quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Entre frames #32: High Hopes - Panic! at the disco






No Entre Frames dessa semana analiso o clipe High Hopes da banda Panic! At The Disco. Lançado no dia 27 de agosto de 2018, é uma das produções audiovisuais de maior sucesso do grupo, contando já com 511.737.519 visualizações, 4,7 milhões de curtidas e 126 mil descurtidas. A música foi o terceiro single do álbum Pray For The Wicked. O clipe foi dirigido por Brendan Walter e Mel Soria.

No clipe acompanhamos o vocalista Brendon Urie caminhando pelas ruas de Los Angeles enquanto canta os versos da música, que falam de fé, esperança e perseguição de sonhos. Urie, então, se aproxima de um arranha-céu, desafiando as leis da gravidade quando o escala sem nenhum esforço aparente. No final, Urie alcança o topo do prédio e encontra com o restante da banda. Na descrição do vídeo está um texto que diz:

"Não importa o quão difícil seus sonhos pareçam, continue. Você pode até ter que escalar a lateral de um prédio no centro de Los Angeles, mas tudo vai valer a pena no topo.

Fique em pé naquela elevação,
B, P! ATD"


A determinação do vocalista é uma das questões a ser observada. Mas, enquanto Urie, escalava o prédio podemos ver e analisar as reações das pessoas que observavam a atitude do músico atentamente. Assista ao vídeo:





Em um mundo atual em que cada vez mais desistimos dos nossos objetivos e sonhos, High Hopes é uma injeção de ânimo e esperança. Não importa as circunstâncias - ainda mais com a pandemia do coronavírus - o que importa é que ainda existe esperança, fé e amor, eles não foram esgotados.

Esse post fará uma análise desse clipe, bem como das metáforas empregadas e das reflexões que podem ser feitas. Vem, comigo! 


Estética e paleta de cores



O clipe possui uma estética e fotografia muito bela, utilizando de luzes naturais. O clipe foi gravado durante o dia, em sua maior parte, e o seu final no início da noite. A produção possui cores em tons pasteis, como azul claro e escuro, amarelo, cinza e metal. Ao mesmo tempo em que estava um dia ensolarado, estava nublado também. 


O início



O clipe se inicia com a captura da rua e de sons ambientes - carros, pássaros, árvores balançando e vento (0:00 - 0:06). Apesar de ser um clipe urbano, os elementos naturais estavam presentes. O azul do céu se misturava com o verde das árvores e com prédios dos mais diferentes estilos e tamanhos. 

A câmera filma de cima para baixo, tendo como ponto de origem o céu, até chegar na rua. A rua, então, é filmada, um carro estaciona e o vocalista Brendon Urie desce dele (0:06 - 0:15). É aqui que temos a PRIMEIRA METÁFORA do clipe: o carro chegando e o vocalista saindo dele simboliza um novo começo e novas perspectivas para o cantor. Mais à frente a letra diz "queime sua biografia e reescreva sua história".




A partir desse frame, portanto, o clipe vai mostrar que é possível criar novas histórias, realizar novas escolhas e definir novos objetivos. 

Segundos após, os créditos iniciais surgem, com o logo e símbolo da banda e o nome da música com um fundo de prédios e de um céu azulado (0:19 - 0:26). Enquanto os créditos ficam fixos, a imagem se movimenta até parar de novo no cantor. 







Os créditos iniciais foram na cor branca para contrastar com as imagens das cenas. 


Câmera dinâmica e em 360º



A câmera nesse clipe foi inventiva e criativa, filmando em vários frames em 360º, valorizando as ruas e o vocalista (0:26 - 0:34). O trabalho cinematográfico nesse clipe foi espetacular, como veremos em tópicos subsequentes. Não sei qual foi o desafio de filmagem, se utilizaram drones ou câmeras suspensas, mas o resultado final ficou incrível. Destaco, também, quando a câmera filma a paisagem e prédios, girando lentamente em 360º. 


Simetria e centralismo



O clipe preza pela simetria e centralismo, mas isso não quer dizer que ele não foi ousado. Aliás, até quando o clipe é simétrico vemos a inventividade. Por exemplo, quando a câmera para e fica fixada no vocalista (0:34), percebemos o centralismo e a simetria, mas há um jogo artístico a mais: com jogos de luzes nos tons laranja e azul. A simetria e o centralismo do vocalista nesses frames são visíveis. 





A criatividade na simetria e centralismo também podem ser observados quando a câmera parece estar inclinada e filmando de baixo para cima (0:44). O vocalista aparece centralizado no frame do seu busto para cima. 




