Durante o mês de outubro o Instagram fez 10 anos de criação (Mais precisamente no dia 06 de outubro de 2010). Para comemorar a data, foi disponibilizado uma função escondida nas configurações do aplicativo. Ao acessá-las há vários emojis e a medida que você passa o dedo para cima você desvenda uma surpresa, um easter egg eu diria. Você libera vários ícones desde a origem do aplicativo, de logos clássicas como a polaroid, até versões monocromáticas e até mesmo uma LGBTQ+. A função serviu para os fãs da plataforma relembrarem os ícones do aplicativo.
Desde sua origem, o Instagram mudou bastante sua logomarca. Contudo, nem sempre essas mudanças foram bem aceitas pelo público. De uma câmera de polaroid clássica em 2010, até umas repaginações desta em 2010 e 2011 (de um formato mais rudimentar, até para um de melhor designer), até chegar no ícone em degradê entre amarelo, passando para o laranja e roxo de 2016 - logo utilizada até os tempos atuais (2020). As pessoas eram apaixonadas pelo ícone clássico do aplicativo e não gostaram nada de quando a empresa mudou sua marca para uma tonalidade em degradê, embora essa tenha sido a tendência de várias marcas na atualidade.
Com o easter egg, portanto, é possível revisitar e relembrar ícones preferidos e favoritos. Essa foi uma ação inovadora da empresa. Entre os ícones disponíveis estão o Clássico 2, amado pelas pessoas; o original e mais antigo; versões em degradê, como Crepúsculo, Nascer do Sol e Aurora; até versões minimalistas, como a escuro, claro e muito escuro.
Tendência degradê
Essa é, sem dúvidas, uma tendência seguida por várias empresas. Recentemente, o Layon Yonaller apresentou em primeira mão que a Globo adotará em 2021 essa tendência e o uso de logos em 2D (Leia aqui).
Há quem diga que o degradê torna as coisas mais modernas e vivas, e outros que não gostam nenhum pouco. É importante realizar gradientes com cores análogas, para não gerar ruído e certa estranheza para os olhos do público-alvo.
O degradê utilizado pelas marcas na atualidade é diferente do degradês dos anos 1980 e 1990. Agora, ele está mais repaginado, com cores bem saturadas e vibrantes, aplicado tanto na tipografia, como nas formas. As cores que predominam são o amarelo, laranja, rosa e roxo. Trago à tona algumas das logos em degradê mais famosas, começando pelo Instagram.
Lançado em maio de 2016, a nova logo gerou muita polêmica. O Instagram unificou as cores das suas logos em suas subferramentas também, como o Layout, Boomerang e Mãos Livres.
Globoplay e Viva
Como já adiantado no post do Layon, a Globoplay mudou seu design recentemente para a tendência degradê, já amplamente utilizado na logo do Viva entre os anos 2010 e 2014.
Perceba que os tons de cores entre a logo da Globoplay e da Viva são basicamente os mesmos: vermelho, laranja e amarelo.
Netshoes
Em 2014 a Netshoes modernizou sua logomarca utilizando a tendência degradê. Perceba que o jogo de cores utilizado é praticamente o mesmo do da logo do Instagram.
Picsart
O Picsart recentemente mudou sua logo também, abrindo mão da logo monocromática em tom azul, pela degradê com cores que vão do rosa choque, lilás e azul.
Oi
Em 2016 a Oi apresentou 210 alternativas de logo, com o intuito de apresentar sua ideia de dinamismo e adaptabilidade. Cada alternativa utilizou a tendência degradê, baseada em vários tons super coloridos.
A nova forma da logo foi comparada com a aparência de uma ameba ou com a massinha Amoeba. Desastre total.
Carrefour
Em 2009, o Carrefour disponibilizou três versões diferenciadas do seu logo para a campanha Positive is back. Cada uma das versões foi destinada à um tipo de material e local. O grupo de logos em degradê foi criado para ser utilizado em banners. Na imagem acima é possível ver a experimentação de degradê em várias cores e tons. A ideia de mudança da logo não foi adiante, mas é possível perceber que as logos coloridas são mais divertidas, vibrantes e acolhedoras.
Design da rede social
Quem se lembra, por exemplo, da época em que a rede social tinha tonalidades em azul? A rede social mudou bastante, dando cada vez mais destaque às fotografias, ao utilizar o fundo branco, com detalhes em preto, afinal, o que importa no Instagram são as imagens.
A forma de curtir também mudou
Talvez uma das mudanças mais significativas da plataforma foi a respeito da contagem de curtidas. Agora elas ficam visíveis somente para o usuário. Isso ocasionou numa nova forma de publicação de conteúdos, dando mais importância à essência da foto, às legendas e às hashtang. As pessoas tiveram que se adequar e resignificar a interação na rede social. Com isso, mostrou-se a urgência do marketing de conteúdo e de como obter maiores engajamentos.
Filtros no Instagram
Você sabe como surgiu os filtros do Instagram? Antes de criar o aplicativo Kevin Systrom teve uma ideia durante uma viagem para o México. Sua namorada não havia gostado da qualidade das fotos tiradas de seu iPhone4, quando ele teve a brilhante ideia de criar filtros como forma de solucionar a qualidade baixa de fotografias em algo bonito e artístico. Hoje em dia os filtros do Instagram são bastante populares. Com nomes de personagens de La casa de papel (Entendores entenderão), os filtros são utilizados por aqueles que querem deixar suas fotos mais interessantes. Mas, também tem os adeptos das fotos sem filtros.
