Portais especializados em
televisão [1] e as redes sociais [2] mostraram que a Rede Globo de Televisão
prepara uma mudança radical em sua identidade visual: abandona o estilo
tridimensional concebido pelo designer alemão Hans Donner (em
vigor desde 1975) e passará a adotar o tom em “chapado” ou em 2D.
Segundo o
portal TV História, esse processo de mudança da marca atingirá as vinhetas (como o
do Plantão da Globo), e a canopla do microfone, por exemplo. [3] A cor preta será proibida de ser usada
em qualquer hipótese e a marca será banhada por pelo menos três cores em
gradiente. O logotipo da emissora em fonte “Avant Garde” – também da época de
Hans Donner – será abolido e dará lugar ao usado atualmente pelo portal de
streaming Globoplay. O nome da fonte exclusiva é o “Globobrand”.
Evolução da marca da emissora percebe-se
a perda gradual do aspecto brilhante. | REDE GLOBO
O processo de mudança da TV Globo será consolidado no mês de abril de 2021 – mês de aniversário da emissora e onde se inicia a programação normal.
Processo longo e
gradual
Fachada da sede da emissora no Rio de Janeiro “sumiu” com a nomenclatura REDE e ficar apenas GLOBO. | montagem de imagens: LAYON YONALLER
A mudança faz parte
do processo mudancista da Globo iniciado em 2018 [4] em unificar suas empresas numa única
égide denominada “Uma só Globo”. Não por acaso que nestes últimos anos a
emissora de televisão aberta deixou de se denominar REDE GLOBO para apenas GLOBO, por exemplo. Assim explicava a carta
do presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega:
“[...] Esse conjunto de projetos mostra uma direção: integrar
equipes e estruturas, desenvolver novas áreas de competência, criar novos
negócios, e buscar novas receitas. Queremos, agora, acelerar e tornar mais
robusto esse processo de transformação. Vamos preservar o que sempre fizemos
com excelência, de forma ainda melhor e mais eficiente. [...] Estamos
fazendo um grande investimento no nosso presente e no nosso futuro. [...]”.
Desde 2013 emissora adota o conceito de flat design. | REDE GLOBO
Quem é aficionado nos
assuntos de televisão percebe que esse era o destino traçado pela empresa em
2013, onde a Rede Globo assinava sua marca apenas no formato bidimensional em
institucionais, chamadas e demais caracteres dando mais liberdade artística e
gráfica. Isto se via no institucional de sua filial em Recife em 2017, no vídeo
sobre doação de sangue em 2018 e em 2020 na chamada especial da programação em
homenagem aos 60 anos da Capital Federal, na emissora de Brasília.
A última mudança da
marca foi em 2014, com rebranding em 2015:
Parcerias
e fortalecimento da marca no mercado
Some nome “Globosat” e entra “Canais Globo” na plataforma de streaming. | GLOBOPLAY
Não por acaso que no
programa de televisão aberta Globo Esporte, por exemplo, os jogos
de futebol transmitidos pelos canais pagos SporTV e Premiere são anunciados na
TV Globo. E que programas do Multishow como o Música Boa e o Lady Night vão ao
ar. Jornalistas da Rede Globo e da GloboNews aparecem em ambos os canais. Até a
nomenclatura Globosat foi extinta dando lugar ao termo Canais Globo.
Série da Globo em parceria com a Sony protagonizado pelos atores Sophie Charlotte (Aracy Carvalho) e Rodrigo Lombardi (Guimarães Rosa). | GSHOW
LEIA TAMBÉM: O que faz da Globo a emissora mais assistida e falada do
Brasil
Buscando parcerias internacionais e consolidar o nome da empresa no mundo, a Globo fez parceria com a Sony Pictures Television em produzir sua primeira série falada em língua inglesa, O Anjo de Hamburgo [5] – sobre a vida de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), que salvou centenas de judeus da morte no período da Segunda Guerra Mundial. O ator Rodrigo Lombardi fará o papel do escritor Guimarães Rosa.
Em 2015 a Globo levou
ao ar na sua principal sessão de filmes Tela Quente o
filme Vermelho Brasil (de 2014), realizado em parceria com
produtoras do Portugal, França e Canadá.
Em 2016 a Globo fez a
versão internacional da série Supermax destinado ao público da
Espanha e América Latina. [6]
Enquanto isso nas redes sociais...
Foram várias reações
sobre a notícia da mudança da marca da Globo.