Câmera de fora pra dentro e vice-e-versa



O clipe é um desbunde visual e há movimentos de aproximação e afastamento da câmera, como quando ela se movimenta sutilmente, se afastando um pouco do vocalista (0:34 - 0:36); de dentro para fora, quando foca em uma parte e mostra o todo (1:54 - 1:56); e quando filma de fora para dentro, até chegar no prédio arranha-céu (2:02 - 2:07). Isso trouxe, como já falado, certo dinamismo ao produto audiovisual.


Aquela ajeitada no paletó




Quando Urie arruma seu paletó (0:37 - 0:39), temos a SEGUNDA METÁFORA do clipe. Ao arrumar sua roupa e começar a andar percebemos sua confiança, determinação e perseguição frente aos sonhos. É como se ele já estivesse preparado para essa nova vida, criando altas expectativas e autoconfiança. E porque ele precisava ter essa mudança de atitude? Por conta dos desafios que iria passar logo à frente. 


Urie começa a cantar



Após os créditos iniciais e contextualização do ambiente, o vocalista começa a cantar a primeira estrofe da música. A câmera, então, foca do seu pescoço para cima. Urie fica alinhado à esquerda do vídeo. 


Esbarrões da vida




Urie estava pronto e determinado para viver os novos desafios da vida, até que... ocorre as primeiras dificuldades. Quando ele caminha na rua, começa a esbarrar nos transeuntes (0:42), que significam - e aqui temos a TERCEIRA METÁFORA do clipe - pessoas que não acreditavam nele e não tinham expectativas sobre sua vida. Essas pessoas vão estar em nossa caminhada. Os esbarrões representam as palavras que elas disseram que poderiam causar a perda da esperança e sonhos do vocalista. Mas a cada esbarrão, ele para, olha para trás e continua a andar mais confiante. A letra, nessa parte, fala de "cumprir sua missão" e "ser alguém na vida"

Nos frames dos esbarrões, pude analisar os pés do vocalista (0:51 - 0:52). Eles pareciam estar perdidos e afetados por questões exteriores. É claro que os esbarrões fizeram com que a estrutura do vocalista balançasse, afinal, ninguém gosta de ser criticado e questionado sobre suas atitudes. Mas isso não quer dizer que o vocalista tenha parado no meio do caminho. Ele seguiu em frente. 





A metáfora do prédio




Chegamos na QUARTA METÁFORA do clipe: o prédio. Talvez ele seja o maior obstáculo que o vocalista possui. Urie visualiza um prédio com muitos andares em sua frente (0:56). O arranha-céu, então, é filmado de baixo para cima, mostrando toda sua opulência e esplendor (0:57 - 0:58). Com isso, pude refletir sobre algo: o que fazemos quando os obstáculos estão em nossa frente? O enfrentamos ou viramos as costas?!

A atitude de Urie é enfrentar o obstáculo, pois enfrentá-lo significaria que ele estava seguindo seu objetivo e caminho, já traçados no momento em que ele desceu do carro na rua de Los Angeles. Urie estava determinado a fazer algo. Isso é percebido quando é filmado seu rosto e expressão (1:00 - 1:01). Ele observa o prédio e vai, literalmente, correndo para esse objetivo imenso, mas não impossível. 




Ele chega até em frente ao prédio e se admira com seu tamanho (1:04 - 1:06). Ele encara o prédio de frente e a câmera acompanha o seu olhar, mostrando o monumento de baixo para cima novamente (1:06 - 1:07). Quando o trecho "complicated" é cantado (1:07), mostra a dificuldade do prédio. Mas o cantor está determinado a escalá-lo. Isso pode ser percebido por conta de seu olhar (1:09 - 1:14). O desafio à sua frente requeria algo dele. Agora era a hora dele demonstrar seu potencial e sangue no olho. 




Frente ao desafio, o cantor resolve escalar o prédio, desafiando com as leis da gravidade e àquelas pessoas que acreditavam que ele não iria conseguir. No mesmo momento em que ele fixa o pé no vidro do prédio, há uma sincronia com um som da música. À medida que sobe, percebe que o obstáculo não é tão difícil, a ponto de ser intransponível. 




Enquanto ele sobe, as pessoas se aproximam. Agora vamos para a quinta metáfora.



Metáfora dos observadores




Algo que você deve ter em mente: se você fizer coisas boas ou ruins terão pessoas te observando! A QUINTA METÁFORA do clipe são as pessoas que observam ele escalar o prédio (1:18). Ali existiam pessoas com os mais diferentes objetivos e reações. Aqueles que torciam para ele conseguir escalar o prédio; os que ficavam atônitos e perplexos; e aqueles que só aguardavam para que ele levasse uma queda. Destaco algumas das reações das pessoas, refletindo sobre elas e transportando para nossas vidas:

1- Um homem meneia a cabeça

"Será que ele vai conseguir escalar esse prédio?", deveria ter pensado um homem negro de paletó marrom (1:30). Essa reação é comum pois quantos não acreditam em nossos sonhos e em nossas atitudes frente à eles?!


