quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Palladuc - post aleatório da 'Wikipédia'



Preparado para mais um desafio de Arthur Claro? Pois eu estou! (Não entendeu nada? Volte dois posts!) No desafio de hoje o Arthur pediu para eu entrar na maior enciclopédia online - a Wikipédia -, clicar 5 vezes seguidas no botão página aleatória, pegar o artigo que aparecer e transformar em um post com a referência ao artigo. Quando fiz isso surgiu um artigo sobre Palladuc. Primeiro que achei interessante, pois não conhecia a palavra e não sabia do que se tratava. 

O artigo é pequeno e apenas fala que é uma região que faz parte de uma comuna francesa. No texto também tem dados sobre as características geográficas de Palladuc. O que chamou a minha atenção foi a região ser uma comuna. O que seria isso? De acordo com outro artigo do Wikipédia (A curiosidade faz isso), comuna é a "menor e mais antiga subdivisão administrativa da França". O conceito surgiu na Idade Média, mas só foi reconhecido com uma carta em 5 de abril de 1884. Uma comuna possui conselho municipal e prefeito. Segundos dados de 2013, a França possui 36.681 comunas, enquanto a Alemanha 13.000, a Espanha e Itália 8.000 e Portugal 4.500. 

Os edifícios sede das comunas ostentam em geral a divisa de França.


Toda comuna, inclusive a de Palladuc, é uma cidade emancipada por meio de carta de autonomia fornecida pelo rei. Na França, o termo se refere à menor subdivisão administrativa do território. Fazendo pesquisas de imagens sobre Palladuc encontrei duas imagens que mostram a influência da idade média nas construções:







Que lugar mais aconchegante e com ar clássico, né? Fiquei curioso em visitar a comuna de Palladuc na França (Quem sabe eu não a visite com o ex colaborador do blog, o Pedro Blanche?!). Esse foi o post de desafio de hoje. A Wikipédia pode ser um universo aleatório onde tem muito a explorar. E você, já conhecia essa região francesa? A Wikipédia já te surpreendeu alguma vez, como? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

6 comentários :

  1. Bom dia meu querido amigo. Se você visitar esse maravilhoso lugar, vou encomendar uns chaveiros para minha coleção, se fosse possível: um queijo AMO.

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal não se chama comuna. A correspondência poderá ser "Município" ou ainda mais pequena a "Freguesia". Sendo que o município pode ter várias freguesias, pois estas são uma subdivisão. Por exemplo: A cidade de Lisboa é um Municipio e tem 24 Freguesias.

    Saudações
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  3. adoro essa curiosidade que gera mais curiosidade
    gostei do post

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  4. Interessante. Gostei. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia... nem o nome! Continua a haver mesmo um mundo por descobrir!
    Gosto imenso desta rubrica aleatória! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design