quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Entre frames #35 #TrilogiaThisIsGospel #2: This is gospel - Panic! at the disco




No Entre Frames dessa semana analiso o clipe This is gospel do Panic! at the disco, dando continuidade à #TrilogiaThisIsGospel. O clipe foi lançado há 7 anos no dia 12 de agosto de 2013 e conta com mais de 202 milhões de visualizações (202.527.843), 1,8 milhões de curtidas e 46 mil descurtidas. O clipe foi dirigido por Daniel Cloud Campos.

LEIA TAMBÉM

Entre frames #34 #TrilogiaThisIsGospel: Say amen - Panic! at the disco


This is gospel acontece após os eventos do clipe anterior (Say amen), de Brendon ser noucateado e a chave do Diabo ser roubada. Isso nos levar a questionar o porque da chave ter sido tão cobiçada no primeiro clipe, a ponto de deixar Brendon desmaiado. Logo percebemos que trata-se de um artefato almadiçoado, capaz de corromper as pessoas. Por isso, Brendon fica poderoso com o objeto. Por que Brendon pegou a chave? Essa pergunta só é respondida em Emperor's new clothes, e por isso trata-se de uma trilogia. 

A chave foi protegida, mas Brendon - como vimos na análise passada - foi enfraquecido por conta de um relacionamento amoroso, a perdendo. No final do clipe, então, ele aparece à beira da morte. Polícias e ambulâncias são chamados e Brendon fica entre a vida e a morte, sendo levado à um hospital (Como veremos na análise de hoje). Agora, há uma luta entre sua alma, corpo e espírito. Brendon tem um destino a seguir, mas algo estava o prendendo à sua vida terrena e de pecado, que é o que vimos em Say amen.   


Com isso somos levados ao terceiro clipe que será analisado daqui à duas semanas mais ou menos: Emperor's new clothes. Brendon, que viveu uma vida de pecado e que tinha lutado entre a vida e a morte, se vê no limbo e, segundos depois, no inferno. Ele então se torna herdeiro do mal e é por esse motivo que ele detêm a chave. Era como se a chave pertencesse realmente à ele, até que ele retoma seu lugar no inferno e seu trono que é dele por direito. Mas ainda há um longo caminho a seguir, sendo passível um quarto clipe para a explicação. 

Esse foi um pequeno resumo dos três clipes, mas é claro que nas análises eu detalharei melhor. Fique agora com o clipe de hoje, This is gospel:


Panorama

Gostaria de começar a análise de hoje fazendo um panorama geral do segundo clipe. Essa segunda parte da trilogia tem como assunto principal a Morte e seus desdobramentos. Após ter uma vida de pecado, o protagonista tem que encarar seus erros e sentir o peso dos seus atos. Seria o momento de decisão entre ficar ou partir. Desse modo, Brendon luta pela vida terrena e para a que estava por vir por todo o clipe. O que ele deveria escolher? O clipe, portanto, utiliza a metáfora dos médicos, das cordas e das paredes (Detalharei mais à frente) para ilustrar essa luta de estar preso à uma vida anterior. 

De certa forma, o clipe é bastante espiritual e reflexivo, sendo diferenciado do clipe anterior, uma vez que ele não tem ações e "tiro, porrada e bomba", mas cenas mais brandas que tem muito a nos dizer. O clipe também se diferencia do último, que possui um teor intenso e sombrio. 

Brendon se encontra no hospital, lutando para viver e não morrer. É possível vermos as mãos dos médicos tentando salvá-lo, e em outro momento Brendon tentando correr, mas uma corda o segura bem forte. A alma de Brendon compreende que tem um plano a seguir na vida espiritual, e por isso, ele tenta a todo custo fugir das mãos dos médicos (É por isso que na parte que é cantado "Let me go", Brendon grita e esbraveja para se deixar ir). Até que finalmente ele se solta das cordas que prendem ele à vida terrena e segue em frente. Quando ele faz isso, é como se a alma dele tivesse dividida em duas, sendo uma delas que estava esperançosa para ir ao céu. 


O início


Você deve lembrar como o clipe anterior é concluído né? Mas caso não se lembre vou refrescar sua memória agora. Brendon está desacordado, a mulher foge com a chave do Diabo e ouvimos barulhos de polícia e ambulância, levando a crer que os vizinhos chamaram depois de ouvir o pau quebrando na casa do protagonista. This is gospel, portanto, inicia com Brendon na maca de um hospital. Há um clima sombrio e a câmera filma o corpo dele  de baixo para cima (0:00 - 0:09).


