quinta-feira, 1 de abril de 2021

Entre Frames #39: Devo tá na moda - Jojo Toddynho






Motel, ostentação, haters, jojolovers, curtição, banho de espuma, champagne, exposição nas redes sociais e Jojo Toddynho. Esses são os elementos do clipe Devo tá na moda de Jojo Maronttinni com participação DJ Batata que será o Entre Frames de edição 39. Lançado no dia 11 de setembro de 2020 - ainda quando Jojo estava confinada na Fazenda 12 que lhe fez milionária - o clipe já possui 10.281.867 visualizações, 273 mil curtidas e 8,6 mil descurtidas - as descurtidas devem ser dos haters que Jojo fez questão de criticar nesse trabalho. O clipe teve direção de Tiago Lima, direção artística de Henrique Badke e gerência artística de Miguel Afonso. 

Devo tá na moda traz Jojo Toddynho em um motel (De poucas estrelas, não sei quantas para dizer a verdade) ostentando e curtindo a vida, postando momentos nas redes sociais e confrontando os seus haters. Trabalhada no deboche e quase dando um "beijinho no ombro", a ideia foi a de transmitir uma mensagem para os seus odiadores de plantão. 

O clipe tem uma estória rasa, edição chinfrim, poucos cenários, mas uma letra que gruda na cabeça cheia de frases de efeito (Detalharei tudo isso mais a frente). Assista-o:




É claro que observei muitos detalhes sobre o clipe e a partir de agora você vai saber tudo isso.


Paleta de cores



Não há sombra de dúvidas que a paleta de cores predominante do clipe tem o vermelho, laranja e amarelo como bases. Seja em detalhes, roupas ou até mesmo no filtro da maioria das cenas, essas cores são as predominantes. O vermelho da touca e biquini de Jojo Toddynho se contrastam com o amarelo das cerâmicas da parede do motel, assim como os jogos de luzes de algumas cenas, que deixam essas tonalidades em evidência.

Em menor destaque, os produtores de arte utilizaram tons azuis e serenos para compor as cenas, mas ainda assim havia um detalhe ou outro vermelho, laranja e amarelo (cores principais).



As cores vermelho, laranja e amarelo sugerem força, energia e vigor e elas casam muito bem com o clima quente do quarto de hotel de Jojo Toddynho. O azul, por sua vez, demonstra calmaria e aparece principalmente quando uma fã do trabalho de Jojo está stalkeando a cantora em sua cama. Em outras cenas, o azul dialoga com o vermelho, produzindo um efeito interessante.


Menos é mais?

Devo tá na moda foi gravado com uma equipe reduzida por conta da pandemia do coronavírus em julho de 2020. Foi escolhido um motel comum e poucos cenários, mas isso refletiu na qualidade do clipe que está baixa e com pouca inventividade, a começar pelos recursos de câmera simplórios, efeitos e montagens de edição comuns - que qualquer criança de dois anos faria - e muitas cenas repetitivas. 

O clipe de Jojo Toddynho mostra, portanto, que nem sempre menos é mais. Faltou um approach, um "que a mais", algo que realmente fizesse jus à esse "estrondo" do funk e pop que é a Jojo Toddynho. No clipe deu para perceber que Jojo tem deboche de sobra e é uma verdadeira máquina de memes, mas isso não foi suficiente para alavancar na qualidade do vídeo. E, a partir de agora, você vai entender melhor essa minha opinião. Fique de olho nos próximos tópicos!


A grande mulher surge



Nos dez segundos iniciais é a introdução do clipe. Ele inicia com um instrumental dramático e com imagens de Jojo Toddynho em um motel carioca de quinta categoria. Ela veste uma touca de plástico com beijos que não deve ter custado mais que R$ 1,99, um roupão com seu nome e um biquini de animal print cafona. A cantora está numa banheira e surge das espumas com o velho ar de deboche que já conhecemos. 

Com essas imagens logo entendemos que não, Jojo Toddynho NÃO está na moda, de forma alguma. Por que não escolheram um motel luxuoso? E essa touca plástica de pobre, então... E esse biquini de animal print... Onde que isso é da moda?! Se a grande mulher quer ostentar, que ao menos ela ostentasse de forma correta, não acha?


