terça-feira, 5 de maio de 2020

#queHITéESSE?: Noites traiçoeiras

Antes de ler esse post, experimente dar play na música abaixo:








Posso dizer com orgulho que finalmente o quadro #QueHITéESSE? estreou de fato. Para marcar essa estreia, resolvi falar de Noites traiçoeiras, que se popularizou na voz do Padre Marcelo Rossi. Você, com certeza, já ouviu esses versos: "E ainda se vier noite traiçoeira Se a cruz pesada for Cristo estará contigo O mundo pode até fazer você chorar Mas Deus te quer sorrindo".

A letra fala sobre a presença de Deus em momentos difíceis e da esperança que obtemos ao saber que Cristo está conosco em todos eles. A cruz falada refere-se as dificuldades enfrentadas na vida. Cruz significa sofrimento, por conta da sua representatividade e seu peso. 

Sabe, não tem música melhor para estrear esse quadro devido ao momento que o mundo passa. São dias escuros, incertos, em que o caos impera. Muitas pessoas acreditam que Deus e Jesus Cristo os abandonou, porque são tantas intempéries que a sensação que dá é essa. Mas, acredite, Deus e Jesus Cristo está com você, Eles não os deixou abandonado, carregando a cruz sozinho.


Números

A versão original da música, com Padre Marcelo Rossi e a participação de Belo, foi lançada no Youtube no dia 12 de outubro de 2011, e conta com quase 95 milhões de visualizações, 649 mil curtidas e 35 mil descurtidas (Sim, tem gente que não gosta dessa música!). Essa versão faz parte do álbum do padre chamado Paz Sim, Violência Não, Vol. 1

A música também está disponível nos aplicativos Deezer e Spotify



Bastidores

Sabia que o padre Marcelo Rossi foi acusado de plágio por essa música e acabou perdendo na justiça o direito da autoria, tendo que pagar R$ 10 mil? Na verdade a música é do músico José Carlos Papae. Ele escreveu a letra da música em 1986, há 34 anos, com o nome Deus está aqui. Mais tarde, o padre a regravou como "Noites Traiçoeiras" ("Foi a prórpia população que a batizou", disse o padre). 

A versão original foi gravada para um disco de vinil e cantada por José Carlos Papae, Jorginho e Valdeci. Escute:




Os arranjos, melodia e tom são outros. Mas a verdade é que a música se popularizou realmente com padre Marcelo Rossi. 


História

Não sei a história real da música lançada em 1986, mas posso dizer de outras histórias mais recentes. O pe. Marcelo Rossi a gravou por conta de problemas pessoais e uma perda que invadiu seu coração. Antes dele, o pe. Zeca gravou a música em um show de louvor e recentemente o pe. Reginaldo Manzotti defendeu seu valor em sinais do sagrado. 

O fato é que a música se popularizou no meio católico, mas não só nele, evangélicos e espíritas também são tocados pela música e a regravaram, provando que não importa a crença, o que importa é a fé e a esperança emanados da canção. 


Versões

Como falado anteriormente, muitos cantores eternizaram a música com suas versões. Resolvi ressaltar algumas.


Anitta


Sim! Você leu certo! A cantora regravou a música para o projeto Ao vivo pela vida - espécie de live da quarentena. O vídeo foi publicado no Youtube no dia 26 de abril de 2020, contando com quase 13 mil visualizações, 841 curtidas e 6 descurtidas. A voz melosa de Anitta até que ficou interessante para a canção.  A "poderosa" cantou a música em homenagem à sua avó falecida (Era sua música preferida) e modificou "Deus está aqui nesse momento" por "JESUS está aqui nesse momento".  A música é acústica, apenas com a voz de Anitta e violão. Acompanhe:





Roupa Nova

Uma das versões recentes e mais incríveis dessa música é da banda dos seis integrantes - Cleberson, Feghali, Kiko, Nando, Paulinho e Serginho. A música - que teve direito até a videoclipe com efeitos cósmicos - foi uma forma especial de homenagear os fãs pelas bodas de esmeralda da banda. Com quase 3 milhões de curtidas, 70 mil curtidas e 631 descurtidas, ela foi lançada no final do ano passado, em 20 de dezembro. A ideia da banda foi apresentar a canção com uma nova roupagem, mas com traços da de pe. Marcelo Rossi - VERDADEIRAMENTE um clássico da música cristã contemporânea. Assista e se emocione: 




O videoclipe foi gravado em São Paulo (SP), sob o comando da equipe DIG-JAM, com produção executiva da Urban Beats e apoio da Techline


Eliana Ribeiro

No dia 17 de abril de 2019 foi postado a música no Youtube, no canal Lancee Digital. A cantora reinterpretou a canção apenas na voz e piano. Essa versão possui quase 10 milhões e 700 mil visualizações, 122 mil curtidas e 3,8 mil descurtidas. A música ficou emocionante! A mensagem dita por Eliana Ribeiro também é reflexiva. Veja:






Fábio Nogara


Essa versão foi lançada em 11 de outubro de 2018 por Fabio Nogara. O vídeo contém 491 milhões de visualizações, 14 mil curtidas e 150 descurtidas. A música é cantada de forma acústica, com voz e violão. A versão também ficou bonita. Aprecie:






Jonas Villar


O "rei" do arrocha gospel, Jonas Villar, emprestou a sua voz para uma versão da música. Divulgada no dia 29 de abril de 2016, já conta com 1 milhão e 208 mil visualizações, 9 mil curtidas e 373 curtidas. A versão conta com vários instrumentos, back vocal e tem uma pegada sertaneja. Destaque vai para a parte instrumental com saxofone. Não é a minha versão preferida, mas aí está:





Espero que esse #queHITéESSE? (O primeiro de muitos!) tenha te trago fé e esperança. Dias melhores virão! E aí, você concorda que Noites traiçoeiras é um hit? Diga nos comentários! J-J


Por: Emerson Garcia

9 comentários :

  1. Essa música é boa. Mais um excelente quadro no blog, parabéns por tê-lo criado. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Luciano. Em breve farei um novo post para o quadro.

      Excluir
  2. Gracias por las canciones te mando un beso

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não conhecia essa música, mas achei interessante ter tantas regravações assim. Vou conferir cada uma.

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Eu amo essa música, ela é linda demais

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Por acaso não conhecíamos algumas músicas mas achamos super interessantes
    Beijinhos 😊 , Damsel.me-Clique Aqui

    ResponderExcluir

Obrigado por mostrar seu dom. Volte sempre ;)

Nos siga nas redes sociais: Fanpage e Instagram

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Template por Kandis Design