terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Brasília Iluminada - Capital da Esperança ("Eu fui, eu tava!")


No dia 26 de dezembro de 2020 fui visitar o projeto Brasília Iluminada - Capital da Esperança na Esplanada dos Ministérios (DF) e fiquei simplesmente encantado com os mais de 400 mil metros quadrados de área enfeitada com árvores coloridas luminosas, uma árvore gigante, presentes e velas enormes iluminadas e presépio virtual. O Brasília Iluminada ficará disponível até o dia 17 de janeiro.

As áreas iluminadas, com decorações natalinas e outras atrações compreendem a Torre de TV, Esplanada dos Ministérios, Praça do Cruzeiro e Praça do Buriti, com atividades estendidas para as regiões administrativas. O Brasília Iluminada é uma ideia do Governo do Distrito Federal (GDF), com atividades coordenadas pelas secretarias de Economia, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Social. 

O projeto compreende dez eixos distribuídos pelos espaços, são eles: Árvore Sonho e Realidade, árvores decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Velas Iluminadas, Túneis Flor do Cerrado, Presépio Virtual, Trenó Luz e Pórticos de Entrada. Tenho orgulho em dizer que pude visitar a maioria dos espaços e falo com detalhes minha experiência e o que achei sobre cada um. 


Árvore Sonho e Realidade é a principal atração da Esplanada dos Ministérios. Com grande porte, a árvore é dotada de letreiros em toda sua extensão que transmitem mensagens de fé e esperança. Além disso, ela é musical e toca músicas natalinas. Um destaque especial é que sua estrutura conta com desenhos de locais turísticos do Distrito Federal. A árvore é super fotogênica e fica iluminada de várias cores. 


Iluminadas de amarelo, branco, vermelho, azul, verde e roxo, as Árvores decorativas também tem um toque especial. Eu e minha família quisemos tirar foto em todas elas. Mesmo que fossem artificiais e ligadas por tomadas, as árvores são super bonitas e fofas. 


Quadrante dos Presentes também é uma atração do Brasília Iluminada. Com um tamanho gigantesco, tinha até um presente em que era possível entrar, mas não foi interessante, pois dentro não tinha nada demais, apenas plantas e flores. 



As Velas Iluminadas foram uma das últimas atrações que vimos no Brasília Iluminada. Tinha velas de vários tamanhos, estilos e cores. O interessante é que elas estavam perto do letreiro (Falarei mais à frente dos letreiros) - bem propício né?!




Os Túneis Flor do Cerrado consistiam em um espaço de uns 15 metros (Sorry, não sou bom com medidas) com aros de pisca-piscas em que você adentrava e passeava pelo caminho. Uma fofura só. 


O Trenó Luz é um caminhão iluminado que emite sons de músicas e mensagens natalinas e transmite um papai noel virtual na tela. Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, o papai noel real não marcou presença. O Trenó Luz passa pela Capital brasiliense e por várias regiões administrativas do Distrito Federal. 

Ainda falta visitar o Espaço Luz, Bolas decoradasPórticos de Entrada e o Presépio Virtual. Como o projeto será finalizado no dia 17, acredito que posso visitá-los até lá. 

Outra coisa que chamou a minha atenção, da minha família e acredito que dos demais visitantes foram os letreiros dos desejos. Solidariedade, esperança, , gratidão, prosperidade, superação e saúde foram algumas das palavras espalhadas no gramado da Esplanada. Em um ano tão complicado e difícil como 2020, os desejos dão um tom de acolhida e esperança às pessoas para dias melhores. Com certeza chegará um tempo em que eles serão realizados e que poderemos abraçar, sentir o calor humano e viver dias melhores. A iluminação de 2020 teve um sentido a mais, sobretudo pelos dias escuros que temos vivido. Este é um momento em que - mais do que nunca - podemos refletir e resgatar o significado da data. 


Com o Brasília Iluminada - Capital da Esperança a cidade ganhou novas perspectivas, cores e iluminação. Foi isso que o secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, disse em entrevista. Leia:

"Teremos nossa cidade bonita e iluminada para que as famílias possam aproveitar a magia do Natal e celebrar com seus entes queridos com essa mensagem de luz e esperança para 2021."


O projeto coincidiu com o sexagenário aniversário de Brasília e valorizou elementos que caracterizam os traços da identidade brasiliense, como a arquitetura e o cerrado. O Natal de Brasília no ano de 2020 teve uma cara especial, ainda mais com a pandemia do covid-19, mas não deixou de ser incrível. É preciso informar que todo o evento segue as normas sanitárias e de distanciamento social.


Fiquei muito feliz em visitar esse evento. Realmente ele está lindo e incrível. E você, já visitou o Brasília Iluminada? O que achou do projeto? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. muito lindo, muita magia:)
    Feliz ano novo e saúde para todos!

    ResponderExcluir
  2. Adoro Natal e decorações, mas continuo em quarentena, então não saí para ver este ano.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Amei as fotos, nunca fui à Brasília e foi bom ver essa parte.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei as imagens! Grata por tão especial partilha, Emerson!
    Votos de um muito feliz 2021, com saúde, para si e todos os seus!
    Tudo de bom! Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Belos textos, fascinantes fotos. A conjugação perfeita.
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Feliz ano novo!
    Visitei alguns dias após o natal, e achei tudo maravilhoso. Pena que no dia estava tão cheio, que preferi não ver tudo, pra evitar aglomeração.
    Abraços,
    AVA
    https://apenasava.com/

    ResponderExcluir
  7. Que lindo! Feliz 2021! Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design