Contraste, simetria, assimetria, câmera torta e câmera de baixo para cima



Em 0:11 a cantora está imersa na banheira. Agora ela usa um biquini vermelho que combina com suas unhas e a touca comprada na 25 de março. É interessante destacar nesse frame o contraste entre o vermelho e o amarelo - que já conversamos um pouco no primeiro tópico desse texto. 

Não só o contraste foi explorado no clipe, como a simetria e assimetria. Exemplifico com o frame em 0:20 quando a cantora surge mais uma vez na banheira de espuma e a simetria e harmonia são visíveis. 




Por outro lado, a assimetria também foi utilizada quando, por exemplo, a cantora surge na lateral direita do vídeo com o celular e uma taça de coquetel na mão (0:30 - 0:31). Nesse frame, não só a assimetria é destacada, como a predominância da cor vermelha no roupão, touca, óculos e unhas de Jojo Toddynho que dialoga com as paredes laranjas do quarto, cor da pele da cantora e com o filtro amarelado (Algo que a gente já conversou nesse post e por isso não vou me delongar mais no assunto). 



Mas não só o contraste, simetria e assimetria estão presentes no clipe... O enquadramento torto também! Destaco os frames entre 1:05 - 1:07 quando a câmera fica torta, pendendo mais para a esquerda do vídeo. 




Talvez o movimento de câmera mais criativo - embora não seja original - é quando a câmera filma de baixo para cima, começando pela espuma da banheira, e revelando o corpo da Grande Sereia (1:35 - 1:37). Há um clima de revelação e surpresa, mesmo que já desconfiemos de quem estaria atrás de toda aquela espuma. E o auge é quando filma o rosto de Jojo e ela faz cara de deboche. 




Mesmo com a utilização desses recursos, o clipe não deixou de ser simplório, já que estes são empregados à exaustão em outros vídeos. Não houve nenhum recurso que fosse inovador.



Efeitos, montagens e edições

O clipe conta com efeitos poucos inovadores, montagens e edições pouco profissionais. Não houve nada que me deixasse de cabelo em pé ou com aquele sentimento de "Uau"

Os efeitos utilizados foram chifrins, como o fade in entre 0:30 e 0:31; a reunião de uma cena ao lado da outra em quatro quadradinhos (0:26 - 0:29); efeito de passagem com bolas coloridas, como se fosse uma festa brega ou as vinhetas finais de Avenida Brasil (0:56); entre outros momentos de qualidade bem baixa e de total vergonha alheia.





Devo tá na moda também conta com um final nada original utilizado nos finais de desenhos animados com a cena se fechando em um círculo. Jojo dá seu close na banheira do motel tomando sua champagne que mais parecia leite de burra (Sem contar com a embalagem que em nada lembra uma garrafa de champagne).



Não posso deixar de mencionar também os efeitos visuais do clipe que beiraram à breguice. Entre 0:56 e 0:57 a música tem um som de tremor e a câmera meio que treme também. Já aos 1:25 a música tem um "barulhinho" e a cantora balança seus ombros em sintonia. Sério! Não dava para ser mais brega?!






Sobre a edição do clipe agora... Ela apresenta frames repetitivos de Jojo no quarto de motel, dançando, tomando champangne, com pouca inventividade. A edição apresenta cortes rápidos e secos das cenas.







Sobre o que é o clipe?




É sobre os haters que criticam Jojo Toddynho e seu trabalho, mas que não deixam de acompanhar uma atualização nas redes sociais nem o lançamento de uma música nova da cantora. Mas também é sobre os fãs e admiradores de Jojo, que aparecem durante todo o clipe.

Entre 0:16 e 0:19 aparece a primeira hater do clipe que vê uma foto de Jojo no Instagram e fica visivelmente irritada com a atualização da cantora. Ao fundo, Jojo canta o seguinte trecho: "Tudo que eu faço te irrita ou te incomoda Ver tudo que eu faço só para fazer fofoca". E como Jojo sabe disso? Ora, é a coisa mais fácil de descobrir, pois nas visualizações do status tanto do Whatsapp como do Instagram dá para ver quem visualizou. 

