sábado, 17 de outubro de 2020

Globo vai mudar sua marca e consolidar unificação das empresas do grupo


Nova marca extingue conceito tridimensional. | divulgação: TV HISTÓRIA

Portais especializados em televisão [1] e as redes sociais [2] mostraram que a Rede Globo de Televisão prepara uma mudança radical em sua identidade visual: abandona o estilo tridimensional concebido pelo designer alemão Hans Donner (em vigor desde 1975) e passará a adotar o tom em “chapado” ou em 2D.

Segundo o portal TV História, esse processo de mudança da marca atingirá as vinhetas (como o do Plantão da Globo), e a canopla do microfone, por exemplo. [3] A cor preta será proibida de ser usada em qualquer hipótese e a marca será banhada por pelo menos três cores em gradiente. O logotipo da emissora em fonte “Avant Garde” – também da época de Hans Donner – será abolido e dará lugar ao usado atualmente pelo portal de streaming Globoplay. O nome da fonte exclusiva é o “Globobrand”.

Evolução da marca da emissora percebe-se a perda gradual do aspecto brilhante. | REDE GLOBO


O processo de mudança da TV Globo será consolidado no mês de abril de 2021 – mês de aniversário da emissora e onde se inicia a programação normal. 


Processo longo e gradual

Fachada da sede da emissora no Rio de Janeiro “sumiu” com a nomenclatura REDE e ficar apenas GLOBO. | montagem de imagens: LAYON YONALLER


A mudança faz parte do processo mudancista da Globo iniciado em 2018 [4] em unificar suas empresas numa única égide denominada “Uma só Globo”. Não por acaso que nestes últimos anos a emissora de televisão aberta deixou de se denominar REDE GLOBO para apenas GLOBO, por exemplo. Assim explicava a carta do presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega:

“[...] Esse conjunto de projetos mostra uma direção: integrar equipes e estruturas, desenvolver novas áreas de competência, criar novos negócios, e buscar novas receitas. Queremos, agora, acelerar e tornar mais robusto esse processo de transformação. Vamos preservar o que sempre fizemos com excelência, de forma ainda melhor e mais eficiente. [...] Estamos fazendo um grande investimento no nosso presente e no nosso futuro. [...]”.


Desde 2013 emissora adota o conceito de flat design. | REDE GLOBO


Quem é aficionado nos assuntos de televisão percebe que esse era o destino traçado pela empresa em 2013, onde a Rede Globo assinava sua marca apenas no formato bidimensional em institucionais, chamadas e demais caracteres dando mais liberdade artística e gráfica. Isto se via no institucional de sua filial em Recife em 2017, no vídeo sobre doação de sangue em 2018 e em 2020 na chamada especial da programação em homenagem aos 60 anos da Capital Federal, na emissora de Brasília.



 



A última mudança da marca foi em 2014, com rebranding em 2015:

 


 Parcerias e fortalecimento da marca no mercado

Some nome “Globosat” e entra “Canais Globo” na plataforma de streaming. | GLOBOPLAY


Não por acaso que no programa de televisão aberta Globo Esporte, por exemplo, os jogos de futebol transmitidos pelos canais pagos SporTV e Premiere são anunciados na TV Globo. E que programas do Multishow como o Música Boa e o Lady Night vão ao ar. Jornalistas da Rede Globo e da GloboNews aparecem em ambos os canais. Até a nomenclatura Globosat foi extinta dando lugar ao termo Canais Globo.

Série da Globo em parceria com a Sony protagonizado pelos atores Sophie Charlotte (Aracy Carvalho) e Rodrigo Lombardi (Guimarães Rosa). | GSHOW


LEIA TAMBÉM: O que faz da Globo a emissora mais assistida e falada do Brasil

Buscando parcerias internacionais e consolidar o nome da empresa no mundo, a Globo fez parceria com a Sony Pictures Television em produzir sua primeira série falada em língua inglesa, O Anjo de Hamburgo [5] – sobre a vida de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), que salvou centenas de judeus da morte no período da Segunda Guerra Mundial. O ator Rodrigo Lombardi fará o papel do escritor Guimarães Rosa.

Em 2015 a Globo levou ao ar na sua principal sessão de filmes Tela Quente o filme Vermelho Brasil (de 2014), realizado em parceria com produtoras do Portugal, França e Canadá.

 


Em 2016 a Globo fez a versão internacional da série Supermax destinado ao público da Espanha e América Latina. [6]


Enquanto isso nas redes sociais...

Foram várias reações sobre a notícia da mudança da marca da Globo.

 

 

 


Este usuário chamou atenção sobre a tendência adotada pela TV Globo: o minimalismo das marcas e a emissora carioca seria mais uma a impor este estilo.

 

Conclusões e concorrência

O atual “Livro da Marca” [7] da emissora vai mudar. E será que a concorrência vai seguir os mesmos passos da Globo? Depois da mudança de marca da emissora em 2008 e 2014, as grandes redes RecordTV e Bandeirantes (Band), seguiram um formato de forte inspiração “globista”. Apenas o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) não seguiu a tendência em “copiar” a emissora líder.

Mudança das marcas das quatro grandes redes brasileiras. Apenas o SBT não seguiu modelo “globista”. | montagem de imagens: LAYON YONALLER


De qualquer forma, a mudança da marca da maior emissora do Brasil consolida uma fase importante do fim da separação do que a gente entende como televisão aberta, fechada, internet, rádio, jornal, streaming ou outro meio de disseminação da informação. J-J




Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA

10 comentários :

  1. Nossa, nunca tinha parado para pensar em quantos anos tinha essa marca, realmente será uma revolução. Espero que para melhor.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu gostei da nova identidade visual, ficou mais simples e leve.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o novo visual a logo, ficou bem mais atual.
    Eu sempre fico pensando se fazer toda uma nova construção de identidade visual não gera problema depois...
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tinha visto a mudança, mas também fico mais na Netflix do que na tv normal mesmo, rs.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson, tudo bem?
    Achei bem Mark Zuckerberg feelings essa decisão.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Mesmo que a maioria não tenha gostado eu achei até legal. Deixa tudo mais uniforme. Sem contar que mesmo sendo mais simples, a logo deu um ar de modernidade, não acha?

    No mais, mudanças de identidades visuais significam muito mais do que simples designs. Esperamos que sejam mudanças positivas!

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei a era LOVER da emissora HAHAHAHAHAHAH

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante esta matéria, Jovem Jornalista
    Eu acho que a tendência das marcas é ser clean neste momento mesmo
    Gostei de saber as novidades da maior emissora de TV fechada que temos por aqui
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Não estava a par de toda esta mudança, que a Globo estaria passando, pelo que adorei ficar a par, detalhadamente por aqui!
    Até há poucos anos atrás acompanhava algumas novelas da mesma, sempre de grande qualidade!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design