segunda-feira, 16 de maio de 2022

Seja impactado por 'O tribunal', nova peça da Cia. Nissi!

A Cia. de Artes Nissi está com uma peça nova em cartaz desde março chamada O Tribunal. Tive a oportunidade de assisti-la e fui impactado por essa estória original e surpreendente. Já conheço a companhia desde meados dos anos 2010, por meio de sua peça de maior sucesso - O jardim do Inimigo. Inclusive, assisti uma versão comemorativa de 10 anos do trabalho, à qual também exibi em uma atividade no departamento de homens da igreja à qual faço parte. A cia. consegue surpreender por sua qualidade, originalidade, sempre trazendo reflexão e evangelismo por meio das artes. 22 anos depois o grupo ainda consegue surpreender com O Tribunal


A peça se passa toda em um tribunal e conta com personagens para lá de caricatos. A versão que assisti foi com dois advogados/juízes coelhos e duas ovelhas amigas, que podem ser consideradas rés. Uma das ovelhas é acusada, sem fundamento, por um crime que não cometeu e isso pode destruir o seu primeiro amor. As ovelhas são guiadas pelos coelhos e ouvem suas vozes, direcionamentos e persuasões. Elas são direcionadas por suas palavras. Uma confissão muda o rumo de toda a história. Até as convicções da plateia que assiste à peça também. Mas uma revelação e o que está por trás dos bastidores no tribunal, pode mudar sua opinião e a forma como você percebe a estória. Verdades e mentiras estão diante do tribunal e podem te fazer tomar partido de uma forma totalmente diferente e talvez injusta.

Tudo caminhava muito bem, com as ovelhas vivendo alegres e felizes, até que algo aconteceu. Essa ovelha seria culpada por um crime? A peça faz questão de responder essa pergunta em um tribunal. Há testemunhas, acusadores, advogado de defesa e acusação e o Juiz - aliás, o Juiz dos juízes! 

A peça trata de questões como manipulação, acusação, absolvição, defesa, julgamento, perdão, entre outros. A pergunta principal que a produção nos faz é: qual voz você tem ouvido? Aqueles que querem manipular sua mente só encontram espaço para acusar! Mas você não deve jamais esquecer que Deus é o seu Juiz, Jesus é o seu advogado fiel e o Espírito Santo é o seu intercessor em todo o momento. Você não pode se deixar se levar por acusações, muito menos desfalecer diante das mentiras!

Confesso que o início lembra bastante O Auto da Compadecida, mas depois a peça toma seu próprio rumo, com bastante originalidade. Aliás, a originalidade é a principal característica dessa trupe que consegue realizar um trabalho lindo de missões por meio das artes. Sim, a peça emociona, faz refletir e evangeliza de uma forma intensa e sobrenatural. Apesar de ser uma estória ficcional, com personagens-animais, a peça é dotada da Palavra Divina e de princípios da Bíblia Sagrada. 

O momento em que um dos advogados coelhos fala "Te Telestai" me deixou de coração na boca, me arrepiou e me fez levantar da cadeira e aplaudir. É uma das partes mais emocionantes de toda a produção. Te Telestai é uma expressão grega que originalmente se escreve τελεστές e significa que "Está consumado" ou "Totalmente pago". Essa palavra foi a última que Jesus disse nos momentos antes de morrer na Cruz do Calvário por mim e por você. Não tenho certeza se ela é utilizada no ramo jurídico, mas na peça faz total sentido. Aliás, poderia ser, sim, uma expressão do direito e dos tribunais! 

A repetição de cenas é algo muito bem feito e técnico e serve para explicar várias atitudes ao espectador durante a peça. É como se você visse, novamente, uma mesma cena, mas por outro ângulo, ponto de vista, com novas explicações e motivações. Você simplesmente fica de boca aberta com o plot twist e a virada na peça e várias fichas caem ao decorrer da peça do porquê as ovelhas estavam agindo assim ou assado. Até mesmo os coelhos advogados e juízes tem sua reviravolta no roteiro. O momento em que o coelho acusador usa cordas te incomoda, assim como as cenas em que ele deixa de lado seu adereço com orelhas e o utiliza em outras pessoas ou situações. Você fica com a boca aberta com as cenas. Uma melhor que a outra!

A cia segue a tradição de investir mais na estória, caracterização, diálogos, figurino e maquiagem do que propriamente no cenário. Na apresentação que assisti, o cenário contou apenas com duas cadeiras e um telão que exibia uma ilustração de tribunal. Eles optam por cenários minimalistas porque  a trupe viaja muito pelo Brasil a fora e é dispendioso levar cenários por aí. Então, eles focam mais na interpretação, maquiagem, diálogo e figurino. É interessante que a interpretação dos coelhos e das ovelhas é impecável. Eles possuem muita presença no palco e utilizam até as cadeiras do cenário para suas performances. Eles dançam, fazem carão, caras e bocas e, com certeza, convencem com a interpretação. E o que dizer do figurino e maquiagem?! Tudo de qualidade e muito bem feito!

Sobre a trilha sonora de O Tribunal também é importante mencionar e elogiar. Que instrumentalidade original e incrível é essa?! Preciso confessar que o som de um relógio "tictaquizando" por vários momentos me deixou bem perplexo e vidrado à peça. E que interpretação musical foi aquela dos coelhos advogados ao final? Um pouco caracterizados ainda, apenas sem um pouco de maquiagem e sem o adereço na cabeça de coelhos. Não há como não se emocionar com a mensagem proclamada musicalmente. Eles cantaram a belíssima música, que tinha tudo a ver com a peça - Não mais escravos "Eu não sou mais escravo do medo Eu sou filho de Deus Eu não sou mais escravo do medo Eu sou filho de Deus", é o que diz parte da canção e que emocionou os presentes. 

Aliás, que mensagem evangelizadora a peça trouxe! Com certeza ela me emocionou bastante por diversas vezes, embora não tenha esboçado nenhuma lágrima (A moça que estava ao meu lado se debulhava e chorava muito). Naquela manhã, muitas vidas foram impactadas e restauradas. Uma bela mensagem pascoal, semanas antes da Páscoa. Com certeza foi uma mensagem impactante, que tem mudado a vida de milhares de pessoas que a assistem. Não há como ficar inerte a O Tribunal!

A versão que assisti é com um elenco bem enxuto. São apenas 4 personagens que atuam. Há outras versões com mais dois personagens, totalizando 6. Acho interessante essas produções com elenco enxuto, pois permite trabalhar melhor cada um dos personagens. 


A Cia de Artes Nissi tem a minha admiração. Ela atua no Brasil e em outros países nos cinco segmentos da arte, são eles: teatro, dança, música, circo e cinema, sendo pioneira no ramo da arte cristã brasileira. Recomendo assistir essa peça. Ela te impactará. J-J




CONHEÇA MAIS 


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. me lembro de ter assistido ao jardim do inimigo e foi impactante
    essa deve ser tão boa quanto

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Nossa, pelo que você escreveu me parece uma excelente peça!
    Fiquei com vontade de ver!
    Boa semana! ♡

    ResponderExcluir
  3. Emerson, que bacana esse trabalho. Acho que ainda não conhecia e fiquei com vontade de assistir. É sempre bom quando esses entretenimentos fazem a gente sair da caixinha e refletir sobre outros pontos de vista de uma história. De um julgamento! Obrigada por compartilhar um pouco com a gente da sua visão! ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design