Aos 0:24 a hater que apareceu anteriormente surge vendo uma postagem de Jojo. Na imagem, do lado do celular tem um emoji de joia para baixo (O famoso descurtir) e uma hashtag (palavras chaves - um recurso de agrupamento que identifica grupos ou conteúdos específicos) de comentário escritto #aff. A hater, mesmo que não tenha comentado a foto, deve ter espalhado seu ódio por meio de hashtags e emojis pelas suas próprias redes sociais. Ao fundo, a vencedora da Fazenda 12 canta: "Olha todo dia meu status mas nunca comentou nada". Na verdade, a hater comentou sim. Ela deve ter feito notas mentais negativas da cantora e disseminado seu ódio em comentários nas redes sociais, com o intuito de difamar Jojo e espalhar fake news (notícias falsas) sobre ela. 



Ainda explorando os haters da cantora, surge uma que acompanha o trabalho da cantora nas redes sociais e na televisão com o intuito de apenas criticá-la (2:04 - 2:18). A hater fica desconfortada no sofá só de Jojo cantar, a ponto de mutá-la no controle remoto e de cansar-se de vê-la ostentando (Não foi tanta ostentação assim) e sair da sala. 



O clipe também explora os admiradores e fãs da cantora, como falado no primeiro parágrafo desse tópico. Entre 0:46 - 0:55 surge uma fã de carteirinha de Jojo que fica emocionada e vibra a cada nova atualização da cantora nas redes sociais. Ela gesticula vários elogios, entre eles "ma-ra-vi-lho-sa", e dança muito ao som da música. Foi interessante esse contraponto feito para mostrar que Jojo não tem apenas haters, mas admiradoras do seu trabalho. O clipe soube apresentar esses dois lados. 



Seguindo o momento fofura do clipe, há mais uma admiradora que aparece curtindo as fotos da cantora (1:10 - 1:19). Ela espalha amor e emojis de carinha com olhos de coração pelas fotos da cantora. Ela escuta a música de Jojo no fone de ouvido e não se segura e começa a dançar. 



Finalizando os admiradores do trabalho de Jojo, entre 1:44 e 1:50 aparece um "gostosão" que também é fã da cantora. Ao ver uma foto da cantora no Instagram, ele curte e gesticula a palavra "gos-to-sa". Jojo tá podendo ou não com esse fã?!




A tecnologia deve tá na moda



A todo tempo, a tecnologia é utilizado no clipe. O Instagram é utilizado à exaustão, mesmo que a cantora não tenha recebido nenhum dinheiro para divulgá-lo. Além disso, o Whatsapp também é utilizado, pois Jojo manda áudios em vários momentos no clipe. As redes sociais foram bem empregadas, já que o trabalho da cantora é divulgado na internet, curtido pelos seus admiradores e descurtido pelos seus haters. 

Sobre a tecnologia posso destacar dois pontos. O primeiro quando Jojo posta uma foto no seu Instagram e mostra uma minicâmera do lado da cena (0:36 0:41). Esta, foca em detalhe de toda a cena que aparece no vídeo. O recorte e filtragem da cena postada é algo a ser destacado, pois isso realmente acontece quando publicamos uma foto no Instagram. Recortamos o que queremos mostrar, mas sabendo que há todo um contexto por trás. 

O outro ponto é quando Jojo faz uma live ostentando (Só que não!) no motel (1:52 - 2:03). Ela come guloseimas, se banha na banheira de espuma e toma um líquido rosa não-identificado (o leite de burra). Mais do que nunca, durante a pandemia, as lives cresceram e o clipe foi sensato ao trazer essa realidade. Mas existe uma problemática com elas, pois geralmente a pessoa quer mostrar o que está fazendo para um determinado número de seguidores, mas deixando de aproveitar o momento e de ser feliz. O motivo para postar as lives, muitas vezes, é mais para ostentar do que qualquer outra coisa. Há uma preocupação em mostrar o que se está comendo, o que se está vestindo, aonde se está, o que está cagando etc... (Mamilos polêmicos). 





Estratégia de marketing 



O clipe foi lançado dias após a cantora entrar na Fazenda, como estratégia de marketing que deu certo, embora a música e o clipe não possuam nada demais. Jojo tem força e popularidade (Tanto tem que ela gravou Que tiro foi esse? em remix para o jogo Call of Duty: mobile) e o clipe reforçou isso. Jojo rendeu inúmeros memes durante sua participação no reality show, demonstrando sinceridade mas sempre com seu ar desbocado e de deboche, como no clipe analisado nesse post. 