O cantor está bastante debilitado ao ser nocauteado por sua namorada, embora não vemos nele marcas de violência. Brendon canta os versos iniciais da música deitado na maca, até o momento que a câmera se distancia dele quando ele fala "Memories" e há um fade in de luz para a próxima cena (0:09 - 0:17).


Estética

Antes de falar da próxima cena, falarei da estética do clipe. Ela segue o mesmo aspecto visual do clipe anterior e do clipe High Hopes, já analisados aqui no blog. Há cores sombrias e escuras, tons azulados, o que traduz em um aspecto mórbido e frio ao clipe. Há um contraste visível entre tons azulados e negros, deixando a estória do clipe misteriosa. Acredito que pela condição do protagonista (De estar entre a vida e a morte), a estética casou muito bem.


Salva-me, então


Como falado anteriormente, Brendon vive uma luta para viver e morrer, que passa por sua consciência e alma. Desse modo, os médicos fazem de tudo para salvá-lo (0:18). Assim, eles tentam reanimá-lo abrindo seus olhos, sua boca e utilizando instrumentos médicos como respirador e aferidor de pressão (0:18 - 0:36). 

Os médicos encontram uma zona do corpo de Brendon comprometida. Tudo leva a crer que seja um ferimento interno ocasionado pelo bastão de beisebol utilizado pela namorada de Brendon no final do clipe anterior. Eles colocam adesivos vermelhos e fazem uma incisão no local (0:36 - 0:38). O paciente grita de dor, tira a máscara de oxigênio e se levanta da cama. 


Em confronto


Quando Urie grita de dor e tenta fugir da cirurgia, percebemos que existe um lado dele que não quer ser salvo. Isso pode ser percebido entre os frames 0:40 e 0:42 quando a alma e corpo do protagonista entram em confronto. 

Ele, então, tenta fugir enquanto os médicos tentam segurá-lo (0:42 - 0:45). Os médicos representam a humanidade e vida terrena de Brendon, enquanto ele tentando fugir é o seu anseio pela vida espiritual que estaria por vir. 

O interessante é o aspecto visual do trecho em questão. Brendon luta corporalmente com os médicos, enquanto seu cabelo até mesmo voa. Por meio de gritos e posturas corporais, sentimos de perto o confronto de Urie e sua dor, até mesmo no momento em que ele grita Let me go, como já vimos anteriormente. 


Quem é mais forte?



Depois de um confronto ferraz, os médicos colocam Brendon na maca novamente, mostrando que por um momento o comando era deles (0:45 - 0:52). É claro que Brendon continua lutando para não ser salvo. Os médicos, então, tentam calar e domar o protagonista que grita em tons de histeria (0:53 - 0:58). Acredito que não era propriamente o protagonista, mas sua alma e consciência, uma vez que creio eu que ele estava dopado e anestesiado. 

Os doutores colocam um pano na fronte do cantor, que tira rapidamente (0:58 - 1:00), até que eles o prendem com faixas, colocam a máscara de oxigênio novamente e tiram o sangue dele (1:09 - 1:16). 


Em determinado momento do clipe, percebemos que Brendon desfalece e não responde mais à cirurgia. É quando ele fica mole, com a pressão baixa, aparecem vapores na sua máscara e ele adormece (1:16). Nesse momento o cantor não tem mais forças para lutar. Sua alma que ansiava pela morte - por um lado agora venceu. O cantor, de fato, veio a óbito. 


Produzido para a morte



Após a morte ser oficializada, um dos médicos retira sua máscara e o cantor aparece vestindo um terno e gravata (1:18 - 1:24). Tudo leva a crer que é o mesmo terno que o protagonista usa no primeiro clipe dessa trilogia, mostrando que ele queria permanecer na vida de pecado mesmo após a morte. 

Brendon é produzido, maquiado e penteado (1:24 - 1:28) para ficar arrumado dentro do caixão (1:28 - 1:33), até que o caixão é fechado com pregos (1:33 - 1:36). Aqui o clipe flerta de uma forma poética com a morte, mostrando um lado glamuroso e belo dela. Urie não é colocado de qualquer forma no caixão, mas becado e bem produzido. E a morte aqui não é vista necessariamente como algo ruim, mas a próxima fase da vida


Água no caixão


Entre 1:36 e 1:43 é jogado água no caixão do Brendon até que ele se enche (1:44 - 1:54). Por que jogam água no caixão do protagonista? Qual a simbologia? Quando o caixão se enche de água seria a parte da alma dele procurando entender o que acontecia e se afogando em sentimentos confusos, já que a alma estava dividida entre continuar vivo e seguir o destino de quem usa a chave, morrendo para entrar no inferno. À medida que ele se entrega aos seus pensamentos, ele mergulha cada vez mais na água, até que a tela fica preta e branca (1:54 - 1:56). 