2- Cara de espanto

"Eu não acredito que ele está fazendo isso", deveria ter pensado uma jovem ao tirar o seu óculos (1:31). E quando alguém persiste os seus sonhos é como se essa pessoa ficasse assustada com a atitude, tendo somente essa reação. 


3- Cara de desacreditada




Aos 1:45 uma mulher de dentro do prédio observa o vocalista subindo. Ela fica atônita, como se não acreditasse no que estava vendo. Na vida também existem essas pessoas que só veem dificuldades e não acreditam no impossível, e quando alguém transpõe essas barreiras a única reação é ficar atônita. O vocalista chega até mesmo a dar tchau para a mulher e continuar seu percurso (1:46 - 1:47), mostrando para ela que, sim, é possível vencer desafios. A reação final da mulher é dar tchau com cara de paisagem. 


A escalada continua. As mais diferentes reações




O vocalista continua a escalar o prédio (Qual seria o destino final dele?) e os transeuntes tem as mais diferentes reações (1:57 - 2:00). Algumas tiram fotos, filmam (A atitude de Urie chama a atenção até mesmo da imprensa), outros observam, com olhares surpresos. É interessante perceber quando o vocalista ameaça trupicar e cair do prédio (2:14) e os observadores ficam apreensivos (2:16). Será que ele conquistará o seu objetivo ou algo dará errado?!

Urie já estava perto do topo do prédio e aconteceu esse pequeno incidente. Contudo, ele chega até o topo e dá um salto (2:24). Então, as pessoas vibram por ele ter saltado e ficam felizes (pelo menos a maioria delas) (2:25). O negro de camisa verde fica com uma cara desacreditada e de braços cruzados (2:32). Esses frames me fizeram refletir que tem pessoas que se alegrarão com sua conquista de objetivos e sonhos, enquanto existem aquelas que não darão o braço a torcer nem quando veem sua vitória. Acontece. 

É importante destacar também que o cantor vira para baixo e vê as pessoas (A maioria) aplaudindo-o por sua atitude (2:30). E aqui eu reflito sobre a gratidão que devemos ter pelas pessoas que ficam felizes com nosso sucesso. 


O topo




A SEXTA METÁFORA do clipe é a metáfora do topo. O que existe no topo, quando conquistamos nossos objetivos? No topo de Urie existe sua banda, razão de sua existência e alegria. Isso me fez refletir que no topo há alegria e felicidade, como se fosse um pote de ouro no final do arco-íris, sabe?! A ambição e a força de vontade de Urie trouxeram à ele recompensas.

O topo é o lugar que Urie almejava estar e ele fica totalmente satisfeito, como se ele estivesse em seu ápice. O objetivo foi cumprido. Os obstáculos e desafios foram vencidos. 


Microfone

Quando o vocalista escala o prédio, um microfone aparece em sua mão e ele começa a cantar a música com a banda (2:48). 


Anoitece



Após o vocalista escalar o prédio, anoitece (3:00), o que quer dizer que uma nova paleta de cores é utilizada. É possível observar tonalidade em azul claro e escuro, cinza, entre outros. 





Um desbunde visual!



O clipe possui formas geométricas, como retângulos e quadrados, além de um recurso utilizado que ficou incrível, o espelhismo. Entre 1:33 e 1:38 acontece um dos frames mais interessantes do clipe que é quando o vocalista fica "perdido" na imensidão do prédio. 


Elementos geométricos


Outros frames prediletos para mim é quando a câmera filma de cima para baixo nos segundos finais do clipe (2:59) e elementos quadrados e retangulares dos prédios enchem a tela. 

Inclusive preciso ressaltar o símbolo da banda no solo do topo do prédio nessa parte. 


Símbolo do Panic! at the disco



O símbolo da banda apresenta uma exclamação circunscrita em um círculo e em um triângulo. Em cada ponta do triângulo existe um símbolo, são eles: olho que tudo vê, sol e lua. O símbolo pode, ou não, ter ligações com os Illuminats, mas o vocalista nunca explicou o que ele realmente significa. 

Existem algumas teorias sobre a simbologia do Panic!. Há uma que o olho representado sejam os pecadores; o sol sendo Brendon Urie porque ele ajudou Ryan a brilhar nos velhos tempos; e Ryan é a lua porque ele é mais sombrio e misterioso que Brendon. A exclamação (!) seria a banda. 

Há outra que diz que o símbolo é baseado no Fall out boy por causa do triângulo estar em ambos os logotipos; os olhos são os videoclipes; o sol seria a luz, que se assemelha a Cenuries por FOB; e a lua é a escuridão, uma nova roupa do imperador. 


