sexta-feira, 16 de outubro de 2020

6 notícias históricas


A tag Jornalista ≠ dessa semana está interessantíssima. Eu e o Arthur Claro resolvemos fazer um desafio um com o outro. Iríamos desafiar o outro com o último número de nossos celulares e palavras compostas. O Arthur Claro conseguiu me desafiar dessa forma. Mas quando o fui desafiar, quebrei um pouco as regras, já que o final do celular dele é 1, e o meu desafio para ele foi um pouco diferente.

O Arthur Claro me desafiou com 6 notícias históricas. Gostei muito do desafio e acredito que tem tudo a ver comigo, pois sou jornalista. O meu desafio consiste em encontrar 6 notícias históricas ou 6 notícias inventadas (O Arthur também me deu essa opção) que movimentaram o Brasil e o mundo. Optei por selecionar notícias reais sobre diversos temas. Algumas delas são do tempo em que nem era nascido, mas que tenho certeza que impactaram a vida das pessoas na época. 

Nesse post apresentarei as notícias com breves resumos e comentários e incorporarei capas de jornais/revistas e vídeos (Se tiver). Então, venha comigo nessa viagem! Chegou a hora de se informar e relembrar dessas notícias!     

                                                                                 

1- A queda do muro de Berlim

O ano era 1989. O dia era 9 de novembro. Um fato histórico acontecia. A Alemanha que estava dividida entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental por 28 anos, agora foi reunida com a queda do muro de Berlim. Em 2019, o fato histórico fez 30 anos. A queda do muro de Berlim foi manchete de telejornais, jornais e revistas. O Jornal Nacional, na época, fez a cobertura histórica. O jornalista Pedro Bial fez essa cobertura. Abaixo você pode conferir capas de jornais e vídeos. 








2- Primeiro homem pisa na lua

No dia 21 de julho de 1969, Neil Armstrong era o primeiro humano a pisar na superfície lunar. A bordo do Apollo 11, ele e Buzz Aldrin alunissaram no módulo lunar Eagle. Neil Armstrong pisou na lua e fincou a bandeira dos EUA. Há muitas controvérsias e polêmicas sobre o feito de Neil Armstrong. Há aqueles que não acreditam que o homem pisou na lua e que foi tudo invenção. Abaixo selecionei um vídeo dessa notícia histórica, com uma matéria do jornal Bom dia Brasil em 1999.



3- Roubo do troféu Jules Rimet

Outra notícia histórica foi o roubo da taça Jules Rimet no dia 20 de dezembro de 1983. Naquela época, o Brasil era tricampeão mundial, mas a taça foi roubada por dois homens que invadiram a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Até hoje não se sabe o que aconteceu com o prêmio. Tudo leva a crer que derreteram o objeto e transformaram em ouro. Selecionei uma reportagem da Glória Maria sobre o roubo da taça e, até mesmo, dois trailers de filmes que tiveram o fato como inspiração. 









4- Pentacampeonato brasileiro

 A primeira notícia dessa lista em que já era nascido. Era 30 de junho de 2002 e a seleção brasileira vencia a final contra a Alemanha por 2 a 0 no International Stadium em Yokohama (Japão). O fato virou notícia por todo o país e mundo, afinal a única seleção pentacampeã é a brasileira. Lembro que no dia estava em casa e vibrei bastante com a vitória. Dias depois fui até mesmo na Esplanada dos Ministérios em Brasília ver a seleção brasileira passar de ônibus. Abaixo selecionei capas de revistas na época e um vídeo da comemoração histórica com o pentacampeonato da Globo.







5- Atentado de 11 de setembro de 2001

Com certeza a notícia que impactou o mundo inteiro. Lembro que na data estava brincando de guerra  com uns soldadinhos de plástico com um amigo de infância quando vi imagens na televisão de muita fumaça. Não entendia muito bem, mas ao prestar atenção pude compreender que a grande potência mundial, os EUA, estava sendo atacada. O fato ganhou destaque nos principais noticiários no Brasil e no mundo e muitas reportagens especiais. Abaixo selecionei algumas capas de jornais e revistas e uma reportagem do TVI 24 sobre o atentado. 

















6- Televisão à cores no Brasil

No dia 19 de fevereiro de 1972 os brasileiros puderam, pela primeira vez, acompanhar uma transmissão pública de TV a cores. O fato histórico teve a Festa da Uva, no Rio Grande do Sul, como notícia veiculada em uma tela colorida. Na época, o então presidente Médici foi quem inaugurou o evento, com transmissão da TV Difusora de Porto Alegre, difundida pela Embratel para todo o Brasil. Nem todos tinham TV colorida, o que fez com que as pessoas fossem para lojas de eletrodomésticos acompanhar a novidade. A seguir um trecho do documentário da Globo News da história da televisão com destaque para a TV a cores no Brasil e uma reportagem da RedeTV! que comemorou os 46 anos da TV colorida no Brasil.






Essas são as notícias históricas que selecionei. Concorda com a seleção? Que outra notícia histórica acrescentaria? Por que? Como é ótimo olharmos para nossa história para entendermos a atualidade. Veja também qual foi o desafio que eu fiz para o Arthur Claro clicando aquiJ-J


8 comentários :

  1. post interessantíssimo! todas deram o que falar mesmo!

    beijo
    A mina de fé

    ResponderExcluir
  2. Notícias super interessantes e importantes né?
    Eu acho muito legal a queda do muro de Berlim, legal não sei se é a palavra, mas interessante o assunto.
    É doido relembrar o atentado de 11 de setembro de 2001, eu lembro muitooo bem desse dia.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Emerson. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Todas são muito importantes e interessantes. 11 de setembro eu lembro que estava no Centro de Ipatinga e vi as terríveis imagens na televisão.

    ResponderExcluir
  4. Só me lembro do penta e do 11 de setembro. Da queda do muro de Berlin tenho uma vaga lembrança.

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Emerson,
    Todas são notícias impactantes, mas a que mais me marcou foi o 11 de setembro e como todo mundo, eu também me lembro o que estava fazendo neste dia. Eu estava trabalhando e a irmã de uma colega de trabalho ligou avisando que um prédio tinha sido atingido nos EUA. A TV no serviço estava desligada, então nós ligamos e vimos o segundo prédio ser atingido, mas não sabíamos bem o que estava acontecendo.
    Ótimo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que nostalgia boa! Parabéns pelo post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Mais um post notável, com um soberbo trabalho de pesquisa!
    Excelente trabalho! Estão ambos de parabéns!
    Um grande abraço!
    Ana

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design