O caixão não comporta tanta água (pensamentos e devaneios) e acaba se rompendo, espalhando pedaços de madeira pela água (2:03 - 2:06). Momentos antes Brendon sai da água como se tivesse revivido (1:56 - 2:03). Na verdade, ele revive para a vida de pecado, para a vida espiritual e em outra dimensão. Brendon, portanto, segue em direção à uma luz.   


Paredes


Entre 2:06 e 2:10 Brendon quebra paredes. Qual seria o significado das paredes? Paredes servem para dividir ambientes e impor limites aos espaços. Acredito que quando Brendon as quebra, ele está irrompendo em outros ambientes que estavam bloqueados. Como ele já estava experimentando uma vida pós morte, ele quebra alguns limites para conhecê-los. Em determinado momento os médicos tiram ele dos escombros da parede, o seguram e tiram uma corda de de dentro dele (2:10 - 2:15). Ainda na vida pós morte os médicos ainda tentavam que ele retornasse para a vida terrena, mostrando o confronto já discutido anteriormente. 


A corda


De certa forma, as cordas no clipe servem para prender o protagonista à vida terrena ainda. Elas tem dois significados: o primeiro no sentido de prender Urie à vida; já o segundo é uma referência às cordas da vida que definem como seria sua vida, tanto em tempo quanto em qualidade. 

Esses significados das cordas podem ser vistos em vários momentos no clipe. Quando Brendon aparece preso à corda, é como se ele estivesse preso à vida (2:16 - 2:22). Ele, então, tenta escapar dela, mas ela o captura, pegando seus braços e suas pernas (2:22 - 2:34). O cantor foge dela em slow motion e ela balança devagar. Isso pode ser o espírito do cantor sendo segurado pelo objeto, não o deixando o seguir.

Entre 2:37 e 2:38 o cantor é totalmente capturado pela corda, quando há uma predominância da cor preta na tela. A corda, porém, se afrouxa, libertando Urie que consegue finalmente ir para a luz. E a luz significa sua libertação e não necessariamente está ligada com algo bom. 


Em direção à luz


Antes de Brendon ir finalmente em direção à luz, há uma mistura de frames (2:39 - 2:59) de cenas de todo o clipe. Em 2:59 há barulhos de batimentos cardíacos compassados e rápidos, até que eles ficam devagar. Então, há uma branquicência da tela e Brendon fecha os olhos e surge correndo, impelido (Quando dá um salto) para outro lugar. Brendon encontrou a luz, ele se direciona para uma nova fase da vida após a morte. O que o destino reserva para ele? Saiba no próximo Entre Fames!


Letra

A letra é um crítica aos hipocríticas que utilizam a religião para mascarar seus erros e crimes. A primeira estrofe cita a Bíblia como um livro que guia as pessoas, mas também fala de corrupção do ser humano, quando há uma luta entre o bem e o mal dentro de nós. 

"This is gospel for the fallen ones

Locked away in permanent slumber

Assembling their philosophies

From pieces of broken memories"

(Este é o evangelho para os caídos

Trancados em sono permanente

Reunindo suas filosofias

A partir de pedaços de memórias fragmentadas)


Esse trecho acima é uma referência ao fim da vida, em que você será julgado pelas suas atitudes e pecados. São os "pedaços de memórias fragmentadas", quando você julga seu percurso e o que realizou de perversidade. 

Tanto é uma reflexão sobre a vida, que a próxima frase fala de batidas de coração, como se o interlocutor estivesse vivo e pudesse voltar à existência. Com isso entendemos o confronto que havia na alma de Urie no clipe. Ele queria viver ao mesmo tempo que queria partir.

This is the beat of my heart

This is the beat of my heart

(Essa é a batida do meu coração

Essa é a batida do meu coração)


Isso significa que dava para ouvir o coração do protagonista bater e também dava para perceber seu medo de cair, das consequências de suas atitudes. 

