quarta-feira, 25 de maio de 2022

Deus não removeu você

No mundo tecnológico e das redes sociais é comum excluir, remover e bloquear contatos por diversos motivos. Porque você não gosta mais do conteúdo; porque não quer manter mais contato; e/ou porque a pessoa te tira do sério. É algo simples de ser feito: clique uns botãozinhos ali e a pessoa é removida, outros aqui e ela é bloqueada, mais alguns e ela é excluída e mais outros e ela é silenciada. É como se o conteúdo virtual dela virasse pó e todo e qualquer vestígio desse indivíduo nas redes sociais também. 

É prático ter essas atitudes, não é mesmo?! Contudo, elas não resolvem o 'x' da questão e não são eficazes. Algo que nunca fiz foi bloquear, excluir ou remover alguém das redes sociais. Mas percebo que as pessoas fazem isso direto comigo (Até famosos já fizeram). E o detalhe: gratuitamente, sem uma justificativa plausível. Tenho visto muito isso em grupos de Whatsapp que faço parte... É um festival de remoção sem fim. Parece que as pessoas sentem prazer em remover as outras.


Ao aplicar essa cultura de remoção, bloqueio e exclusão é como se a gente fosse juiz das pessoas e julgasse suas atitudes. Só porque a pessoa errou, ela é removida, bloqueada e/ou excluída?! Quem nunca errou nesse mundo? Já pensou se as pessoas utilizassem a remoção, o bloqueio e a exclusão contigo? Aliás, Deus tinha todos os motivos para remover você, mas não fez isso. Ele perdoou seus pecados e o adicionou em sua rede de amigos. A humanidade inteira é para ter sido removida por Ele, e não o foi. 

Então, a pergunta que fica é: Por que você quer ser Deus e juiz? Lembre-se que quando você aponta um dedo para alguém três te apontam de volta. Quando você exclui, bloqueia, remove ou silencia alguém, você não resolve o problema. Aliás, só de forma virtual. Em suas lembranças essas pessoas "removidas" permanecem. Experimente entrar no grupo de pessoas que você removeu agora... Há um registro que diz que "Você removeu fulano, ciclano e beltrano". Acesse os bloqueados do seu Facebook agora... Todas as pessoas estarão ali para você lembrar de cada uma delas. Veja os status silenciados do Whatsapp e você pode até assisti-los sem desativar o silenciamento! O que quero mostrar é que essas atitudes não são eficazes em sua integralidade. O que surte efeito mesmo é o diálogo e a conversa.

A cultura do cancelamento está na moda hoje em dia. Os "cancelados" são pessoas excluídas seja no ambiente real, virtual ou em ambos, que deixam de existir para certas pessoas ou grupos, de forma que elas não prosseguem na vida se não forem punidas por seus erros. O cancelamento pode ser temporário ou requerer novas posturas do cancelado, mas jamais deixa de ser nocivo e cheio de consequências negativas. Os cancelados são, literalmente, linchados virtualmente, como forma punitiva e de fazer justiça. Veja o que aconteceu com Karol Conká, J.K. Rowling e tantos outros. Já parou para pensar nos danos causados na vida desses artistas? Não estou "passando pano" para eles, nem nada disso, mas imagino o sofrimento que passaram e ainda passam. Não haveria outra forma de resolver essas questões?!

Que a gente possa espalhar mais amor. Linchamento nunca é bom, seja no ambiente virtual como no real. Lembre-se que Deus tinha todos os motivos para te remover e me remover, e não o fez. Ao invés de ir até as vias de fato, que tal ter outra atitude? J-J

Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. O que eu acho é que as pessoas andam muito stressadas, ou se julgam as detentoras de toda a verdade. Qualquer opinião contrária partem logo para o insulto. Eu não entro nessas discussões. Por exemplo no FB, com o meu perfil pessoal (Cristina) não entro em discussões. O meu ego alimenta-se de amor, não de ódio.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas tem o prazer de remover, principalmente quando não tem o mesmo pensamento, abraços.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Infelizmente muitos julgam os outros e se esquecem que também não são perfeitos. Parabéns pelo seu excelente trabalho e matéria.

    ResponderExcluir
  4. Oi Emerson,
    Tudo bem? Realmente não é legal vc excluir alguém, mas conheço pessoas que excluíram outras pq essas faziam mal de alguma forma a outra (seja por lembranças ruins, ou ofensas mesmo...). Pensando com cuidado, creio que excluí poucas pessoas das minhas redes e todas foram por motivos muito concretos, e eu só não queria mais que elas fizessem parte da minha vida. Creio que esse tipo de atitude é saudável. Agora essa cultura do cancelamento é totalmente diferente disso, pq as pessoas não apenas excluem em massa, mas instigam outras a fazerem o mesmo e seguem atacando. Creio que nesse ponto poderiam haver punições na lei mesmo, se as coisas começarem a sair do controle (como em muitos casos acontecem) pq cada um deve ser responsável pelo que diz ou escreve.
    Muito bom seu texto ^^
    Abraço ^^
    https://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nao tenho opiniao sobre isso.
    A minha decepção com o mundo atual é tao grande que prefiro nao ter

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Emerson
    Postagem muito interessante. Não tenho costume de excluir as pessoas, mas certa vez, precisei excluir um homem que entrou no meu whatsapp que eu não conhecia e que estava com uma conversa sem sentido. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. As pessoas acreditam que o cancelamento é uma boa maneira de punir quem cometeu algum erro ou que tenham opinião diferente. Na verdade, o diálogo é a melhor solução quando aparece alguma divergência.

    ResponderExcluir
  8. A verdade é que ninguém é perfeito.
    Emerson, te desejo muita paz e uma boa noite.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Verdade, ninguém é perfeito e quem merece o esquecimento acaba não tendo

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design