Boomerangs, Reels e destaques
O Instagram tem uma porção de ferramentas interessantes e criativas, como o Booomerang, o Reels e os destaques.
O Boomerang são vídeos que se repetem em um looping, criando um efeito interessante.
Já o Reels veio para concorrer com o aplicativo TikTok que cresce assustadoramente. A ferramenta do Instagram permite a edição de vídeos, com cortes, takes e até mesmo a inserção de trilha sonora. A criatividade de utilizar a ferramenta vai de usuário para usuário.
Os destaques, por sua vez, são vídeos e fotos que ficam abaixo de sua descrição e que, em certo sentido, você quer dar uma ênfase maior. Existem vários tipos de destaques. Recentemente, eu criei destaques com os seguintes títulos: Modo Blogueiro e Instagram (Com um easter egg que descobri do Instagram). Você pode editar os destaques da forma que quiser, organizando-os e deixando eles com capas que combinam entre si.
Hashtags
As fotos com hashtags geram engajamento e outras coisas. Há aquelas conhecidas como: #me, #selfie, #instafood e #tbt, e até mesmo aquelas proibidas como a #sextou, isso porque "Sextou" se refere à sexo - "Sex to u". É necessário cautela ao utilizar as hashtags e a noção de que existem hashtags mais fortes no quesito engajamento que outras.
Stories
Uma das funções mais populares do Instagram são os stories. Você sabe como eles surgiram da plataforma? Surgiu de uma briga entre o Instagram e o Snapchat! O Instagram queria comprar o Snapchat, e como este não cedeu foram criados os stories. O Instagram é bem competitivo e quebrou as pernas do Snapchat com essa função. Hoje em dia, me pergunto quem utiliza Snapchat, já que o Instagram, além da função de postagem de fotos, também tem essa de vídeos e imagens que desaparecem depois de 24 horas. O Instagram depois de implementar os stories em sua plataforma ainda disponibilizou no Whatsapp e no Facebook.
IGTV
O IGTV é uma modalidade de vídeo do Instagram que lembra muito o Youtube (O Instagram quer reinar sobre todos os aplicativos que não são do Facebook), onde é possível postar vídeos maiores de até 15 minutos, dando a possibilidade de deixar os vídeos salvos até quando o usuário desejar. A ferramenta é excelente, os vídeos são de qualidade alta, mas a modalidade ainda não caiu no gosto do público.
Um pouco da história do Instagram e um pouco da minha história com a rede social
A rede social foi criada há 10 anos pelos estudantes Kevin Systrom e Mike Krieger da Universidade de Stanford. Eles não imaginavam que a rede viria a ser uma das mais populares plataformas da internet. Os estudantes investiram US$ 550 mil dólares com o intuito de criarem uma rede social de postagem de fotos, interação com usuários e até mesmo marcação de localizações e o mapa de fotos (Uma das atualizações mais recentes).
Instagram significa telegramas (mensagens) instantâneas, já que insta siginifica instantâneo e gram telegrama. O nome também é uma clara referência ao hábito antigo de enviar polaroids por correio. Antes de se chamar Instagram, a rede social já se chamou Burbn e Codiname.
O Instagram já teve várias características, como: postagem de imagens no momento em que acontecem as coisas; terreno fértil para publiposts e marketing de conteúdo; promoção de usuários; lugar para pessoas "padrão biscoiteiro"; e um ambiente para disseminação de hashtags.
Utilizo a rede social para o compartilhamento de momentos da minha vida pessoal e profissional. Antigamente era mais viciado na plataforma. Depois passei a dosar, passando um bom tempo sem postar e distribuir coraçãozinhos. Hoje em dia, voltei na rede social e a utilizo de forma mais regrada, o que ocasiona na minha boa saúde mental.
10 anos de Instagram
10 anos não são 10 dias, mas ainda é um número pequeno de existência. Contudo, mesmo com poucos anos, o Instagram já obteve muitas conquistas, mudanças positivas e negativas, funções, crescimentos, entre outras. Um feliz parabéns para essa rede social tão querida e inovadora. J-J
Por: Emerson Garcia
Boa tarde Emerson. Confesso que sou totalmente leigo em Instagram kkk.
ResponderExcluirEu fui uma que estranhou muito a mudança de logo pro degradê, rs.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Que pesquisa maravilhosa sobre o Instagram,amigo Emerson.
ResponderExcluirEu adoro essa rede e o sigo lá como donetzka2020.
Obrigada pelas visitas e volte sempre!
Tem post novo hoje,dia 31 de outubro.
Beijos sabor carinho e uma noite de sexta_feira abençoada
Donetzka
Blog Magia de Donetzka
Ótimo post, bastante informativo. Abraço!
ResponderExcluirhttps://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Emerson,
ResponderExcluirNem sabia que o instagram existe a 10 anos! Chocada! rs
beijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Caramba! 10 anos?! Realmente é uma rede social que veio para ficar, acho que nenhuma durou tanto assim, rsrs.
ResponderExcluirEu uso bastante o Instagram, mais até do que as outras redes, mas não sabia da história do aplicativo.
Bjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi
ResponderExcluirvi algo assim, mas nem dei atenção ao aniversário do instagram, nem sabia desses emojis.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Desde agosto não uso instagram e não to sentindo falta alguma kkkk
ResponderExcluirPassa lá no meu blog. Tem post novo e gostaria de saber sua opinião.
Beijos,
Paloma Viricio