O fim de uma era: Rede Globo trocará pela primeira vez em 32 anos a sua marca para uma versão 2D e com gradiente colorido. A icônica intro dos plantões também será alterada. O que acharam da era Lover da emissora? pic.twitter.com/tcs80AYyr3
— UpdateChart (@updatechartuc) October 13, 2020
Com essa nova logo da Globo, os platinados da Record e Band devem sair de cena?
— Mídia na Bahia - TV em Vitória da Conquista (@tvemconquista) October 14, 2020
Aliás, a logo do SBT em 2D, mesmo sendo de 2014, ainda é super moderna e é a melhor entre as atuais, na minha opinião.
A Globo tá disposta não só pra acabar com a própria marca, como também pra mexer na vinheta do PLANTÃO, não é possível
— Mídiadoap 📺 (@midiadoap) October 14, 2020
A Globo tá matando tudo que já foi bom na emissora... chutaram todo mundo, tiraram a voz padrão, fora se afundar em militancia
— Paulo (@pauloap) October 14, 2020
Agora a marca vai sofrer uma puta reformulação bizarra (detalhes aqui: https://t.co/C1PVwTWlsJ)
Olha só, virou arco-íris (não à toa, provavelmente): pic.twitter.com/p8h56bxvRH
Este usuário chamou
atenção sobre a tendência adotada pela TV Globo: o minimalismo das marcas e a
emissora carioca seria mais uma a impor este estilo.
Mininalismo é a nova onda dos designers pic.twitter.com/g3wwOdtcwQ
— Homero (@homerovmpf) October 14, 2020
Conclusões e
concorrência
O atual “Livro da
Marca” [7] da emissora vai mudar. E será que a
concorrência vai seguir os mesmos passos da Globo? Depois da mudança de marca
da emissora em 2008 e 2014, as grandes redes RecordTV e Bandeirantes (Band),
seguiram um formato de forte inspiração “globista”. Apenas o Sistema Brasileiro
de Televisão (SBT) não seguiu a tendência em “copiar” a emissora líder.
Mudança das marcas das quatro grandes redes brasileiras. Apenas o SBT não seguiu modelo “globista”. | montagem de imagens: LAYON YONALLER
De qualquer forma, a
mudança da marca da maior emissora do Brasil consolida uma fase importante do
fim da separação do que a gente entende como televisão aberta, fechada,
internet, rádio, jornal, streaming ou outro meio de
disseminação da informação. J-J
Por: Layon Yonaller, colaborador especial do JOVEM JORNALISTA
Sinal claro e evidente da decadência total desta rede ...
ResponderExcluirNossa, nunca tinha parado para pensar em quantos anos tinha essa marca, realmente será uma revolução. Espero que para melhor.
ResponderExcluirBjks!
Mundinho da Hanna
Pinterest | Instagram | Skoob
Oi
ResponderExcluireu gostei da nova identidade visual, ficou mais simples e leve.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Eu amei o novo visual a logo, ficou bem mais atual.
ResponderExcluirEu sempre fico pensando se fazer toda uma nova construção de identidade visual não gera problema depois...
beijos
http://www.dearlytay.com.br/
Não tinha visto a mudança, mas também fico mais na Netflix do que na tv normal mesmo, rs.
ResponderExcluirbeijo
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Emerson, tudo bem?
ResponderExcluirAchei bem Mark Zuckerberg feelings essa decisão.
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Mesmo que a maioria não tenha gostado eu achei até legal. Deixa tudo mais uniforme. Sem contar que mesmo sendo mais simples, a logo deu um ar de modernidade, não acha?
ResponderExcluirNo mais, mudanças de identidades visuais significam muito mais do que simples designs. Esperamos que sejam mudanças positivas!
https://naoseavexe.blogspot.com
Adorei a era LOVER da emissora HAHAHAHAHAHAH
ResponderExcluirBeijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Muito interessante esta matéria, Jovem Jornalista
ResponderExcluirEu acho que a tendência das marcas é ser clean neste momento mesmo
Gostei de saber as novidades da maior emissora de TV fechada que temos por aqui
Bjs
Claudia
Não estava a par de toda esta mudança, que a Globo estaria passando, pelo que adorei ficar a par, detalhadamente por aqui!
ResponderExcluirAté há poucos anos atrás acompanhava algumas novelas da mesma, sempre de grande qualidade!
Um grande abraço!
Ana