi, então, que percebeu que a maternidade possui seus espinhos. Certa noite, ela teve um inside: abriu seu computador e começou a desenhar as primeiras tirinhas sobre situações do dia a dia pelas quais vivenciava como mãe, como dar banho e ficar com o choro na cabeça ou não conseguir tempo para lavar as madeixas. Se ser mãe já é complicado, imagina ser mãe solo?! Ela ia criando um olhar sobre o lado real da maternidade de forma leve, bem-humorada, com traços simples e divertidos. A designer falou mais da concepção da ideia na bio de sua página no Facebook:

"A Mãe Solo começou depois que o filho de moá nasceu, em maio de 2014. Foi uma gravidez sozinha com altas lutas até o tão esperado parto, achei que até ai a treta já tinha sido grande, mas assim que o pequeno finalmente me atravessou e a ocitocina baixou que percebi que eu tinha comprado várias ideias erradas do que era ser mãe.

Eu não sabia de muita coisa, dei de cara com algumas, pra outras tantas tava insegura e no que sobrava era cansaço, muito cansaço."


Thaiz Leão, hoje com 33 anos, é uma ilustradora de sucesso. A página A mãe solo no Instagram já possui 50,8 mil seguidores. O slogan do seu perfil é o seguinte: "O que determina mãe é filho, fosse outra coisa era outra coisa". Na minha concepção, o que ela quis dizer, em miúdos, é que a presença do filho - não importa se adotivo, do coração ou biológico - é que determina uma mãe ser mãe. Se ela possui companheiro ou cria o filho sozinha (de forma solo) talvez seja o que menos importa.

No início de seu trabalho, colocava seus desenhos na timeline do seu Facebook pessoal. Recebeu muitos incentivos, como uma menina que disse que "vinha para lá curtir achando que era uma página, um projeto; aí, eu vi que era seu perfil, por favor, continua". E Thaiz continuou, vendo seu trabalho tomar proporções inimagináveis até com a criação de um site e um livro!


Thaiz começou a desenhar mulheres mães reais: descabeladas, cansadas e peludas, que não tinham nada a ver com as mães dos comerciais de margarina. Além de ter sua própria vida como inspiração, ela também produziu muitas tirinhas inspiradas nos relatos de outras mães. O objetivo de Thaiz foi o de criar conteúdos que abranjam não só mães que estão sozinhas, mas todas as outras, sem distinção nem militância. 

O bom humor está presente em todas as tirinhas. Para a ilustradora, o humor contribui para que a recepção de sua arte seja positiva. Ele transforma as pessoas e sendo de qualidade transforma os seus interiores, lida com o ego. Uma ilustração bem humorada surte mais efeito que um textão lacrador, nesse caso.  

Confira mais algumas ilustrações de Thaiz abaixo:



O trabalho de mãe não é muito valorizado como deveria. O fato é que mãe tem um trabalhão e não deveria valer menos que os outros. 




As mães seguram uma barra muito grande. Elas se importam com seus semelhantes e seguram as curvas delas mesmas, das crianças e dos idosos. Dentro de toda mãe existe uma super heroína! 




Acabou o dia, pelo menos, porque a responsabilidade de uma mãe dentro de casa jamais acaba. 



Que falta as mães fazem muitas vezes, né? Fazer algo não quer dizer colocar as mães pra fazer. Elas merecem descanso também!




Só vi verdades nessa ilustração! Quando você vê um bebê ou uma criança por aí, se lembre: por trás de toda criança que tá BEM, tem ou uma comunidade empenhada ou UMA mãe MUITO CANSADA. Vamos valorizar esses seres?!




Uma mãe pedindo pizza em plena quarentena do coronavírus. 




Mãe é mãe, fato! "Mãe, traz o papel higiênico?". Não preciso falar mais nada né? KKKKK




Pai tem que participar e não deixar a mãe fazer trabalho por dois! Infelizmente é a realidade de muitas mães solos. 



Mãe é para sempre! E vai ter mãe solo eternamente também!




Não é preciso enaltecer o pai que não faz mais do que sua obrigação com seu filho. Ser pai não é só pagar a pensão em dia, não é só pegar o filho aos finais de semana, não é só postar fotos acompanhadas de textos incríveis nas redes sociais. Ser pai é dividir igualmente a criação da melhor forma que pai e mãe são responsáveis por gerar um ser. 




Pega essa verdade aí! 




Mais uma verdade que fará você refletir bastante!



Toda mãe precisa ter diginidade e o direito de se recuperar de uma doença, de não estar sobrecarregada e de ser tratada como ser humano, não como um robô. 




Quem resolver esse probleminha ganha um doce! Não vale empreendedorismo materno compulsório, nem trabalhar mais de 10h/dia de casa, nem matar a mãe ou a criança. Valendo! 


 

Toda mãe vai se identificar com essa! Ela torce para o bebê dormir para fazer as coisas mais simples e elementares.

 


Só uma mãe sabe o sacrifício que é para colocar um filho para tomar banho. 

Se tem um assunto que precisa de empatia é a pensão! Devemos tentar entender os sofimentos das mães e sermos mais empáticos com elas. 


Divagações no divã...


 

Mentiras de primeiro de abril! Toda mãe sofre, e não é pouco não! 



Esse é o fabuloso trabalho da Thaiz que mostrou que ser mãe é uma tarefa árdua e dificílima. Vamos valorizar esses seres! J-J


MAIS INFORMAÇÕES 





Por: Emerson Garcia

3 comentários :

  1. Uma completa e oportuna abordagem sobre o trabalho dela que, confesso, desconhecia.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não conhecia o trabalho da Thaiz e achei bem bacana essa demonstração da maternidade real.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a postagem. Ainda não conhecia o trabalho da Thaiz. Muito bom.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design