quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Quinta de série- nostalgia: Disney C.R.U.J.

Pode conter spoilers! 


 

 

O Quinta de série dessa semana está nostálgico e especial. Falarei do programa Disney C.R.U.J., aproveitando que estamos na semana das crianças. O Disney C.R.U.J. foi um programa de tv infanto-juvenil em parceria entre a Disney e o SBT, exibido entre os anos 1997 a 2001, composto por duas temporadas e 538 episódios. Antes de ter esse nome, o programa era chamado de Disney Club. Ele obteve versões em vários países. No Brasil o programa era transmitido pelo SBT e Disney Chanel, sendo dirigido por Renato Fernandes. O Disney C.R.U.J. foi um dos principais programas infantis no final da década de 1990. No elenco estavam Diego Ramiro, Leonardo Monteiro, Caíque Benigno, Danielle Lima, Jusssara Marques e Murilo Trocolli. Cada um deles interpretava um personagem. Ele era exibido diariamente às 18h30, tendo uma hora de duração.

 

Sob o nome de Disney Club o programa surgiu no início dos anos 1990 na Europa, sendo exibido em mais de 30 países, como Espanha, França e Alemanha. Por conta do imenso sucesso, essa versão foi exportada para países da Ásia-Pacífico, como Índia, China e Austrália, sendo bem sucedido também. A versão brasileira foi implantada por Cao Hamburguer e Anna Muylaert, consolidando o primeiro fruto da parceria entre o SBT e a Walt Disney Company

O programa Disney C.R.U.J. era basicamente uma tv pirata que exibia desenhos da Disney. Por meio de artefatos e tecnologias, Juca (Caju), Chiclé, Pipoca, Macaco e companhia faziam ir ao ar desenhos memoráveis da Disney. A central de tv era no sótão da casa de Juca (Caju). C.R.U.J. é uma sigla que significava Cômite Revolucionário Ultra Jovem 

  

O ano era 1997. Caju (Juca), um menino sábio e curioso, tem a ideia de criar uma emissora televisiva pirata com o intuito de captar a transmissão de um grande canal. Assim, ele utilizou tudo de útil e tecnológico que encontrou para produzir a TV C.R.U.J. A ideia principal era apresentar desenhos animados em uma faixa de horário em que era ocupada por telejornais e novelas (Até nos momentos atuais é dessa forma). O programa, portanto, era uma recompensa para crianças e jovens se sentirem relaxadas e descontraídas após um dia difícil na escola. O lema da atração era: "Não somos crianças. Somos ultra-jovens e merecemos respeito!"

Acredito que muitos conhecem a célebre frase "dá o play, macaco!", dita pelos apresentadores sempre que um desenho disneyano ia ao ar. Macaco era o operador de vídeo (Falarei dos personagens mais à frente). Outra frase inesquecível - "C.R.U.J, C.R.U.J., C.R.U.J., tchau" - era dita no final do programa. 

 


Como o programa era pirata, os apresentadores e personagens viviam disfarçados. Embora os disfarces fossem bobos e fosse fácil identificar os personagens, eles não deixaram de ser um disfarce. O Juca tinha como codinome Caju e usava uma máscara preta nos olhos; já seu irmão mais novo, Guelé, era conhecido como Chiclé e usava um óculos, boina e bigode; o Macarrão, amigo dos dois, era chamado de Macaco e utilizava uma máscara com o rosto do animal; e a menina Maluca (seu nome verdadeiro era Malu) utilizava uma peruca pink e óculos coloridos. 

O programa era bastante interativo, uma vez que os meninos recebiam cartas de crianças que apoiavam o movimento deles. Mais tarde, eles recebiam as mensagens também por email. 

 


A ideia do comitê era interessante e criativa, mas os protagonistas da atração mesmo eram os desenhos exibidos. Em toda sua exibição, o programa ganhou novos personagens, novos roteiros e novos desenhos. Após anos de sucesso, o programa foi reexibido em 2003, e após outubro ele foi finalizado de vez. 


Personagens 

  

Juca/Caju: era o inventor, líder e presidente do C.R.U.J. Era inteligente e determinado e visto com admiração por seu irmão Guelé/Chiclé. Tinha 15 anos. 

  

  

 

Chiclé: é o irmão mais novo de Juca. É mimado e rebelde e se inspirava no bordão "meu irmão, meu ídolo". Tinha 7 anos.