Letra

Acredito que não há muito a que se comentar sobre a letra. Apenas leia e perceba o ar debochado de Jojo:

"Devo tá na moda
Tudo que eu faço te irrita ou te incomoda
Vê tudo que eu posto só para fazer fofoca
Deve ser recalque gata sua inveja é foda ran

Olha todo dia meu status
Mas nunca comentou nada nada
Comprou uma bolsa igual a minha
Mas da coleção passada
Toda vez que eu posto alguma coisa
Você acha que é piada, coitada

Pode falar da Jojo que eu tô sempre preparada
Se quer paz amém
Se quer guerra tu me fala
Se quer paz amém
Se quer guerra então me aguarda
Se quer paz amém
Se quer guerra tu me fala
Se quer paz amém
Se quer guerra então me aguarda

Pode falar da Jojo que eu tô sempre preparada
Me aguarda que eu tô chegando"


Música

A música no início quase é falada, depois ela vai crescendo com toques de funk e ganha um ritmo mais dançante.


Esse foi o Entre Frames de hoje. Até o próximo! J-J















Por: Emerson Garcia

15 comentários :

  1. Olá Emerson, não conhecia o clipe, Jojo não é tão festejada em Portugal quanto no Brasil. Pessoalmente, não a admiro, nem como cantora nem como pessoa, nem sequer aprecio o seu jeito debochado ou a sua figura, que devo dizer, apenas me incomoda pois não acredito que ela não tenha já e em tão pouca idade, vários problemas de saúde. Enfim, um estilo do qual eu não sou definitivamente fã! Mas valeu pela análise do clip. Boa Páscoa para vc e sua família, tudo de bom!

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  2. Amei o post. A Jojo sempre entrega trabalhos divertidos e esse clipe ficou tudo.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

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  3. Oi Emerson,
    Não conhecia a música ou o clipe. Na verdade, nem acompanho muito a Jojo!
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

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  4. Acho a Jojo engraçada, mas realmente não faz meu estilo de música não hahaha...

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

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  5. mega detalhado como sempre
    ainda não conhecia a música

    beijo
    A mina de fé

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  6. OI Émerson, eu ainda não tinha visto o clipe de "Devo estar na moda", da Jojo Todynho. Gostei muito de ver por aqui com todos os detalhes e informações. Gostei de saber que foi realizado com uma equipe pequena por conta da pandemia. Muito bom ver as pessoas se adaptando a realidade atual.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

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  7. Olha Emerson,nada entendo de vídeos, de lives...mas tem muita gente virando "sensação" nas redes e vivem vigiadas. Mesmo sem o glamour das divas de Hollywood.
    Cê fala da estória ser rasa,mas a letra é bem rasa também.
    Xeru

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  8. Um tanto ousado esse video, não??
    xoxo

    marisasclosetblog.com

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  9. Ah! Confesso que achei bem a cara da Jojo a música e o clipe. É o estilo dela e acho que ela não faria diferente. Talvez por conta da pandemia, não deu para ostentar tanto. Enfim, eu curti e super entendi os pontos que você destacou! :)

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

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  10. Olá, Emerson.
    Que legal essa análise do vídeo da Jojo, eu ainda não conhecia a música.
    Big Beijos
    Lulu on the sky

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  11. Puxa, é interessante como você vai dissecando os clipes. Abraço!

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  12. Oi, Emerson,

    O meu lema é viva e deixe viver (curta e deixe curtir). Quando eu não gosto de um artista nem me passa pela cabeça a ideia de ficar hostilizando a pessoa, cada um tem direito ao seu fã clube
    A tua análise foi bem detalhada e imparcial.

    Beijo

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  13. Não conhecia a música.
    O clipe ficou no estilo bem debochado, a cara da Jojo.
    Bjus!

    galerafashion.com

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  14. Nunca ouvi falar, e tb creio não ser para mim. Mas está um exzcelente trabalho

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  15. Análise perfeita cara. Muito bom. Não conhecia este clipe. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

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