quarta-feira, 4 de maio de 2022

6 coisas que mães adotivas jamais deveriam ouvir; 8 coisas que mães solos não deveriam ouvir




No post de hoje da Semana das mães falarei de 6 coisas que mães adotivas jamais deveriam ouvir; e 8 coisas que mães solos não deveriam ouvir. Ainda nos dias atuais tenho percebido o quanto essas mães são julgadas e, talvez, menosprezadas. Mãe é mãe, em qual categoria for e de que forma for.

A minha mãe é mãe solo e sempre percebi como ela foi julgada por sua condição e foco de comentários maldosos. "Você é mãe solo? Então você não presta!", ela cansou de ouvir isso. Quando, na verdade, mães solos deveriam ser elogiadas por sua coragem, resiliência e força para criar filhos sozinha, sem a figura paterna. 

O mal da sociedade é julgar as mães, com comentários do tipo: "Mãe de verdade é quem gera" ou "Mãe solo não presta". É por isso que fiz esse post, com o intuito de quebrar tabus e, também, mostrar que todas as mães devem ser amadas e respeitadas! 

O post será dividido em dois. Primeiro, falarei sobre mães adotivas, depois de mães solos. Vem comigo!


Mães adotivas


1- "É seu filho, mesmo?!"

"Não, eu o roubei na maternidade!" Quando uma mãe decide adotar um filho que possui etnia ou qualquer detalhe físico diferente do seu, logo vem essa pergunta. O fato é que filho é filho, independente de cor, raça, de DNA! É o amor que sempre deve ser levado em consideração.


2- "A gravidez é uma fase linda. Você não sentiu falta disso?!"

E quem disse que mães adotivas não geram? Aliás, não somente geram como maternam! Certamente quem fala isso não sabe como é o processo adotivo que pode durar meses e, até mesmo, anos! A partir do momento que uma mãe decide adotar ela já tá gerando! Aprenda que uma mãe adotiva ou do coração não é menos mãe por adotar. Mãe é mãe! 


3- "Você pensa em ter filhos biológicos?"

Quer dizer que só presta um filho que é gerado no ventre? Um filho adotado deve ser menosprezado e não é filho de verdade?! Talvez a mãe optou por ter apenas filhos adotados, e aí, qual o problema disso? Filhos adotivos são filhos de verdade! Não são de mentira! É o amor materno que define, não o útero, óvulo ou espermatozoide. 



4- "Você conhece a mãe verdadeira dele?"

Quer dizer que mãe adotiva é mãe falsa?! Escute e durma com essa: a mãe adotiva é a mãe verdadeira da criança! Simples assim! 


5- "Ele já sabe que é adotado?"

Se depender de você, que quer se importar com a vida dos outros, ele não saberá que é adotado tão cedo! Como tem pessoas que gostam de se meter na vida dos outros, não é mesmo?! Que palpitam qual é a hora certa de dizer determinada coisa. Se a mãe adotiva não decidiu falar disso, porque você quer se meter?! E, pra falar a verdade, um filho saber que é adotado não faz a menor diferença, na maioria dos casos! Isso, porque, ele é tão bem cuidado por sua mãe adotiva que isso produz o efeito mínimo. 


6- "Eu, particularmente, não sei se conseguiria amar o filho de outra mulher como se fosse meu"

Ainda bem que você não é mãe adotiva, pois coitado do seu filho adotivo, viu?!


Mães solos


1- "Coitada de você, criando seu filho sozinha"

"Melhor criar sozinha, do que criar com um encosto do lado!" Uma mãe solo não deve ser digna de pena, travestida de empatia. Certamente é complicadíssimo criar um filho sem a presença paterna (Minha mãe que o diga, pois ela criou três filhos praticamente sozinha). A verdade é que nenhuma mãe deve ouvir isso, pois só faz com que ela se sinta pior. 


2- "E o seu filho não sente falta de uma figura masculina?"

É claro que o filho deve sentir falta de um pai, mas jogar isso na cara da mãe não é nada legal. A mãe já está passando por várias coisas desagradáveis, e ainda alguém coloca mais lenha na fogueira! Talvez não seja a hora dela desabafar e abrir o jogo sobre isso com o filho. Ela está esperando o momento em que será questionada pelo filho sobre isso. 


3- "Que lindo o seu filho! Cadê o pai?"

As respostas podem ser inúmeras: "Fugiu", "Sumiu", "Está vagabundando por aí", "Morreu", mas nenhuma mãe solo é obrigada a responder essa curiosidade. Talvez já está sendo bastante doloroso para ela criar um filho sozinha e assumir responsabilidades que poderiam ser divididas. O fato é que ser mãe solo ainda é algo muito estigmatizado na sociedade. 