  

 

Macaco: também conhecido como Macarrão e Maca, Macaco tinha uma personalidade divertida e alegre, além de gostar de comer. Ao contrário de Juca e Guelé, é difícil saber seu nome verdadeiro. Ele ficava no comando do "play", ajudando Juca e Guelé. Tinha 13 anos. 

  

 

Maluca: era estudante ligada aos direitos femininos e das meninas na tv. Entendia de moda e utilizava perucas coloridas, inspirada pelos desenhos japoneses. Chegou na emissora por acaso, porque descobriu o sinal e procurou de onde vinha a transmissão. Ela caiu literalmente de paraquedas no sótão dos meninos. 

  

 

Pipoca: era amiga de escola de Guelé. Extremamente curiosa, descobriu o esconderijo da emissora quando foi fazer trabalho de escola na casa Guelé. Na mesma época o Macaco foi embora para Curitiba junto com a família dele, Pipoca ficou responsável pelo "play". Ela gosta muito de comer pipoca, sendo sua comida preferida, e usava um nariz de palhaço.  Tinha 9 anos. 

  

 

Rico: era o filho único de pais ricos. Ele entra no C.R.U.J. em outubro de 1999 e passa a usar uma máscara de cachorro com a cor laranha e o nariz e pêlos pretos. 

  

Desenhos exibidos

Inúmeros desenhos foram exibidos como Timão e Pumba101 dálmatasPateta e MaxHérculesOs Super PatosAlladin e Doug. Resolvi destacar alguns a seguir:

 

  

Timão e Pumba: o javali e o suricato roubaram a cena e ganharam um desenho só deles. Os personagens saíram de O rei leão . Achava incrível ver o suricate e o javali viajando pelo mundo e apresentando novos personagens. 

  

  

Pateta e Max: As aventuras emocionantes e cheias de alegria entre um pai e um filho. 

  

 

101 dálmatas: O antigo sucesso do cinema ganhou fôlego com essa nova série animada. Assistir a vida dos filhotes de Dálmatas vivendo na fazenda, junto com outros animais, era muito engraçado. Sem falar da música que grudava na cabeça. 

  

 

Os Super Patos: tratava-se de um desenho sobre um time de jogadores de hóquei formado por patos, com postura humana e habilidades em tal esporte, que lutavam contra forças do mal entre os jogos. O desenho foi baseado nos filmes The Mighty Ducks e D2: The Mighty Ducks e no time de hóquei Anaheim Ducks. O desenho foi criado para divulgar um filme, mas que com 26 episódios apenas foi o suficiente para arrematar o meu coração. 

 

 

Marsupilami: contava a história de um animal curioso, inteligente, querido e hilariante que vivia na floresta tropical da Palombia. Até então só conhecia a vida da floresta, quando o homem invadiu seu habitat e o obrigou a viver no mundo moderno. Marsupilami passa a descobrir os estranhos costumes da humanidade, inventando várias loucuras para se divertir. Quem se lembra da música e grito de guerra do desenho que dizia "Marsupilami vem correndo pela selva, mas que cauda grande, quanta empolgação"? E do grito de guerra do marsupial "RUUUUUUBAAAA"? Um desenho memorável. 


 

Tico e Teco e os defensores da lei: no desenho Tico e Teco abrem uma agência de detetives conhecida como Conexão Salva-Ação (Rescue Rangers), onde contam com a ajuda de amigos como a ratinha Geninha, o ratão Monterey Jack e a mosquinha verde Zipper. 

  

 

Doug: O meu desenho preferido. Doug é um pré-adolescente que passa as mais inusitadas situações ao lado de seus amigos e de seu cachorro. Doug tinha um diário em que escrevia seu dia a dia. 

  

Abertura

Abaixo você pode assistir as abeturas do Disney Club e do Disney C.R.U.J. Extramente divertidas,  víamos a montagem do satélite de Caju e como ele roubava o sinal da tv de um satélite com o rosto do Mickey. Enquanto isso surgia a voz emblemática que dizia "Comitê Revolucionário Ultra Jovem". Relembre:

 

  

Como o elenco do programa está atualmente?

 


No ano de 2015 o elenco do Disney C.R.U.J. participou do programa The Noite, com Danilo Gentili. Assista a entrevista a seguir e veja como o elenco está nos dias atuais. 