O protagonista seria julgado por suas atitudes. Prova disso é o trecho seguinte que irá falar de "eles não viram o melhor de nós ainda", "ranger dos dentes" e "línguas criminosas". Confira:

"Their gnashing teeth and criminal tongues

Conspire against the odds

But they haven't seen the best of us yet"

(Seus dentes rangentes e línguas criminosas

Conspiram contra as probabilidades

Mas eles ainda não viram o melhor de nós)


Daí partimos para o refrão que é a constatação do protagonista que o melhor a se fazer é deixar-se ir e que ele siga seu caminho de vida pós morte. Ele conclui que não sabe se foi amado, uma vez que a garota por quem era apaixonado sacaneou ele,  e que precisa partir para encarar seus pecados e faltas vistos no clipe anterior, Say amen. Vemos a corrupção de sua alma e a divisão dela em duas partes. Um lado, então, alfineta o outro. Acompanhe:

"If you love me, let me go

If you love me, let me go

'Cause these words are knives and often leave scars

The fear of falling apart

And truth be told, I never was yours

The fear, the fear of falling apart"

(Se você me ama, me deixe partir

Se você me ama, me deixe partir

Porque essas palavras são facas e frequentemente deixam cicatrizes

O medo de desmoronar

E a verdade seja dita, eu nunca fui seu

O medo, o medo de desmoronar)


Com isso estrofes adiante criticam os líderes religiosos que usam sua influência para interferir na vida dos fieis. A estrofe ainda fala dos erros dos líderes, que vez ou outra culpa entidades malignas pelas suas atitudes errôneas. A letra afirma que o evangelho corrompe as pessoas e é para vagabundos, inúteis, bastardos insurpotáveis e para aqueles que confessam suas apostasias e são levados por impostores imperfeitos. 

"This is gospel for the vagabonds

Ne'er-do-wells and insufferable bastards

Confessing their apostasies

Led away by imperfect impostors"

(Este é o evangelho para os vagabundos

Irresponsáveis e bastardos intoleráveis

Confessando suas infidelidades

Liderados por impostores imperfeito)


Com isso passamos para os próximos versos. O pré refrão dessa vez mostra que a alma de Brendon deve seguir um destino. De um lado seu lado puro, do outro seu lado pecaminoso. O trecho então falará dessa luta. Veja:

"Don't try to sleep through the end of the world

And bury me alive

'Cause I won't give up without a fight"

(Não tente dormir durante o fim do mundo

E me enterrar vivo

Porque não desistirei sem uma luta)


A letra, portanto, fala de morte como a saída para os problemas, como redenção e libertação de um sofrimento passado na vida terrena. Ser religioso, como mostrado na letra, não alivia sofrimento e não é a garantia que se será salvo na vida espiritual. Tanto na letra como no clipe, o protagonista se liberta da vida e da conexão com ela, mostrando libertação já que ele não quer se prender à ela por muito tempo. 


Música



This is gospel foi o segundo single do quarto cd da banda chamado Too weird to live, too rare to die!, lançado no dia 08 de outubro de 2013. This is gospel tem uma pegada Panic! de ser. As batidas são crescentes, trazendo um refrão explosivo com o marcante "If you love, let me go!". A música é cheia de barulhinhos, sendo que os arranjos instrumentais são colocados de forma congruente. 

Esse foi o Entre frames de hoje. Até o próximo com Emperor's new clothes! J-J













Por: Emerson Garcia

11 comentários :

  1. Sua análise está muito boa. Não conhecia essa música.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu amava panic escutava muito na minha adolescência, mas nunca parei pra ficar analisando clipes e tals.
    Gostei bastante da sua análise.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  3. Só tenho uma percepção adequada lendo suas postagens rss. Você faz uma análise bem completa.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Emerson. Confesso que nunca ouvi a cerca desses clipes. Obrigado por sua análise e resumo. Bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Emerson,sua descrição do clipe ajuda muito ver pontos despercebidos.
    Volte sempre que puder em meu blog. Assim que der vou ver seu Instagram.
    Até qualquer dia

    ResponderExcluir
  6. Amooo Panic e amooo esse clipe, e caramba já faz 7 anos desde o lançamento?? Oloko *o*
    Adoro suas análises, eu gosto muito de simbologia e essas coisas, então é muito legal entender o que cada objetivo e situação significam.
    Adorei!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Você é um autêntico detective que faz uma análise de microscópio aos videoclipes!1
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderExcluir
  8. Mais um videoclip que eu nunca tinha visto e agora aqui analisado quase frame a frame! :) Bom fim de semana.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  9. OI Émerson, mais uma analise que me mostra detalhes que eu não perceberia sozinha.
    Muito obrigada por compartilhar a sua visão e percepção.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
  10. Esta obra é muito adequada ao atual momento do mundo. Por baixo de toda a violência, irracionalidade e histeria que estamos vivendo... estamos tendo também a oportunidade de 'ver' - com muitos detalhes - coisas inapropriadas e até absurdas relacionadas com religião, instituições, costumes e política.
    Gostei da análise!

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. Uma análise super detalhada, sobre o vídeo clip, que não conhecia, confesso!
    Parabéns, pelo admirável trabalho de pesquisa e análise!
    Abraço
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design