4- "Então, quer dizer, que você não planejou a gravidez?"

Não planejar a gravidez não estar relacionado ao pai da criança sumir, desaparecer pelo mundo e dizer para a mãe: "Está grávida? O problema é seu!". O fato é que, na maioria das vezes, a pecha cai sobre a mãe, enquanto o canalha está aí pelo mundo, fugido. Já vi histórias lindas de amor de filhos que não foram planejados. Filhos são dádivas divinas. O problema é quando o pai diz que "a culpa foi da mãe", que "ele não planejava ser pai" ou que "ele jamais imaginaria que teria uma criança"


5- "Mas você não quis casar com o pai do seu filho?"

Você tem noção do que pode haver por trás da história de uma gravidez não planejada? É melhor não se intrometer nos detalhes íntimos da vida de uma mãe solo. Essa é uma questão que pode trazer muitas angústias à tona. Às vezes ela até quis constituir família, e o pai não. Ou então não quer nem mais ver a cara do pai, por inúmeros motivos. 


6- "Poxa, é mãe solteira"

Ser mãe não é um estado civil. Não existe mãe solteira, mãe casada, mãe divorciada, mãe viúva, mãe adotiva. Mãe é mãe e pronto! Aprenda que o status de relacionamento não classifica a maternidade! E a mãe que cria o filho sozinha se chama mãe solo! Que nem voo solo, carreira solo. Solo = sozinha. Ok?! Memorize para não dar mancada!


7- "Como você foi dar esse mole?!"

A verdade a seguir pode chocar: nem toda mãe solo engravidou por "acidente"! Pode ter sido um planejamento, no qual o pai nem se importou! Ou pode ter sido decisão da mãe de criar o seu filho sozinha. Vai saber?! E mesmo que tenha sido uma gravidez inesperada, o julgamento não deve vir de nós. Que tal experimentar estender a mão, em vez de apontar o dedo?!


8- "E agora? Como você vai cuidar da criança?"

Em vez de perguntar como a mãe vai se "virar nos trinta", que tal oferecer ajuda?! Sem julgamentos ou perguntas invasivas. Minha mãe conseguiu criar, praticamente, eu e meus irmãos sozinha, desafiando todas as leis da maternidade e dos torcedores que queriam ver seu mal e ela fracassar!



Certamente, nenhuma mãe deveria ouvir nada disso. Deveria ouvir palavras de amor, carinho, admiração. Afinal, toda mãe é incrível somente pelo fato de ser mãe. Menos julgamentos, mais amor, por favor! J-J






Por: Emerson Garcia

10 comentários :

  1. Que frases maldosas :(
    Minha mãe me teve com 44 anos e lembro bem de ouvir pessoas falando "ela é sua neta??" e minha mãe tinha responder "não! é minha filha" era bem chato... como se mulher tivesse prazo de validade e não pudesse gerar um filho mais tarde...
    Ótimo post!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cenários complicados mas muito úteis de ler
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. Uma postagem muito necessária! Esses comentários são terríveis mesmo. As pessoas são muito maldosas para tudo. O ideal mesmo era cada um cuidar da própria vida.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Post muito bom. Assim como não basta não ser racista (sendo necessário ser claramente antirracista), não basta ser sensato e sensível, sendo necessário insistir em ir contra as grosserias e insensibilidades de certas pessoas. É como se a humanidade se educasse a partir do firme posicionamento dos indivíduos mais progressistas.

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Verdade tem coisas que mãe escuta, mas o amor de mãe é enorme.Gostei muito do texto.Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Emerson.
    Parabéns pelo seu post. Eu concordo com todas as observações que você fez e acrescento: as pessoas precisam praticar a empatia. Saber se colocar no lugar do outro e evitar de dizer abobrinhas.
    Ninguém tem o direito de julgar alguém se é mãe solo ou se adota um filho. Todo filho é uma dádiva!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Muito triste ter que ouvir essas frases maldosas.
    A minha família é uma mistura de raças e cores, na minha infância perguntavam se minha mãe era a minha babá porque eu era mais clara que ela. Alguns até achavam que eu era adotada.
    As pessoas são muito intrometidas a cuidar da vida das pessoas mas, é difícil encontrar alguém para ajudar e dar bons conselhos.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Emerson, maravilhosa essa sua postagem
    concordo com cada palavra dita, cheia de amor e sabedoria!
    Se tem pessoas intrometidas? Meu Deus, só tem, e quando se metem estragam tudo, parece que há ódio demais nas pessoas, sem a mínima solidariedade, admiração e amor. Mãe é mãe!
    Parabéns, Emerson, postagem que muitos deveriam ler.
    Beijinho, bom você estar de volta.
    Uma boa semana

    ResponderExcluir
  9. De facto há mesmo pessoas sem noção!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design