 

 

Após mais de 15 anos de exibição do programa, confira como estão cada um dos atores do Disney C.R.U.J.:

Diego Ramiro, o Caju

  

Jussara Marques, a Maluca

  

Leonardo Monteiro, o Guelé

  

Caíque Benigno, o Macaco

  

Danielle Lima, a Pipoca

  

Murilo Troccoli, o Rico 


Curiosidades

 


Separei 5 curiosidades do programa, São elas:

1- Leonardo Monteiro, o ator que fez Guelé, apesar de ser jovem percebeu o funcionamento dos bastidores de tv, quando fez testes para o papel principal (Juca/Caju) e não passou. Ele conseguiu o papel de Guelé por conta de contatos que tinha com os produtores. Leonardo percebeu que não há sinceridade no meio artístico, pois as pessoas são indicadas por aqueles que indicam. Talvez essa frustração fez com que Leonardo desistisse da carreira de ator e tornasse professor de engenharia.

2- As vozes de criança de Diego Ramiro e Caíque Benigno mudaram para grossa nos primeiros meses do programa, em 1997. Eles deixaram de ser crianças e passaram a ser adolescentes.

3- O Disney Club teve uma edição não exibida, que aconteceu no dia 24 de junho de 1998. Esse fato foi despercebido pela produção e da própria emissora, pois nos arquivos da emissora haviam 935 programas gravados, sendo que há 934 programas gravados

4- O Disney Club, juntamente com o elenco e a produção poderiam sair do SBT em 1999, já que o contrato entre a emissora brasileira e a Walt Disney Television foi realizado em cotação em dólar e não real em 1997. Isso poderia provocar a saída e o cancelamento do programa. 

5- O Disney Club esteve primeiro na TV Globo! Primeiro como um quadro da TV Colosso e tinha um formato totalmente diferente do que era no SBT.

 

Concurso cultural C.R.U.J. 

O programa promoveu concursos culturais em 1999 e 2000, quando os telespectadores infanto-juvenis mandavam obras de arte feitas por eles próprios, como desenhos e esculturas. Os vencedores apareciam no programa para receber um prêmio. Para manter o ambiente, eles também surgiam usando máscaras e um codinome, mesmo que seus nomes verdadeiros tivessem sido revelados quando anunciados como vencedores dos concursos nos programas anteriores. 


Prêmios

Disney C.R.U.J. ganhou dois prêmios: o de Melhor Atração Infantil de Televisão em 1997 pela APCA e o de Melhor Programa Infantil em 1998/1999 pelo Troféu Imprensa

 

Crítica

 

 

Disney C.R.U.J. cativou o meu coração. Até hoje lembro desse programa com carinho, que sempre embalou o meu início de noite. Não era apenas um programa que passava desenhos animados da Disney, mas tinha toda uma história, enredo e estrutura entre um desenho e outro. A cada novo episódio, uma nova aventura, algo diferente.

Os personagens eram memoráveis. Caju, Chiclé, Macaco, Pipoca, Rico e Malu eram crianças como eu era. Tinham o mesmo espírito aventureiro que tinha, assim como a mesma alegria. 

Disney C.R.U.J. marca um momento na história televisiva em que os desenhos eram excelentes e de qualidade. Em que valia a pena permanecer grudadinho na tela para ver as atrações da Disney.

Sem mais nada a declarar, me despeço: "C.R.U.J., C.R.U.J., C.R.U.J, tchau!" Fique agora com um trecho da primeira edição desse programa incrível. J-J




Por: Emerson Garcia

8 comentários :

  1. Ótimo post, parabéns. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Parabéns pela excelente matéria. De manhã são poucos programas dedicado às crianças e com qualidade na TV.

    ResponderExcluir
  3. Oi Emerson, bt!
    Amei o post e me senti até homenageada com a minha parte criança kkk.
    Parabéns!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Você é muito cuidadoso com suas postagens. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Gostei muito da série, eu era criança quando passou , não me lembro muito bem.
    Amo 101 dálmatas e acho muito bacana assistir pelas lições que aprendemos.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Da Disney prefiro mesmo os desenhos animados.
    Bom fim-de-semana
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei descobrir um pouco mais do universo Disney, por aqui!...
    Mais uma postagem de excelência, abordando o tema!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design