Desafiando a gravidade e composições



O clipe desafia a gravidade o tempo todo, como já foi ressaltado. Destaco o trecho 1:39, quando é mostrado o vocalista de cima para baixo. Ficou um efeito muito bom! É algo artístico e primoroso. Uma bela composição.

Falando em composição, o clipe é cheio delas, como quando há uma composição visual do rosto do vocalista com o azul do céu (1:41); quando há uma estética que brinca com vários tons de azul; e quando há um jogo de luzes muito interessante. 





As metáforas



O clipe conta com seis metáforas diferentes, são elas: o carro, o paletó, os esbarrões, o prédio, os observadores e o topo. O interessante é saber entender cada uma e em que elas contribuíram com o protagonista e em que podem contribuir em nossas vidas. ESBARRÕES na vida? Sempre vamos ter! OBSERVADORES positivos e negativos, também. Resta que saibamos iniciar um novo ciclo e sair do CARRO, estando determinados com uma simples ajeitada no PALETÓ, para escalarmos os PRÉDIOS de nossas vidas e chegarmos até o TOPO! Você, meu amigo, pode tudo e High Hopes está aí pra provar isso. 


O fim 




O clipe finaliza com um close no rosto do vocalista.


Letra

A letra fala de expectativas, de persistir sonhos e de estabelecer metas e objetivos. Ela fala, principalmente, sobre acreditar em si mesmo. Destaquei alguns trechos. Acompanhe:

"Had to have high, high hopes for a living
Shooting for the stars when I couldn't make a killing
Didn't have a dime, but I always had a vision
Always had high, high hopes"
(Tinha que ter altas, altas expectativas para viver
Mirando nas estrelas quando eu não conseguia alcançar o sucesso
Não tinha um centavo, mas eu sempre tive uma visão
Sempre tive altas, altas expectativas)


Quem tem a capacidade de sonhar e de idealizar pode ter tudo nessa vida. Não importa se é rico ou pobre, o que importa é persistir nos seus objetivos. 



"I was gonna be that one in a million
Always had high, high hopes"
(Que eu seria aquele um em um milhão
Sempre tive altas, altas expectativas)

Você pode se destacar da multidão dos acomodados e fazer algo diferente. 


"Mama said: Fulfill the prophecy
Be something greater, go make a legacy
Manifest destiny, back in the days
We wanted everything, wanted everything"
(Mamãe disse: Cumpra a profecia
Seja algo maior, vá fazer um legado
Manifeste seu destino, antigamente
Nós queríamos tudo, queríamos tudo)

Aqui são conselhos de alguém sábio para outra pessoa. Se seguir esses conselhos será bem sucedido.


"Mama said: Burn your biographies
Rewrite your history, light up your wildest dreams
Museum victories, everyday
We wanted everything, wanted everything"
(Mamãe disse: Queime suas biografias
Reescreva sua história, ilumine seus sonhos mais selvagens
Exiba suas vitórias, todos os dias
Nós queríamos tudo, queríamos tudo)

É possível recomeçar sua própria história. 


Música


Um dos grandes sucessos da banda, a música é alto astral e traz boas vibrações. Ela apresenta um início eletrônico e com mixagens de sons. Ela chega a ser explosiva, até.


Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo! J-J











Por: Emerson Garcia

13 comentários :

  1. Essa é uma das minhas músicas preferidas da banda e apesar de já ter visto esse clipe várias vezes, sua análise trouxe uma nova perspectiva, assim como me apresentou detalhes que eu não havia notado.
    Parabéns pela postagem!

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  2. Caramba!! Você supeeer analisou o clipe heim??
    Arrasou!
    Eu adorooo Panic e essa música bombou muitooo, adoro eles ♥

    http://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Suas análises são sempre precisas meu querido amigo. Parabéns, arrasou como sempre.

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa analise, como sempre muito bem feita

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo tanto essa música.
    Amei toda a análise, muito bem detalhada. O Brendon nunca erra rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Musica boa hein! Ótima análise. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia essa música não, mas adorei essa análise.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  8. Essa música é muito boa e sua análise do clip ficou ótima.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Menino... às vezes eu me sinto um ET neste mundo, porque, por exemplo, nunca tinha ouvido falar nessa banda e tampouco no clip mencionado, rsrs. Mas fiquei com muita vontade de conhecer o trabalho deles e especialmente de ver este clip. É evidente que se trata de um trabalho bem elaborado, que merece ser analisado.

    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Oi Emerson,
    Eu nem tinha ouvido a música ainda, rs.
    Você desmembrou todo o clipe, gostei de ver os detalhes.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design